quinta-feira, 30 de abril de 2009

O LANCE NO BLOG


Talvez o menos espetacular dos nomes consagrados do Futmesa Gaúcho, em função de um jogo truncado, pegado, Sérgio de Oliveira é sem dúvida um dos mais competitivos e regulares botonistas do Estado. Além da inegável contribuição para a organização do esporte (presidiu a FGFM), foi e é presença constante nas competições e seus resultados falam de sua trajetória. A SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009 confere os resultados regionais de Sérgio de Oliveira que surgiu nas premiações da Federação em 1983, com dois 3º lugares, no Estadual Especial em Canguçu e na Taça RS em Rio Grande. Em 87 foi 4º na Taça de Livramento, e festejou o título da Taça RS em 1988 em Santa Vitória do Palmar. No Sênior é Bi-Campeão com os títulos de 2001 e 2002 ambos em Bagé, e também chegou ao vice-campeonato em 2004 na cidade de Pelotas e 2007 em Guaíba. Sem a mesma badalação de alguns nomes, pode estar entre os 10 maiores premiados das competições da FGFM e é sempre candidato ao G4, principalmente agora no Sênior. Em homenagem ao Círculo Militar, sede do Estadual Sênior e Junior 2009, assim como em 2008, o internauta vai conferir na SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL, Guido Stein na sexta-feira, segundo alguns, uma religião no Futmesa.

QUEM FARÁ A DIFERENÇA ?

Foram fortes as reações, quando por ocasião do Estadual de Equipes de lisos deste ano, o Gothe Gol projetou o resultado da competição. Manifestações até mesmo virulentas levantaram-se. Desrespeito ? Conturbação do ambiente do esporte ? Ou só opinião e análise ? Basta conferir nos arquivos do Blog, que o Editor apontava Caxias como favorita e a Academia de Pelotas como desafiante. Mais, afirmava que o vencedor do clássico portoalegrense entre o Grêmio e a AFUMEPA, seria a entidade que iria mais longe entre as duas, e que a Franzen não escaparia da lanterna. Clássico ? E as outras entidades da capital ? Irritação.

Fim da competição em Caxias do Sul, e a AFM Caxias vencia com facilidade, a Academia não conseguia o desempenho esperado, e a AFUMEPA que bateu o Tricolor no clássico chegou ao vice-campeonato. A Franzen confirmou a lanterna.

Mantendo a tradição de opinião, o Gothe Gol projeta que o título dificilmente sairá das mãos da AFUMEPA ou dos donos da casa, o Círculo Militar. A rigor, a AFUMEPA domina a categoria desde 2001, quando Sergio foi o Campeão, repetindo a festa em 2002. Em 2003 Steyer da Riocell ficou com o caneco, e em 2004 a AFUMEPA fez a final com Alexandre (Campeão) e Sérgio, e ainda colocou André na 4ª posição. Em 2005 mais uma final da AFUMEPA com Miguel Campeão e Claudio Schemes vice, com Getúlio do COP em 2006 quebrando a série dos verdes da capital. Mas em 2007 e 2008 não teve para ninguém, a AFUMEPA fez as duas finais, com Cesar campeão e Sérgio vice em 2008, e ainda Miguel com o título no ano passado em decisão com Ricardo Bodur. Na temporada 2008 o Grêmio aparece pela primeira vez na premiação com Breno em 3º e Foschiera em 4º lugar.

Quem são os favoritos ? O Campeão Miguel Oliveira (AFUMEPA) e a estrela da casa Paulo Schemes (Círculo Militar) aparecem como principais favoritos, e a ausência de Cesar Keunecke (AFUMEPA) auxilia esta projeção. Mas as forças não param por aí, na própria AFUMEPA com Sérgio de Oliveira e Ricardo Bodur, estão outros dois fortes candidatos. Nos donos da casa afora Paulo, as esperanças residem em Caco, em franca ascenção, ganhador da categoria do Lagoão 2009 a poucos dias, e não dá para deixar de fora da lista Wilson, que confessamos não conhecer seu jogo, mas que decidiu o Lagoão com Caco.

Tirando as duas principais entidades, a Franzen com Breno Kreuzner, 3º no ano passado, joga as suas fichas com razão. Do interior não se projeta grandes forças, apesar de alguns tradicionais e fortes botonistas. Se vier alguma surpresa, pode ser deste grupo de jogadores.

No Grêmio as expectativas estão com Azambuja e Paulo Fernando em boa fase técnica, e o semifinailsta Fosca de 2008 fica dependendo da sua habilidade de superação em competições externas, já que não atravessa bom momento. Pirênio José e Ricardo Gothe ficam com o desafio de ultrapassar a 1ª fase, e já podem abrir uma boa cerveja gelada se chegarem lá.

Nos juniores o Círculo deve fazer a festa mais uma vez, certamente com Yago. Apesar dos esforços, a categoria que já não teve competição em 2007 em Guaíba, corre sério risco de extinção. Pronto, agora é só conferir.

TROFÉU ARENA

A competição de lisos do Grêmio tem mais uma rodada as vésperas do estadual nesta noite de quinta-feira. Confira a rodada completa.

RAFA x MOREIRA
MACEDO x KUHN
PIRENIO x GOTHE
FOSCA x CLAUDIO
REGIS x LAURO

LANCES RÁPIDOS

* O time da Beira-Rio deve negociar Nilmar para o Palermo da Itália após a Copa do Brasil. Efeito de ficar de fora da Libertadores 2009 e de seus recursos de TV e premiação. Se ficar de fora da Libertadores 2010, dirigentes já admitem nos bastidores que o desmanche será inevitável.

* Futmesa do Grêmio terá rodada de recuperação de jogos no sábado do Troféu de cavados, enquanto no CM acontece o Estadual. De fora apenas o quinteto que disputará a competição dos veteranos.

* Camiseta da Copa GW já tem pedidos.

* Grêmio estréia novos uniformes do Futmesa no Estadual.

* Cobertura do Estadual Sênior dificultada no Gothe Gol porque seu Editor jogará pelo menos a 1ª fase, contará com Dani do CM na produção de imagens.

Confira na sexta no Gothe Gol as DICAS do final de semana, Guido Stein na SÉRIE ÁLBUM, os resultados do Troféu Arena e boletins do Estadual.

Abraços aos amigos de Navegantes em Santa Catarina, Cascavel no Paraná, Cuiabá no Mato Grosso e Vila Velha no Espírito Santo.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A MARCA DA PROMOÇÃO


Da prancheta da jornalista Bibiana Barros Echeverria, nasce a marca da IIª Copa Gerd Wenzel, a competição que traz um novo conceito de promoção do Futmesa no Rio Grande do Sul e no Brasil. Amiga e nova colaboradora do Gothe Gol, empresta sua criatividade e talento para a Copa que vai reunir o maior número de times de um mesmo país para uma disputa, a maioria confeccionados exclusivamente para o evento.

Com as cores da bandeira alemã ao fundo , e o mapa do país tendo alguns dos emblemas de times participantes posicionados próximos das regiões onde ficam suas cidades, a arte traduz com perfeição o espírito do torneio.

Previsto para 11 de julho no Estádio Olímpico Monumental do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, a Copa GW como é carinhosamente chamada, deverá ser na véspera do clássico pelo campeonato brasileiro entre o Tricolor e o Corínthians, e fará parte de um final de semana de festa do futebol. Apoio e presença do jornalista Gerd Wenzel e seu site o Bundesliga.com.br e dos canais ESPN, com cobertura completa do Gothe Gol.

Marcelo Silva e Gothe seguem trabalhando e angariando várias parcerias, que esperam possam significar a qualificação do evento, como jantar de sorteio das chaves, camisetas, prêmios, mídia e muita diversão para os participantes e quem for conferir. A Copa Gerd Wenzel, é um novo jeito de fazer Futmesa, é a nova marca da promoção do esporte.

O internauta confere ainda hoje a partir das 11 horas, as projeções do Gothe Gol para o Estadual Sênior e Junior e a rodada do Troféu Arena de lisos Gremista, além de Sérgio de Oliveira da AFUMEPA na SÉRIE ALBÚM, tudo em O LANCE NO BLOG.

O ZOOM NO GOTHE GOL


Que goooooooooooool de Souza ! O primeiro na vitória sobre o colombiano Boyacá Chicó pela Libertadores, ele que marcou duas vezes. Com o lado de fora do pé, encooooobrinnnnndo o goleiro, magistral ! Mas Souza é craque mesmo na vida, conforme podemos ouvir em entrevista que concedeu após a partida para a Rádio Gaúcha. De infância paupérrima quando passou fome e morou na rua em uma favela de Maceió nas Alagoas, driblou as dificuldades sem entregar-se as drogas e a marginalidade e alcançou o sucesso em sua profissão. Hoje é um cidadão preocupado em ensinar aos filhos valores, tais como respeito a todas as pessoas independente de condição financeira, respeito aos mais velhos, etc. Souza já faz tempo que através do trabalho, marcou o gol mais bonito de sua vida.

* Foto by Terra

LANCES RÁPIDOS


Abrimos o LANCES RÁPIDOS trazendo mais um veterano para a SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009, e neste caso um veterano emergente no cenário. Com ótima participação ultimamente nas competições internas do Círculo Militar, Caco (foto), consolidou seu jogo com a conquista da categoria no Lagoão 2009 em São Lourenço do Sul neste mês de abril, batendo na decisão a Wilson da AFUMEPA. Aparece como um nome forte do CM para a competição, e estará jogando em casa ao lado da torcida. Como a editoria do Blog não fica em cima do muro, tirando os representantes do Grêmio, Caco tem a nossa torcida.

* Confirmou-se o favoritismo do Grêmio na partida com o Boyacá na Libertadores. Impressiona como os clubes tem a cara de determinadas competições. O Grêmio pode até eventualmente vencer alguns regionais ou campeonatos brasileiros, mas tem a cara do time copero vencendo 4 Copas do Brasil e duas Libertadores. O mesmo vale para o co-irmão, com mais vitórias em regionais e um tri brasileiro e que eventualmente ganhou uma Copa do Brasil (92) e uma Libertadores (2006). O Grêmio é o líder da atual Libertadores com a melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa.

* A boa notícia fica por conta da confirmação de que Rafael Carioca não retornará mais ao Grêmio vindo do Spartak de Moscou. O famoso três dedos, armador de conta ataques dos adversários e do qual nos livramos faz pouco, não virá fazer lambanças na Libertadores e no brasileirão.

* O Editor agradece o gentil e-mail do botonista Marcelo Vinhas sobre as referências feitas em matéria do Blog sobre a sucessão na FGFM. Reitero que um grupo novo e com idéias renovadas será bem vindo ao comando do Futmesa Gaúcho. O ciclo muito bem cumprido pelos atuais dirigentes de retomada e reorganização da Federação está concluído. Agora é preciso um novo ciclo, de investimento e novidades. Me manifestando inclusive como Diretor Geral do Futmesa Gremista, expresso minha satisfação e entusiasmo com a possibilidade do nome de Marcelo Vinhas, caso a linha proposta seja de completa renovação.

* ENQUETE do Sênior sucesso total no Gothe Gol com 301 votos postados em 30 dias. E o G4 consolidou-se com Cesar da AFUMEPA, Paulo Schemes do CM, Marcão da Pelotense e Zilber da Academia. Vale a vontade do internauta, lembrando que Zilber não tem a idade mínima para estar na competição. Breno Kreuzner foi merecidamente bem votado ficando como o desafiante do G4, pois foi semifinalista em 2008 e pode repetir. Confira o resultado completo em nossa barra lateral.

* Tem Gremista hoje na imagem especial do ZOOM NO GOTHE GOL e amanhã as projeções para o Estadual Sênior e Junior e a rodada do Troféu Arena de lisos do Grêmio. Confira o ZOOM na tarde de hoje.

Um abraço especialíssimo aos novos navegadores do Gothe Gol de Osnabruck na Alemanha e College Park no Estado de Maryland (EUA). Saudações aos amigos de Bagé e Erechim no Rio Grande do Sul, Blumenau em Santa Catarina, Sorocaba em São Paulo, Recife em Pernambuco (Dá-lhe Capiparibe !) e Belgrado na Sérvia.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh


Hinchada xeneize não perdoa mais um fiasco das “gallinas”

Semana em que o GRÊMIO carimbou mais uma vez a condição de maior torcida do RS. Ótimas perspectivas na Libertadores, onde o River bailou no Paraguay com os filhos de Lugo. O liso no FMG esquenta com o título do turno em aberto.

FUTEBOL DE MESA

* Tropeços constantes do favorito Carlos Kuhn, esquentam o primeiro turno do liso no GRÊMIO. O Troféu Arena esquenta de vez nas ultimas rodadas do turno.

* Régis Castilhos que faz o caminho inverso, vem atropelando os adversários nas ultimas rodadas. Com o mesmo número de jogos, tem um ponto de vantagem sobre Kuhn.

* O sensacional é que ainda lhes falta o confronto direto. Não se pode descartar ainda Ricardo Gothe que faz grande campanha e está 3 pontos atrás de Régis. Corre por fora, e se ocorrer um empate no jogo Regis x Kuhn com mais algum tropeço dos concorrentes, também pode chegar.

* No cavado a disputa está mais sensacional do que nunca, conforme detalhada matéria de ontem do editor de gothegol. Enfim, o FMG em todos os sentidos respira novos e positivos ares.

* Toda torcida para os nossos veteranos no estadual sênior. Ano passado colocamos dois entre os premiados. Neste ano podemos almejar coisa melhor. Os adversários são qualificados, mas o departamento vai muito bem representado.

FUTEBOL

* Escrevi esta coluna antes de ter acontecido o jogo contra o Boyacá. Uma vitória coloca o GRÊMIO no posto de melhor time da América na atualidade. E ainda assim sem treinador. É o Imortal cada vez mais Imortal.

* GRÊMIO já desperta atenções dos adversários mais temidos. Carlos Ischia, treinador do Boca, cita o tricolor em entrevista a site argentino:
-¿Boca es el gran candidato?¿Hay otros a los que ves con esa chapa a esta altura de la Copa?
-No hay un gran candidato. Es como le pasó a Boca en la Copa anterior... Hay equipos que empiezan a aparecer en octavos. Uno sabe por ahí que Gremio está haciendo una buena Copa; a Nacional en los dos partidos contra River lo vi un equipo copero, luchador, metedor, con gente de experiencia. Después en el ida y vuelta hay algunos equipos que se sienten más cómodos y seguros, con confianza de jugar en casa y por ahí ir de visitante para empatar o a la inversa.

* E pela décima quarta vez, o GRÊMIO vence o Top of Mind e prova em números quem tem a maior torcida por aqui. Chamem o Procon e confisquem letreiro de certo aterro, que pratica há pelo menos 14 anos uma descarada e vergonhosa propaganda enganosa.

ARGENTINO

* Jogando como visitante, o Vélez atropelou o Colón em confronto direto pela liderança do Clausura vencendo por 4x2. Agora Vélez tem 25, com um ponto a mais do que o Lanús que bateu o Godoy Cruz..

* O River depois do fiasco da eliminação na Libertadores, se recuperou vencendo de forma apertada o Gimnasia Jujuy por 1x0. Esperança dos “millionários” é a possibilidade da contratação do holandês Edgard Davids, e a volta de “El burrito” Ortega. Com a eliminação na Copa essa chance de acerto dos reforços diminui bastante.

* Estudiantes e Boca, os únicos argentinos que restaram na Libertadores. Certamente vão poupar jogadores no Clausura, onde ambos não tem mais a mínima chance de título. A boa nova do lado xeneize, é que Riquelme parece estar recuperado de lesão e deve voltar em cerca de uma semana. Ânimo para uma equipe que não vence há 5 partidas.

* Racing do treinador Ricardo Caruso segue heróico. Arrancou um excelente empate em pleno Nuevo Gasômetro, frente ao San Lorenzo. O time de “Los Carusucias” já é sétimo no clausura, e na média para escapar do rebaixamento livra 3 pontos do Rosário Central que seria o primeiro da zona de degola.

Hoje ainda no Gothe Gol o LANCES RÁPIDOS, com as notícias do dia e o ZOOM destacando imagens.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O MELHOR DOS 8 ANOS


Em algumas temporadas desde 2002, campeonatos do Grêmio nos cavados chegaram a ser disputados entre dois ou três técnicos de olho no título. Em 2003 em sua primeira edição, o Troféu Grêmio foi definido na última rodada em confronto direto entre os dois postulantes, Elisandro Mansur e Gothe. Mas na maior parte das competições alguém sempre disparou na liderança, garantindo o caneco.

A competição desta temporada está simplesmente sensacional, fechando o 1º turno com os 6 primeiros completamente embolados na pontuação, e mais do que isso, 4 deles somando o mesmo número de pontos na liderança. E ainda, outros dois favoritos com menos partidas disputadas, tem todas as condições de lutar pelo título, os campeões brasileiros Victor e Gilvani.

Na rodada da noite de ontem o destaque foi Cristian Costa do Galo (foto), que ao bater o América do México de J.Lucas e empatar com o Grêmio de Azambuja, também chegou a condição de líder. O Moenchengladbach de Azevedo que no sábado superou o Estudiantes de Otávio, perdeu a chance de isolar-se na ponta ao empatar com a Roma de Bopp, e na sequência ficou no empate sem gols do clássico com o Milan de Moreira. Moreira empatou sem gols na partida com o Bayern de Gothe também, e manteve-se líder com uma partida menos que os principais adversários.

Em dia que iniciou com a demissão de Klinsmann no Bayern de campo, à noite começou complicada também na mesa. Com a ausência do PSV de Saul para enfrentamento previsto na tabela, os Bávaros em amistoso tomaram uma virada para o lanterna do Troféu Grêmio, o Grêmio de Paulo Dias (Robin Hood até em amistosos ?!), e temeram por resultados ruins na rodada do Troféu Grêmio. No entanto, jogando defensivamente para conquistar um empate no jogo com o Milan de Moreira, o time alemão alcançou o resultado, e depois voltou a empatar sem gols com o América de J.Lucas, em partida onde os alemães acertaram as traves mexicanas duas vezes no primeiro tempo, e escaparam duas vezes da derrota na 2ª etapa.

Confira todos os jogos e a classificação

Jogos do sábado

Azevedo 2x0 Otávio
Fosca 1x0 Sacco
Di Leone 1x1 Fosca

Jogos da segunda-feira

Pirênio 0x3 Di Leone

Cristian Costa 1x1 Azambuja
Paulo Dias 1x2 Di Leone

J.Lucas 1x3 Cristian Costa
Gothe 0x0 Moreira
Azevedo 0x0 Bopp

Paulo Fernando 1x1 Di Leone
J.Lucas 0x0 Gothe
Azevedo 0x0 Moreira

Classificação

1º Moreira com 26 pontos em 14 jogos
2º Gothe e Cristian com 26 pontos em 15 jogos
4º Azevedo com 26 pontos em 16 jogos
5º Di Leone com 24 pontos em 13 jogos
6º Paulo Fernando com 24 pontos em 15 jogos
7º Azambuja com 23 pontos em 13 jogos
8º Victor com 18 pontos em 10 jogos
9º Ney Raffin com 16 pontos em 11 jogos
10º Foschiera com 15 pontos em 12 jogos
11º J.Lucas com 15 pontos em 13 jogos
12º Bopp com 14 pontos em 14 jogos
13º Gilvani com 13 pontos em 6 jogos
14º Pirênio com 12 pontos em 14 jogos
15º Saul Martini com 9 pontos em 13 jogos
16º Sacco com 6 pontos em 12 jogos
17º Otávio com 4 pontos em 11 jogos
18º Paulo Dias com 4 pontos em 12 jogos

UEFA VAI FISCALIZAR O FUTEBOL INGLÊS


O Presidente da UEFA Michel Platini (foto), ex-craque da Juve e da seleção francesa, sinalizou ser favorável ao controle de gastos e sinalizou que os times que não estejam fazendo nada para controlar as divisas não poderão participar das principais competições européias. Sua manifestação decorre de um trabalho realizado por um grupo de legisladores britânicos de todos os partidos preocupados com o "doping financeiro" no futebol.

Os milionários donos de times como o russo Roman Abramovich do Chelsea e o americano Malcolm Glazer do Manchester United são os principais alvos dos parlamentares. Eles desejam criar leis rigorosas para que o papel desses "investidores" seja regularizado. Não há dúvida sobre as suspeitas quanto a origem dos recursos e a possibilidade de lavagem de dinheiro. Os gastos dos empresários, indiscriminados, tem também aumentado a diferença entre os clubes ingleses. O dinheiro "fácil" tem distorcido a realidade do futebol da terra da rainha.

* Fonte: Coluna de Fabio Kadow da Revista Carta Capital desta semana.

LANCES RÁPIDOS

* Marcelo Vinhas tem sido cogitado nos bastidores para dirigir a FGFM nas próximas duas temporadas. Como além de excelente botonista e desportista, é jovem e inteligente, pode ser encarado como uma luz no fim do túnel para o botonismo Gaúcho. Ainda mais se cercar de jovens com novas idéias, respeitando tradições, mas completamente desconectados da atual realidade da Federação, formada de dirigentes competentes, que tocam bem o calendário existente, mas sem o mesmo entusiasmo de outros tempos para inovar. No campo da divulgação e da mídia, incluindo o site da entidade, Vinhas vem cogitando contar com um jornalista igualmente jovem e com todas as condições de mudar completamente o perfil da área. Golaço !

* Caco do Círculo comenta que o lendário Ronir, apresentado na SÉRIE ALBÚM na segunda-feira, não tem idade mínima para disputar o Estadual Sênior. Tem toda a razão. Mas a intenção do Gothe Gol é utilizar o estadual como mote para valorizar jogadores históricos do nosso Futmesa e apresentar alguns que poderão jogar a competição. Por falar nisso, Caco é um dos candidatos ao caneco, pois vem em ascenção, ganhando recentemente a categoria no Lagoão 2009. Vai jogar em casa.

* Direção Gremista do Futmesa alerta que o prazo para a realização dos jogos do 1º turno do Troféu Grêmio é o dia 09 de maio. Exceção são os jogadores de tabela especial.

* Dia de lotar o Olímpico para quem pode assitir uma Libertadores da arena de jogo. Os Gremistas tentam a melhor campanha com uma vitória sobre o Boyacá Chicó da Colômbia que ainda luta pela classificação. Jogão.

* Restam ainda algumas horas para votar na ENQUETE de maior sucesso do Gothe Gol, que vai fechar perto dos 300 votos. Confira na barra lateral.

* Copa Gerd Wenzel, vai conquistando amigos. Agora conta com apoio da RP Luciana Hartz, que esta em tratativas com a Academia Kyokushin (rua São Manoel, 347 em Porto Alegre) que deve patrocinar camisetas exclusivas para a Copa GW.

SÉRIE ALBUM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009


Miguel Fernando Gonçalves de Oliveira da AFUMEPA é o atual Campeão do Sênior Gaúcho e já o havia conquistado em 2005 também em Porto Alegre. Mas a trajetória de Miguel no Futmesa Gaúcho é histórica com o Galo mais famoso do botonismo. Foi vice campeão da Taça RS em 81 em Canguçu, e premiado como 3º em Pelotas em 84 e Bagé em 86, e ainda na condição de 4º colocado em 85 em Jaguarão. No estadual especial foi vice em Rio Grande em 1989, 3º em 84 em Passo Fundo e 87 em Porto Alegre, além de 4º também em Porto Alegre em 88. Se jogar é candidatíssimo ao Bi campeonato.

Na quarta você confere o Grêmio na Libertadores, o Futmesa liso do Tricolor, o futebol argentino e outros comentários na coluna de Rafa Tosh, NA AVALANCHE, além do ZOOM e do resultado da ENQUETE e outras informações nos LANCES RÁPIDOS. Na quinta no LANCE NO BLOG a rodada do Troféu Arena de lisos dos Gremistas e as projeções e os favoritos do Editor para o Estadual Sênior no Blog que tem opinião e joga aberto. Na sexta além das DICAS, começam os boletins do estadual direto do local dos jogos via celular.

Um abraço ao amigos e internautas de Munique na Alemanha (ligados no Gothe Gol e hoje na IMAGEM DO DIA), Belgrado na Sérvia, cidade do Porto em Portugal e Joinville em Santa Catarina.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

JÜRGEN KLINSMANN CAI


Com a possibilidade do título da Bundesliga em total perigo depois da derrota para o Schalke 04 em casa no Allianz Arena, a eliminação com uma goleada vexatória na Champions League e a perda da Copa da Alemanha, Klinsmann não resistiu no comando técnico do Bayern de Munique e foi demitido. Sem o controle do grupo, que diz a imprensa alemã, vinha boicotando o técnico, e principalmente sem dar uma forma ao time, que com o mesmo grupo foi campeão nacional e da copa na temporada anterior sob a coordenação de Ottmar Hitzfeld (hoje técnico da seleção Suiça), Klinsmann não repetiu o sucesso obtido na seleção da Alemanha, quando foi semifinalista da Copa do Mundo de 2006, na própria Alemanha.

Sem dúvida a escolha de alguns jogadores pelo técnico, como o fraquíssimo Christian Lell para ser o titular da ala direita entre outros, demonstrava a fragilidade do trabalho de Jürgen Klinsmann, sem contar que em nenhum momento o Bayern teve uma forma definida de jogar. Jupp Heynckens que já dirigiu o time em oportunidade passada, com o auxílio de Hermann Gerland, assume o time até o final da temporada, pois além da Bundesliga, o Bayern procura garantir uma vaga na próxima Champions League. Junto com Klinsmann caíram os seus auxiliares, Martin Vazquez (que foi jogador do Real Madrid) e Nick Theslof.

O Bayern deve ter um novo treinador na próxima temporada, e já durante a transmissão da partida com o Schalke, falava-se na contratação do brasileiro Rafinha. O Editor gostaria de ver Rafa Benítez, técnico do Lverpool a frente do Bayern, mas ele renovou recentemente seu contrato com o time inglês. Além de Lell, o veterano italiano Máximo Oddo, o americano Landon Donavan, os atuais goleiros Butt e Michael Rensing e o argentino Sosa, no mínimo estes, não deveriam prosseguir no clube para a temporada 2009/2010, segundo a nossa visão.

BREAKFAST NA REDAÇÃO


Como achar foras de série Nilmar, Cleber Pereira, Fred, Taison, Alex Mineiro, Kleber, Keirrison (o melhor destes), Washington e outros atacantes brasileiros atuando no país, se Ronaldo Nazário com mais peso do que o ideal e seus joelhos remendados, renasce a cada obstáculo em sua carreira ? Com 8 gols em 9 jogos no Timão, e se contabilizado o tempo que esteve em campo desde a volta com uma média extraordinária de gol por minuto, e os gols que fez no 1º jogo da decisão diante do Santos no Paulistão, o primeiro fantástico e o 2º gol antológico, me rendo a dizer que se trata sem dúvida de um atacante totalmente diferenciado, com poucos similares no mundo do futebol, entre atuais e aqueles que já se aposentaram. Ibra ? Cristiano Ronaldo ? Pato ? Nistelrooy ? Me desculpem, nenhum deles.

Mas outra situação chama a atenção, Mano Menezes é mesmo um "jockey" e tanto, pois o grupo do Corínthians é limitado. São Paulo ou Inter com Mano no comando, não estariam com a obrigação de confirmar nada com seus elencos milionários.

* Foto by Terra

LEÃO DA FRONTEIRA GOLEIA


Depois de em casa fazer 3 a 0 no Guarany de Bagé com direito a gol de Arílson, o 14 de Julho de Livramento foi a Rio Grande neste domingo e atropelou por 4 a 1 o São Paulo no Aldo Dapuzzo. Com o resultado o time da fronteira sobe para a 5ª posição na zona de classificação a 2ª fase, e enfrenta também em Rio Grande na quarta-feira o Rio Grande no Arthur Lawson. O 14 só retorna ao João Martins no dia 03 de maio em partida duríssima contra do Pelotas.

Já o Cruzeiro de Porto Alegre em casa no Estrelão, fez 2 a 0 no líder de sua chave, o Aimoré de São Leopoldo, e chega a vice liderança, 1 ponto apenas atrás do líder. O Cruzeiro volta a jogar no dia 06 de maio, em casa mais uma vez, contra o Rio Pardo.

BUNDESLIGA


Nem a Premier League onde os 4 grandes sempre vencem, nem o espanhol que tem o Barça tranquilo, muito menos o calcio onde a Inter caminha para mais um scudetto. A grande competição da temporada na europa é a Bundesliga que em suas primeiras posições tem trocado constantemente de ocupantes.

No sábado o Bayern caiu em casa para Schalke 04 de Rafinha e parecia que os Bávaros se despediam de vez do título. Certo ? Engano, pois no domingo o líder e invicto a 11 partidas Wolfsburg foi batido pelo Energie Cottbus, que procura fugir do rebaixamento. O Wolfsburg segue líder, mas a apenas 2 pontos do Hertha que superou o Hoffenheim fora de casa e voltou a vice liderança, e a 3 pontos de Bayern, Stuttgart e Hamburgo.

LANCES RÁPIDOS


A Real Sociedad (foto), bateu fora de casa ao Huesca por 2 a 1 com um gol de Sebástian " El Loco " Abreu e manteve as esperanças de retornar a 1ª divisão espanhola.

* No uruguayo o Nacional ficou no empate em 1 gol com o Liverpool, merecendo perder. O resultado só não foi pior porque os líderes caíram na fecha, com o Defensor sendo batido pelo Cerro Largo por 3 a 2, e os aurinegros do Peñarol superados pelo Bella Vista por 2 a 1, placares que deixaram o Nacional a 6 pontos das duas equipes da ponta.

* Gomes que jogou pelo PSV e agora está no Tottenham é mesmo um goleiro bastante fraco. Mesmo que o primeiro gol de penalte do United tenha sido resultado de um erro grave da arbitragem, quando o seu time tinha 2 gols de vantagem na última rodada, Gomes falhou em quase todos os gols que deram a vitória ao time do Old Traford.

* Camarada Saul Martini disse que Danrlei foi mais goleiro no Grêmio que Victor. O Editor esclarece que elencou Victor em termos técnicos como melhor goleiro Gremista que viu jogar. Danrlei foi o maior vencedor, e provavelmente sempre será, tendo jogado numa época de ouro do Grêmio.

* Amanhã é dia de Gremista não poder tomar sua cerveja, já que a lei não permite mais a venda da loira gelada em estádio de futebol. Durante jogo da Libertadores diante do Boyacá Chicó da Colômbia, mais uma vez uma única torcida local será privelegiada, pondendo assistir a partida na frente da TV no sofá da sala, com cerveja a vontade a disposição. Brincadeira à parte, o Tricolor pode com uma vitória terminar a 1ª fase da competição com a melhor campanha.

* Começa a semana do estadual de Sênior e Junior que acontece no Círculo Militar em Porto Alegre no feriado do 1º de maio. Último dia hoje para votar na ENQUETE do Gothe Gol sobre a competição.

* Foto by Marca.com

PELOTENSE


Começou no sábado último, o campeonato interno da mais antiga e uma das mais respeitadas entidades de Futmesa do Estado, a Associação Pelotense de Futebol de Mesa - APFM. Contando com 17 técnicos, alguns já de renome no espaço botonistico como Piruka, Marcão, Marquinhos e Italo, e outros começando a prática do esporte como Ruy, Andre e Youssef, esteve bastante movimentada a primeia rodada.

O grande destaque da rodada foi Lacerda, que venceu seus dois adversários, assim largando na ponta da tabela. As rodadas serão realizadas às quartas e sábados e o Web leitor vai poder acompanhar no Gothe Gol.

Confira os resultados

Julio 1x0 Fabio Medeiros
Italo 7x2 Fabio
Marquinhos 5x2 Marcelo
Lacerda 2x1 Ruy

Marcão 0x0 Fabio Medeiros
Italo 6x3 Marcelo
Paulinho 1x3 Lacerda

* Foto e informações by Julio Damasceno

TROFÉU GRÊMIO


Gothe e Moreira (foto), lideram por pontos o Troféu Grêmio de cavados que nesta noite de segunda vai para mais uma rodada. Bayern e Milan estarão na mesa, com os Bávaros cruzando com o PSV de Saul e o América do México de J.Lucas, e os "italianos" fazendo o clássico da noite contra o Borússia Moenchengladbach de Azevedo. A rodada promete e portanto, confira todos os jogos.

CRISTIAN x AZAMBUJA
PIRENIO x OT. GERMANO
NEY RAFFIN x VICTOR
P.DIAS x DI LEONE

OT. GERMANO x BOPP
NEY RAFFIN x AZAMBUJA
PIRENIO x DI LEONE
JEFERSON x CRISTIAN
GOTHE x SAUL
GERSON x ROBERTO
PAULO DIAS x ROGERIO SACCO

GERSON x BOPP
SAUL x CRISTIAN
ROBERTO x OT. GERMANO
DI LEONE x ROGERIO SACCO
GOTHE x JEFERSON
PAULO DIAS x NEY RAFFIN

NEY RAFFIN x OT.GERMANO

SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009


Ronir Rodrigues de Oliveira, ou simplesmente " A Lenda " do Futmesa Gaúcho para alguns, nasceu em 10/07/1964 e é Campeão Estadual (1984), Campeão da Taça RS (1989) e Campeão Estadual por Equipes (2006). As várias histórias que o cercam, os inúmeros jogos e lances, o tornam não só um dos campeões do nosso esporte, mas um personagem como poucos. Bi Campeão da ARFM em 2004 e 2005, começou a jogar na regra Brasileira em 1979, e já atuou pelo S.C. Rio Grande e hoje atua pela Riograndina.

Reza a lenda, que ninguém ama mais o botonismo do que Ronir (de preto na foto), e o também Campeão Silvio Silveira (também na foto), não perde uma única oportunidade de poder entregar-lhe um troféu conquistado. Ronir não é só essa vontade de vencer que encontramos em alguns que se imaginam grandes jogadores, muitas vezes por resultados aleatórios jamais repetidos. Ronir é sobretudo a vontade de contar e continuar contando cada jogo, como uma narrativa de mesa impedível.

* Foto e dados by Silvio Silveira

Semana apenas começando no Gothe Gol, tem amanhã os resultados do Troféu Grêmio e da ENQUETE do Sênior, na quarta Futmesa, Grêmio e Futebol Argentino com Rafa Tosh NA AVALANCHE e o ZOOM, o LANCE NO BLOG na quinta e uma sexta-feira com dicas e boletins do Estadual Sênior e Júnior, com as sensações do próprio Editor que vai escrever praticamente da mesa de jogo, via celular. No sábado mais Estadual e no LANCE DE DOMINGO os premiados da competição do CM. A segunda promete um novo BREAKFAST NA REDAÇÃO e uma matéria exclusiva, com todas as imagens da competição. É só conferir.

Nossa saudação aos amigos de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Bagé, São Lourenço do Sul, Canoas, Novo Hamburgo e Erechim no Rio Grande do Sul, Florianópolis em Santa Catarina, São Paulo, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto e Santo André em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Belo Horizonte em Minas, Brasília no DF, Vitória no Espírito Santo, Recife em Pernambuco e Milão na Itália. Abraço especialíssimo aos amigos Ju e Dani em Peschiera Del Garda na bota.

domingo, 26 de abril de 2009

LANCE DE DOMINGO NO DIA DO GOLEIRO

O dia 26 de abril é o dia do goleiro, embora pouca gente saiba. Posição maldita, onde a distância entre o herói e o bandido é exatamente o tempo entre uma e outra jogada decisiva. O Gothe Gol apresenta os melhores goleiros que o Editor já viu atuarem, seja no campo, seja nos monitores de TV. Quais os seus ?


O alemão Sepp Maier, frio e clássico, o melhor de todos


No Brasil Manga. Simplesmente fantástico e lendário


O uruguayo Rodolfo Rodríguez, melhor sulamericano


Victor, tecnicamente já o melhor do Grêmio

RODALLES LIDERA


Luis Antonio Rodalles (foto), não teve dificuldades de bater por 4 a 1 a Miguel na rodada de sábado do Círculo Operário Pelotense, e lidera com um jogo menos a competição. Badia segue ao lado de Zé Mello e Moraes sendo um dos destaques da competição, pois é o vice líder e invicto como Zé e Moraes.

Confira todos os resultados e a classificação

Edison 0 x 1 Getulio
Alexandre 0 x 2 Enilton
Prietsch 1 x 1 Matheus
Thiago 0 x 0 Moraes
Fernando 1 x 1 Badia
Jeferson 0 x 0 Roberto
Rogerio 1 x 0 Miguel

Alexandre 2 x 2 Ochoa
Prietsch 0 x 2 Getulio
Thiago 1 x 1 Enilton
Fernando 4 x 0 Matheus
Jeferson 0 x 0 Moraes
Rogerio 0 x 3 Badia
Zé Mello 2 x 0 Roberto
Rodalles 4 x 1 Miguel

Classificação até a 14ª rodada

1º com 18 pontos Luis Antonio (1 jogo menos)
2º com 17,5 pontos Badia
3º com 16 pontos Zé Mello (1 jogo menos)
4º com 15,5 pontos Moraes
5º com 13 pontos Jeferson e Getúlio
6º com 12 pontos Thiago
7º com 10 pontos Fernando
8º com 8 pontos Rogério, Roberto e Edison (1 jogo menos)
11º com 7 pontos Matheus
12º com 5,5 pontos Enilton (2 jogos menos)
13º com 5 pontos Prietsch
14º com 4 pontos Miguel e Alexandre
16º com 1 ponto Ochoa (2 jogos menos)
17º com -2 pontos Carlos (3 jogos menos)

* Informações by Jeferson D'Ávila

ENQUETE

Encerrando amanhã, ENQUETE sobre o Estadual Sênior ultrapassa os 270 votos. O G4 permanece o mesmo, Cesar, Paulo Schemes, Marcão e Zilber.

SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009


Breno Kreuzner viveu seu melhor momento em clubes, na passagem pelo GEVI até 2001 (quem pode esquecer do Real Madrid ou do United de Eric Nevlland ?). No Grêmio os títulos vieram apenas nos lisos que ele mesmo implantou no Tricolor, e na Franzen o começo tem sido difícil. Mas em contrapartida, Breno chegou a decisão do Estadual Especial (individual) em 2004 vestindo a camisa azul da Azenha e pelo mosqueteiro também foi semifinalista do Estadual Sênior no ano passado, ao lado de Foschiera. Jogador com qualidade técnica e estilo ofensivo, não há porque duvidar de que possa repetir o desempenho, e voltar a posições decisivas no Sênior 2009, que mais uma vez acontecerá na sede do Círculo Militar em Porto Alegre. Na segunda o internauta confere Ronir da Riograndina, uma lenda do Futmesa Gaúcho.

sábado, 25 de abril de 2009

ALLES GUT ZUM GEBURTSTAG


Grande amigo em primeiríssimo lugar, colaborador de primeira hora do Gothe Gol onde já foi colunista, fotógrafo, free lancer, sempre disposto a uma idéia nova, uma imagem nova, Marcelo Silva hoje está de aniversário e recebe o abraço de todos os amigos do Gothe Gol, do Grêmio, do Futmesa, de todos. Alemão por adoção segundo confidenciou, adora colocar uma seleção alemã na mesa e jogar inteiramente ao estilo germânico. Pai mais importante da Copa GW, segue incansável na preparação do torneio promocional que vai motivar o esporte no mês de julho. Camarada Marcelo, um grande abraço, saúde e felicidades.

GRÊMIO SEGUE LÍDER


Por 14 anos consecutivos o Grêmio é o time Gaúcho mais lembrado na pesquisa TOP OF MIND da Revista Amanhã, que atesta as preferências das pessoas. Quase uma década e meia ininterruptas, o Grêmio é o clube preferido do Rio Grande do Sul, certamente fruto de um maior número de conquistas, de ser a muito tempo o 1º do ranking do futebol brasileiro e quem mais representou o Estado em competições internacionais, inclusive a atual Libertadores, além da mística de uma camisa imortal.



LIBERTADORES

Mesmo com um grupo limitado tecnicamente, o Grêmio tem todas as possibilidades de terminar a fase classificatória como o melhor entre os 32 times da competição. Após as conquistas em 1983 e 1995, pois o Tricolor é BI Campeão da América, nunca foi eliminado de uma 1ª fase de Libertadores na participação subsequente ao título.

TOP 30


O Estadual Sênior que acontece no feriado de 1º de maio no Círculo Militar em Porto Alegre será contabilizado para o TOP 30 do Gothe Gol. Apesar de contar com jogadores apenas a partir de 45 anos, reunirá nas mesas do CM várias feras do Futmesa do Gaúcho.

COPA GW


Um gol de Ribéry, típico de um 25 graus, definiu a vitória do Bayern de Munique sobre o Leverkusen em amistoso alemão da noite da sexta-feira. Gothe e Marcelo estiveram reunidos acertando detalhes para a realização da Copa Gerd Wenzel no dia 11 de julho próximo. A lista de participantes foi repassada, e a simplificação do evento para o sorteio das chaves da fase classificatória foi encaminhada.

SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009


O Patrono do Futmesa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Carlos Roberto Foschiera, teve o seu maior destaque no Campeonato Brasileiro, quando na categoria foi vice campeão em 2007. Mas regionalmente no ano passado, chegou as semifinais do estadual disputado em Porto Alegre, no mesmo local onde acontecerá este ano. Mesmo sem estar passando por uma grande fase, é conhecido por obter melhores resultados fora, do que nos campeonatos internos do Tricolor.

No domingo na SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL, o internauta confere Breno Kreuzner da Franzen e na sequência Ronir da Riograndina na segunda-feira.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009


Um dos maiores jogadores da história do Futebol de Mesa Gaúcho, sobretudo o melhor com ficha, em termos de qualidade técnica, Paulo Schemes hoje no Círculo Militar de Porto Alegre, caso jogue o Estadual Sênior, jogará em casa e se transforma em um dos favoritos. É favorito também da ENQUETE do Gothe Gol, depois de mais de 260 votos. Paulo regionalmente foi Campeão estadual individual em 1982 em Jaguarão, e 3º colocado na competição em 1980 em Porto Alegre. Na Taça RS foi 4º em 1990 em Livramento e 3º lugar no Sênior de 2006 em Pelotas. O seu time conhecido é o Bola Preta. No sábado o internauta confere Carlos Roberto Foschiera do Grêmio e no domingo Breno Kreuzner da Franzen.

* foto by blog do Círculo Militar

COPA GERD WENZEL EM 11 DE JULHO


Marcelo Silva CEO da Copa GW e o Gothe Gol definiram o dia 11 de julho (sábado), véspera do clássico pelo Campeonato Brasileiro entre Grêmio e Corínthians, a data para a realização da 2ª Edição da Copa Gerd Wenzel, sem dúvida um dos maiores torneios promocionais do Futmesa no país em 2009. Aguardam agora a confirmação por parte da Direção do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde acontecerão os jogos, dos canais ESPN, e do jornalista Gerd Wenzel, homenageado e Editor do site de futebol alemão, Bundesliga.com.br que deverá estar presente na ocasião.


Ricardo Acunha de Belo Horizonte (foto), confirmou na noite de ontem a confecção junto a Manoel Gonçalves de Rio Grande/RS, do Stuttgart, e a arte do novo time segue já no início da próxima semana ao fabricante. Marcelo Silva com o Bayer Leverkusen, Foschiera com o St.Pauli, Azevedo com o Borússia Moenchengladbach, J.Lucas com o Wolfsburg, Otávio Germano com o TSV Munique 1860, Gothe com o Bayern de Munique e Caco com o Hoffenheim, já apresentaram times exclusivos para a disputada da Copa GW.

Além do Borússia Dortmund do atual Campeão Junior (na primeira foto com Marcelo sendo premiado) e do Schalke 04 de Antonio Gilberto Schmitz já prontos, estão inscritos para participar o Arminia Bielefeld de Azambuja, Hamburgo de Carlos Kuhn e Werder Bremen de Paulo Fernando. Dani do Círculo Militar de Porto Alegre e Paim de Passo Fundo manifestaram interesse de jogar a Copa GW, e os organizadores mantém duas vagas reservadas para convidados.

A competição terá 4 chaves de 4 times jogando a fase classificatória pela manhã, com quartas, semifinais e finais jogadas à tarde. Um jantar comemorativo do lançamento da Copa deverá servir para sortear a composição das chaves e possivelmente definir os cruzamentos das fases seguintes.

TROFÉU ARENA


O clássico (foto), entre o Flu de Carlos Kuhn e o Milan de Moreira terminou sem gols na noite desta quinta, o que com mais um empate, do Flu diante do Nacional de Fosca, combinado com a vitória da Roma de Régis sobre o mesmo Nacional, colocou os "italianos" como novos líderes do Troféu Arena de lisos do Grêmio, que está ficando sensacional em sua reta final do 1º turno da 1ª fase.

Outras supresas aconteceram na rodada, e na maior delas o Cruzeiro de Edison que na semana passada havia batido a Jamaica de Rafa, superou a Lagartense de Medeiros. Medeiros ficou no empate com o Vasco de Carvalho, que também arrancou um empate do Milan. O Olaria de Gothe venceu o Cruzeiro com um gol de Afonsinho no primeiro minuto da partida, e é o novo 3º colocado.

Na " entrevista coletiva " após a rodada, Carlos Kuhn nas Laranjeiras mostrava descontentamento com a queda de rendimento do Fluminense e com o astro Gil que a 3 jogos não marca. " Se não houver uma reação na reta final, posso retornar como Botafogo no 2º turno ", declarou. O Bota tem passado por uma forte preparação no CT de Gravataí de Reginho Marcheck.

Confira todos os jogos e a classificação

Gothe 1x0 Edison

Régis 2x0 Fosca
Moreira 0x0 Kuhn
Carvalho 1x1 Medeiros

Kuhn 0x0 Fosca
Moreira 1x1 Carvalho
Edison 1x0 Medeiros

Classificação

1º Regis Castilhos com 22 pontos em 9 jogos
2º Carlos Kuhn com 21 pontos em 9 jogos
3º Gothe com 19 pontos em 9 jogos
4º Lauro Moretto com 17 pontos em 9 jogos
5º Roberto Moreira com 16 pontos em 8 jogos
6º Roberto Azambuja com 15 pontos em 9 jogos
7º Foschiera com 9 pontos em 10 jogos
8º Rafa Tosh e Medeiros com 8 pontos em 8 jogos
10º Carvalho com 8 pontos em 10 jogos
11º Edison Costa com 7 pontos em 10 jogos
12º Pirênio José com 6 pontos em 10 jogos
13º Marco Macedo com 2 pontos em 7 jogos

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


O final de semana do Futmesa começa nesta sexta-feira com um jogo amistoso entre alemães. Parceiros na organização da Copa GW, Marcelo e Gothe se reúnem para um Bayer Leverkusen (foto) e Bayern de Munique, e é claro, para o encaminhamento de ações e detalhes para a realização da Copa Gerd Wenzel em 11 de julho, se a data terminar confirmada.

* Mas as novidades não param na definição da Copa GW. O Grêmio que além do torneio alemão irá sediar o Estadual de Equipes neste 2009, e que já sediou um Integração Total com o Círculo de Porto Alegre, já pensa na realização de um torneio de aniversário do clube, certamente em formato completamente inovador. Mais, em parceria com a ABP de Passo Fundo, deverá promover a competição comemorativa de 25 anos da ABP na capital, outra novidade no Futmesa Gaúcho. Paim e Gothe já abriram conversações para a realização do evento.

* Na próxima semana o internauta do Gothe Gol começa a conhecer o esporte em Bagé, Candiota e região, em matérias exclusivas.

* Tem rodada no COP Pelotense e o Web leitor vai conferir os resultados e a classificação de uma das mais fortes entidades botonísticas do Rio Grande do Sul no LANCE DE DOMINGO.

* Novidades também no Circuito nacional, pois conforme programação divulgada no site da CBFM, será realizado em Curitiba nos dias 5 e 6/setembro/09, o Iº Campeonato Brasileiro de Clubes nas categorias LISO e LIVRE, composto por equipes de 3 botonistas de cada clube. Vale salientar que o uniforme a ser utilizado será o do Clube e não o da FGFM, pois a divulgação será para o Clube.

A distribuição de vagas é por Estado, sendo 1 clube de cada Estado, e se sobrarem vagas serão remanejadas no máximo uma vaga a mais para cada Estado, sendo assim o RS terá certamente dois clubes na categoria LIVRE e possivelmente dois clubes na categoria LISO.

A primeira etapa de confirmação tem que ser feita até 30/abril/09, sendo o remanejo solicitado e confirmado até 30/maio.

Levando em conta estas datas, a distribuição das vagas do RS será feita considerando o RANKING 2006/2007 que já está encerrado, pois o ranking em andamento só se encerra no final de 2009.

Sendo assim, a FGFM solicita pronunciamento até dia 29/04, das entidades que estão entre os primeiros lugares no ranking LISO (AFUMEPA, ACADEMIA, AFM CAXIAS, APFM) e LIVRE (COP, ARFM, ACADEMIA, FRANZEN) 2006/2007, manifestando-se sobre a idéia de participar de tal competição, para que a FGFM possa fazer a confirmação junto a CBFM no dia 30/04/09.

(Informações e texto de André Marques, Presidente da FGFM)

* No futebol a dica é assistir na ESPN Brasil às 10:30 hs deste sábado o encontro de Bayern de Munique e Schalke 04 no Allianz Arena. O Bayern corre atrás de mais uma vitória na perseguição ao Wolfsburg que lidera a competição.

* Quem vai ter que administrar filhos no final de semana, um ótimo programa é o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC em Porto Alegre, aberto das 09 às 17 horas (inclusive domingos), custando a entrada 12 reais para adultos e 8 reais para crianças até os 12 anos. É imperdível e um entretenimento de primeiro mundo.

* No cinema a dica é a primeira parte de CHE, cinebiografia do guerrilheiro Ernesto Che Guevara do diretor Steven Soderbergh com Benício Del Toro no papel de CHE, Demián Bichir perfeito como Fidel, Jorge Perugorría, Catalina Sandino Moreno e o brasileiro Rodrigo Santoro vivendo o irmão de Fidel, Raúl Castro, hoje o Presidente de Cuba. A primeira parte mostra o encontro de CHE com os irmãos Castro, a campanha revolucionária em Serra Maestra e o caminho rumo à entrada em Havana. Um documento histórico moderno da revolução cubana.

* Quem confere o Gothe Gol conhece ainda nesta tarde outra fera que deverá jogar o Estadual Sênior no feriado de 1º de maio. Paulo Schemes do Círculo Militar estará na SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL. Mas também confere Foschiera e Breno no final de semana, e o lendário Ronir da Riograndina na segunda-feira.

Um abraço especial aos amigos de Santa Maria no Rio Grande do Sul, Curitiba no Paraná onde teremos Atletiba neste domingo e Natal no Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

SÉRIE ALBÚM GOTHE GOL - SÊNIOR 2009


Cesar Keunecke da AFUMEPA (foto), inaugura a SÉRIE ALBUM GOTHE GOL, que apresentará alguns dos prováveis participantes do Estadual Sênior que acontecerá no Círculo Militar em Porto Alegre nos 1º e 2 de maio próximo. Botonista da Associação de Futebol de Mesa de Porto Alegre, uma das mais tradicionais entidades do Futmesa Gaúcho, Cesar é um jogador ofensivo e bastante técnico, que nos últimos tempos tem jogado com botões lisos em qualquer superfície. Foi desta forma que conquistou o título de Campeão Estadual Sênior de cavados na competição de Guaíba em 2007, justamente quando estreava na categoria. Cesar foi 3º colocado em competições regionais em 1986 no estadual especial (individual) em Jaguarão, e no mesmo campeonato em 1990 na cidade de Rio Grande nos cavados, além de vice campeão de lisos em 2008 quando jogou o individual da modalidade em casa, na AFUMEPA em Porto Alegre. Se jogar o próximo Sênior, pode apostar suas fichas sem medo no técnico que está liderando desde o começo a preferência dos internautas em nossa ENQUETE. Amanhã o Web leitor confere outro craque, Paulo Schemes.

O LANCE NO BLOG


Troféu Arena de lisos do Grêmio segue nesta quinta com mais uma rodada, com destaque para o clássico entre o Fluminense de Carlos Kuhn (foto), líder da competição com 19 pontos em 7 jogos, diante do sempre desafiante Roberto Moreira, 5º colocado com 14 pontos em 6 partidas. Kuhn ainda enfrenta ao Nacional de Fosca no segundo horário, enquanto Moreira cruza com Claudio Carvalho. Nenhum dos jogos no entanto tem sua realização garantida, já que Moreira depois da derrota nos cavados na segunda-feira para Victor, reclamou de dores na mão, e porque Fosca poderá estar em Torres.

Claudio Carvalho se apresentará com o Caxias, ou retornará ao pesadíssimo Vasco da Gama ?

O primeiro jogo da fecha do clausura como diria nosso colunista Rafa Tosh, reunirá às 18 horas o Olaria de Gothe e o Cruzeiro de Edison. O Cruzeiro melhor adaptado empatou com o Nacional e bateu a Jamaica em seus últimos jogos, e o Olaria entra pela primeira vez em um jogo na competição, na condição de favorito.

Confira todos os jogos

18 horas

Gothe x Edison

19:30 horas

Carvalho x Medeiros
Kuhn x Moreira

20:30 horas

Macedo x Azambuja
Foschiera x Kuhn
Carvalho x Moreira

21:30 horas

Rafa x Medeiros

INTERNAUTAS

Nosso agradecimento ao Caco do CM pelas considerações a respeito do Gothe Gol, e também ao Everton Machado de Candiota no Rio Grande do Sul, que nos enviou mensagem saudando nosso trabalho e preocupado com o incentivo do esporte em sua região. Jogando a cerca de um mês no DE'LEI na cidade de Bagé, solicita dicas para motivar o Futmesa. Resposta enviada pelo Gothe Gol ao amigo Everton por e-mail, colocamos o Blog a disposição da divulgação dos campeonatos, jogos e eventos por eles realizados, o que deverá acontecer a partir dos próximos dias, quando lá terá início uma nova competição. É papel do Gothe Gol ser veículo de toda a informação que tenha o objetivo de promover o Futebol de Mesa em todos os espaços, e será um prazer ter as notícias da DE'LEI, Candiota e região nas páginas do Blog.

ENQUETE

Superando os 250 votos faltando 5 dias para terminar, a ENQUETE sobre o Estadual Sênior é uma das de maior sucesso do Blog. É a prova de que o Futebol de Mesa está de fato envelhecido ? Sem dúvida um bom dado para a reflexão de todos.

Nosso abraço especial aos amigos de Cadiota e Bagé no Rio Grande do Sul, Cascavel no Paraná e Campinas em São Paulo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O ZOOM NO GOTHE GOL


Está para o futebol como o Music Hall para a música em Nova York, a região de South Bank para a cultura em Londres ou o Teatro Scala de Milão para a ópera. O Allianz Arena de Munique é hoje o mais moderno espaço do futebol no mundo, com os seus 69 mil lugares sempre tomados em qualquer um dos jogos que abriga, do Bayern, da Nationaleft, ou partidas das competições européias. O futebol tratado como arte, é a perfeita tradução desta fantástica arena alemã.

Allianz Arena - Munique - Alemanha
Copyright by Arno Michaels

LANCES RÁPIDOS


A Prefeitura apresentou o uniforme da seleção da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 que deveria ter estreado na decisão da Taça Fábio Koff, com ex-jogadores da seleção brasileira, mas que a chuva impediu. O jogo de estréia deverá ser agora em alguma das partidas do campeonato brasileiro que inicia em maio.

* A Campeã da Libertadores do ano passado foi eliminada da competição deste ano ao ser derrotada ontem pelo Palmeiras em São Paulo. Só a LDU e o Inter conseguiram tal façanha na história da Libertadores, um título em um ano e a eliminação já na 1ª fase no ano seguinte. Os vermelhos foram os primeiros da história. Once Caldas, LDU e Inter estão no grupo de clubes que venceram uma única vez a Libertadores.

* O Grêmio confirmou 5 inscritos no Estadual Sênior que se aproxima e será realizado no CM. Azambuja, Foschiera, Pirênio, Paulo Fernando e Gothe estarão representando o Tricolor.

* Já no estadual de lisos individual que acontece também em maio, só que em Caxias do Sul, os nomes Gremistas deverão ser Roberto Azambuja, Carlos Kuhn e Roberto Moreira. Aguardando uma vaga estariam hoje pelo ranking azul, Medeiros, Foschiera e Lauro Moretto.

* Já está na imagem do dia, mas é preciso que fique registrado. Depois do Bayer Leverkusen de Marcelo Silva, St.Pauli de Foschiera, Borússia Moenchengladbach de Azevedo, Munique 1860 de Otávio Germano e Wolfsburg de J.Lucas e o novo Bayern de Munique de Gothe, mais um time alemão é apresentado para a Copa Gerd Wenzel, de forma exclusiva. O Hoffenheim de Caco do Círculo Militar junta-se a maior comunidade de times de um país no Futmesa Gaúcho, talvez brasileiro. Os times alemães, onde também estarão o Dortmund do Campeão da Copa GW, Junior, o Stuttgart que Ricardinho estará fazendo com a assinatura de Manoel Gonçalves e ainda o Schalke 04 de Antonio Schmitz, entre outros que virão, formam uma comunidade inédita. A Copa GW é uma inicativa de Marcelo Silva e do Gothe Gol, e terá sua 2ª edição em julho deste ano nas dependências do Grêmio em Porto Alegre, com a cobertura dos canais ESPN.


O Hoffenheim de Pimentel e Caco

Daqui a instantes no Gothe Gol, o ZOOM, e na quinta entre outras notícias, mais uma rodada do Troféu Arena de lisos Gremista.

Hoje um beijo muito especial a uma pessoa daquelas que tem o poder de me editar. A Lima e Silva e a virada de ano, são daquelas cenas inesquecíveis, que em filmes dispensariam o Diretor. Um abraço também aos internautas de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, São Lourenço do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas e Erechim no Rio Grande do Sul, Florianópolis em Santa Catarina, São Paulo, Sorocaba e Santo André em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia em Minas Gerais, Brasília no DF, Recife em Pernambuco e Lippstadt na Alemanha.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh


Em 6 dias o caldeirão ferverá novamente

Semana em que o Lagoão em São Lourenço do Sul foi o centro das atenções do futebol de mesa no estado. O GRÊMIO que agora tem tempo de sobra para treinar, só terá o seu efetivo treinador daqui um mês. Enquanto isso, vamos levando a Libertadores pela mística da camisa e pelo mero acaso.

FUTEBOL DE MESA

* O Lagoão movimentou o estado neste último final de semana. Que belo acontecimento. Um campeonato não oficial, já com bastante tradição e bem organizado com técnicos participantes vindo de todos os cantos do estado. Está de parabéns o pessoal do Grêmio Esportivo Lourenciano.

* Porto Alegre deveria ter um evento similar ao Lagoão. O Metropolitano com forma de disputa individual fica um pouco parecido, mas o ideal seria um torneio aberto para todos do estado e não somente da região metropolitana.

* Vinhas ganhou mais um título. Nem preciso comentar mais nada sobre este craque. Haja prateleiras em casa para tantos canecos.

* Ótima colocação de Junior do CMPA em 4º lugar, ratificou o que eu já escrevi aqui em colunas passadas, Junior é um botonista que tem algo a mais, por isso está chegando, crescendo demais a cada competição externa e o futuro deverá ser cada vez mais promissor para ele.

* Caco também do CMPA igualmente de parabéns por trazer o título do Sênior para a capital. Confirmou um certo favoritismo antes do início da competição, junto com Malhão e André da Afumepa. É nome de peso para o próximo Estadual Sênior que vem aí.

FUTEBOL

* Ao que parece, terminou a novela e Autuori deverá chegar com as oitavas de final da Libertadores jogada, e com o Brasileirão já inicado. Porém com essa direção atrapalhada, nada mais me surpreende até mesmo a volta de Roth não se pode descartar.

* Paulo Autuori é um treinador de reconhecida capacidade, porém tenho receio que seu estilo não seja compatível com o modo de força e pesado que o GRÊMIO pratica historicamente.

* Como a direção está disposta a bancar um treinador de 300 mil reais, não posso mais tolerar o discurso do coitadismo, de colocar as desculpas nos cofres raspados para não investir em contratações. Espero que no mínimo tragam uns 3 jogadores para serem titulares na Libertadores e Brasileiro.

* A direção não ouviu a torcida que queria Renato. Para justificar a não contratação de nosso maior ídolo, de forma covarde plantou boatos de que não seria possível o acerto devido a uma dívida antiga de mais de um milhão. Outra, e pior ainda foi que o grupo teria vetado Renato como comandante. Essa foi de doer. O grande Renato promete dar entrevista para esclarecer o porquê que os covardes dirigentes tricolores não o contrataram.

ARGENTINO

* Empate em 1x1 no Superclássico, alijou completamente o Boca de lutar para sair campeão do Clausura. O resultado também deixou o River longe da briga, já que o próprio time não ajuda.

* Os líderes Vélez (22) , Colón (21) e Lanús (21) venceram e se distanciaram dos próximos perseguidores Huracán (16) e River (16). Faltando ainda 9 rodadas, o título não deverá sair de fora deste trio.

* O Racing que brigava feio contra o rebaixamento até rodadas atrás, venceu mais uma. Desta vez contra o Banfield. “La Acade” já ocupa o honroso oitavo lugar, à frente de Boca, San Lorenzo e o rival Independiente.

* San Lorenzo depois da eliminação precoce na Libertadores e de ocupar as ultimas posições no campeonato, estreou Diego Simeone como técnico. Não adiantou, levou 3x0 do modesto San Martín de Tucumán.

Ainda hoje tem o LANCES RÁPIDOS e o ZOOM. Confira.

terça-feira, 21 de abril de 2009

NOITE DE OLIVER KAHN


Com certeza Victor não mostrou o seu melhor jogo com o Barça, e isso já havia acontecido nas partidas do sábado, mas não há dúvidas de que o Bayern de Munique de Gothe conseguiu jogar ainda pior do que nas vitórias do mesmo sábado diante do Pelotas de Sacco e do Cruzeiro de Bopp. Resultado ? Oliver Kahn (foto), brilhou com três sensacionais defesas, Matthäus no final do 1º tempo e Schwarzenbeck quando o confronto se encaminhava para o final marcaram, e os Bávaros venceram, alcançando nesta segunda à noite, a liderança por pontos do Troféu Grêmio de cavados, ao lado do Milan de Moreira, perdendo no número de jogos realizados, 1 a mais do que os milaneses. O manager alemão acredita, que se o time jogar ainda pior do que vem fazendo, será inacreditável e não haverá outra solução que não a de fazer uma pausa em suas participações em competições. Será necessário reverter rápido a situação de fundo do poço técnico, pois não demora e o Bayern começará a cair vertiginosamente.


Mas o clássico da noite reuniu dois dos favoritos ao título do TG 2009. Moreira e Victor se encontraram (foto), na noite desta segunda e fizeram um grande jogo. Na saída da partida o gol que definiu o confronto, quando Ronaldinho Gaúcho do fundo da linha defensiva do Barça, pegou uma sobra de bola no meio da mesa, e encobriu com maestria o goleiro milanês de Moreira. Com o resultado Victor chegou ao 7º lugar na tabela, na prática com o mesmo aproveitamento de Moreira que manteve-se na liderança, agora por pontos na companhia de Gothe.

Outros 3 jogos foram disputados pelo Troféu Grêmio na rodada em meio ao feriado de Tiradentes, com o River Plate de Paulo Fernando superando o Grêmio de Paulo Dias, enquanto em rodada dupla o PSV de Saul Martini bateu de virada o Eintracht Frankfurt de Pirênio e empatou com o América do México de J.Lucas. Paulo Fernando subiu da 6ª para a 3ª colocação.

Confira os jogos e a classificação

Saul Martini 3x1 Pirênio
Gothe 2x0 Victor

Paulo Fernando 2x0 Paulo Dias
J.Lucas 1x1 Saul Martini
Moreira 0x1 Victor

Classificação

1º Moreira com 24 pontos em 12 jogos
2º Gothe com 24 pontos em 13 jogos
3º Paulo Fernando com 23 pontos em 13 jogos
4º Azambuja com 22 pontos em 12 jogos
5º C.Costa com 22 pontos em 13 jogos
6º Azevedo com 21 pontos em 13 jogos
7º Victor com 18 pontos em 10 jogos
8º Di Leone com 16 pontos em 9 jogos
9º Ney Raffin com 16 pontos em 11 jogos
10º J.Lucas com 14 pontos em 11 jogos
11º Gilvani com 13 pontos em 6 jogos
12° Bopp com 13 pontos em 14 jogos
13º Saul Martini com 12 pontos em 8 jogos
14º Foschiera com 11 pontos em 10 jogos
15º Pirênio José com 11 pontos em 12 jogos
16º Sacco com 6 pontos em 11 jogos
17º Otávio Germano com 4 pontos em 10 jogos
18º Paulo Dias com 4 pontos em 11 jogos

PRÊMIO ESPECIAL


O agradecimento do Editor aos amigos de São Lourenço do Sul pelo prêmio (foto), que o Gothe Gol recebeu durante o 11º Lagoão disputado nos dias 18 e 19 últimos. Considero a premiação um incentivo a todos aqueles que se dedicam a promoção e divulgação do Futebol de Mesa na rede. A aprovação de uma linha editorial, que no caso do Gothe Gol, privilegia a informação completa e mostra todas as faces da notícia, respeitando o direito do internauta de conhecer todos os detalhes e todas as versões. A aprovação do estilo opinativo do Blog, que sobretudo respeita igualmente a opinião do Web leitor, convive com a diversidade e as divergências, incentivando a interatividade.

Um prêmio que pelo inedetismo no Futebol de Mesa muito me orgulha, e que divido com amigos como Giuliano Thaddeu, principal responsável pelo design, pelo visual do Blog, com o colaborador de primeira hora Marcelo Silva sempre contribuindo com novas idéias originais, com o nosso colunista Rafa Tosh de muito sucesso nas quartas-feiras, e com todos os colaboradores que possibilitam que o Gothe Gol publique informações atualizadas permanentemente de tudo que acontece no esporte, não importa onde aconteça. O prêmio é de todos, e sem dúvida da comunidade de internautas do Gothe Gol também.

LAGOÃO - PARTE FINAL


O Lagoão contou com cobertura completa do Gothe Gol, e para encerrar mais este trabalho do Blog, além da foto da decisão da tradicional competição de São Lourenço do Sul, com o craque Marcelo Vinhas da Academia e o não menos craque e o já lendário Ronir da Riograndina, o internauta confere a campanha completa de todos os Campeões do Lagoão neste 2009. O Grêmio Esportivo Loureciano está de parabéns pela realização do evento. Confira.

MARCELO VINHAS (Campeão 11º Taça Lagoa dos Patos)
Total de Jogos: 09 jogos Total de Gols: 15 gols

JOGOS DE MARCELO VINHAS (Campanha)
1ª Fase 2ª Fase
Vinhas 0 x 1 Ronir (ARFM) Vinhas 2 x 0 Marcos (APFM)
Vinhas 3 x 0 Eduardo (GEL) Vinhas 2 x 0 Ronir (ARFM)
Vinhas 3 x 0 Julio (APFM) Vinhas 2 x 0 Cristiano (C.MILITAR)
Quartas de Final - Vinhas 1 x 0 Vinicíus (ASVFM)
Semi Final - Vinhas 1 x 1 Michel (ARFM) Penaltis 4 x 2
Final - Vinhas 1 x 0 Ronir (ARFM)
* Curiosidade: Vinhas e Ronir se enfrentaram três vezes durante a competição

ANTONIO CARLOS /CACO (Campeão Copa Costa Doce)
TOTAL DE JOGOS: 07 TOTAL DE GOLS: 08 gols

JOGOS DE ANTONIO CARLOS (CACO)
1ª Fase
Caco 1 x 1 Jorge Malhão (AFM)
Caco 2 x 0 Jose Vitor (AFUMEPA)
Caco 3 x 0 Lacerda (JUVENTUS)
Caco 0 x 2 Edison (COP)
Quartas de Final: Caco 0 x 0 Jorge Malhão - Penaltis 4 x 3
Semi Final: Caco 0 x 0 Edison (COP) - Penaltis 4 x 2
Final: Caco 2 x 0 Wilson Souza (AFUMEPA)

UMBERTO NUNES (Campeão do 11º Lagoinha)
TOTAL DE JOGOS: 04 jogos TOTAL DE GOLS: 05 gols

JOGOS DE UMBERTO (Campanha)
Umberto 2 x 0 Guto (GEL)
Umberto 0 x 0 Dani (C.MILITAR) - Penaltis 3 x 2
Semi-Final - Umberto 2 x 1 Douglas (C.MILITAR)
Final - Umberto 1 x 1 Junior (GEL) - Penaltis 4 x 2


Todos os premiados do Lagoão

LANCES RÁPIDOS

* Arilson marcou de falta um dos gols do 14 de Julho na segundona Gaúcha diante do Guarany de Bagé, na estréia do Leão da Fornteira em casa no João Martins no returno da fase classificatória.

* Impressiona a evolução do amigo Junior do Círculo Militar. Semifinalista do Lagoão 2009, já havia ganho o Torneio de Aniversário dos 237 anos de Porto Alegre nos cavados. É hoje jogador de chegada.

* Caco também do CM e que não está na ENQUETE sobre o Estadual Sênior (o blog incluiu pelo clube a Paulo Schemes e Nei Barbieri), é candidato na competição onde atuará em casa nos dias 1º e 2 de maio. Fantástico título de Caco no Sênior do Lagoão.

* Falando em Círculo, foi a entidade destaque da 11ª edição da competição de São Lourenço do Sul. Cada vez mais o CM chama a atenção como grupo.

* Com mais de 240 votos, o G4 da ENQUETE segue o mesmo, Cesar, Paulo, Marcão e Zilber.

* Depois de a maioria dos jogadores terem participado de pelo menos 10 jogos, o Editor segue com os seus favoritos para o Troféu Grêmio de cavados. Não exatamente pela ordem, Moreira, Gilvani e Victor, com Azambuja, Paulo Fernando e Azevedo na espreita. Atrás deles Cristian Costa e Gothe, com Di Leone e Saul Martini até aqui fazendo boas campanhas.

* Na quarta é dia de NA AVALANCHE com Rafa Tosh, o ZOOM NO GOTHE GOL e de mais LANCES RÁPIDOS.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

BREAKFAST NA REDAÇÃO

LEÃO DA FRONTEIRA BATE O GUARANY DE BAGÉ


No João Martins em Livramento no domingo pela manhã, o 14 de Julho bateu por 3 a 0 o Guarany de Bagé e alcançou momentâneamente o 6º lugar da chave 1 da segundona Gaúcha, ficando na zona de classificação para a 2ª fase. Enfrenta no dia 26 o São Paulo no Aldo Dapuzzo em Rio Grande no segundo jogo do returno.

Já o Cruzeiro de Porto Alegre não começou bem o returno na chave 2 perdendo em São Gabriel e tenta a reabilitação no dia 26 no Estrelão na capital diante do Aimoré de São Leopoldo. O Cruzeiro é 4° colocado na sua chave.

JUSTIÇA


O time da Beira-Rio conquistou com total merecimento a Taça que homenageia o maior de todos os Presidentes do Futebol Gaúcho, o pioneiro Fábio Koff (foto), que trouxe para o Rio Grande do Sul o primeiro título mundial do Estado. Passa a ser sem dúvida pelo simbolismo e a história de Koff, a principal Taça que a sala de troféus vermelha guardará em seu acervo. Já o título do estadual igualmente conquistado, é mais do que merecido, pois o regional é a cara do clube.

MANO MENEZES


Outro Gremista ilustre foi destaque como o Presidente Campeão do Mundo Fábio Koff. Mano Menezes que no Grêmio venceu a Batalha dos Aflitos, colocou um grupo limitado na Libertadores e foi seu finalista, agora no Corínthians depois de vencer com facilidade a série B de 2008 e chegar a decisão da Copa do Brasil, chega a decisão do Paulistão, superando o difícil São Paulo. Decidirá diante do Santos que eliminou o Palmeiras de Luxa, o queridinho da mídia, depois de liquidar com o "gênio" Murici.

BYE, BYE QUÍNTUPLA COROA


A final da FA Cup, a Copa da Inglaterra, será azul. O Chelsea do excepcional Drogba (voltou a jogar muito), que bateu o Arsenal de virada, terá pela frente na decisão o Everton de Liverpool, que depois de empatar no tempo regular e na prorrogação com o United de Ferguson, bateu nas penalidades o milionário time de Manchester. Nos planos do United para a temporada estava a inédita quíntupla coroa, que começou bem com a conquista da Carling Cup diante do Tottenham, mas já esbarrou na competição seguinte.

* Foto by Marca.com

BUNDESLIGA


Grafite do Wolfsburg (foto), segue endiabrado e marcou os dois gols da vitória de seu time na Bundesliga contra o Bayer Leverkusen, e segue líder da competição, além de artilheiro.O primeiro gol de Grafite no entanto foi de um penal inexistente.

Já o Bayern de Munique bateu fora de casa o Arminia Bielefeld com um gol de cabeça de Luca Toni, e segue na vice liderança (o Hamburgo que venceu na rodada, também).

LIGA ADELANTE


Sebastián "El Loco" Abreu marcou primeiro, mas Nino marcou duas vezes e o Tenerife (foto), virou em San Sebastián e segue no G3 para acessar a primeira divisão espanhola. A Real Sociedad de Abreu está a 9 pontos do acesso, faltando 9 rodadas para o final. Vai ter dificuldades para roubar o lugar de Xerez (63 pontos), Tenerife (62) e Rayo Vallecano (59).

* Foto by Marca.com

PEÑAROL ALCANZÓ A DEFENSOR Y SABOREA LA CIMA DE LA TABLA


Tras una linda pared entre Crossa y Coelho, Central se puso arriba. Fue el artiguense quien logró adelantársele a Sosa y mover la red aurinegra. Pero el 1 a 0 duró poco. Bastó que Braian Rodríguez ingresara al campo de juego y que Frascarelli se fuera del mismo. El salteño empató el encuentro y Alcoba colocó el 2 a 1 en el marcador.

O Peñarol após a vitória sobre o Central divide agora a liderança do Clausura com o Defensor, enquanto que o Nacional que bateu por 2 gols o Bella Vista, é o 5º colocado.

* Texto e foto by El País/Ovacion

ROY MAKAAY


Roy Rudolfhus Antonius Makaay, fecha o grupo de 26 jogadores que compõe o novo Bayern de Gothe e será mais um 14 graus. O atacante holandês, nascido em Wijchen em 09 de março de 1975, tem todas as características típicas de um atacante de ponta, rápido, forte no jogo aéreo e dotado de dois bons pés, tendo tido sempre sucesso nos clubes que tem representado.

Começou no Vitesse, passando pelo Tenerife, Deportivo La Coruña e chegou ao Bayern em 2003, onde ficou até 2007. Hoje joga pelo Feyenoord.

CLÁSSICO NO TROFÉU GRÊMIO


Moreira e Victor (foto), fazem o clássico e principal jogo da noite desta segunda do Troféu Grêmio de cavados. Moreira com o seu Milan tem a melhor campanha da competição e é o líder, e uma vitória sobre um adversário direto, o Barça de Victor, pode significar um enorme passo rumo ao seu primeiro título na principal modalidade do Tricolor. Em caso de vitória catalã, esquentará a briga pelo campeonato. Antes os dois favoritos cruzam com o Bayern de Munique de Gothe e não podem sonhar em perder pontos. Victor ainda joga diante do Napoli de Raffin antes do clássico. O manager do Barça se vencer seus 3 jogos, incluindo a partida contra o Milan de Moreira, passará a dividir com os "italianos" a ponta da tábua de classificação. Moreira bateu a Victor neste 2009 pela Copa Mimo. A rodada promete.

O Bayern de Gothe e o River Plate de Paulo Fernando que enfrenta o Grêmio de Paulo Dias e a Inter de Di Leone, também podem desejar a liderança da competição.

Confira a rodada completa

18:30 hs
Gothe x Victor
Pirênio x Saul Martini

19:30 hs
Paulo Dias x Paulo Fernando
Gothe x Moreira
Saul Martini x J.Lucas
Ney Raffin x Victor

20:30 hs
Di Leone x Paulo Fernando
Paulo Dias x Ney Raffin
Victor x Moreira

LAGOÃO

A competição de São Lourenço do Sul teve 119 jogos realizados, com 248 gols marcados, 165 deles nos 74 confrontos da categoria livre, 55 gols no Sênior em 34 partidas, e ainda 28 gols marcados nos 15 cruzamentos no Lagoinha. Na terça no Gothe Gol, a campanha dos campeões e as imagens das finais, além dos resultados de mais uma rodada do Troféu Grêmio de cavados.

COPA 2014


O jogo entre uma seleção da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 em Porto Alegre e outra da Federação Gaúcha de Futebol, que aconteceria antes da decisão da Taça Fábio Koff neste domingo, foi transferido em função da chuva para nova data, devendo acontecer em algum dos jogos do Campeonato Brasileiro.

O vice prefeito e Secretário da SECOPA José Fortunati, acompanhado da Deputada Federal Gaúcha Manuela D'Ávila, esteve em audiência com o Ministro dos Esportes Orlando Silva em Brasília, onde a pauta só poderia ser mesmo a Copa do Mundo em Porto Alegre. O ministro comentou que todos ficaram muito bem impressionados com a logística da cidade para o jogo pelas eliminatórias para 2010, quando o Brasil enfrentou o Peru. " Uma organização européia ", disse o ministro. Fortunati e Manuela reapresentaram os projetos de Grêmio e Inter, reafirmando que Porto Alegre terá condições de colocar a disposição da FIFA, duas arenas de primeiro mundo para o Mundial do Brasil, e apresentaram os exemplos de Copas que contaram com mais de um estádio em uma mesma cidade.

Adversários na última eleição na capital dos Gaúchos, deram demonstração de maturidade política e compromisso público, unidos pelo mesmo objetivo de verem a cidade confirmada como uma das sedes de 2014. Presentearam o ministro com as camisas do Grêmio da Libertadores, do centenário colorado e da marca oficial da candidatura de Porto Alegre.

Responsável pela área de relações interinstitucionais da SECOPA, o Editor já recebeu empresários brasileiros, espanhóis, alemães e franceses com propostas de cooperação e negócios para os projetos da cidade. Neste último sábado pela manhã, foi a vez de investidores finlandeses, que foram recebidos pela Prefeitura e pela Direção do Grêmio, no Estádio Olímpico Monumental. A Copa do Mundo será sem dúvida uma enorme oportunidade para a qualificação da infraestrutura de Porto Alegre.

* Foto by Giuliano Thaddeu

Internautas de todos os cantos acompanharam e curtiram o Lagoão, e os jogos do Grêmio e do COP Pelotense neste final de semana no Gothe Gol. Uma saudação muito especial aos novos Web leitores de de Lippstadt na Alemanha e Baden na Suiça e abraços aos amigos de Porto Alegre, Pelotas, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Bagé, Passo Fundo, Canoas, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar e São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville e Criciúma em Santa Catarina, São Paulo e São José dos Campos em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Belo Horizonte em Minas, Brasília no DF, Recife em Pernambuco, Belgrado na Sérvia, Londres na Inglaterra e ainda Coimbra e Funchal em Portugal.