domingo, 31 de outubro de 2010

LANCE DE DOMINGO


















Por Ricardo Gothe direto de Porto Alegre - O misto de música com efeitos visuais espetaculares que aliam cor, luz e linguagem de vídeo e vídeo-game a música "tecno" com forte base de apoio na computação, formam um conjunto extremamente interessante e vibrante no show competente do Black Eyed Peas visto ontem aqui em Porto Alegre no estacionamento da FIERGS.

Um grupo TOP que fala a linguagem de seu público que interage com estas ferramentas todos os dias, nos estudos, no trabalho e no lazer.

E tem a Fergie (imagem abaixo), linda e espetacular, com pernas dignas de um segundo volante do time de qualquer um, no meu pelo menos seria titular absoluta, com Angelina Jolie da falso ponta, La "Loca" Bündchen fazendo o pivô na frente e a não menos fantástica "veterana" Naomi Campbell dando ritmo ao meio de campo, o nosso Davids deste time.

Por falar em mulher, um verdadeiro show fora do palco, na rua, nas filas, nas pistas, nos bares, lindíssimas as gaúchas. Aqui entre nós, não curto essa bobagem provinciana do hino local (embora ache bonito as vezes), o tal do "Ah ! Eu sou Gaúcho !" gritado pelas torcidas gaudérias, mas no quesito mulheres se revela o meu lado bairrista, de quem já andou tanto por aí e pode comprovar, elas são mesmo as mais bonitas do mundo ! Mas tudo bem, não dá pra deixar a Fergie e algumas outras fora deste time.

















O PORTAL DO FUTMESA

Por uma questão de justiça neste domingo que respondo pela redação enquanto o Guilherme leva o Rafael e o Gabriel para passear, vou reproduzir uma mensagem do Glaiton da A.A.Ligth do Rio de Janeiro, postada na zona de comentários de um dos nossos recentes posts.

" Guilherme,

o blog gothegol, no futebol de mesa, é único no quesito atualização. O Gothe realmente encara com seriedade, tanto é, que ele pensou na necessidade de um novo editor para o blog manter o nível, inclusive atentado para o perfil do editor escolhido. Sou leitor diário de vocês, e penso que aos poucos, vcs irão inspirar alguns blogs, na organização e na frequência das publicações.
Abç ".


Só me resta ficar orgulhoso do Guilherme e do Gothe Gol. E o amigo Glaiton parece que tem razão. Hoje há muito mais blogs sobre Futmesa na rede, com atualizações próximas de diárias, e gente já determinada a seguir o caminho. Estamos linkando nas nossos DICAS DE LINKS o novo endereço de Futmesa com a assinatura do Ítalo Petrecheli que está em Santa Catarina e que promete atualizações diárias, como merece o nosso esporte.

E o Gothe Gol não faz escola só neste quesito, Ítalo promete no Gol à Gol falar de volêi, gastronomia e já vai anunciando as atrações das próximas edições, bem ao estilo Gothe Gol. O Futebol de Mesa merece e é só acessar o www.golagolfutmesa.blogspot.com e curtir, nós do Gothe Gol vamos estar lendo diariamente.

TPOA PEGA FOGO !

















Qual o campeonato que chegando em sua reta final tem 10 candidatos ao título ?!!! Só o Troféu Porto Alegre Futmesa Clube do Geraldo Santana, o mais equilibrado e incrível da temporada do Futmesa Brasil 2010. Confira os jogos do sábado que entre outros resultados teve a vitória do Real Madrid de Leandro Dias (de vermelho na foto) diante do Milan de Cristiano Carneiro e fique atento para a espetacular tabela de classificação.

Jogos

Gothe 1x0 Fosca
Leandro 2x1 Cristiano

Bopp 1x3 Paulo Fernando
Gothe 0x0 Otávio
Cristiano 2x0 Maurício

Bopp 0x3 Moreira
Otávio 0x3 Leandro
Cristiano 1x1 Fosca

Classificação

1º Fosca e Paulo Fernando com 30 pontos em 17 jogos;
3º Leandro com 29 em 16;
4º Cristiano com 26 em 14;
5º Moreira com 26 em 15;
6º Cristian Costa e Saul Martini com 25 em 17;
8º Pirênio com 25 em 17 e uma vitória -;
9º Gothe com 24 em 15;
10º J.Lucas com 24 em 17;
11º Leon com 23 em 12;
12º Rafa Tosh com 20 em 15;
13º Régis com 20 em 16;
14º Lofrano com 18 em 16;
15º Gerson Novo com 17 em 16;
16º Bopp com 17 em 16 e uma vitória -;
17º Rafael Lima com 16 em 16;
18º Maurício com 16 em 17;
19º Otávio com 7 em 15;
20º Paulo Dias com 6 em 15

LANCES RÁPIDOS

* Quem conta ao Gothe Gol é o amigo Dani Junqueira em email a redação. Daniel Maciel em final contra Breno, ficou com o título do torneio que rolou ontem em Caxias do Sul no liso. O 3º lugar foi de Sérgio e a 4º posição do jovem Yago, sempre chegando.

* Tudo bem que Elias e Jucilei passam por bom momento no Corínthians e trabalharam com ele, que Lucas do Liverpool vem bem e deve estar convocado e ser titular, mas Mano não devia ter deixado Hernanes que está arrebentando na Lázio, de fora.

* A volta de Ronaldinho Gaúcho contra os argentinos no Catar me parece um acerto, é preciso ter uma estrela internacional num jogo deste porte. Mesmo Gremista não entendi a convocação de Douglas, sinceramente.

* Vermelhos seguem no trote do paraguayo Roth no brasileirão e se salvaram de cair para o peixe graças a arbitragem. Sublinho, não chegam a final do torneio do deserto.

* Loco Abreu voltou a marcar e deu a assistência para o segundo gol do Bota ontem diante do Atlético MG, fora de casa no brasileirão. O uruguayo é fera.

* Não poderei como tinha intenção, fazer matérias especiais na próxima semana de São Paulo sobre o Museu do Futebol no Pacaembú e sobre o evento que aborda a Euro 2004 acontecida em Portugal. Por compromissos com o Comitê Organizador Local FIFA Brasil 2014 estarei no Rio, tratando da complexa questão do orçamento das obras do Beira-Rio, estádio sede de Porto Alegre para o mega evento.

* Amanhã no BREAKFAST tudo de Futmesa e futebol pelo Brasil e onde estiver acontecendo, a redação pilotada pelo Guilherme.

* Nos nossos planos ainda este ano matérias especiais de Madrid e Barcelona se nossa viagem for realmente confirmada, antes disso a cobertura completa online do Campeonato Brasileiro de Futmesaaque rola aqui na capital dos Gaúchos, Taça RS, a reta fila dos internos das entidadesC e o Footecon no Copacabana Palace, já em dezembro.

* fotos by Gothe Gol

sábado, 30 de outubro de 2010

RODADA DECISIVA ?

















Bom dia pessoal da bolinha ! Rodada mais do que quente nesta tarde de sábado vai projetar de fato no TPOA do Geraldo Santana quem brigará pelo título e pela zona de premiação.

Leon Amaral (foto), pode ultrapassar a barreira dos 30 pontos e brigar pela liderança em inédita rodada com 4 jogos, onde enfrenta Gothe, Bopp, Otávio e Régis Castilhos pela ordem. Pode sim sair como novo líder da competição.

Outro que pode romper a barreira dos 30 pontos em rodada tripla é Cristiano Carneiro, o favorito para o título dos internautas do Gothe Gol, ele que enfrentará Leandro Dias no grande clássico da rodada e depois Maurício e Fosca. Leandro e Fosca são igualmente candidatos ao caneco.

Fosca poderá enfrentar ainda a Moreira ou Gothe em jogo a ser confirmado, Fosca é o líder. Já Gothe teve o seu 2º jogo da tarde adiado para segunda-feira, contra Pirênio. Tenta fechar confronto contra Fosca e vai decidindo suas remotas chances de chegar a zona de premiação.

Paulo Fernando, vice-líder, cruza com Bopp e precisa da vitória para seguir com o sonho de brigar pelo caneco. Tem mais jogos do que alguns outros favoritos como Leon, Cristiano e Moreira principalmente. No LANCE DE DOMINGO o Web leitor confere tudo do Troféu Porto Alegre Futmesa Clube.

ANDRÉ MARQUES

Recebemos email de conhecido botonista fazendo algumas considerações e questionamentos sobre episódios passados entre o ex-Presidente da FGFM André e nosso Editor-Chefe, Ricardo Gothe. Gothe me enviou a seguinte resposta que transcrevo abaixo.

" Um Blog que sempre teve posições claras, sempre causa desconfortos a quem com ele não concorda. Mas como Editor do Gothe Gol nunca confundo a crítica a fatos com posições pessoais. Divergimos sobre a filosofia do André em sua última gestão na FGFM e sobre o episódio onde tentou barrar o Grêmio em sua última participação em competições oficiais, mas isto não baliza nossa avaliação do André como pessoa ou botonista, e mesmo como dirigente.

André além de apaixonado pelo esporte e bom botonista, com conquistas significativas, prestou relavantes serviços ao Futmesa, e segue fazendo isso como integrante da CBFM. Como pessoa não há reparos de nossa parte em sua conduta.

Aceitar diferenças e não generalizar conceitos é da nossa característica, e ambientes e circunstância sempre emolduram momentos diversos. Quem estabelece posições definitivas sobre algo ou alguém baseado em episódios, não está preparado para conviver em uma sociedade que deve ser plural. Mesmo causando alguns desconfortos, as divergências de opiniões são sempre saudáveis, as vezes os limites são avançados, mas ninguém é perfeito ".

CÍRCULO MILITAR 2011

Caco será o Diretor-Geral do Futebol de Mesa do Círculo Militar em 2011. Rodrigo Bernardes será o seu vice, com Junior cuidando das finanças. A Diretoria se completa com Paulo Schemes fazendo a gestão dos cavados e Douglas a do liso.

Na temporada 2011 o CM terá 5 competições no cavado e 3 no liso. No cavado a Copa Rei Mômo, Copa Círculo Militar, Copa Duque de Caxias, Copa Santos Dumont e Copa Almirante Tamandaré. No liso Copa Heineken, Copa Cel.Emílio e Copa Fernando Palhaço. Rola ainda um torneio de verão.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA

















Por Ricardo Gothe do Rio de Janeiro - Frustrante o Grêmio no Engenhão diante do líder Flu, e olha que o Flu, exceção a Conca, jogou pouco.

Os cariocas começaram tocando a bola, e quando o Grêmio passou a se impor, Conca acertou um belo chute e fez a vantagem.

Depois disso só deu Grêmio com posse de bola, mas sem contundência, sem finalizações. O Grêmio não chuta, seus jogadores não assumem a responsabilidade de finalizar.

Soma-se a isso a insistência de Renato com um Lúcio que já não havia dado resposta positiva no GREnal, um Souza que nada acrescenta e apenas desestabiliza o time com cartões amarelos desnecessários, e um erro que culminou no segundo gol do grupo das Laranjeiras, e está completo o panorama da derrota.

Necessário dizer que nos dois jogos mais decisivos, quando precisávamos, "Mestre" Jonas sucumbiu e o artilheiro do brasileirão desapareceu. Vaticino, terminou o brasileiro para o Grêmio e terminou a morna gestão de Duda Kroeff. Acrescento das minhas fontes, Portaluppi já começa a aprontar dentro do Olímpico, já comprou bronca com dirigentes, e deseja 500 mil reais na renovação. Eu dispensaria.

* foto by Gothe Gol - Engenhão em Fluminense e Grêmio (28/10/10)

LANCES RÁPIDOS

* O Círculo Militar já preprara a sua inteligência para a temporada de 2011. Dani, Caco, Junior & Cia já estiveram reunidos para planejar a próxima temporada. Não é para menos que o CM há no mínimo dois calendários, se não for mais, é o mais organizado clube de Futmesa do Rio Grande do Sul.

* Moreira que já foi capa aqui outro dia, chega no G4 do TPOA do Geraldo Santana com a vitória sob Bopp por 3 a 0 no meio desta semana. Uma rápida análise projeta muita briga pelo título e a zona de premiação da principal competição do Geraldo Santana Porto Alegre. Além do líder Fosca, Moreira, Cristian Costa, Cristiano Carneiro, Leon Amaral e Leandro Dias devem brigar pelo caneco. PF que aparece bem na tabela, não tem um aproveitamento que possa colocá-lo nesta lista.

* As 14:25hs do sábado na ESPN Brasil uma das principais atrações do futebol na TV deste final de semana, com United e Tottenham pela Premier League. Vale a pena tamém conferir pelo calcio às 16:40hs Milan e Juventus.

* No domingo a atração é o líder da Bundesliga, o Mainz 05 contra o Borússia Dortmund às 12:25hs no mesmo canal de esportes.

* No Apertura uruguayo, o Peñarol recuperou jogo em atraso e é o novo líder, 2 pontos a frente de El Tanque Sisley. O Peñarol na fecha deste final de semana enfrenta o Rampla Junior em casa e deve seguir na ponta, enquanto El Tanque Sisley também em casa cruza com o Liverpool. O Nacional sai para jogar contra o Central Español, mas deve vencer.

* TV Pública argentina ainda não liberou a programação do fim de semana do Apertura argentino. Será que teremos rodada com a morte do ex-presidente Nestor Kirchner ?

* Torneio de liso neste sábado em Caxias do Sul nos informa o amigo Dani Junqueira do CM via MSN. Sobem a serra vários botonistas da capital.

* Em Canguçu depois de mais uma rodada do torneio de encerramento, no Grupo A lideram Cleiton e Tadeu, no B Benhur e Eduardo, no C Ricardo e Arlei e no Grupo D Juliano e Torre.

* No 5º turno do XXº Lourenciano, Dr.Hammes segue vencendo e segue líder em São Lourenço do Sul.

* No COP em Pelotas sábado de prosseguimento das finais com Rodalles x Zé Mello, Fernando x Ochoinha e Roberto x M.Curi.

* Rodada completa neste sábado no TPOA do Geraldo Santana. Meu Bayern de Munique volta a mesa após ausência de 15 dias e joga suas últimas fichas contra o Porto Alegre de Leon e o Cosmos de Pirênio José.

* No estacionamento da FIERGS às 21 hs deste sábado  em Porto Alegre tem Black Eyed Peas, imperdível. Só não precisava todos os lugares serem em pé ! Mas como vou levar a filha de 13 anos, não tenho opção. Os tempos mudam.

* Toda a atenção para a convocação hoje aqui no Rio, da seleção brasileira que irá enfrentar a Argentina no Catar. Mano irá convocar jogadores envolvidos na reta final do brasileirão pelo título, vaga a libertadores e descenso ? Ronaldinho Gaúcho e Neymar voltarão ? Terá coragem de deixar Hernanes da Lázio de fora ? 

A VOLTA DA GABI

As voltas com trabalho de conclusão e formatura, a Gabi faz tempo está fora do Blog, mas resolveu dar uma rápida passada nesta sexta com uma dica para os Web leitores do Gothe Gol que sempre a prestigiaram. Vamos conferir a dica.

























O Sushi do Mercado

A dica de hoje é BBB. O Sushi Japesca do Mercado Público de Porto Alegre é o legítimo “bom, bonito e barato”. É possível curtir um bom almoço por apenas R$8,00, saboreando dois temakys muito bem recheados! Além da variedade de temakys o restaurante conta com três tipos de “combos” que misturam sushis, sashimis, temakys e um refrigerante de acompanhamento. Não é à toa que o restaurante está bombando, mas não se assuste com a fila, pois o atendimento é bem ágil e a espera vale muito a pena!

























Nosso abraço hoje vai para os internautas de Jaguarão e Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul, Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, Palmas no Tocantins, Recife em Pernambuco, Maceió nas Alagoas, Natal no Rio Grande do Norte, Fortaleza no Ceará, Bogotá na Colômbia, Seul na Coréia do Sul e Moscou na Rússia.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O LANCE NO BLOG

Por Ricardo Gothe direto do Rio de Janeiro - É neste prédio (foto), que reunimos periodicamente com o Comitê Brasileiro Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 na Barra da Tijuca.

Estádios, vias, energia, telefonia, TI, hotelaria, qualificação, aeroportos, centros de treinamentos, turismo, direitos comerciais, marketing, etc, tudo é debatido e encaminhado.

São decisões que envolvem milhões em investimentos, a projeção de cidades, de pessoas, visões e conceitos, o futuro.

Mas tenho descoberto ao longo desta tarefa, no caso voltada a cidade sede de Porto Alegre, que o maior desafio pode não ser as arenas, a qualificação da hotelaria e seus profissionais, nem mesmo a pesadíssima tarefa de investir e executar grandes obras de mobilidade urbana.

O maior desafio sem dúvida é o de superar uma cultura e uma mentalidade acostumadas as pequenas intervenções, que não enfrenta a necessidade dos grandes passos, fundamentalmente não propositiva, por isso conservadora, desacostumada a abrir-se para o mundo, como é preciso numa tarefa gigantesca como a de preparar um mega evento como a Copa do Mundo e aproveitar tudo aquilo que ela pode de fato trazer e gerar.

Em qualquer cidade do mundo, a polêmica deveria acontecer por exemplo, quando um governo diante deste volume de investimentos, resolvesse não aplicá-los na atualização de seu principal referencial de saúde, no caso da capital dos gaúchos o HPS, Hospital de Pronto Socorro. Mas o projeto da Copa de Porto Alegre contém este investimento, e então o que acontece é a fabricação de uma polêmica em torno de 5 prédios que terão que ser desapropriados para esta empreitada, entre eles uma estética e uma pet shop. Isso é só um exemplo que revela uma visão muito pequena do todo. O mesmo vale para o Cais Mauá, o Estaleiro Só e outros debates infrutíferos instalados faz anos, e que impediram a cidade de crescer e ser atrativa.

Estou convicto que o maior desafio dos resposáveis pela tarefa da Copa é o de tirar o interior do interior, do interior das pessoas. É preciso que as pessoas estejam preparadas e dispostas a viver numa grande cidade, com seus benefícios e seus problemas, ou não haverá chance de sucesso. Para que serve uma nave espacial se as pessoas não tem preparo para serem astronautas ? Tarefa duríssima a da mudança cultural.

Hoje aqui no Rio é dia de um cuidado especial quanto a telefonia e tecnologia da informação. Poucos sabem que Porto Alegre é a capital brasileira com o maior número de pontos de acessos livre de internet, aliás uma das maiores cidades do mundo neste item.

Das 12 cidades sedes, apenas Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Cuiabá têm notas acima da média em termos de qualidade de transmissão de dados, de vídeo e em rapidez para carregar as páginas da internet. De nada adianta este potencial na mão de uma população que não seja tão culturalmente moderna quanto suas ferramentas, tão disposta a ser propositiva quanto a evolução exige das sociedades.

Fecho esta quinta por aqui no Rio conferindo o Grêmio no Engenhão diante do Fluminense, o líder do brasileiro, e creio ser possível sair daqui com a vitória que nos escapou no GREnal. Estou atrás de uma camisa retrô do Flu, e espero ter a sorte que não tive a 15 dias quando procurei nas Laranjeiras e não encontrei.

Amanhã é dia do REVISTA com a Gabi de volta, toda a programação de Futmesa e futebol, um show imperdível em Porto Alegre e muito mais. Até lá ! 

* foto by Gothe Gol

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LEANDRINHO CAMPEÃO NO CÍRCULO MILITAR
















Bom dia pessoal da bolinha ! E não é que o Gothe Gol acertou os 4 que chegariam as semi da Copa Tamandaré do CM ontem ? Nilmar e Caco chegaram usando a vantagem do empate contra Junior e Marcus, Paulo Schemes bateu a Yago e Leandrinho (foto) superou a Rodrigo.

Nas semi Paulo passou por Nilmar e Leandrinho fez o mesmo diante de Caco. Na decisão Leandrinho levantou mais um caneco no Círculo Militar ao ganhar de Paulo por um gol e assim levou a vaga para o Campeonato Brasileiro. Já faz algum tempo que Leandrinho parece ser o melhor botonista do CM.

E não é que nosso colunista se enrolou todo em Bogotá na Colômbia no retorno ao Brasil e perdeu bagagens e os "trapos" do West Ham que trazia para o Delegado Saul ? Bem, isso já é outra conversa, estamos sem a coluna NA AVALANCHE de Rafa Tosh e vamos publicar aí abaixo a coluna do vermelho Diego Buralde.

Buralde está exultante com o melhor resultado de seu time na temporada, o empate que arrancou do Grêmio. Só falta dizer, "Que alívio !", por ter escapado da eminente goleada com o chocolate que tomaram. Amanhã tem O LANCE NO BLOG direto do Rio e de lá também o REVISTA na sexta com a volta da Gabi.

* foto by arquivos do Gothe Gol

COLORADO INTERNACIONAL por Diego Buralde !
 
















Personagem do gre-NAL: D'Alessandro, mais uma vez

gre-NAL 383

O clássico 383, disputado na Azenha, foi o último de 2010 (e também o último da década). O ano se encerra com supremacia do COLORADO sobre o Portoalegrense: duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

A década também se encerra com amplo predomínio do INTERNACIONAL: 15 vitórias, 9 derrotas e 12 empates.

Que venha 2011!
 
O clássico como foi o clássico
  
O início da partida foi surpreendente. O time da casa estava recuado e parecia confuso com o toque de bola do COLORADO. Foram 15 minutos de supremacia vermelha, com um toque de bola insinuante mas com pouco poder de finalização, principalmente pelo isolamento de Alecsandro no ataque. Faltava um outro atacante.

A partir dos 20 minutos o Portoalegrense começou a pressionar o COLORADO em seu campo, entretanto, não conseguia concluir nenhuma bola em gol. Tanto que o primeiro e único chute perigoso da primeira etapa foi desferido por Guiñazu e obrigou Victor a fazer boa defesa.

Aos 36 minutos, premiando a insistência gremista, Douglas cobrou falta na cabeça de André Lima, 1x0 para o Portoalegrense. Nova falha de Renan.

No segundo tempo, Roth fez o lógico e colocou Rafael Sóbis no lugar de Glaydson. O jogo estava emparelhado, com uma leve predominância azul. Ocorre que os azuis não conseguiam acertar o gol de Renan. Até por que se acertassem... Meu Deus!

O primeiro chute em gol do Portoalegrense foi de Rochemback aos 5 minutos da segunda etapa.

Aos 15 minutos o COLORADO iniciou uma blitze contra o gol tricolor forçando o goleiro Victor a duas excelentes defesas em chutes do maestro D'Alessandro. Aos 20 minutos, em cobrança de escanteio, Índio cabeceou na direção do gol e Rochemback tirou com a mão. Pênalti e expulsão do meio campista tricolor. Alecsandro (que cobra muito mal) bateu e converteu, 1x1.

A partir daí o INTER esmagou o adversário em seu campo.

Mas poucos minutos depois em uma desatenção do lateral Nei, Fábio Santos invadiu a área e concluiu com muita força, 2x1 para o Portoalegrense.

Acontece que o COLORADO tem D'Alessandro. E ele fez a diferença novamente. Aos 38 minutos recebeu na entrada área, girou e arrematou um chute colocado e certeiro no canto esquerdo de Victor. Era o empate, INTER 2x2 Portoalegrense.

Para quem foi ver o Mestre Jonas assistiu o Maestro D'Alessandro. Mais uma vez!

O Portoalegrense lutou, se esforçou, fez uma grande partida. Mas não foi o suficiente. A diferença técnica entre as duas equipes é muito grande. Foi um excelente resultado para o Portoalegrense. Empatar com o Campeão da América e maior clube brasileiro da década não é para qualquer um.

Saludos rojos!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TPOA COM 11 JOGOS MIRA FASE DECISIVA

















Boa tarde pessoal da bolinha ! A dupla Rafael e Gabriel (meus filhos gêmeos) aprontaram e só agora vou colocando a edição de hoje do Gothe Gol a disposição dos internautas. Mas vamos lá !

Noite de Moreira (foto) no Troféu Porto Alegre Futmesa Clube do Geraldo Santana, pois bateu a Lofrano e Paulo Dias. Dever de casa é bem verdade, para quem ainda sonha com a zona de premiação.

Foram 11 jogos e muita movimentação na Luiz de Camões e que o Web-leitor confere agora, com todos os jogos e a classificação.

Leon 2x2 Paulo Fernando
Regis 2x0 Leandro
Moreira 4x0 Lofrano
Saul 1x0 Gerson

Paulo Fernando 0x0 J.Lucas
Pirênio 2x2 Rafael Lima
Regis 0x5 Gerson
Moreira 2x0 Paulo Dias
Saul 0x3 Cristian

Leandro 0x0 J. Lucas
Pirênio 0x2 Maurício

Classificação

1º Fosca com 28 pontos em 15 jogos;
2ª Paulo Fernando com 27 em 16;
3º Cristian e Saul com 25 em 17;
5º Pirênio com 25 em 17 (uma vitória menos);
6º J.Lucas com 24 em 17;
7º Leon com 23 em 12;
8º Leandro e Moreira com 23 em 14;
10º Cristiano com 22 em 11;
11º Gothe com 20 em 13;
12º Rafa Tosh com 20 em 15;
13º Regis com 20 em 16;
14º Lofrano com 18 em 16;
15º Bopp com 17 em 14;
16º Gerson com 17 em 16;
17º Rafael Lima e Maurício com 16 em 16;
19º Otávio com 6 em 13;
20º Paulo Dias com 6 em 15

* foto by arquivos do Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS

* Primeira prova do novo time de nosso Editor-Chefe para 2011 já saiu do forno. Um Grêmio com o rosto dos jogadores é o projeto que ele ainda não confirma que acontecerá. Se bem conheço... Gostei do visual, mas precisa de ajustes.

* Noite decisiva no Futmesa do Círculo Militar. Tem quartas da Copa Almirante Tamandaré. Creio que já palpitamos algumas edições atrás, mas vamos novamente. Chegam as semi Nilmar, Paulo Schemes, Leandrinho e Caco que enfrentam pela ordem com a vantagem do empate a Junior, Yago, Rodrigo e Marcus.

* Sexta Mano convoca o Brasil para enfrentar a Argentina em amistoso. Aposto na volta de Neymar e não acredito que deixe Hernanes de fora. Ronaldinho Gaúcho ? Seria bom vê-lo de volta.

* Amanhã é dia dos nossos Colunistas, creio que com o rescaldo do GREnal. Aguardamos se Rafa direto de Paris, vai nos brindar com seu texto curtindo o ambiente literário de Sartre, Proust e outros.

* Quinta e sexta o Gothe Gol tem a assinatura do boss Gothe, direto do Rio de Janeiro.

* O Gothe Gol batalha para divulgar as informações de todas as entidades possíveis, mas algumas páginas são incompreensíveis. Os caras conseguem publicar a rodada que vão disputar e nunca publicam os resultados da rodada. Depois surge a publicação de uma nova rodada que irá acontecer, sem contar os ice blogs, páginas congeladas no tempo.

SAUDAÇÕES KREFELD

















O "castelinho" da foto fica na cidade de Krefeld na Alemanha, última que se junta desde ontem a comunidade de navegadores do Portal do Futmesa e que merece nossa saudação, que também vai para os amigos de Moscou na Rússia e Ribeirão Preto em São Paulo. No Gothe Gol, o mapa do Futmesa é um só !

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

BREAKFAST NA REDAÇÃO

Bom dia pessoal da bolinha ! A edição de imagens segue inconstante e vamos aproveitando uma janela de "normalidade" para a edição do Gothe Gol nesta segunda, e torcer para que a situação não piore. Vamos lá !

GREnal EM PARIS

















Quem curtiu o clássico a distância foi nosso colunista Rafa Tosh. No "isolamento" de um bar da capital francesa, curtiu com todos os meios eletrônicos que teve a disposição, via i-Phone no wifi. Mandou um torpedo rápido para nossa redação no gol de André Lima e terminou se desgostando com as possibilidades perdidas para trucidar com os amargos como diz.

Realmente o Grêmio perdeu a oportunidade histórica de uma goleada sem precedentes e depois se complicou com a expulsão de Rochembach. Contra 10 os vermelhos cresceram e conseguiram o empate, grande objetico levado para o Olímpico. Os vermelhos saíram aliviados com o resultado e o Grêmio perdeu a chance de estar no G4. Jornada sem inspiração de Douglas e péssima partida de Lúcio, estivessem melhor e a vitória teria acontecido.

* foto by Rafa Tosh

LANCES RÁPIDOS

* Rodada completa no TPOA do Geraldo Santana nesta segunda-feira. Pirênio com rodada dupla diante de Rafael Lima e Maurício, pode assumir a ponta da tabela, já que o líder Fosca não joga. Precisa vencer os dois jogos.

* Na Academia em Pelotas o sábado foi de Juarez Fuão que assumiu a liderança do cavado passando até pelo "súdito" da rainha Pedrinho Hallal. Assim se garantiu nas finais ao lado de Bruno, Osmar, Marcelo, Mateus, Augusto e Zilber. Jorge Malhão e Tiago brigam pela última vaga.

* No liso da Academia o líder segue sendo Pedrinho que passeou contra Otávio Vinhas.

* Em Encruzilhada do Sul Joni bateu Jhonatan e segue na frente nas finais do Encruzilhadense 2010.

* Nosso Editor Chefe e Conselheiro Tricolor é mesmo ligado. Com reunião no LOC FIFA BRASIL 2014 na Barra nesta próxima quinta no Rio, já agendou sua presença para o Engenhão à noite onde vai estar ao lado do seu Grêmio contra o Flu de Muricy. Rodada do brasilerião começa na quarta com Fla e Corítnhians e segue na quinat e no sábado. No domingo não teremos jogos em função do 2º turno das eleições.

* Os grandes uruguayos venceram no final de semana do Apertura. O Nacional desafogou a má fase e como previsto aqui no Gothe Gol não teve maiores dificuldades para vencer o Tacuarembó por 3 gols, enquanto o Peñarol fez 1 a 0 no Danubio. Mas a surpresa da temporada o El Tanque Sisley venceu fora de casa o Bella Vista e reassumiu a liderança, de forma isolada.

* O Leão da Fronteira foi guerreiro mas terminou desclassificado na 2ª fase da Copa Enio Costamilan com a derrota para o Porto Alegre na capital. No 1º jogo havia contecido o empate em Livramento.

* Essa é para nosso colunista em temporada européia. No Apertura argentino o seu Racing ficou no empate em 1 gol com o River Plate, Velez e Estudiantes no empate sem gols e o Huracán meteu 3 no San Lorenzo. Boca e Independiente não saíram do placar em branco. O Estudiantes é o líder seguido do Vélez, já o Racing é décimo na tabela.

* Cruzeiro de Porto Alegre cai para o Pelotas na Boca do Lobo e também termina sua participação na Copa Enio Costamilan.

* Legal ter um Gaúcho começando com sucesso nas pistas, depois de tantos paulistas inssossos. Cesar Ramos de 21 anos Campeão da F-3 italiana  fois premiado com um teste na Ferrari de Alonso e Massa. Cesar foi o primeiro brasileiro a vencer a categoria na Itália.

IMAGEM GOTHE GOL


















A calçada mais famosa do Brasil e do mundo. Copacabana, Rio de Janeiro - Brasil.

* foto by Gothe Gol

Nossa Saudação especial ao novos amigos de Cuernavaca no México e ainda Kerrville (Texas) e Charleston (West Virgínia) no Estados Unidos. Abraços aos internautas que nos visitaram de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Jaguarão, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Maria no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Camboriú e Sombrio em Santa Catarina, Curitiba, Londrina, Cascavel e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Sorocaba, Nova Odessa, São Caetano do Sul, Catandúva e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Belo Horizonte em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador na Bahia, Belém no Pará, Buenos Aires na Argentina, Belgrado na Sérvia, Paris na França, Londres no Reino Unido, Hannover na Alemanha, Seul na Coréia do Sul e Guimarães em Portugal.  

domingo, 24 de outubro de 2010

LANCE DE DOMINGO

Bom dia pessoal da Bolinha ! Nosso sistema hoje está com problemas e sem permitir edição de imagens. Tínhamos algumas para a edição de hoje, até mesmo de nosso colunista Rafa Tosh que segue em Paris. Bem, vamos do jeito que é possível, e assim que o sistema voltar ao normal, incluímos as imagens desta edição.

LANCES RÁPIDOS

* Quem anuncia nova entidade no Futmesa Gaúcho, é Gilvani Moreira. É APAFUME - Associação Passofundense de Futebol de Mesa. No http://www.apafumefm.blogspot.com/ é possível acompanhar a nova entidade. O link está a disposição em nossa barra lateral.

* Mourinho é mesmo um mestre. Depois das vitórias com a Inter de Milão até o ano passado, vai ajeitando o sempre desajustado interestelar Real Madrid. Com Kedhira e Özil no meio e o trio Di Maria, Higuain e Cristiano Ronaldo na frente, os merengues estão se tornando o melhor time da europa.

* Dia de ultrapassar os vermelhos e recolocar o mundo na normalidade.

* Pelo torneio de encerramento em Canguçu após a rodada de abertura, Cleiton e Tadeu lideram no grupo A, Benhur e Eduardo no B, Alessandro e Ricardo no C e ainda Torre e Juliano no grupo D.

* Pedrinho Hallal desde que retornou do Reino Unido, tem sido a majestade do botonismo da Academia de Pelotas. Lidera simplesmente no cavado e no liso.

* Dr.Hammes bateu Darcy, Gabriel e Ênero no sábado e é o líder do 5º turno do XXº Lourenciano em São Lourenço do Sul.

* No COP em Pelotas Rodalles teve tarde infeliz perdendo a invencibilidade e caindo para M.Curi e Roberto, mas manteve a liderança das finais.

* No sábado do Nacional de São Paulo, Cristian e Chambinho seguiram com os ajustes para o brasileiro 2010 em Porto Alegre agora em novembro.

* Na Pelotense Edson "Sapo" e Aldyr fazem em dois jogos as finais do campeonato.

* Quem teve tarde de luxo no TPOA do Geraldo Santana foi Bopp que venceu seus dois jogos. Superou a Lofrano e bateu Cristian Costa. Cristian entrou entre os 10 primeiros ao vencer Otávio.

Na programação de final de ano do Gothe Gol muito Futmesa e posts especiais. Já em novembro tem Copa do Mundo 2014 no Brasil direto dos bastidores no Rio de Janeiro, reportagens especiais do Museu do Futebol brasileiro direto do Pacaembú em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de botonismo AO VIVO, online de Porto Alegre com cobertura completa.

Também em novembro a decisão do Troféu Porto Alegre Futmesa Clube do Geraldo Santana e o final de temporada nas mais variadas entidades e reportagens especiais da Espanha, em Madrid e Barcelona, além de boletins da Taça RS 2010. 

Já em dezembro com exclusividade, o Footecon, o maior encontro sobre futebol no mundo,  produção de  Carlos Alberto Parreira, direto do Copacabana Palace no Rio e tudo sobre o fechamento do circuito 2010 do Futmesa Brasil, a Copa Presidente do Geraldo Santana e muito mais.

sábado, 23 de outubro de 2010

GOTHE CROMO GOL


















Bom dia pessoal da bolinha ! O Futmesa tem destes caras que não podem faltar numa seleção, numa série que conta a história de jogadores de todos os tipos, dos tradicionais Campeões, a aqueles que puxam o esporte. É o caso de Lobato, que além de botonista inveterado, é reponsável por uma das maiores se não a maior competição regional do Estado do Rio Grande do Sul ao lado de seus parceiros de Grêmio Lourenciano, o Lagoão. Certamente é um daqueles jogadores que se misturam a própria história do esporte e que não pode ficar de fora do GOTHE CROMO GOL. Cristiano, Julinho, Jeferson, Cristian Babtista, Chambinho, Matheus Pierobom, Caco, Rafa, Breno, Victor, Pagani... Agora é a vez de Lobato, acompanhe !

Luís Felipe Teixeira Lobato nasceu em São Lourenço do Sul em 15 de Julho de 1974, tem hoje 36 anos e é casado com Taís de Almeida Lobato com quem tem duas filhas Rafaela Lobato (14 anos) e Gabriela Lobato (12 anos), suas paixões.

Começou a jogar na infância, quando tinha aproximadamente 6 anos e de uma maneira bastante curiosa. Vinha de viagem com seus pais de Pelotas para São Lourenço, onde ele e a irmã (Melissa), estavam hospitalizados. Quando chegaram em casa, seu avô Teixeira, os esperava com presentes. Lembra de ter ganho uma caçamba azul e de que seu irmão (Davson), havia ganho uma mesa de botão e dois times (Grêmio e Inter). Ao ver a mesa e os botões, não teve dúvidas, pediu imediatamente o presente para ele e ganhou, pois meu irmão não gostava muito de futebol. Como um bom gremista que é, como gosta de dizer, começou a jogar e com o passar dos anos chegou a ter 30 times (panelinhas) e realizava seus torneios internos, jogando sozinho na mesa da cozinha.

Em 1988 trocou de Escola, foi estudar na Escola Padre José Herbest e conheceu uns colegas que jogavam com botões puxadores, entre eles estavam o Marcelo Fonseca, Daniel Andrada, Luiz Carlos Junior, Marcelo Laude, Rafael Bueno e outros. Jogavam na garagem de sua casa e também na casa do Fonseca, e lá realizavam diariamente seus torneios, chegando a ter 14 colegas jogando, cada um com seu time predileto e com os botões das mais variadas cores. Na época seu time era o Cruzeiro E.C. e tinha na sua maioria botões de cor azul e branco.

O ano era 1989 e estava sendo realizada na Praça Central, a tradicional Feira do Livro e ao sairem da escola, foram a feira para encontrar o resto da turma, pois estavam organizando as tradicionais reuniões dançantes. Ao chegarem na praça, tiveram uma grande surpresa, pois lá estavam montadas duas mesas oficiais e alguns botonistas jogando. Rapidamente se aproximaram e foram imediatamente perguntando sobre regras e demais curiosidades. O Dr. Hammes prontamente começou a lhes explicar o funcionamento da regra, botões, etc... e ao final os convidou para conhecer a sede da Associação Lourenciana de Futebol de Mesa – ALFM. Ficou realmente impressionado e com vontade de poder jogar com aquelas feras, Dr. Hammes, Fernando Franz, Ênero Cabaldi e outros. No ano seguinte, mais precisamente no mês de abril, sua mãe que trabalhava na Prefeitura Municipal, chegou em casa e disse para ele e seus amigos, que haveria um campeonato de botão no Clube Comercial naquele final de semana.

No sábado pela manhã, lá estavam eles, curiosos para ver o tal campeonato. Lobato quando entrou no salão principal do Comercial, se deparou com 10 mesas montadas e diversos botonistas de vários municípios disputando a 1ª TAÇA LAGOA DOS PATOS DE FUTEBOL DE MESA, que seria conhecida e apelidada pelos botonistas de “LAGOÃO”, e lá ficou acompanhando os jogos até o encerramento no domingo pela manhã. Naquele momento não teve dúvidas, era o instante de acreditar e disputar as competições na Associação e assim o fez, juntamente com seu amigo Júnior. Está até hoje, agora jogando não mais com o Cruzeiro e sim com o seu segundo time do coração, o Esporte Clube São Lourenço, pois o primeiro é o imortal tricolor.

Conquistas para ele foram poucas, pois nunca foi, segundo diz, um jogador de ponta, apesar de em muitas competições locais ter chegado as finais. Mas conforme relata, decepcionava. Uma das conquistas marcantes foi no 2º Lagoão em 1991, quando conquistou o título do Lagoinha, para ele uma conquista inesquecível, pois era a primeira grande competição em que participava. Outra conquista marcante para Lobato foi o título de Campeão Lourenciano em 2007, título que buscava a anos, pois já havia conquistado três vice-campeonatos. No entanto sublinha, que a principal conquista foi as diversas amizades que fez nestes quase vinte anos de botonismo.

Lobato no bate-papo com nossa redação agradeceu a lembrança de seu nome, e afirma que o fato mais marcante para ele nos últimos tempos foi a realização de uma das maiores competições do futebol de mesa gaúcho que aconteceu este ano, o 12º Lagoão, pois teve a oportunidade de organizar e coordenar juntamente com os amigos Ênero Cabaldi, Ildo Nunes e outros. Realça que isto os fortalece a cada dia, o fato de poderem fazer o melhor pelo esporte que é tão apaixonante e que traz a alegria de poder passar horas e horas em volta de uma mesa. Terminou dizendo que a certeza é de que tudo aquilo que se faz com satisfação, tem um valor muito especial.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA















Bom dia pessoal da bolinha ! Nenhuma dúvida de que a grande atração do final de semana será o maior clássico do mundo no Olímpico Monumental e o maior destaque, a perseguição dos vermelhos ao artilheiro do brasileirão, Mestre Jonas.

Uma vitória Tricolor e a vaga a Libertadores será inevitável para o Imortal, uma vitória vermelha poderá sacudir a apatia que se abate no Beira-Rio as vésperas do torneio de final de ano nas areias do deserto. Domingo, 18:30hs, o caldeirão vai ferver.

LANCES RÁPIDOS

* Dia de rodada completa no TPOA do Geraldo Santana neste sábado. Destaque para a rodada dupla do River Plate de Paulo Fernando enfrentando o Porto Alegre de Leon (3º colocado) e o líder Nacional de Fosca. É a chance de PF entrar no G4 da premiação.

* Onde também rola jogos importantes é no COP Pelotas com mais uma rodada das finais. Tem rodada dupla e o líder Rodalles enfrenta M.Curi e Roberto.

* No GEL em São Lourenço do Sul, Lobato conquistou na última terça-feira o 4º turno do XXº Lourenciano. Lidera o ranking de 2010, 2 pontos a frente de Darcy.

* Falando em São Lourenço, o Bola Branca 2011 foi anunciado para a cidade.

* O melhor campeonato europeu do planeta começa hoje com suas transmissões. As 16:25hs na ESPN Brasil tem Hamburgo e Bayern de Munique pela Bundesliga, AO VIVO !

* Camarada Saul Martini vai poder curtir já no sábado o seu West Ham contra o Newcastle de nosso Editor-Chefe pela Premier League às 14:30hs, AO VIVO na ESPN Brasil. Rafa Tosh traz de Londres camisa e outros "trapos" do WH para o deleite de SM.

* O Apertura argentino começa com tudo na TV pública (canal 16 da NET POA) nesta sexta com Velez e Estudiantes às 21:20hs. No sábado o clima segue quente com River Plate e Racing às 16:20hs e a coisa fica feia no domingo com Independiente e Boca às 16hs. Tudo AO VIVO !

* No brasileiro vale assitir pelo PFC o clássico mineiro, Fla e Vasco e principalmente Corínthians e Palmeiras, todos no domingo. Loco Abreu às 18:30hs no sábado vai enfrentar o Vitória no sábado com transmissão do SporTV (39 da NET) .

* Fora da telinha pelo Apertura uruguayo, o Nacional em casa deve vencer o Tacuarembó. O Peñarol também em casa cruza com o Danúbio. O líder Wanderers em casa tem parada dura contra o tradicional Fenix, enquanto o igualmente líder El Tanque Sisley sai para encontro dífícil ante o Bella Vista.

* Leão da Fronteira estreou ontem na 2ª fase da Copa Enio Costamilan empatando em casa com o Porto Alegre em 1 gol no João Martins em Livramento. Resultado não foi bom, pois agora com um empate sem gols no jogo da volta na capital, o time da zona sul dos portoalegrenses ficará com a vaga a próxima fase. A partida acontece neste domingo às 16 horas.

* Neste sábado GOTHE CROMO GOL e mais uma batalhador do Futmesa do Rio Grande do Sul. Merece ser conferido.

* No LANCE DE DOMINGO mais informação e nossa programação para os agitados meses de novembro e dezembro.

NO CRUZAMENTO DOS MORAIS

























Na rua Vinícius de Morais com a rua Prudente de Morais em Ipanema, Rio, fica o tradicional e famoso Bar Garota de Ipanema, ponto turístico carioca sem dúvida alguma.

























Nosso Editor-Chefe garante que o chopp é impecável, há todo tipo de cliente, e no cardápio belezas para beliscar na companhia do chopp bem tirado e iguarias do mar imperdíveis, por preços super compatíveis, que não assustam o visitante.

























A esquina está sempre repleta de visitas de todas as nacionalidades com suas máquinas digitais em punho, e o ambiente é extremamente agradável para o bate-papo no fim de tarde, aliás, a qualquer hora. É conferir !

* fotos by Gothe Gol

RAFA STORE


















Nosso colunista envia mensagem não perdendo a chance de uma corneta "internacional". Ao lado de uma camisa de Robben do Bayern, diz que fez o registro em uma liquidação em Londres. Não perde a oportunidade.

Informa também que as camisas de times sulamericanos encontradas em Londres para vender são do Boca, São Paulo, Corínthans, Flamengo e Grêmio, e só ! Por que será  que não tem alguns outros clubes que se imaginam conhecidos ? Tosh segue agora para Paris. Vida difícil !

* foto by Rafa Tosh

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O LANCE NO BLOG







Boa tarde pessoal da bolinha ! Acontece hoje em Canguçu a primeira rodada do torneio de encerramento da AABB. Wagner x Cleiton, Tadeu x Gustavo, Roberto x Benhur, Eduardo x Endrigo, Fabio x Ricardo, Alexandre x Alessandro, Torre x Jean e Arlei x Juliano são os jogos.

* logo by AABB Canguçu

LANCES RÁPIDOS

* Desde que fez seu Fluminesne no ano passado (ele prefere chamar de Flutmesa), nosso Editor Chefe Ricardo Gothe sempre comentou que havia esquecido um jogador no grupo e que iria integrá-lo futuramente. Agora será. Manoel de Rio Grande que assina o time das Laranjeiras está providenciando o centroavante Claudio Adão e por isso o Flu deverá ainda jogar alguma partida até o final de 2010, ou do TPOA ou da Copa Presidente que encerra a temporada no Geraldo Santana.

* Moreira joga o brasileiro em Novembro com nova camisa. Segue atuando nos internos do Geraldo Santana Porto Alegre.

* Na próxima terça acontecem os jogos decisivos da Copa Almirante Tamandaré no Círculo Militar. Em jogo também a vaga para o campeonato brasileiro que está entre Leandrinho e Nilmar.

* Viagem para Madrid e Barcelona de nosso Editor Chefe foi deslocada do dia 14 próximo para o dia 22 de novembro, com retorno em 03 de dezembro. Gothe ficou satisfeito com a troca e promete cobertura total e online do Campeonato Brasileiro do Futmesa Brasil 2010.

* Em compensação, Taça RS terá "cobertura" direto da terra dos atuais Campeões do Mundo.

* No retorno da Espanha participa do Footecon 2010 no Rio, evento de Carlos Alberto Parreira que acontece este ano no Copacabana Palace (viaja como convidado assim como para a Espanha). Tabarez, técnico do Uruguay, 3º na Copa da África, já confirmado. Na agenda também evento na entrada de novembro em São Paulo sobre o setor turístico para a Copa de 2014, com programação no museu do futebol no Pacaembú e painel sobre benchmarking na Eurocopa de 2004 em Portugal.

* Com uma vitória de 2 a 0 em jogo atrasado, Rodalles isolou-se na liderança das finais da temporada 2010 do COP Pelotas, no cavado.

* Gothe estuda projeto de time para 2011, um Grêmio com visual diferenciado de seus atuais times. Arte já na prancheta sendo trabalhada, mas não há nenhuma decisão se vai mesmo sair do papel.

* Fala-se em Ronaldinho e não sei mais quem, no entanto é Hernanes da Lázio que não pode ficar de fora da convocação de Mano para o jogo do Brasil com a Argentina. Tá jogando demais.

* Provinciana a discussão em torno de Simon para o GREnal de domingo. Hora de deixarmos de ser aldeia.

* Reconhecimento quanto a gestão de Marcelo Vinhas a frente da FGFM é uma unanimidade. Com os juniores deixando de respirar por equipamentos, duas janelas de incentivo que deixa a Federação com 20 entidades filiadas, competições ajustadas, blog com resultados online dos torneios e outros pequenos acertos, Vinhas e seu time já produziram mais do que os últimos 4 anos antes da FGFM, somados.

* Amanhã é dia do REVISTA com muita programação rolando, nosso colunista com mais uma de Londres e muito mais, no sábado volta o GOTHE CROMO GOL e o internauta vai conhecer botonista do meio do caminho, entre a capital e a zona sul do Estado, e no LANCE DE DOMINGO fica sabendo dos planos da nossa editoria para os dois meses do final de ano, cheio de atrações.

IMAGEM GOTHE GOL

















No nosso espaço de imagem hoje, um flagrante onde sempre se pode curtir um Tropa de Elite sem precisar ir ao cinema. Na placa indicativa, o local do famoso BOPE, inspiração maior do diretor José Padilha para os seus dois filmes de sucesso. Rua Visconde do Pirajá, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ.

* foto by Gothe Gol

Nosso abraço para os amigos de Viña del Mar no Chile, Aveiro e Évora em Portugal, Belgrado na Sérvia, Londres no Reino Unido, Salto e Montevideo no Uruguay, Fortaleza no Ceará, Recife em Pernambuco, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas, Rio de Janeiro no Rio, São Paulo, Marília e São José dos Campos em São Paulo, Curitiba, Londrina e Cascavel no Paraná, Florianópolis, Itajaí e Joinville em Santa Catarina, Palmeira das Missões, Ibirubá, Passo Fundo, São Lourenço do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Jaguarão, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

O PRESIDENTE NO BLOG

“Bate bola” com os leitores

Sempre fui defensor das competições não oficiais e as considero de suma importância ao nosso futebol de mesa. Como já afirmei algumas vezes, inclusive no último Torneio Lagoão, ocorrido em Maio na cidade de São Lourenço do Sul, é nesses campeonatos que sai de foco a competitividade e entra em cena a integração.

A integração promovida por esses torneios mantém acesa a essência do esporte, o fato de poder jogar botão entre amigos. Além disso, as competições são uma oportunidade de todos poderem jogar, sejam eles jogadores “da casa”, iniciantes, oriundos de outras regras ou não filiados. O fato é que nessas competições sempre surgem novos botonistas.

Neste mês de outubro tivemos duas competições importantes no mesmo dia, e nenhuma delas sob organização da FGFM. Foram elas o Torneio Zona Sul em Pelotas e Copa Gerd Wenzel em Porto Alegre. Por motivo de viagem, não pude estar presente em nenhuma das duas, mas estive acompanhando ambas via GotheGol.

As duas juntas uniram mais de 50 botonistas, número próximo de um Estadual Especial. Ambas revelaram dois bicampeões. Na 3ª edição da Copa GW, Jéferson Ávila levou o Bi. No Zona Sul, que até o momento contava com 11 diferentes campeões ao longo da história, Ricardo Moraes foi o primeiro a vencer pela segunda vez. De forma inédita, a APFM neste ano disponibilizou também a categoria Sênior, na qual “Seu Adão” venceu Felipe Lobato na final. Estão todos de parabéns.

No final de semana seguinte, uma competição na qual pude estar presente. Tratava-se de um Campeonato Estadual da regra 12 toques. A organização era dos donos da casa, a Associação dos Empregados da Viação Férrea, de Rio Grande. Sagrou-se campeão o botonista João Paulo Gardelin, da Associação Hortenilense de Futebol de Mesa, de Tapejara. A AHFM e a AEVF, juntamente com o Grêmio Expedicionário Geraldo Santana, são as mais novas filiadas da FGFM, que hoje soma 20 entidades.

A partir de 2011 a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa também estará promovendo, de forma oficial, competições da regra 12 toques. Sendo assim, a FGFM terá representação garantida nos campeonatos nacionais dessa regra, que possui inúmeros adeptos no estado de São Paulo. Também não podemos descartar a possibilidade de que, num médio ou longo prazo, nossas novas filiadas também estejam praticando a tradicional regra 1 toque. Pela simplicidade do jogo, a regra 12 toques parece ter um forte poder de captação de botonistas juniores, conforme o que foi observado em Rio Grande.

O futmesa segue em frente, agora com duas competições mais do que oficiais no mês de novembro. Uma delas será a 37ª edição do Campeonato Brasileiro, que irá contar com uma delegação gaúcha composta por 78 botonistas!

Em seguida, na Taça Rio Grande do Sul, em Pelotas, ocorrerá uma assembléia que deverá dividir opiniões. Trata-se da proposta de separação da categoria Sênior, com a inclusão da categoria Master. Como ainda não sou Sênior nem Master, acho justo que, de forma democrática, as entidades se posicionem de acordo com os interesses dos praticantes dessas duas categorias.

O momento é de concentrar as forças para o Brasileiro. Representantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte estarão presentes. Desta vez o Hino Riograndense será a trilha sonora da abertura da competição.

Marcelo Vinhas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

COLUNISTAS

Boa tarde pessoal da bolinha ! Nosso colunista vermelho tarda mas como sempre não falha e vem com seu reconhecido texto afirmativo e questionador aqui no Gothe Gol. E as atrações do Portal do Futmesa não param. Amanhã, quinta, rodada dupla em nossa redação que amanhece já nos primeiros minutos com O PRESIDENTE NO BLOG, onde Marcelo Vinhas, Presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa bate uma bola com os internautas, sempre fazendo uma análise clara do momento e movimentos do nosso esporte, e à tarde ainda rola o tradicional O LANCE NO BLOG, atualizando tudo que acontece no botonismo, no futebol e por aí vai. Na sexta tem o REVISTA que promete estar recheado, e a intenção no sábado é trilhar os caminhos rumos ao sul do Estado com mais um GOTHE CROMO GOL.

No LANCE DE DOMINGO dá para conferir nossas intenções editoriais para o meses de novembro e dezembro, que prometem matérias especiais em um ambiente em plena ebulição para fechar a temporada, pois eventos é o que não faltarão no Futmesa e no futebol, nas mesas e fora delas.

COLORADO INTERNACIONAL por Diego Buralde

























REPRODUZO TEXTO DA COLORADA MAIARA PIOVESANA

Procura-se o time do INTERNACIONAL Bi Campeão da América.

Foi perdida recentemente sua força de marcação, sua criatividade e, o pior de tudo, sua identidade. Procura-se os gols perdidos e as bolas não alcançadas. Se você viu vagando por aí a confiança e a força de reação do time, avise imediatamente. Há certo tempo já não se tem notícia das trocas de passes envolventes, dos tiros certeiros e dos dribles desconcertantes que vitimaram muitos no passado próximo. As buscas pelos rascunhos táticos utilizados durante a Libertadores são incessantes, assim como pelos discursos da preleção do técnico, que logo após sua chegada deram tão certo. Procura-se a segurança da zaga, a ousadia do meio-campo e a artilharia do ataque.

Poucos vestígios ainda restam, resumidos a esparsos rompantes de técnica e tímidas investidas rumo ao gol. Mas quanto à equipe campeã que acabou com os adversários em campo e escalou a América… nem sinal. Procura-se o verdadeiro INTERNACIONAL.

Tô tentando entender aonde foi parar aquele INTER que peleou, que lutou, que com garra e muito suor ganhou a Libertadores. Reclamar e gastar tempo e saliva procurando em quem colocar a culpa não resolve o problema e não faz o time melhorar. O futebol tem muito disso; o vencedor de hoje amanhã tá perdendo o jogo. O problema do INTER é que houve uma mudança notável de desempenho, tanto individual quanto coletivo, sem que houvesse significativas alterações no time. O grupo de jogadores é aquele que foi campeão, e não se desaprende a jogar bola de uma hora pra outra.

Tem muito torcedor desacreditado pro jogo de domingo, já que a fase do lado de lá é melhor que a nossa e por aqui as águas não estão tão calmas assim. Mas tem que lembrar que depois que o árbitro apita, são 11 contra 11 e tudo pode acontecer. Tem a volta de Sóbis, que será uma incógnita quanto a condição física e entrosamento, mas está de volta e nos traz bons presságios. Guiñazu volta de suspensão e é um alívio ter a peça principal de nosso meio-campo pronto pro confronto. Só espero que o Roth não invente. Fazendo o simples e certo, tá bom.

Saudações Coloradas!

gre-NAL 383

O clássico gre-NAL é tão importante que é regsistrado pelo seu respectivo número. O deste domingo, no Olímpico, será o clássico 383. A história de uma das maiores rivalidades do planeta mostra um amplo predomínio do INTER. São 144 vitórias do COLORADO, contra 120 do Portoalegrense e 118 empates.

O gre-NAL deste domingo será o quinto na temporada. Foram três pelo Gauchão, com duas vitórias do INTER (1 a 0 e 1 a 0) e uma do Portoalegrense (2 a 0), além de um empate sem gols pelo Brasileirão.

Saludos rojos!

COLUNISTAS

Bom dia pessoal da Bolinha ! Nosso colunista Tricolor segue em Londres e é de lá que vem hoje NA AVALANCHE. O clima anda tão legal por lá, os pubs tão animados e a certeza de vitória do Grêmio no GREnal tão grande, que Rafa nem cita o clássico de domingo no seu texto. Por outro lado nosso colunista vermelho Diego Buralde, ainda não enviou o seu texto para a redação, os motivos são absolutamente desconhecidos. Ficamos no aguardo para publicar.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh
(faltam 6 para a coluna de nº 100 !)


















Depois de conhecer o Emirates Stadium (foto abaixo) e Stamford Bridge, e tentar sem êxito conseguir ingresso para o jogo do Arsenal contra o Shaktar pela champions league, resolvi ao mínimo entrar no clima de um jogo dessa grandeza.

Primeiramente, assisti Spartak 0x2 Chelsea em um pub em Leicester Square, lotado de fans dos azuis. Experiência unica. O jogo do Arsenal iniciava quase uma hora depois do final do jogo do rival. Terminei o ultimo pint, peguei a Piccadilly line em direção a estação Arsenal, e já dentro do metrô pude verificar toda a
movimentação dos torcedores dos gunners.

Chegando no Emirates, uma multidão ordeira se dirigia aos portões de acesso. Nada de cerveja por perto, mas o cheiro de marijuana pairava no ar. Fiquei em frente a um dos portões por uns 10 minutos do jogo ter iniciado. Achei a torcida fria. Nada vibrante. Bem parecida com uma tal "guarda" amarga dos pampas.

Junto com meu irmão, e outro grande amigo gremista residente em Londres, rumamos para um pub (foto acima) nas cercanias do Emirates. O "preliminar" dos Gunners. Fans se aglomeram bebendo sem parar. Alguns hooligans entoam cânticos. O Arsenal empilha gols, enquanto que os fans empilham pints. Noite histórica. Momentos de arrepiar um amante do futebol. Cheers!!!

Ah ! História interessante. Eduardo do Shaktar fez o gol de honra de seu time, e todos do pub comemoraram. Não entendi nada. Fiquei sabendo depois que era um ex-jogador do Arsenal.

N.E. Eduardo é aquele brasileiro que jogando pelo Arsenal teve fratura exposta em uma partida, e que joga pela seleção da Croácia.


















* fotos by Rafa Tosh

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RODADA COM EMPATE DE 8 GOLS !

Bom dia pessoal da bolinha ! A rodada desta segunda-feira do Troféu Porto Alegre Futmesa Clube do Geraldo Santana, foi marcada por um empate de 8 gols ! Pirênio José (na foto em entrevista ao Gothe Gol) e Paulo Fernando fizeram empate de 4 a 4 em jogo onde Pirênio chegou a estar a frente em 3 a 1, ele que inegavelmente faz seu melhor campeonato no grupo anteriormente sediado no Grêmio.

Pirênio em seu outro jogo da noite caiu para Cristian Costa por 3 a 2 e permanece na vice-liderança com 24 pontos em 15 jogos. Confira todos os resultados e a classificação.

19:30 hs

Gothe 1x0 Moreira
Cristian 3x2 Pirênio
J.Lucas 0x0 Rafael Lima

20:30 hs

Paulo Fernando 4x4 Pirênio
Cristian 0x0 Cristiano
Moreira 0x0 Maurício
J.Lucas 3x1 Régis
Gerson 1x0 Rafael Lima

Classificação

1º Fosca com 28 pontos em 13 jogos;
2º Pirênio com 24 em 15;
3º Leon Amaral com 22 em 11;
4º Leandro Dias com 22 em 12;
5º Paulo Fernando com 22 em 13;
6º J.Lucas com 22 em 15;
7º Cristiano com 20 em 9;
8º Saul Martini com 20 em 13;
9º Gothe com 20 em 13;
10º Rafa Tosh com 20 em 15;
11º Cristian com 19 em 14;
12º Moreira com 17 em 12;
13º Lofrano com 17 em 12;
14º Régis com 17 em 14;
15º Rafael Lima com 14 em 14;
16º Gerson com 14 em 14;
17º Maurício com 13 em 15;
18º Bopp com 11 em 12;
19º Paulo Dias com 6 em 14;
20º Otávio com 5 em 11

* foto by arquivos do Gothe Gol

PEDRINHO RESPONDE RAFA


















Nossa redação recebe e-mail de Pedrinho Hallal (na foto), a propósito de considerações feitas pelo nosso colunista Rafa Tosh direto de Londres. Confira na íntegra a resposta de Pedrinho a Rafa (risos).

" Acabo de ler a sensacional "coluna" do Rafa no Gothe Gol no Domingo, mas "exijo" publicação de retratação do Rafa. Após 12 meses residindo na terra da rainha posso afirmar, sem sombras de dúvidas, que o Zilber é muito conhecido por lá.

Não posso negar que o Moreira está ganhando espaço, agora, especialmente após os dois títulos por equipes do Zilber no ano, a maioria dos ingleses continua preferindo o Zilber. O Rafa, com uma visão de poucos dias, está passando uma falsa impressão aos leitores.

Abaixo os fatos que comprovam a minha teoria.

1. O "Olho de Londres" tem o formato redondo em homenagem ao CHEFE. Se fosse em homenagem ao Moreira, o formato seria mais esbelto.

2. O principal queridinho do futebol inglês, David Beckham usa a camisa 7 em homenagem ao principal jogador do CHEFE, Roberto Batata.

3. Após o primeiro título estadual por equipes da AFM em 2010 (modalidade liso), a queima de fogos em Londres foi a maior da história. Não se pode comparar com o Moreira nesse caso pela ausência do primeiro título.

4. Após o segundo título estadual por equipes da AFM em 2010 (modalidade livre), foi estendida uma faixa imensa, que cobriu todo o Parlamento, com os dizeres: "I knew it already".

5. Existe um pub em Londres com o nome "The Boss" em homenagem ao CHEFE.

Sem mais,

Pedrinho
hehehehehehehehehe ".

N.E. Isso tá com jeito de não acabar aqui.

* foto by Pedrinho Hallal

LANCES RÁPIDOS

* Hoje tem só Milan de Ronaldinho, Pato, Ibra e Robinho contra o Real de Cristiano Ronaldo, Özil, Kedhira e Mourinho pela Champions League.

* Bayern de Munique de Gothe com a vitória ontem sobre o Milan de Moreira, voltou a sonhar com o G4 no TPOA. Com aparelhos.

* Presidente da FGFM informa que além do Geraldo Santana, mais duas entidades se filiam a Federação na chamada nova janela.

* As outras duas entidades filiadas são particantes da regra 12 toques. Associação Hortenilense de Futebol de Mesa de Tapejara e Associação de Ferroviários de Rio Grande.

* O botonista Carlos William Oliveira foi nomeado Diretor-Técnico da regra 12 toques na FGFM. A gestão Vinhas que já ampliou o quadro de associadas da regra brasileira significativamente, democratiza definitivamente a Federação.

* Ainda neste mês de outubro, mais uma presença de O PRESIDENTE NO BLOG. Vinhas vem bimestralmente desde fevereiro conversando com botonistas e simpatizantes no Gothe Gol. Os tempos de breu na entidade ficaram para trás.

* No XXº Lourenciano em São Lourenço do Sul, depois de jogos na quarta e no sábado, Lobato segue na liderança do 4º turno.

* Mesmo sem jogar na última rodada, Joni permanece líder nas finais em Encruzilhada do Sul.

* Rodalles e Victor seguem líderes do liso no COP Pelotas. Rodalles fez 2 a 1 em Badia e Victor por 4 a 1 atropelou a Enilton.

* Na AFUMERG hoje tem decisão de etapa e Victor Mecking faz a final com vantagem diante de Jorgito.

* Será que teremos NA AVALANCHE com Rafa Tosh amanhã direto de Londres ? O que dirá Buralde de seu técnico paraguayo as vésperas de um GREnal ? Vamos torcer para que nossos colunistas estejam presentes amanhã no Gothe Gol.

Nosso abraço hoje para os amigos de Jaguarão e Passo Fundo no Rio Grande do Sul, Campinas em São Paulo, Goiânia em Goiás, Salvador na Bahia e São Luis no Maranhão.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BREAKFAST NA REDAÇÃO






















Bom dia pessoal da bolinha ! A semana abre com a melhor das informações para o Futmesa Gaúcho. A FGFM tem novo clube filiado, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, que no esporte será o Geraldo Santana Porto Alegre, já que seus botonistas estão vinculados a sede de Porto Alegre na rua Luiz de Camões, e tem como origem o Porto Alegre Futmesa Clube. São 10 os técnicos já filiados oficialmente a FGFM pelo Geraldo Santana, número que aumentará nos próximos dias, já que a entidade conta com mais de 20 jogadores.

LANCES RÁPIDOS

* GREnal é sempre divisor de águas, e o do próximo domingo pelo brasileirão ainda mais. O Grêmio se vencer parte firme para brigar por uma vaga a Libertadores e será difícil segurar, e neste caso os vermelhos do paraguayo Roth vão a Abu Dahbi com sérios riscos de apenas passear.

* Do contrário, um insucesso Tricolor interrompe a escalada do time no campeonato, e os vermelhos se reanimam para o torneio de final de ano nas areias do deserto.

* Hoje é dia de rodada no Troféu Porto Alegre Futmesa Clube do Geraldo Santana. Moreira enfrenta dois clássicos diante do Bayern de Gothe e do Real Madrid de Leandro. Pode sair da rodada brigando pelo título.

* E o Leão da Fronteira faz 2 no Riopardense fora de casa e garante vaga na 2ª fase da Copa Enio Costamilan.

* No Apertura uruguayo El Tanque Sisley e Wanderers ficaram na igualdade em 1 gol e dividem a liderança com 15 pontos. O Nacional ficou no empate em 2 gols com o Racing. O Peñarol teve seu jogo adiado para o dia 27 de outubro diante do Tacuarembó. 

IMAGEM GOTHE GOL

















Novo espaço, o IMAGEM GOTHE GOL quer destacar os cenários não importa onde estejam, não importa o objeto que registrem, momentos que valem ficar na memória. E a estréia é com a eternização do grande Nilton Santos a frente da entrada oeste do Engenhão no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. A história agradece.

Nossa saudação muito especial aos novos amigos em Cartagena na Colômbia. Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Nova Prata e São Lourenço do Sul no Rio Brande do Sul, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Sombrio, Camboriú e Joinville em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel e Paranaguá no Paraná, São Paulo em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas Gerais, Belgrado na Sérvia, Londres no Reino Unido, Maputo em Moçambique e ainda Salto e Montevideo no Uruguay.

domingo, 17 de outubro de 2010

LANCE DE DOMINGO


















Por Ricardo Gothe do Rio de Janeiro - Depois de assistir a abertura do brasileirão deste ano no empate de Bota e Santos, prometi que jamais voltaria ao Engenhão. Encravado no meio de um bairro (Engenho de Dentro), sem acesso e com transporte mais do que precário, é um inferno chegar nele.

Mas rompi minha promessa, afinal o Fla jogaria no final da tarde de ontem com os vermelhos, então era necessário que eu cumprisse minha obrigação de torcedor e conselheiro do Grêmio, ou seja, "conferir" os vermelhos.

Não deu outra, e apesar de um jogo sonolento entre dois times ruins, o Mengão meteu 3 nos vermelhos, e creiam, saiu barato. Fosse o Fla um bom time e a goleada seria histórica. Algumas constatações se fazem necessárias, como por exemplo o fato de que esse rapaz, o goleiro Renan, é mesmo muito fraco. Outra, Roth é sem sombra de dúvidas o verdadeiro cavalo paraguayo e as demonstrações já são muito claras. Os vermelhos que foram em 50 anos de história da Libertadores, o primeiro Campeão a cair na 1ª fase da Libertadores seguinte, corre o risco de ser o primeiro time entre europeus e sulamericanos a chegar num mundial de clubes e não fazer a decisão.


















ANIVERSÁRIO DE GOLS



















Quem está de aniversário hoje e vai festejá-lo em campo, é o artilheiro uruguayo Loco Abreu. Nascido em Minas no ano de 1976, El Loco começou no Defensor de seu país e passou por vários clubes, quase sempre como goleador. O segundo maior artilheiro da Celeste, passou por San Lorenzo, Nacional, River Plate, Grêmio, América do México, Real Sociedad, Aris da Grécia e tantos outros, até chegar ao Botafogo onde também é ídolo.

Dos jogadores que estiveram na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, era entre os 796 inscritos, o com o maior número de gols. Ele que com personalidade já havia marcado gol de pênalti com a famosa cavadinha contra o Brasil na última Copa América, decidiu assim o campeonato carioca contra o Fla no Maracanã e de forma antológica, classificou também assim o Uruguay contra Gana e um dos jogos mais dramáticos da história do futebol mundial. Estará hoje em campo no clássico diante do Flu. Parabéns, e Viva El Loco Sebastián Abreu !

LANCES RÁPIDOS

* Vencendo a J.Lucas e Maurício e empatando com Lofrano, Fosca reassumiu provisoriamente a liderança do Troféu Porto Alegre Futmesa Clube neste sábado. Mas o resultado surpreendente da rodada, foram os sonoros 3 a 0 de Rafael Lima sobre Leandro Dias.

* Promessa era de chuva aqui no Rio já no sábado, mas deu um belo dia de praia. O Domingo começa um pouco marejado, mas o sol começa a se impor e um bom número de pessoas já segue em direção a Atlântica aqui em Copa. Ainda bem, é meu dia sem agenda e pretendo aproveitar o mar.

* Hart Trick de Mario Gomez faz o Bayern respirar na Bundesliga. Na Allianz Arena os Bávaros fizeram 3 a 0 sobre o Hannover com o time bastante descaracterizado. Estão fora Klose, Robben, Ribéry, Van Bommel e Van Buyten e jogar e vencer com Pranjic e Braafheid, jogadores trazidos por Van Gaal, não é nada fácil.

* E a AFUMERG através do http://www.afumerg-rs.blogspot.com/ está na rede, avisa o amigo Jorge Monteiro. Você confere aqui no Gothe Gol em nossas DICAS DE LINKS na barra lateral.

* No Círculo Militar de Porto Alegre, a LDU de Villanova e o Independiente de Rogério sagraram-se Campeões das séries prata e bronze respectivamente da Copa Almirante Tamandaré neste sábado.

* Na ouro do CM foram definidas as quartas com o Vasco de Nilmar diante do Bagé de Júnior, Bola Preta de Paulo Schemes contra o Manchester de Yago, Inter de Caco vs. Boca de Marcus e ainda o Flu de Leandrinho batendo de frente com o Velez de Rodrigo.

* Como o Gothe Gol gosta de arriscar, aí vão nossos favoritos para as semi da ouro da Copa Almirante Tamandaré. Nilmar, Paulo, Caco e Leandrinho.

* Nas finais do COP Pelotas, Zé Mello tratorou com um 5 a 1 a Roberto e Fernando fez 1 a 0 em M.Curi que se encarregou de marcar contra. Rodalles e Zé Mello dividem a liderança.

LARANJEIRAS



















Não venho ao Rio sem bater o ponto nas Laranjeiras, clássica e linda como sempre. Estava atrás de uma camisa retrô do Flu que infelizemente não encontrei.

O Clube está em verdadeira ebulição com a campanha para a eleição de um novo presidente. Sócios com camisetas e bonés de seus candidatos são vistos por toda a sede e a propaganda eleitoral as vezes é um "pouco" excessiva.


















* fotos by Gothe Gol (exceção foto de Loco Abreu)