terça-feira, 4 de maio de 2010
O PRESIDENTE NO BLOG
Estava enviando e-mail a um membro do LOC brasileiro via endereço institucional e ao mesmo tempo conversando com a filha Marina no MSN num dia destes, quando um aviso de nova mensagem entrou em meu endereço pessoal, o Terra. Era o Presidente da FGFM Marcelo Vinhas enviando o seu novo texto para o Gothe Gol (o primeiro foi publicado em fevereiro), afinal havia combinado com o Editor enviá-los bimestralmente. Últimos dias de abril e estava eu com a coluna de Vinhas no meu correio eletrônico. Respondi agradecendo, que publicaria depois do Lagoão. E pensar que aguardo ainda resposta quanto a possibilidade de publicar os textos do antigo ocupante do cargo, que ficou de fazer uma assembléia para tal. As diferenças não são poucas. Confira você mesmo lendo O PRESIDENTE NO BLOG.
" Emoções que não mudam
Terminou mais um Estadual Sênior e Júnior, e eu não conseguia esconder a minha satisfação. Sim, mesmo sem botar o time na mesa, estava muito contente, não só pelo título conquistado pelo meu padrinho e professor de futebol de mesa Osmar, mas por toda a competição em si.
Em 1995, então com 12 anos, joguei meu primeiro estadual na categoria Júnior, que na época ainda era chamada de “Juvenil”. Não lembro o número exato de participantes, mas devia ser algo em torno de 30 (ou mais). Caí na primeira fase, perdendo todos os jogos. Ao final da competição, perguntei para alguém quem havia sido o campeão. A resposta foi: “Ganhou um Alex, de Rio Grande”. Eu só sabia quem era porque na primeira fase esse Alex tinha enfrentado o então melhor juvenil da APFM, que na época já jogava junto comigo: Tiago Pierobom.
Nos juniores existe algo que dificilmente se vê nas demais categorias. Normalmente um botonista júnior se inscreve na competição sem conhecer seus adversários, sem saber como jogam, sem saber como são, e de repente arruma seu time para enfrentar alguém com quem irá conviver por muitos anos no mundo do futebol de mesa, com a possibilidade de se estabelecer uma grande amizade.
Quinze anos passados e nos encontramos em 2010. No decorrer desses anos participei de muitas competições, vi muitas alterações no nosso esporte, nas mesas, nas empresas e no mundo. Pudemos ver até mesmo as primeiras intervenções da globalização sobre o futebol de mesa, com a realização de um campeonato mundial numa regra que possui algumas características da nossa Regra Brasileira, onde estávamos representados por um grande campeão, Cristian Batista. Porém, nos dias 23, 24 e 25 de abril deste ano, tive a certeza de que uma coisa não mudou: A emoção de se jogar um estadual júnior.
Com exceção de Renan (CM) que jogou seu último estadual na categoria, tenho certeza de que, independente de seus resultados, Marcelo e Mateus (APFM), Yago (CM), David (Franzen), Juliano, Jhonatan e Vladimir (CE), Kevin (GNU) e Alisson (ARFM) já pensam na próxima competição.
A FGFM espera contar com um número ainda maior de juniores em 2011. No entanto é sempre importante lembrar a necessidade do comprometimento de todos nessa causa. Se nos dedicarmos a qualquer atividade durante muitos anos, certamente teremos um legado a deixar. Para que os frutos dessa dedicação não acabem perdidos no tempo, um dia precisaremos de sucessores, seja no mundo, nas empresas ou nas nossas mesas.
Marcelo Vinhas "
* foto dos premiados do Estadual de Juniores 2010 by Gothe Gol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Camarada Ítalo !
Peço desculpas pelo engano, mas a edição do BREAKFAST foi feita no final de domingo, com o Editor já cansado depois da maratona. Foi corrigido e agradeço a colaboração do amigo. Agradeço também todas as mensagens recebidas, inclusive as fora da zona de comentários, via e-mail e torpedo, e que são combustível e motivação para continuarmos esta batalha pela divulgação do Futmesa. Não foi possível publicar todas as fotos feitas, porque algumas não tiveram a qualidade desejada. Abração Camarada Saul, saudade do amigo, prazer conhecer o Chambinho, grande figura, corneteiro Marcos um abraço e ao Glaiton, o nosso embaixador do Grêmio no Rio. Vou estar aí a partir de amanhã, se for possível mais um amistoso, o Flu estará presente no Grajaú.
Abraço à todos,
Gothe.
Agradeço as mensagens já durante o Lagoão do amigo Paulo Schemes, do Jader do Bola Branca que tive o prazer de conhecer e o grande Campeão de sempre, o Cristian Baptista. Nossa idéia Cristian, é numa próxima oportunidade além de fazer cobertura pelo Gothe Gol, de fazer a cobertura de um evento simultâneamente pelo Twitter. O Gothe Gol está no Twitter no http://twitter.com/gothegol é só conferir.
Um abraço,
Gothe.
Caro Gothe.
Quero dizer que também foi um prazer conhecê-lo e espero que possamos estar novamente confraternizando no centro sul.
Abraço, Maurício Ferreira(CHAMBINHO).
Quero parabenizar o Vinhas pela administração que está implantando na FGFM. Assim como nos preocupamos com a categoria junior - continuação de nós mesmos - temos que voltar nossa visão, também, para a renovação de dirigentes, oxigenando a política do esporte. O texto escrito pelo presidente é a prova que esse é o caminho. Idéias claras, simples e bem direcionadas, demonstram que em qualquer área novos projetos são sempre bem vindos e necessários. Com esse poderoso meio propiciado pela Internet a "fala do presidente" pode ser ouvida nos 4 cantos do nosso Rio Grande, mostrando ao Brasil que aqui no nosso rincão o Futebol de Mesa é sim, fruto de organização. E quando me refiro a isso quero me dirigir a todos os que, ao longo do tempo, dirigiram a FGFM e contribuiram para que assim o fosse.
Parabéns Vinhas e parabéns Gothe por disponibilizar o espaço, comprovando a tese que há tempos defende.
Gothe, fantástico.
A atualização online é outra maneira que reproduzir no Futebol de Mesa o que acontece no Futebol.
Toda essa dinâmica torna nosso jogo cada vez mais atrativo.
Relacionando isso com a coluna do Vinhas, tenho certeza que um botonista Junior alemejará ainda mais se tornar um campeão e ser destaque na internet.
Abs.
Cristian Baptista.
Postar um comentário