quarta-feira, 2 de julho de 2008

A ARTE DE NÃO QUERER VER


Não bastasse todos os fatores externos que tem feito o Futebol de Mesa encolher assustadoramente nos últimos anos, e os responsáveis por fazê-lo reagir, conseguem com decisões vetustas, obtusas e envelhecidas, condená-lo ao desaparecimento.

Na reunião de ontem a noite na Franzen sobre o Campeonato Metropolitano que se articula para este mês de julho, os principais "organizadores" da competição optaram por exigir de entidades e técnicos, os mesmos prazos e carências exigidos pelos campeonatos oficiais da FGFM, Federação Gaúcha de Futebol de Mesa. Com isso, alguns jogadores, como Roberto Moreira no Grêmio, e algumas entidades, como o GEVI, ambos como exemplos, ficarão de fora do evento.

A análise que cabe é a seguinte. Não sendo o Metropolitano uma competição oficial, não possuindo portanto importância para a formação de algum ranking, e por conseqüência não refletindo na disputa de vagas para nenhuma outra competição, qual seria de fato sua finalidade ?

Nos parece que um campeonato com este perfil, interessa sobretudo para promover a integração e para a efetiva promoção do esporte, resgatando sem medir esforços entidades e jogadores, para que num futuro próximo estejam novamente integrados ao sistema do esporte organizado.

Portanto, se não cumpre esta finalidade, sem finalidade está. Permanece a insistência em não adaptar-se o Futmesa a realidade dos dias atuais, muito diferente dos anos 80 principalmente, quando o esporte vivia momentos de muita procura, e profusão de entidades e jogadores.

A falta de um novo olhar sobre a situação que vivemos, a administração do Futmesa como se estivéssemos a 20 anos atrás, somada as dificuldades externas conhecidas, é que tem contribuído para o quadro de dificuldades hoje encontrado.

O Metropolitano que já deixou o Grêmio de fora por disputas paroquiais, de mentalidades absolutamente tacanhas, está certamente procurando se repetir agora, parece não ter aprendido nada de um episódio que pouco depois mostrou-se equivocado, com a adoção da idéia Gremista do reserva, do coringa, sugerida na época. O Grêmio já naquela oportunidade mostrava o caminho.

Ao contrário do que foi decidido e que impedirá alguns de participarem do Metropolitano, o esforço deveria ser o de buscar a participação de todos neste momento, do GEVI Campeão Metropolitano de 2000, do Paladino de Gravataí mesmo que este não tenha se manisfestado. Temos que encontrar quem esteja disposto a jogar. Terminou o tempo de emitir um email e esperar que os grupos se inscrevam, é hora de sem pose e circunstância, sairmos atrás literalmente pedindo que participem, para que o Futebol de Mesa tenha alguma chance de prosseguir seu caminho.

A postura, a mentalidade, os conceitos, tudo, absolutamente tudo tem de mudar, em nome da promoção do esporte. O ranço tem que definitivamente ser enterrado.

20 comentários:

Anônimo disse...

O presidente acocou!

Anônimo disse...

A verdade é que enquanto o Turra não tiver a coragem de assumir a FGFM as coisas não vão mudar. TURRÃO NA FEDERAÇÃO SERÁ NOSSA SALVAÇÃO !!!

Anônimo disse...

O Sr. Azambuja é o banana do ano.

Anônimo disse...

Primeiro o Breno tem razão de reclamar da descaracterização do metropolitano e depois ainda vem aquela velharia com um jeitinho de tirar alguns fora.Palhaçada essa gente.Vão enterrar a coisa toda deste jeito.

Anônimo disse...

Só discurso vazio e malhação não resolvem nada. Tá na hora do alemão tomar alguma atitude prática pelo futebol de mesa. Criticar é muito fácil, mas aonde está o exemplo?

Anônimo disse...

Tem razão porque o metropolitano se não for pra reunir e incentivar não tem razão de ser.Essa história de só olhar pro próprio umbigo tem que parar pra que tenha mais gente jogando.Querem tirar o fulaninho e não sei mais quem e ficar aquela meia dúzia se garantindo.

Anônimo disse...

O exemplo tá aí pra quem quiser ver.Convidem e busquem todo mundo que quiser jogar sem ficar arrumando um jeito de afastar A ou B e bola pra frente.Foi uma ótima sugestão que o alemão deu e é só seguir sem preconceito.Tem que acabar a frescura e ponto.

Anônimo disse...

Deixar o União,Gevi,Roberto e outros de fora quando o botão tá morrendo só tem uma explicação: BURRICE.

Anônimo disse...

Aqui na Zona Sul tem o campeonato Zona Sul todos os anos em Rio Grande ou Pelotas. as vagas sao distribuidas e quem quer jogar joga!! É um baita torneio e nao tem essas frescuras aí.

Cristian Ferreira da Costa disse...

concordo com o que tu escreveu, gothe!!

Anônimo disse...

Como os parceiros dêle o conhecem, mesmo êle se valendo de "ANÔNIMO" para se esconder, os seus amigos concordam pelo que êle escreveu. Mas aonde está assinatura dêle nos comentários? Cara de personalidade assina, mas os fatos acima são de um tal de ANÔNIMO! Não entendo mais nada larguei voces, voltei pro tenis rsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Quem nunca foi não tem como voltar,rsrsrsrs.

Anônimo disse...

O que foi escrito tá certo ou tá errado?As opiniões mais favoráveis respondem e isso doe.Mas o atraso prefere a picuinha e o pessoal em detrimento da verdade e dos fatos.É desviar o foco da crítica para não dar o braço a torcer, ou seja, pobreza pura.A mesma pobreza que está matando o botão.Parabéns ao turra ou a quem quer que tenha escrito.

Anônimo disse...

Todos nós jogamos a "regra" brasileira,estamos filiados a FGFM,temos regras e estatutos,acredito q todos são capacitados p ler e interpretar,se formos mudar regras p fulaninho jogar,sem respeitar a FGFM,poderiamos então jogar no chão,toque-toque,botões diferentes,convidar aquele amigo de infância q jogava "puxador" parece q tem mais dois visinhos q já jogaram,quem sabe montam uma equipe???...por favor né,todos conhecem a carência e ficam com essa palhaçada,escrevendo em blog,acredito q esses não foram na reunião,vão jogar botão!!!!

GOTHE disse...

Aqui todos tem o diretiro a espernear.Fiquem à vontade.A maioria entendeu que a atitude em relação ao Metropolitano é atrasada.Paciência.

Anônimo disse...

e dê-lhe a usar a foto do Laranjinha do blog, o Breliso identifica-o por Amarelão, eu como anônimo rsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Fosca não estás em falta daquêle tipo de canário o "AMARELÃO", leva êle contigo, não seria uma boa pra tí rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Que ataquem o editor por não ter como combater o conteúdo tudo bem,mas a falta de respeito ao Fosca só porque ele não tem a mesma oipinião de alguns é vergonhoso.

Anônimo disse...

o que é isso oipinião....tu denôvo o Ruy ......sa, assim eu vou me cansar contigo rsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Aposentado é fogo, não perdoa nem erro de digitação, rsrsrsrsrs.Imagina o dia do super Mário sem esse bloguinho.