sábado, 14 de novembro de 2009

DOIS NOMES JÁ DEFINIDOS PARA O FUTMESA DO GRÊMIO EM 2010


Em que pese o pedido para que não fosse reconduzido ao cargo, porque no próximo ano enfrentará um processo eleitoral e mudanças estruturais no Governo de que faz parte cuidando do Projeto Copa do Mundo 2014, o Editor do Gothe Gol atendeu o pedido do Patrono Carlos Roberto Foschiera e de alguns outros integrantes do Departamento, e seguirá na Direção-Geral do Futmesa do Grêmio em 2010, para cumprimento de um 3º mandato (2005/2009/2010).

A composição da Direção para a próxima temporada é encaminhada por concenso, e diante do convite para manter-se, Gothe (foto acima), já pensa na formatação da nova diretoria. O primeiro a ser convidado e que já aceitou participar, foi Lauro Moretto (foto abaixo), que assumirá a Direção-Técnica do Liso para 2010 em substituição ao atual Diretor Rafa Tosh de excelente trabalho este ano.

A pretensão é ter a nova composição fechada até o final do mês de novembro, com posse confirmada para 19 de dezembro, dia de encerramento da temporada, e da confraternização do botonismo Tricolor.

A restauração de um ambiente mais saudável para jogos, a reestruturação das competições internas, a realização com sucesso do Estadual de Equipes, e a qualificação do grupo de jogadores, foram alcançadas segundo a avaliação que faz o Diretor-Geral que será reconduzido.

O desafio da realocação do espaço do Futmesa foi vencida numa primeira etapa com ganhos e avanços, mas uma solução definitiva é o grande desafio para 2010. A Taça RS ainda este ano e a próxima temporada no plano das competições oficiais é o maior objetivo da nova Direção, títulos estaduais e nacionais passam a ser do ponto de vista externo, o foco principal.


Moretto comandará o liso em 2010

SÁBADO DE CAMPEÕES

Academia, COP e Grêmio conhecerão na tarde deste sábado novos Campeões e o internauta acompanhará no LANCE DE DOMINGO todas as informações. No Grêmio em que pese o líder da competição ter que realizar ainda 5 jogos, Vcitor Mecking é considerado o virtual Campeão, e presença certa na Taça RS.

CAMPEÃO ILUMINADO


Quem já saiu Campeão nesta semana de Campeões do Futmesa Gaúcho, é Diogo Mallet (foto), da Franzen de Porto Alegre. Depois de já ter conquistado na temporada a Copa Pedro Ernesto Denardin, superou a Marcelo Mallet nos penais após igualdade em 1 gol no tempo regular na semi do Torneio de Encerramento, e chegou a decisão para enfrentar o excepcional Thiago Leão. Thiago eliminou Mauro na sua semi por 1 gol, mas caiu na decisão para Diogo pelo mesmo placar.

BRASILEIRA CAMPEÃ NA GAÚCHA


Se perdeu o título para Diogo na decisão do Torneio de Encerramento na Franzen, Thiago Leão (foto), um dos grandes nomes da regra brasileira no Rio Grande do Sul, fez passagem de sucesso pela regra Gaúcha e arrematou o título de Campeão Gaúcho individual 2009, sob o olhares dos principais nomes e favoritos da gauchinha, como é carinhosamente chamada a regra jogada por um bom número de adeptos no Estado. Puristas da Gaúcha já estão tão torcendo para que essa moda não pegue, e que o pessoal da brasileira não fique se aventurando nos torneios da Liga e levando os troféus para casa.

23 comentários:

Edu Caxias disse...

Gothe,

Com todo o respeito que tenho a você, mas de vez enquando você perde a oportunidade de ficar quieto e respeitar mais os botonistas, ainda mais falando da regra gaúcha.
O Thiago Leão é um grande "parceiro" que temos, e com certeza o seu título foi merecedor, porém saliento que não é só chegar um botonista da regra brasileira que o título é garantido na Gaúcha.

Caso alguém não goste, desafio qualquer um na mesa!
Quem se arriscaria??

GOTHE disse...

Caro Caxias,

Você não deveria interpretar mal o post, que é sobretudo promocional. Tanto que cita o respeito e o carinho que todos temos até na forma de chamar a regra, e salienta o bom número de adeptos da regra no Estado.

A matéria partiu de um comentário de jogador da própria Gaúcha com o Editor, que disse ter "corneteado a turma" pelo fato de um botonista da brasileira ter levado o título.

O Blog que brinca e critica a própria regra brasileira a qual se dedica, tem essa credibilidade, você sabe disso.

Também não vejo problema nenhum de um jogador da Gaúcha jogar um Estadual da brasileira e arrematar o título, é só acontecer.

Quanto ao Leão, é um grande cara, grande botonista e grande parceiro, de todos !

Quanto a você, é sem dúvida um bom jogador, mesmo que suas tentativas na brasileira tenham tido resultados um pouco tímidos, pelo menos nas rápidas passagens pelo Grêmio.

Uma sugestão, desafia o Leão em dois jogos, um na brasileira onde ele joga demais (a regra dele), e outro na Gaúcha, a tua regra, onde ele atualmente é o Campeão Gaúcho.

Um grande abraço e não te estressa,

Gothe.

Edu Caxias disse...

Gothe,
O Thiago Leão eu não preciso desafiar, pois ele sempre foi ético e consequentemente mede as palavras antes de escrever ou falar.
Saliento que as minhas passagens "rápidas" pelo Grêmio, foi fruto das passagens rápidas de outros botonistas aí também.
Não preciso tentar mostrar algo em uma regra no qual nunca tive continuidade, e muito menos time para jogar....
Hoje eu tenho um time, mas não me arriscaria à desafiar um botonista do nível do T.Leão, seria suicídio, é mais fácil ele me dar uma dicas do que eu ser prepotente em desafiá-lo na RB.
Ah...apesar de eu não ter tido sucesso nas minhas passagens pelo Grêmio, saliento que a única vez que jogamos pelo um camponato decidimos nos pênaltis.
Botonistas com títulos no Grêmio no qual venci na RB: Christian Bor, Luis Márcio, Brandão e Gérson Azevedo....parece pouco, mas para um inexperiente na RB tá de bom tamanho.

Tenho carinho especial por vários botonistas daí, mas sempre têm os "tomates podres".

GOTHE disse...

Caro Caxias,

Os "tomates podres" sempre acabam sendo retirados da caixa, não é mesmo ?

Assim mesmo, apesar do fel que tuas feições nunca esconderam, será sempre um prazer recebê-lo para jogar na brasileira e no Grêmio, assim como da última vez quando atendemos teu pedido para jogar aqui um torneio, e você jogou.

Cortesia é algo sempre presente nas nossas relações. Ficou faltando o teu pedido oficial de ingresso no Grêmio, segundo a consulta que você me fez e que tenho registrado, e que colocaria a avaliação dos demais caso tivesse acontecido, conforme prometi.

Tenho absoluta certeza que pelo perfil teria sido aceita de forma unânime aqui no Tricolor.

Apenas para colaborar, ficou faltando no teu blog (posso estar enganado) uma matéria legal do título do parceirão Thiago Leão, de Campeão Gaúcho na regra Gaúcha, que ele merecidamente conquistou e que deve ter um registro permanente. Tenho certeza que não seria encarado como arrogância esta minha sugestão.

Para finalizar, uma pequena correção no belo texto, o último de teu blog, com traços de indignação, tipo tempestade em copo d'água. Quando comecei a jogar no Grêmio, não se jogava mais a regra no clube, apenas a brasileira. Você deve ter se equivocado na informação, assim como o poeta alemão Goethe, nunca jogou futmesa no Grêmio.

Parabéns pelo trabalho na regra Gaúcha, siga assim.

Unknown disse...

Alemão
O cara perdeu mesmo a chance de ficar de bico fechado.Foi pedir bexiga pra vocês pra jogar e ainda fica irritadinho?A real é que nestes últimos tempos o pessoal da gaúcha que tentou a brasileira,até os grandes campeões,recuaram e voltaram pra gauchinha.Parabéns pelo blog porque o cara esse põe pose mas não sai daqui,como eu,haha.

Quer fazer sucesso é isso aí,te vira com essas malas que aparecem.Salut.

GOTHE disse...

Caro Luis,

Obrigado pela leitura. Quanto ao amigo citado, é apenas um idealista que confunde um pouco as coisas as vezes e já ataca uma instituição ou Editor e já faz uma revolução de algo que é apenas uma matéria. No fundo tá bem intencionado e é apenas um pouco perdido. O tempo e a estrada amadurece essas coisas e você sabe que aqui, mesmo o patrulhamento nós levamos numa boa. É leitor assíduo e eu respeito. Da próxima vez, por favor, identifique sua origem, é o mesmo de outro dia de Brasília ?

Um grande abraço,
Gothe.

everson disse...

Boa tarde!
Como presidente da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa e botonista não concordo com a opinião do Sr. Gothe em duas questões, são elas: 1ª - O thiago Leão JOGAVA somente na brasileira, mas após ter se filiao junto a Liga Gaúcha e freqüentar com muita assiduidade o ambiente da Regra Gaúcha, passou a ser também botonista da Regra Gaúcha, então não é um botonistas da brasileira ganhando na Regra Gaúcha, é um botonista que joga na Regra Gaúcha e na brasileira e ganhou na Regra Gaúcha, diga-se passagem com méritos; 2ª – Quanto a mais botonistas da brasileira migrando para a Regra e Liga Gaúcha, seria um enorme prazer, com certeza todos teriam a mesma receptividade que o Thiago Leão, fica aqui registrado o convite. Por fim como Presidente da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa ratifico que não temos nada contra a regra brasileira e seus adeptos, muito pelo contrario, pois já tive oportunidades de conversar com o Presidente da Brasileira o André, estive presente no estadual da brasileira no Frazen onde fui muito bem recebido, então não temo o pq ficar de rusgas ou diz que diz, cada um tem seu espaço e seus adeptos, todos são livres para jogar nesta, naquela ou em varias regras, devemos sim manter o respeito que cada entidade e seus adeptos merecem, abraço e obrigado por citar o evento e a conquista do Thiago na Liga e Regra Gaúcha no teu blog, abraço!
Everson Kaverna.

GOTHE disse...

Prezado presidente Everson,

Identifico um grande equívoco no que está posto, talvez devido a precipitada e irada manifestação do nosso leitor Edu Caxias. Não há necessidade nenhuma de explicar se o Campeão Individual da Gaúcha é exclusivo de regra X ou Y, ou vai parecer que alguma delas tem motivos para nutrir algum sentimento de inferioridade em relação a outra, o que evidentemente não é o caso.

Não existe na matéria postada sobre o título do botonista Leão nada que desabone a regra Gaúcha, Basta uma leitura adequada e sem preconceitos do texto.

Ao contrário, se faz menção ao carinho pelo qual é tratada e a quantidade de adeptos dela no Estado.

A brincadeira pelo botonista Leão ter vencido da forma como venceu realmente existiu e partiu de um jogador da própria Gaúcha, apenas reproduzi.

Pergunto. Se alguém fizer algum tipo de brincadeira com a brasileira, isso será motivo para uma tempestade desproporcional ao que foi escrito ? Claro que não, é superdimensionar algo desnecessariamente, imaturidade.

Cada um pode jogar a regra que quiser, quando quiser e quantas quiser "simultâneamente".

Mas estou absolutamente ambientado as críticas, as tentativas de desqualificação do Editor mediante as opiniões que expressa. São 6 anos de rede expressando sim, opiniões, e não há porque alterar o perfil, já que o retorno é bastante positivo, como demonstrado até em situações que provocam desgaste, com direitos de resposta, comentários ácidos e notas oficias. Todas aqui.

Ao contrário de outros espaços, este aqui está e sempre esteve a disposição da manifestação dos botonistas e amigos do esporte. Os mesmos que me enviam elogios quando de matérias que lhes agradam plenamente, são aqueles que agridem quando entendem que determinado conteúdo é ofensivo.

Nada de novo. Sua postura aqui em relação ao nosso comentário é merecedora de reconhecimento quanto a tranquilidade nas palavras, talvez em outros espaços, sobre o mesmo tema, não tenham sido igualmente tão polidas, mas também entendo se são necessárias pelo viés corporativo e representação.

Um grande abraço,
Gothe
99628547

everson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FUTMESA-TOTAL disse...

Olhem só, as criancinhas sairam da garagem fazendo choradeira?
Todos sabem que a gauchinha é brincadeirinha de criança. A gaúcha para o futebol de mesa é o kart, e a regra brasileira é a fórmula 1.

Unknown disse...

E ai!
Realmente Julinho tem não razão em algumas coisas, mas em outras tem, não é gauchinha, é GAÚCHA, mas realmente REGRA GAÚCHA pode ser o kart, pois o botões são menores, precisa muito habilidade, não é cheio de frescuras, não tem auxilio para corrigir erros ( este negocio de arrumar botões, dar um chute sem pretensões pra linha de fundo quando esta mal posicionado pra voltar a defesa), precisa realmente dirigir (jogar e pensar); agora tu tens razão, a brasileira é uma formula mais poderosa que a REGRA GAÚCHA, mas não é a formula 1, é sim a formula TRUCK, aquela coisa feita pra quem não tem muito o jeito, pra quem tentou no KART, mas faltou habilidade e precisou de auxílios, a formula TRUCK cai bem, pois são estas coisas enormes, dá um bolão pra frente e faz uma jogada de boliche, daí quando a coisa aperta, dá um bago pra linha de fundo e arruma tudo, então segue na formula TRUCK e fica tranqüilo, até.

Unknown disse...

Fico impressionado como a bíblia é essa mesma.Quer repercurtir algo é só escrever aqui,o resto tem que dar o link aqui pra alguém ler.O gothe mais uma vez promovendo o esporte e dando uma mãozinha para a gauchinha virar notícia.

Unknown disse...

E ai!
Mas um equivocado, é REGRA GAÚCHA, claro que agradecemos os noticiários, e caminhamos com as nossas pernas, diga-se que SOMOS A PIONEIRA, então vcs eternamente devem agradecimentos á nós, fica tranquilo meu caro, vai pilotar teu TRUCK, flw!

Unknown disse...

Os ingleses são os pioneiros no futebol !!! Deu no que deu !!! flw gauchinha.

everson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E ai!
A sorte neste caso é que nós somos os brasileiros, vcs poderiam ser os amaricanos, não conseguiram jogar dai inventaram outro futebol, o americano, bola oval, um bate-bate, empura-empura e quebra-quebra, flw!luiz

GOTHE disse...

Prezados internautas,

Na medida em que o autor de algumas mensagens (o sr.Everson) as excluiu depois de postadas, conforme registro do sistema, excluí as respostas correspondentes do Editor, para facilitar o entendimento sequencial dos Web-leitores, neste nosso espaço de tribuna livre para debates. Como é de nosso hábito, todas foram devidamente copiadas em arquivos de segurança do Blog, para caso de necessária utilização.

Um abraço,
Gothe - Editor.

Unknown disse...

Opa, meu nome é Cassiano Costa e jogo a regra gaúcha. Legal o teu blog, só vem ajudar a divulgar um lazer/esporte tão pouco difundido e que esbarra nos videos-games da atualidade. Aproveito para convidá-los, os botonistas da brasileira, a frequentar também a nossa regra. As portas estão abertas e com as portas abertas é que tivemos a oportunidade de trazer pro nosso convívio o grande botonista e hoje amigo Tiago Leão. Esperamos mais gente, com vontade de participar e somar junto conosco a nossa regra gauchinha. Abração, Cassiano Costa

GOTHE disse...

Prezado Cassiano,

Muito bacana o seu convite e vem ao encontro do objetivo de promoção do Blog no Futmesa, aqui mais destinado a brasileira em função da óbvia participação do Editor neste meio. O Grêmio onde jogo e atualmente dirijo, também está a disposição de qualquer botonista de qualquer regra para a prática da brasileira, tal qual em torneio no verão recebemos de braços abertos o Edu da Gaúcha, que lá jogou. As potenciais rivalidades do esporte e suas brincadeiras fazem parte do contexto e não podem mais ser tratadas com o antigo ranço.

Um grande abraço,
Gothe.

FUTEBOL DE MESA REGRA GAÚCHA disse...

OLÁ GOTHE, GOSTARIA QUE TU DIGA PRA NÓS BOTONISTAS DA REGRA GAÚCHA, QUEM FOI QUE MOTIVOU ESSE TEU COMENTÁRIO: "Puristas da gaúcha já estão torcendo para que essa moda não pegue, e que o pessoal da brasileira...." QUE SEGUNDO EU ENTENDI (EU E ACREDITO QUE TODOS QUE VEM PARTICIPANDO DESSE POST...)FOI MOTIVADO POR UM COMENTÁRIO DE UM PRATICANTE DA PRÓPRIA REGRA GAÚCHA. DIGA-NOS O NOME DELE, P/ JUSTIFICAR ESSE POST, E ESSE COMENTÁRIO JOCOSO, DO QUAL 99% DOS PRATICANTES DA GAÚCHA NÃO COMPARTILHAM....AFINAL SE TU TE "ESCAPOU" DO ÔNUS DA COBRANÇA E DA IRA DE NOSSOS PRATICANTES, ENTÃO É MAIS DO QUE JUSTO TU "ENTREGAR" QUEM FALOU ESSA OPINIÃO, POIS TU PUBLICASTE ISSO NUM ESPAÇO PÚBLICO, NO QUAL DEVERIA SER TUA OPINIÃO , SE NÃO É, DEVES DIZER ENTÃO DE QUEM É....


A PROPÓSITO, TODOS OS BAHIANOS ops...brasileiros....ESTÃO CONVIDADOS À PARTICIPAREM DA LIGAFUME , LEMBRANDO QUE O CAMPEÃO THIAGO , JÁ JOGAVA A REGRA GAÚCHA NO DEP. DO SEST/SENAT, NO BAIRRO HUMAITÁ, E SE TRATAR DE UM DOS MELHORES DA REGRA BRASILEIRA TB, SE ADAPTOU MUITO BEM COM OS BOTÕES DE GALALITE DA GAÚCHA, TRATA -SE UMA EXCEÇÃO MERECIDA, NÃO É BEM ASSIM, QUALQUER PRATICANTE DA MODALIDADE BRASILEIRA VIM E VENCER....

FLW...

GOTHE disse...

Prezado internauta não identificado,

Não identificar a fonte é regra básica em jornalismo no mundo inteiro e não uma invenção do Gothe Gol. Justamente para evitar o patrulhamento da opinião das pessoas. Mas tenho já a informação de que o meio conhece quem fez este comentário, que não tem nada de jocoso e sim de uma simples brincadeira, pois a maldade fica por conta de cada um.

De real fica o fato de que o grande Thiago Leão mesmo sendo como andam dizendo, assíduo da regra gaúcha, não mereceu nenhuma matéria especial de seu título nos espaços da rede que falam de gaúcha, apenas no blog de Breno Kreuzner e no Gothe Gol, que falam de brasileira. Mas deve ser mera coincidência.

Ira dos botonistas da gaúcha ? Bobagem, foram 2 ou 3 que fizeram como a história de Shakespeare, "Muito barulho por Nada". O Gothe Gol tem muitos internautas que curtem e jogam a regra gaúcha sem se deixarem perseguir por inúteis fantasmas e que acompanham o Blog.

Um abraço,
Gothe.

FUTEBOL DE MESA REGRA GAÚCHA disse...

olá gothe, desculpe o meu vacilo, meu nome é diego silva,na verdade jogo as duas regras, mas prefiro muito mais a gaúcha!
a questão de não revelar a fonte, é para fatos, e não suposições e fofocas...do contrário, faz parecer se tratar de sua própria opinião, e por se tratar de um espaço de acesso público, as palavras "se aventurando" e "levando o troféu para casa" soaram como provocação, na medida em que a gaúcha é conhecida justamente pela imprevisibilidade dos resultados finais, pois não se trata de uma regra mais difícil ou fácil...e sim de uma regra que detém uma peculiaridade de ser mais parecida com o futebol de campo (até nesse quesito citado acima...onde nem sempre o melhor vence...ao contrário do volei e basquete...)e pelo fato de ter mais jogadas de aproximação, o que nem sempre resulta no resultado esperado(em gols), e pelo contrário, muitas vezes, ao menor erro, proprciona um contra-ataque mortal, ou uma matação de tempo infernal....o campeão e os títulos, de fato como tu mesmo inteligentemente citou acima, não se explica pois soa como choradeira (me paraceu que esta foi a tua real intenção...cavar esse "pênalti" p/ que uns extressadinhos viessem expor negativamente a regra...minha impressão, me corrija se tiver errado...)mas a regra e suas diferenças p/ brasileira, ah isso sim se explica!
ah e se deres uma boa olhada no meu blog .....verás que citei o triunfo do thiago, assim como outros vários acontecimentos nos mais variados clubes onde se praticam a modalidade gaúcha.

GOTHE disse...

Obrigado pelo seu comentário.

Continuo afirmando que foi feito muita onda por muito pouco. No Gothe Gol tem inúmeras citações críticas a regra brasileira e nem a metade das considerações a respeito, do que houve neste caso.

No momento em que estamos tendo um volume maior de divulgação, é necessário estar melhor preparados para o reflexo disso. Imagina o que aconteceria com o futebol de Grêmio e Internacional por exemplo, noticiados todos os dias na mídia, se fossem a cada matéria provocar um debate como este que tivemos aqui, quando alguém se sente afetado por alguma frase ou palavra.

O Futmesa como um todo, todas as regras, precisa amadurecer quanto a este aspecto, de ser publicado e portanto comentado.

Quanto a fonte, deve ser preservada com certeza, e a fonte confirma que a brincadeira foi feita, e foi apenas isso que foi noticiado, sendo esta fonte, repito, um jogador exclusivo da ragra gaúcha, é um dado objetivo.

Quanto a elogios, defesas e críticas a qualquer regra, são livres, desde que as manifestações não afetem pessoal e profissionalmente terceiros, e não se utilizem de vocabulário inadequado.

Um abraço,
Gothe.