sexta-feira, 18 de junho de 2010

DIRETO DE JOHANESBURGO


















A nossa redção já está na África do Sul, conferindo tudo sobre o maior torneio de futebol do planeta ! Depois de pouco mais de 7 horas de uma cansativa viagem, embora tranquila, e comissários de bordo não muito simpáticos da South African Airways, chegamos às 7 horas da manhã de ontem aqui na capital da Copa do Mundo de 2010, Johanesburgo. A temperatura na casa dos 2 graus.

Aeroporto maravilhoso o Tambo International, vias muito bem construídas e modernas, mas as boas impressões por enquanto param por aí. Muita desorganização, pouca informação ao visitante, pouca segurança aparente, falta de transporte, táxis sem taxímetro e que cobram a tarifa conforme o rosto do cliente, preços altíssimos em tudo, e uma indisfarçável pobreza em grandes favelas de alvenaria, e ainda pessoas enroladas em sacos plásticos nas esquinas para enfrentar o frio e vender ou pedir coisas, dão um um toque de realidade a um país que é a 25ª economia do mundo.

Sinceramente o chamado padrão FIFA, tão abertamente cobrado já do Brasil para a Copa de 2014, parece ter passado um pouco longe do que estamos vendo. Johanesburgo é uma cidade de cerca de 6 milhões de habitantes, de maioria negra. O que se observa é que o apartheid segue ainda no campo econômico, pois os postos de trabalho de serviços tem em sua maioria empregados negros, enquanto os proprietários dos negócios são brancos ou indianos em sua grande maioria.

Johanesburgo não é bonita e não tem randes atrativos para serem visitados. Na aproximação aérea, a área assemelha-se do alto a Gravataí e região no Rio Grande do Sul. Ontem estivemos na Casa Brasil, espaço que apresenta as cidades brasileiras sedes para 2014 no Sandton Conventre Center, em Sandton, bairro nobre da cidade, onde tudo é luxuoso. A Mandela Square é mesmo estilosa e chique, bonita de se ver e aproveitar com bares, restaurantes e lojas fantásticas.

A idéia é fazer 3 entradas direto aqui da África do Sul, mas ainda não sei se será possível. Estamos fazendo muitas imagens para publicação posterior e domingo estaremos no Soccer City para Brasil e Costa do Marfim. O bacana é essa presença do mundo todo em todos os lugares e onde se ouve todas as linguas. Apesar de nosso inglês "Joélico", estamos conseguindo bater papo com muita gente de todos os cantos, é uma sensação de globalização muito interessante mesmo, uma ótima experiência.

O Camarada Azamba mandou torpedo informando da classificação do Cruzeiro de Porto Alegre para a 1ª divisão do futebol Gaúcho em 2011. Grande notícia ! Obrigado Azamba. Até a próxima.


















A Mandela Square


















O Editor na Casa Brasil

Nenhum comentário: