quarta-feira, 23 de junho de 2010

DURBAN II

















Johanesburgo - Tivemos que acordar as 5:30 hs da manhã para retornar de Durban a Johanesburgo, tudo muito cansativo, mas muito enriquecedor, sem dúvida. Não foi possível escrever de Durban, então troco o descanço antes de ir para Pretória, por este post aos Web-leitores.

Em Johanesburgo podemos imaginar um pouco de São Paulo no ritmo, há muita desinformação por parte de quem deveria informar, mas na média as pessoas são educadas e também alegres. Você está dentro de uma loja e quando toca algum dos hinos da Copa, Shakira ou a música da Coca-Cola, todos dançam, inclusive a sua atendente, sem a menor cerimônia, e é tudo muito espontâneo, é um povo dançante.

Mas Durban é uma cidade litorânea, as margens do índico (foto acima), "perto" de Madagascar, e como tal uma cidade mais simpática, pronta para receber visitantes, com uma geografia bela. Povo sorridente, não se vê uma pobreza escancarada como em Johanesburgo, mas há contrastes. Nas pistas apenas carrões, Porsche, Ferrari, Jaguar, Mercedes, BMW, Audi, um mais incrível que o outro, mas pela manhã cedo, os trabalhadores caminham pelas margens das vias expressas, pois não existe transporte para eles. A impressão cada vez maior é de que o apartheid irá demorar pelos menos 50 anos ou mais para ser de fato uma realidade modificada, não se ajusta uma diferença brutal como esta aqui, por lei e isto fica muito claro. O sentimento dos negros pelos brancos e o inverso é claramente antagônico, as feridas profundas, talvez sem condições de realmente sicatrizarem.

Mas estivemos com os sul-africanos e várias nacionalidades na Fan Fest de Durban, na beira da praia, uma festa inesquecível, ainda mais que venceram a França, embora não tenham obtido a classificação. A Fan Fest aqui foi um investimento de 15 milhões de reais ! É claro que a suíte FIFA deixa tudo mais cômodo, mas notou-se o público muito bem dotado de serviços, os banheiros químicos irreparavelmente limpos, melhores que muito banheiros de shopping no Brasil.

Na sequência fomos ao encantador Moses Mabhida, a Arena de Durban com o seu arco e seu teleférico exuberantes. Arena de última geração, a altura do Soccer City, menor apenas, e vimos uma emocionante pelada entre Nigéria e Coréia do Sul. Valeu conhecer o estádio de 800 milhões de reais !

Hoje vamos a Pretória ver o Loftus Versfeld, estádio repaginado para a Copa da África, lá acontece EUA e Argélia que a FIFA nos obriga a assistir. A maioria dos integrantes da FIFA em nosso grupo é de americanos, dá para desconfiar do programa. Tentamos voltar a tempo de ver Alemanha e Gana na sofisticada Fan Fest de Melrose Arch. É como se fosse uma Fan Fest no Moinhos de Vento em Porto Alegre, na calçada da Fama.

















Fan Fest de Durban, um astral incrível

















Moses Mabhida, de cinema !

















O Moses Mabhida com seu público de mais de 61 mil pessoas

LANCES RÁPIDOS

* Chego ao Brasil, via São Paulo, amanhã às 16 horas no horário brasileiro. Deve estar em Porto Alegre às 21 hs.

* Obrigado pelos e-mails, mensagens e torpedos. Lamento não ter podido fazer mais matérias daqui, direto. Mas além das 3 prometidas e que publicamos, estamos levando inúmeras imagens e curiosidades, que vamos publicar.

* Entre elas, as mensagens, uma, de um conhecido "nick Web-leitor name", mas de tal provincianismo, que vamos poupar os internautas. Meio tipo, "eu gostaria de estar aí !". Tenho certeza que se de fato desse um giro por aí, e pouco importa se Torres ou Joahnesburgo, ampliaria seu horizonte e modificara sua forma de encarar as coisas. Vamos ter fé e esperança que um dia aconteça, sempre.

* Na sexta vamos entrar com a cobertura do Estadual de Equipes de Pelotas que acontece neste final de semana, e abrir nosso trabalho com O PRESIDENTE NO BLOG com Marcelo Vinhas, mais informações sobre o torneio que como sempre terá atenção especial do Gothe Gol. Aos poucos também vamos divulgar tudo o que estamos trazendo da África do Sul.

* Aliás, recebemos com muito entusiasmo a informação que já neste Estadual, teremos o FGFM online, mais uma grande iniciativa do Vinhas e seu time. Vinhas vai respondendo a cada gesto, a expectativa que o Futmesa Gaúcho depositou na grande transformação que seu nome propiciou ao nosso esporte. O Estadual online via a própria Federação é mais uma dessas iniciativas. Estamos todos de parabéns pelo novo Presidente, satisfeitos com a renovação.

* Mais de 150 votos depois, a Riograndina lidera a ENQUETE do Gothe Gol como favorita dos internautas para conquistar o Estadual de Equipes. Confira em nossa barra lateral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Galera o canal campeão do futmesa gaúcho estará voltando no próximo mês, com seu novo gerenciador e uma maior praticidade para suas atualizações diárias como sempre eram feitas.
A Brandão TV também virá com seus programas, cobrindo tudo o que acontece no futmesa gaúcho e brasileiro, e está preparando uma super cobertura para este brasileiro que será realizado aqui no Sul em Poa.
Aproveitamos para divulgar então nosso site que voltará ao ar e também o blog da minha equipe:
www.brandaopersonal.com.br
www.juventusfutmesa.blogspot.com
Entre e divarta-se com o nosso futmesa, um abraço a todos os amigos.