sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


O Editor teve a honra de nesta última quinta-feira, representar a Prefeitura de Porto Alegre na homenagem prestada pela Câmara Municipal da capital, aos 106 anos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Entre os oradores o Vereador proponente, Brasinha, além de Haroldo de Souza, Reginaldo Pujol, Pedro Ruas e outros. Pelo clube falou o Presidente Duda Kroeff, e estiveram presentes também o Presidente do Conselho, Raul Régis de Freitas Lima e Cezar Pacheco, além do ex-presidente Paulo Odone e os atletas Mario Fernandes, Saimon e Matheus.

* imagem by Maria Helena Sponchiaro

TONI COLOCA O BAYERN NA LIDERANÇA


O Bayern de Munique do Editor teve maior volume de jogo e mereceu a vitória na noite desta quinta-feira diante do Nacional de Fosca, que o colocou na liderança por pontos e aproveitamento do Troféu Tricolor Gaúcho de cavados do Grêmio.

Em jogada armada pelo setor esquerdo, Luca Toni (25 graus, foto) marcou o único gol da partida na 1ª etapa. Schweinsteiger que substituiu Zé Roberto no intervalo ainda teve duas excelentes chances para ampliar, mas chutou a primeira para a defesa do goleiro uruguayo, e de bola parada acertou a trave adversária.

A chance de empate do Nacional de Fosca aconteceu de jogada criada nas proximidades da área alemã na etapa decisiva, e que foi finalizada para fora. O Editor credita o bom momento que resultou no 3º lucar invicto na Copa Grêmio e agora na transitória liderança do campeonato longo deste 2º semestre, ao aumento de altura e diâmetro do novo Bayern em relação aos times utilizados no últimos 10 anos, que vem compensando as suas atuais limitações técnicas, associado a muita disciplina na forma de movimentar o time. Pensa que pode não ser suficiente para disputar o título, mas permite equilibrar jogos diante dos favoritos, e ficar menos vulnerável.

O Editor está a 16 jogos sem derrota (incluindo duas partidas com o Boca que tem as mesmas dimensões do Bayern). O novo Bayern, maior que os anteriores, em 28 jogos sofreu duas derrotas, para o Leverkusen de Jeferson do COP na IIª Copa Gerd Wenzel (Jeferson foi o Campeão e o Editor o 5º colocado) e para o Guarani de Gilvani no Troféu Grêmio (Gilvani foi o Campeão). Sabe que a 3ª derrota poderá vir a qualquer momento, mas tem a certeza de que os resultados alcançados já estão acima do esperado.

COPA MAR DEL PLATA


O destaque no Futmesa no final de semana fica por conta do torneio que Rafa Tosh promove neste sábado no Grêmio, competição que ganha em importância porque será a última que premiará seu Campeão na atual sala de jogos do clube. Reunindo times do Uruguay e da Argentina, contará com jogadores da casa e de fora, como Dani do Círculo Militar e outros e que começará as 9hs. Depois de rodadas do Troféu Tricolor Gaúcho de cavados também no sábado e na próxima segunda, o Futmesa será transferido para novo espaço no Ginásio David Gusmão.

COPA MILTON FERRETI JUNG DE LISO


Quem reapareceu no Futmesa Gremista foi Marcelo Silva (foto), como sempre colaborando com as competições no Tricolor. Empatou em 1 gol com Pirênio mas terminou eliminado nos penais. Já Régis Castilhos, mesmo com limitações de saúde enfrentou a Moreira e também classificou-se as quartas da Copa, que ao contrário dos cavados tem cada uma de suas séries disputadas em um único jogo.

TROFÉU ARENA 1º TURNO DA 2ª FASE NA RETA FINAL


Falando em Régis, fez outros dois jogos nesta quinta pelo Troféu Arena, para não prejudicar os demais participantes com seu abandono da competição. Empatou com Kuhn sem gols (foto), e caiu para Azambuja, enquanto Moreira foi batido por 1 gol por Moretto e venceu a Kuhn pelo mesmo marcador. Vão para a reta final com chances de conquistar o turno, Azambuja e Kuhn com 17 pontos e Rafa com 15 pontos. Azamba está a 2 empates de obter vaga para a decisão da 2ª etapa. Regis já está na super-decisão do Troféu Arena pois foi o Campeão da 1ª etapa.

TROFÉU AZEDUME

Jogador do Grêmio muito competitivo e de boa técnica, mas que ainda não figura na lista de Campeões do Tricolor, segue tropeçando em si próprio, nas constantes reclamações e desculpas para resultados negativos tanto nos cavados como no liso. Não consegue se dar conta que cria um ambiente pesado e são poucos, se é que existem, os que ainda suportam seus constantes queixumes, onde sempre fatores externos ou a postura do adversário são a razão de seu insucesso. É de se lamentar, pois tem ótimo potencial. A pergunta que não quer calar é, até quando ? Já está passando o limite do tradicional "chato" de plantão.

CONVOCAÇÃO


Quem acompanha o Gothe Gol viu nossa análise sobre seleção brasileira, e como comentamos que colocaríamos Alex do Spartak no lugar de Júlio Batista (lesionado). Juro que não conversei com Dunga, rsrsrs... mas a alteração apareceu para a convocação visando os jogos diante de Bolívia e Venezuela, últimos das eliminatórias para a Copa da África em 2010. Quanto a Naldo (foto by ESPN Brasil), do Werder Bremen, é uma chamada interessante, para uma comparação com Miranda. Luis Fabiano, Adriano, Nilmar e Tardelli (creio que Robinho está machucado ou cansado), são os atacantes que eu chamaria no momento também, não convocaria Robinho nem que tivesse condições. Sandro e a volta de Josué ? Bem, o técnico não pode acertar em todas.

FUTEBOL NA TV

No sábado o Bayern de Munique de Ribéry e Robben na Bundesliga (13:25hs) enfrentando o Hamburgo do brasileiro Zé Roberto, ex-Bayern, em Hamburgo, é imperdível. No domingo acredito que em TV aberta, o Grêmio contra o Goiás no Serra Dourada (16hs, igualmente imperdível). Se vencer fora novamente, vai ficar difícil segurar o Tricolor. Pelo que observei na homenagem desta quinta na Câmara Municipal, Mario Fernandes seguirá de fora do time pela lesão no tornozelo, não deve nem viajar.

Um abraço aos amigos de Santa Maria e Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, Curitiba no Paraná e Lisboa em Portugal.

2 comentários:

Carlos Kuhn disse...

O prezado amigo Macedo largou as competições e joga somente amistosos.
Estou em um momento que não existe (aliás, nunca existiu)espaço para a mínima desavença, conflito ou truculência e sim somente para o entendimento, companherismo e amizade. Tenho relutado, mas confesso que ao ver ou ficar sabendo de atitudes desabonadoras, tenho por vêzes inveja do meu amigo Macedinho, pensando se não é também o melhor caminho a tomar.

abraços.

GOTHE disse...

Amigo Kuhn,

Minha campanha não é a favor ou contra qualquer nome. É registrar os momentos ruins, até que eles se transformem em coisas mínimas, que as vezes podem acontecer, ou seja, não de forma sitemática. Bom ambiente, parceria, respeito pelo adversário, minha luta é esta no Grêmio e no esporte, mas sem esconder as mazelas, até para que elas possam ser corrigidas.

Um abraço.