quinta-feira, 8 de maio de 2008
INTERVIEW ESPECIAL - ANDRÉ MARQUES - PRESIDENTE DA FGFM
Campeão Estadual Especial nos cavados (1987) e rápidos (2007), integrante de uma das mais tradicionais Associações do esporte, a AFUMEPA, André Marques (foto), assumiu no final do ano passado a Presidência da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa. Estreou no comando da Entidade no Estadual de Sênior e Juniores deste ano, acontecido no Círculo Militar em Porto Alegre, e na oportunidade, anunciou o Projeto da Federação para renovar o quadro de botonistas, que hoje tem uma média de idade bastante alta, e que coloca em risco a continuidade do Futmesa no futuro. Hoje, o internauta do Gothe Gol conhece em entrevista especial, o botonista André Marques, e o Presidente que tomou para si o desafio de em conjunto com as Entidades filiadas a FGFM, de buscar um modelo de incentivo planejado para que os jovens voltem a jogar o Futebol de Mesa, tão debilitado nos últimos anos em função de muitos fatores, entre eles a concorrência com computadores, vídeo-games e outros interesses. No Gothe Gol, a história, as idéias, as opiniões, os planos e projeções de André Marques.
Nome completo ?
ANDRÉ LUIZ MARQUES DA SILVA.
Idade ?
49 ANOS.
Local de nascimento ?
SÃO LEOPOLDO.
Quando começou a jogar Futebol de Mesa ?
EM 1971 NA REGRA GAÚCHA, EM SÃO LEOPOLDO NA SOCIEDADE GINÁSTICA, MAS ME AFESTEI DO FUTEBOL DE MESA DE 1977 A 1980 EM FUNÇÃO DA FACULDADE. RETORNEI EM 1980, QUANDO PASSEI A JOGAR A REGRA BRASILEIRA NA AFUMEPA, CONTINUANDO ATÉ HOJE.
Qual sua atual entidade ?
AFUMEPA.
Por quais outras entidades jogou ?
INICIEI NA NA REGRA GAÚCHA JOGANDO NA SOCIEDADE GINÁSTICA SÃO LEOPOLDO DE 1971 A 1973, QUANDO ME TRANSFERI PARA O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE MESA DO S.C.INTERNACIONAL ATÉ 1976.
RETORNEI A JOGAR EM 1980, MAS NA REGRA BRASILEIRA PELA AFUMEPA EM FUNÇÃO DO CONVITE DO AMIGO LUIS ELODI, FICANDO ATÉ O FINAL DE 1982. EM 1983 PARTICIPEI DA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO LEOPOLDENSE JUNTO COM O CÉSAR KEUNECKE DE OLIVEIRA E COM O SAUDOSO E HISTÓRICO CLAUDIO SCHEMES (PAI), ONDE FIQUEI ATÉ 1985. EM 1986, APÓS A CRIAÇÃO DA FGFM E ALTERAÇÃO DO ESTATUTO, PERMITINDO A CRIAÇÃO DE MAIS DE UMA ENTIDADE POR CIDADE, PARTIPEI DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA EM PORTO ALEGRE, PELA QUAL CONQUISTEI O CAMPEONATO ESTADUAL EM 1987. MAS COMO O BOM FILHO A CASA TORNA, RETORNEI A JOGAR NA AFUMEPA EM 1991, ENTIDADE NA QUAL PERMANEÇO ATÉ HOJE COM MUITO ORGULHO.
Qual o time preferido no FM ?
JOGUEI MUITOS ANOS COM A ROMA, PASSANDO PELO FLUMINENSE QUANDO INICIEI A JOGAR LISO, MAS ATUALMENTE JOGO COM O INTERNACIONAL.
Qual o time preferido no futebol ?
S.C.INTERNACIONAL.
Quais as suas principais conquistas no FM ?
REGRA GAÚCHA DE 1971-1976: BI-CAMPEÃO ESTADUAL POR EQUIPES INFANTIL (71/72), BI-CAMPEÃO ESTADUAL JUVENIL (72-73), TRI-CAMPEÃO ESTADUAL ADULTO (74-75-76)
REGRA BRASILEIRA: CAMPEÃO ESTADUAL ESPECIAL LIVRE 1987, CAMPEÃO ESTADUAL ESPECIAL LISO 2007.
Qual o jogo inesquecível ?
JOGO NO ESTADUAL DE 1987, QUANDO ESTAVA PERDENDO POR 2X0 E GANHEI POR 3X2 DO GIANPAOLO DA AFUMEPA.
Prefere cavado ou rápidos (lisos) ?
GOSTO DAS 2 MODALIDADES, MAS ATUALMENTE JOGO COM LISOS POR ACHAR QUE É UM JOGO MAIS OFENSIVO.
Cite 4 grandes jogadores do FM Gaúcho da atualidade.
ENTENDO QUE TEMOS 3 GRANDES BOTONISTAS NO MAIS ALTO NÍVEL ATUALMENTE: MARCELO VINHAS, VICTOR(COP) E ALEX DEGANI.
Cite 4 ou mais jogadores que você crê históricos no Futebol de Mesa Gaúcho, independente de estarem ou não em atividade.
CLAUDIO SCHEMES(PAI), DIRNEI CUSTÓDIO, PAULO BORGES E PEDDE.
Qual seu principal rival, principal clássico ?
NUNCA TIVE E NÃO TENHO RIVAIS NO FUTEBOL DE MESA, MAS O JOGO QUE CONSIDERO UM CLÁSSICO É COM MEU AMIGO E IRMÃO CÉSAR KEUNECKE DE OLIVEIRA.
Prefere que tipo de competição ? Equipes, Especial, Taça RS ou Sênior ?
GOSTO MUITO DA COMPETIÇÃO POR EQUIPES QUE POSSIBILITA UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE OS BOTONISTAS MANTENDO A COMPETITIVIDADE QUE ALIMENTA O NOSSO ESPORTE.
Régua ou ficha ?
SEMPRE JOGUEI COM RÉGUA (DE FÓRMICA) , DESDE A REGRA GAÚCHA, INCLUSIVE FUI O PRIMEIRO A USAR A RÉGUA NA REGRA BRASILEIRA.
Se pudesse alterar algo na regra nos cavados ou rápidos, o que seria ?
NO CASO DA CATEGORIA LIVRE PENSO QUE TERÍAMOS DE INCLUIR ALGO PARA TORNAR O JOGO MAIS OFENSIVO, COMO POR EXEMPLO IMPEDIR O ATRASO DA BOLA PARA O GOLEIRO.
Qual o fabricante de botões que melhor fecha com as suas características ?
O GRANDE SALATIEL DE NATAL-RN
Que fundamento gostaria de aperfeiçoar em seu jogo ?
O CHUTE A GOL, POIS JOGO OFENSIVAMENTE E COM O PASSAR DOS ANOS PASSEI A PECAR NESTE FUNDAMENTO, MESMO TROCANDO DE ÓCULOS (RISOS).
Qual o seu melhor fundamento ? Cavada, chute, cobertura, passe ou lançamento ?
SOU UM JOGADOR REGULAR NO QUE DIZ RESPEITO AO APROVEITAMENTO NOS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL DE MESA, EXCETO NO CHUTE A GOL.
Se tivesse que fazer um time diferente do seu em 2008, qual seria ?
JÁ TROQUEI O MEU TIME DE LISO DO FLUMINENSE PARA O INTERNACIONAL NESTE ANO DE 2008.
Técnica, tática, controle emocional. O que pesa mais numa decisão ?
NO MEU ENTENDER OS BOTONISTAS QUE CHEGAM A UMA DECISÃO SEMPRE TEM GRANDE CAPACIDADE TÉCNICA E TÁTICA, MAS O EQUILÍBRIO EMOCIONAL É QUE FAZ A DIFERENÇA NESTE MOMENTO.
Na Presidência da Federação pelos próximos 2 anos, quais são seus principais focos de ação ?
DAR CONTINUIDADE AO EXCELENTE TRABALHO QUE A MAIORIA DOS PRESIDENTES ANTERIORES FIZERAM E FOCAR TODOS OS ESFORÇOS NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO RENOVAÇÃO DO FUTEBOL DE MESA GAÚCHO.
Entende possível no futuro, mesmo que distante, uma unificação de regras do esporte no Brasil ?
ENTENDO SER MUITO DIFÍCIL, MAS PARA HAVER UMA UNIFICAÇÃO DAS REGRAS EM UM FUTURO DISTANTE, PENSO QUE SERÁ NECESSÁRIO QUE TENHAMOS DIRIGENTES DE FUTEBOL DE MESA QUE PENSEM NO CRESCIMENTO DO ESPORTE E NÃO EM INTERESSES PARTICULARES DE GRUPOS E REGIÕES DO NOSSO GRANDE PAÍS.
São Lourenço do Sul e Jaguarão, e até mesmo Livramento, tem grupos praticando a regra brasileira, Livramento com algumas variantes na regra. A FGFM tem a intenção de resgatá-los ao convívio como entidades filiadas ?
COMO TENHO SEMPRE DITO NAS OPORTUNIDADES QUE TEMOS DE CONVIVER COM BOTONISTAS DO NOSSO ESTADO, A FGFM É UMA ENTIDADE CRIADA PARA CONGREGAR E DEFENDER OS INTERESSES DAS ASSOCIAÇÕES. SEMPRE VOU TRABALHAR PARA TER O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE ASSOCIAÇÕES PARTICIPANDO DAS NOSSAS COMPETIÇÕES. PELO ESTATUTO DE NOSSA ENTIDADE, APROVADO PELAS ASSOCIAÇÕES FILIADAS, JOGAMOS NA REGRA BRASILEIRA E EM RELAÇÃO À TODOS AQUELES QUE PRATICAREM A NOSSA REGRA, NÃO VAMOS POUPAR ESFORÇOS EM TRAZÊ-LOS PARA O NOSSO CONVÍVIO.
Que marca o Presidente André gostaria de ver consolidada ao final de sua gestão frente a entidade maior do Futmesa Gaúcho ?
NO ÂMBITO REGIONAL GOSTARIA DE CONSEGUIR MARCAR A GESTÃO PELA RENOVAÇÃO DO FUTEBOL DE MESA GAÚCHO.
NO ÂMBITO NACIONAL SERIA MUITO BOM REFORÇAR A FAMA QUE A FGFM TEM DE MAIS BEM ORGANIZADA NO BRASIL, CONQUISTANDO UM TÍTULO NACIONAL NA MODALIDADE LISO.
Neste ano de 2008, qual a sua expectativa quanto ao desempenho de nossos botonistas em competições regionais e nacionais ?
NA MODALIDADE LIVRE TEMOS TODAS AS CONDIÇÕES DE MANTER A HEGEMONIA QUE CONSTRUÍMOS NOS ÚLTIMOS ANOS NO CENTRO-SUL E BRASILEIRO, E NA MODALIDADE LISO PENSO QUE PODEREMOS MELHORAR NOSSO APROVEITAMENTO EM FUNÇÃO DO AUMENTO DE PRATICANTES NO NOSSO ESTADO, TALVEZ ATÉ CONQUISTANDO ALGUM TÍTULO.
COMO PRESIDENTE DA FGFM ENTENDO QUE CANAIS DE COMUNICAÇÃO QUE DIVULGUEM E INCENTIVEM O FUTEBOL DE MESA SÃO IMPRESCÍNDÍVEIS PARA O CRESCIMENTO DE NOSSO ESPORTE.
O Presidente André Marques encerrou a entrevista enviando à todos os botonistas um grande abraço.
* Hoje após o meio-dia, o timer do Blog publica matéria com a rodada decisiva da fase classificatória do TG de rápidos do Grêmio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Com relação à renovação do quadro de praticantes do futmesa, o Bola Quadrada, de Brasília, realizou uma atividade bem interessante em uma escola de ensino fundamental. Essa atividade deve servir de embrião para uma linha de atuação da associação, com o objetivo de divulgar o esporte no DF. Já recebemos contato de representantes da Federação de Goiás, interessados em usar o mesmo modelo naquela região.
Se interessar: http://bolaquadrada.zamorim.com/?p=59
Show de entrevista e de blog.É disso que o botão precisa para crescer,divulgação.Parabéns.
Prezado André
Gostaria de saber se poderia haver uma associação que praticasse outra regra e possa estar associada a federação!?A federação não deveria englobar todas as regras oficiais?A escolha ficaria a critério do jogador,na regra de sua preferencia?Abraços Marcelo Caju
adorei a entrevista de andre marques
só q axo q ele se enganou em numa coisa
o primeiro botonista a usar a regra(inventor)foi PITCHON de jagurao...
q ainda ganhou o estadual de 1985 na modalidade livre sendo ele o unico botonista jogando de liso e com a regua!!!!!!
gothe...abraços do pessoal de jaguarao.....estamos retornando e em breve filiados na FGFM
abraço ao Andre marques
Pessoal! A FGFM tem definido em seu Estatuto que foi criada para congregar as entidades que praticam o Futebol de Mesa na Regra Brasileira, sendo assim não podemos estatutariamente aceitar a filiação de entidades que praticam o nosso esporte em outras regras, pelo menos até que se altere o estatuto de comum acordo em Assembléia Geral das Entidades.
Com relação a utilizar a régua, apesar de não ter nenhuma importância para o nosso Futebol de Mesa quem foi o primeiro a utilizar (pois foi só um comentário que fiz na entrevista) informo ao amigo Allison de Jaguarão (tive o prazer de conhecer o grande botonista Pitchon quando ganhou o estadual em 85), que jogo com régua desde 1971 na regra gaúcha e 1980 na regra brasileira. Esperamos a filiação de Jaguarão na FGFM. Grande abraço!
Postar um comentário