sexta-feira, 16 de maio de 2008

SILVIO É O CAMPEÃO NA RIOGRANDINA


Nesta última quinta-feira à noite, Alex Degani e Silvio Silveira (na foto com a filha), decidiram a 2ª etapa da temporada 2008 da Riograndina. Agora aqui no Gothe Gol, vamos acompanhar o jogo decisivo.

Silvio coloca seus botões na mesa e está com 8 cavadores, é regulamento embaixo do braço, Alex normal com seus 4 de 11º, o início como toda decisão é estudado, Alex empurra dois cavadores para o fundo para tentar jogadas a bater, Silvio mesmo aparentemente nervoso tenta esconder a bola, até que Alex numa grande jogada tenta uma cavada dificil, e consegue assim armar uma jogada digna de Alex, Silvio por sua vez tem um cavador no fundo enxergando meia bola, tenta o corte e dá uma técnica no fundo.

Alex atira a bola dentro da área, resta somente a cobertura, Alex tem cavadores no fundo, Silvio começa a tremer em cima da régua, a cobertura sai errada, eram jogados 12 minutos do 1º tempo, a bola sobra de longe para o nº 6 (Rubens Cardoso), Alex pede a gol, Silvio está frustado com sua cobertura. Silêncio, mais silêncio, Alex prepara e atira é gooooooolllll, do Inter, gol de Alex, uma grande gol, a bola ainda bate no poste e explode no barbante, o barulho seguinte sãos aplausos e mais aplausos dos botonistas da ARFM.

Silvio pede para fazer duas substituições, retira seus dois cavadores e coloca mais dois levantadores ficando neste momento as duas equipes com 4 levantadores cada, será a preparação para os penaltis.

E o primeiro tempo não tem mais nada de interessante, a não ser que parece que os dois técnicos não querem ir para os penaltis, pois o jogo fica aberto, pra frente, zaga não existe, será o detalhe que decidirá esta partida.

Intervalo e a sede da ARFM continua quieta, Alex troca uma idéia com Duda, Silvio com Douglas, é importante numa hora dessa escutar algum conselho, ou alguma palavra de apoio. Vejam bem, Silvio e Alex fazem outra substituição, retiram outro cavador e entra mais um levantador, ficando cada botonista com 5 levantadores, a partida ganha ares que irá realmente para os penaltis.

Começa o 2º tempo, que jogo, cavadas impensadas no ataque, atrasadas para o goleiro dificílimas, que jogo, Silvio tenta uma jogada na ponta logo aos 3 minutos de partida, Alex tenta desarmar com a colocação de mais um cavador perto dos 3 atacantes do River (time de Silvio), quando derrepente Fernandão (centroavante de Alex), comete falta, falta, o que é isso, num lance bobo. É pessoal, os mortais erram, erram sim, foi dois toques, Silvio toca a bola para seu ponteiro que havia entrado agora no 2º tempo, camisa 8, Enzo Francescoli, pede a gol, silêncio, intermináveis 15 segundos para arrumação do arqueiro, silêncio novamente intermináveis 15 segundos para a conclusão, Silvio arremata e é gooooooolllll, gol do River Plate, gol de Silvio, um gol simples, mas seu técnico na comemoração já confessa que a régua estava pesando uns 30 kgs.

Alex pede para substituir, troca um levantador por outro cavador, Silvio já não podia fazer mais nenhuma substituição pois já teria feito as três permitidas em nossa regra, colocando 3 levantadores, ficando com 5 ao todo e Alex retorna aos quatro levantadores, não haveria mais penaltis.

E agora como defender com 5 levantadores, se Silvio tem como ponto forte em sua defesa a cavada, Alex se atira, Silvio se defende, grande jogo, Alex arma uma jogada quase na linha de fundo, Silvio não consegue chegar, o chute está difícil, muito dificil, na conclusão Alex manda no travesão, no travessão, a bola sai pela linha lateral. Alex não tem zaga, Silvio coloca a bola na intermediária, Alex o chama para a falta, mas Alex corre um enorme risco, Silvio não pensa duas vezes e pede a gol, Douglas parece querer fazer um sinal, dizendo não vai, Alex arruma o goleiro ligeiro, tempo é tudo, Silvio prepara Crespo na jogada, atira e... é gooooooolllll do River, gol, gol, grande gol, faltando 5 minutos para o fim do jogo, a taça parece ter encontrado seu dono. Silvio.

Mas contra Alex Degani nada é fácil, e na saída de bola, Silvio fica mal armado pois são 5 levantadores. Alex faz aquela jogada de dar uma casca na bola e coloca-lá atras de seu cavador, Silvio cobre, Alex cava em seu ponteiro o retirando da mesa e ficando com um porco armado. Lateral, Alex cobra e coloca a bola perfeita, resta a Silvio tentar a cavada jogando em seu proprio ponteiro que havia encostado na batida do lateral, Silvio atira e é gooooooolllll, CONTRA, a bola bate em seu ponteiro e encobre o goleiro, lá da ponta. Faltam ainda intermináveis 3 minutos.

O placar é de 2x2, o título por enquanto é de Silvio, mas Alex ainda tem esperança. Silvio dá novamente a saída e por estranho que pareça vai para cima, coloca a bola entre dois zagueiros, Alex cobre, Silvio dá uma casca e empurra ela mais para o fundo de campo, Alex cobre novamente, Silvio chega com outro cavador, Alex tenta atrasar, mas está dificil, a bola fica curta, chute a bater, Silvio pergunta quanto falta, 1 minuto e 30 segundos. Ele pede a gol, atira, a bola bate no zagueiro de Alex, vai na direção do gol, bate em outro jogador agora levantador, e começa a rolar, rolar, atravessa o campo de zaga de Silvio, vai sobrar para a Alex, rola mais um pouco e se esconde na linha lateral perto de Sorin (jogador de Silvio), foi um susto, foi aquele haaaaaaaaa, huuuuuuuu, que legal, que emoção. Alex joga um cavador para o fundo, Silvio fecha a bola, o juiz mede e diz estar aberto, Alex chega mais perto, Silvio agora fecha a jogada, Alex pergunta o tempo, 40 segundos, joga rápido, Silvio demora 15 segundos e somente abre um dos botões, Alex cava, Alex bate a lateral, "tempo" grita Silvio, 19 segundos, Silvio demora novamente e quanda atira dá um bico para linha de fundo no seu campo de ataque. River, Silvio Campeão ! Da 2º etapa da ARFM.

Agora sim todos concordam que foi um grande jogo, uma grande final, digna de aplausos ao final da partida. Silvio e Alex se cumprimentam, e como é de costume chega a turma do parabéns, a amizade prevalece sempre.

* Colaboração de Silvio Silveira com alterações do Editor. A foto com a filha, feita na Taça RS de Bagé em 2007, é uma homenagem do Gothe Gol a este grande jogador, que enfrentando outra fera do botonismo, conquistou mais um título na Riograndina.

Nenhum comentário: