quarta-feira, 3 de setembro de 2008

HISTÓRIAS DO FUTMESA


Era semifinal do Estadual de 1984, é já tinha Estadual. Jogavam Rudinei Custódio vs. Ronir, a partida estava zero à zero e eram decorridos 15 minutos do segundo tempo, e então Ronir vai cortar uma bola, a bola bate em um jogador de Custódio e volta ficando literalmente no pé, para terem idéia a bola ficou no circulo da grande área e Rudinei tinha um botão a cinco dedos da bola de frente para o gol, quase uma falta direta daquela distância, ou parecia mais um penalti. Rudinei sai gritando antes do chute em direção a seu Pai Dirnei, " Pai me deu o gol, me deu o gol, vamos para Bahia, vamos para Bahia, vem Salvador (com referência ao Brasileiro que lá seria disputado). Ronir fica com cara de não muitos amigos, e a maioria em sua volta começou a rir da cena inusitada.

Pedido a gol feito, Ronir demora um pouco, mais um pouco, calma, tem 15 segundos na arrumação do goleiro, Rudinei prepara e atira, a bola caprichosamente explode no travessão, são grunhidos de todos a volta da mesa, ôÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ.

Passado o lance, Ronir cobra a lateral, pois a bola bateu no travessão e saiu, somente passa para o outro lado da mesa, Rudinei visivelmente atordoado com a chance clara de gol desperdiçada, vai cortar e fura em bola, uma jogada ridícula. Ronir de paleta como é até hoje (não houve evolução da espécie), pede a gol lá do fundo, bate firme e encobre o goleiro fazendo um golaço. Ronir então aponta com os dedos para cima e diz, " Pai eu fiz o gol e eu que vou para a Bahia "... olhando claro para o Sr. Dirnei. Naquele ano somente o Campeão e o vice disputariam o Campeonato Brasileiro.

Foram muitos risos... e a partida terminou assim.

Mas o Dirnei, pai do Rudinei Custódio no final da partida deu uma letrinha para Ronir, que não gostou de sua atitude, pois pareceu deboche (só pareceu?).

Ronir então o conforta dizendo que se ele quiser ir a Bahia, que com certeza ele o leva na mala... pois realmente serão duas... O clima ficou meio pesado, mas logo já chegaram a turma do deixa disso e voltou tudo ao normal, prevalecendo a amizade.

É mole...

Há ! Na final Ronir errou um penalti na partida contra Pierobom que jogava de liso, final de Estadual, penalti, e tu perder, é derrota né ?! Com Ronir é diferente, não é que ele venceu de virada e sagrou-se o primeiro Campeão Estadual de Rio Grande, o que muito nos orgulha. Ronir é uma lenda deste esporte, conversar com ele é ter muitas risadas para dar, em tantas de suas histórias em 28 anos de Futmesa. Ronir dinossauro do Futebol de Mesa, uma pessoa que merece sempre ser lembrada, não só pela sua técnica, mas pelo seu amor ao Futmesa. Tenho orgulho em fazer parte da associação onde Ronir atua, uma abraço grande à ti meu amigo.

História contada pelo Ronir, pois em 1984, muitos de nossa geração não puderam presenciar.

Silvio Silveira

O Gothe Gol agradece ao Silvio, que foi quem deu a idéia do HISTÓRIAS DO FUTMESA, que hoje é um sucesso pleno do Blog.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Silvio.Realmente o Ronir merece os elogios,grande cara.E parabéns também pela idéia porque é mais um negócio legal pra todos lerem.

Anônimo disse...

Veja as fotos da noite de ontem no Blog da Brandão TV.

Anônimo disse...

Ontem não tivemos Pedindo a Gol com Zorosco Miranda, mas nesta quinta será gravado o programa e a noite já estará no ar.

Anônimo disse...

Além de tudo o melhor canal de divulgação.Tá com tudo o negócio.

Anônimo disse...

O mané tá com a vida difícil agora.Sem chance.