terça-feira, 9 de setembro de 2008

A HISTÓRIA DO ZONA SUL


Os vencedores de 2007

Em 1998, no Círculo Operário Pelotense, foi realizado um torneio de integração entre as entidades COP, Academia e AFUMERG. Como o próprio nome já dizia, o principal objetivo desta competição era integrar os botonistas destas entidades em um torneio, durante um final de semana. Naquela oportunidade, Alex Degani que jogava pela AFUMERG foi o Campeão, vencendo Osmar Iost Jr. (Academia) na disputa de pênaltis após uma final terminada em 0x0. Cristian Baptista (AFUMERG) acabou em terceiro e Jéferson Ávila (COP) em quarto.

O sucesso deste torneio de integração foi tamanho que, no ano seguinte, foi idealizado o Torneio Zona Sul de Futebol de Mesa, do qual participariam todas as entidades do sul do Estado. Desde então a competição passou a ser integrada por todas as entidades de Pelotas (APFM, Academia, COP e Juventus) e Rio Grande (AFUMERG e ARFM), mais as associações das cidades de Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Bagé e São Lourenço do Sul.

Sendo realizado desde 1999, o Zona Sul já teve 8 campeões, todos eles botonistas consagrados no Futmesa do Rio Grande do Sul. São eles: Sérgio Pierobom, Nilson Mews, Victor Mecking, Alessandro Rosa, Cristian Baptista, Pedrinho Hallal, Ricardo Moraes, Luis Rodalles e Marcelo Vinhas. Vale lembrar de alguns outros nomes importantes que já estiveram entre os finalistas desta competição, como Silvio Silveira, Alex Degani, Augusto Nedel, Marcos Azevedo, Bruno Vieira, entre outros.

Tradicionalmente, o Zona Sul é organizado a cada ano com 32 participantes. No entanto, existe a possibilidade que a competição deste ano (2008), a ser realizada em Rio Grande pela ARFM, conte com a participação de 48 botonistas.

Confira os vencedores

Iº 1999 COP
Campeão - SÉRGIO LUIZ PIEROBOM - Academia
Vice - DANIEL - APFM
3º Lugar - CRISTIAN GOLÇALVES BAPTISTA - AFUMERG
4º Lugar - IGOR MONTEIRO - AFUMERG

IIº 2000 AFUMERG
Campeão - NILSON LEVIEN MEWS - COP
Vice - JORGE LUIS FERREIRA MALHÃO - Academia
3º Lugar - ALEX ANTÔNIO DEGANI REIS - AFUMERG
4º Lugar - RENAN GOLÇALVES BAPTISTA - AFUMERG

IIIº 2001 APFM
Campeão - VICTOR IOOST MECKING - APFM
Vice - MARCOS FERNANDO FAGUNDES AZEVEDO - APFM
3º Lugar - FERNANDO TILLMAN - COP
4º Lugar - CRISTIAN GOLÇALVES BAPTISTA - AFUMERG

IVº 2002 COP
Campeão - ALESSANDRO DE MOURA DA ROSA - ARFM
Vice - JÉFERSON DIAS DE ÁVILA - COP
3º Lugar - DIEGO BETTEGA - COP
4º Lugar - MARCELO IOST VINHAS - Academia

Vº 2003 Juventus
Campeão - CRISTIAN GOLÇALVES BAPTISTA - AFUMERG
Vice - ALEX ANTÔNIO DEGANI REIS - AFUMERG
3º Lugar - MARCELO IOST VINHAS - Academia
4º Lugar - VICTOR IOOST MECKING - APFM

VIº 2004 Juventus
Campeão - PEDRO RODRIGUES CURI HALLAL - Academia
Vice - AUGUSTO TORRES NEDEL - APFM
3º Lugar - MARCO ANTÔNIO CENDON SILVA - COP
4º Lugar - JOSÉ VITOR PEREZ BERNARDES - Juventus

VIIº 2005 APFM
Campeão - RICARDO DOS SANTOS MORAES - COP
Vice - BRUNO MÜLLER VIEIRA - APFM
3º Lugar - JONI RAFAEL BUENO NUNES - APFM
4º Lugar - IVAN RIBEIRO - ARFM

VIIIº 2006 Juventus
Campeão - LUIS ANTÔNIO RODALLES DA SILVA - COP
Vice - SILVIO CÉSAR LIMA DA SILVEIRA - ARFM
3º Lugar - MARCO ANTÔNIO FONSECA DA SILVA - APFM
4º Lugar - MARCELO IOST VINHAS - Academia

IXº 2007 COP
Campeão - MARCELO IOST VINHAS - Academia
Vice - SILVIO CÉSAR LIMA DA SILVEIRA - ARFM
3º Lugar - MARCOS DANIEL SOUZA DA ROSA - COP
4º Lugar - FERNANDO TILLMAN - COP

COPA FOSCA

Roberto Bopp divulgou a colocação final da Copa Fosca de cavados, da 5ª a 15ª colocação. Carlos Kuhn, Paulo Fernando, Saul Martini e Roberto Azambuja jogam as semifinais nos próximos dias.

Confira como ficou

5º C R Foschiera
6º Ricardo Gothe
7º Gerson Azevedo
8º Breno Kreuzner
9º Roberto Bopp
10º Cristian Costa
11º Christian Bor
12º Roberto Moreira
13º Rafa Tosh
14º Gerson Vieira
15º Pirênio José

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Definido junto com um colega do Executivo da capital Gaúcha, como um dos interlocutores de Porto Alegre diante do Comitê da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, um dos Editores do Gothe Gol estará aos poucos trazendo aos internautas as novidades autorizadas para divulgação, sobre o maior evento do futebol mundial. O grupo que cuidará dos interesses da cidade, tais como estádios, infra-estrutura e outras preocupações, será composto por dois integrantes da Prefeitura, e outros dois do Governo do Estado, reunindo-se já na última semana deste mês de setembro no Rio de Janeiro para seminário da FIFA que esclarecerá dúvidas em relação aos aspectos econômicos, financeiros, jurídicos e técnicos quanto à candidatura das cidades brasileiras para sediar os jogos do Mundial 2014. Até o dia 15 de novembro, o Termo de Compromisso entre as cidades-sede e a FIFA, deverá estar assinado pelos governantes e as autoridades do esporte.

Bayern de Munique reconfigurado tem chances de chegar a Porto Alegre até o final da semana, vindo da oficina de Manoel Gonçalves de Rio Grande/RS. Gothe não afasta a hipótese de estreá-lo em jogo oficial ainda este ano, mas confirmou que será o Schalke 04 que jogará a Copa Tricolor Gaúcho em novembro.

Amanhã é dia de NA AVALANCHE por Rafa Tosh e HISTÓRIAS DO FUTMESA.


Os vencedores do Zona Sul de 2001


Os vencedores do Zona Sul de 2003

Os agradecimentos do Gothe Gol a Marcelo Vinhas pelo excelente e valoroso material que enviou aos Editores e que possibilitou esta publicação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Vinhas, manter a história de nosso futebol de mesa é a certeza da sequência deste esporte que tanto gostamos.
Esse ano será uma honra para a ARFM organizar tal competição, onde a idéia é fomentar novos botonistas a participarem de competições externas.
Li em um comentário que a zona sul teria se surpreendido com a 3º e 4º colocaçao no estadual referente a capital, da minha parte não, não falta nada para a capital ter outros campeões estaduais, talvez um pouco de sorte, mas com certeza chegarão lá.
Abraço a todos
Silvio Silveira

Anônimo disse...

Parabéns à Zona Sul pelo exemplo de integração e organização que são. Merecem ser campeões.

Anônimo disse...

Ratifico as palavras do Sílvio e creio que este caminho que o alguns estão querendo que o futebol de mesa tome, não levará a nada, ou seja, criar situações de rivalidade entre Zona Sul e Região Metropolitana, Associação A e Associação B, poderá parecer para alguns que isto servirá de inspiração para mexer com o brio de cada jogador a fim de fazer crescer na mesa, superar a região tal, a associação "X" ou o botonista fulano. Este caminho é perigoso, já aconteceu algo semelhante a muito tempo atrás e culminou com a separação de lisos e cavados. Concordo que todos querem ganhar, que a rivalidade sadia deva existir na mesa, mas o momento é de nos unirmos, pois, não há renovação no nosso esporte, o nordeste cada vez está mais longe de nós e provavelmente neste caminho sofreremos cada vez mais baixas e com toda a certeza as próximas gerações só saberão alguma coisa sobre futebol de mesa através de livros.
Grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Que bom que há divulgação aqui destas opiniões e da história e que assim a comunidade botonística toma conhecimento e colabora cada vez mais com a informação que precisamos para a sobrevivência do botão.Os jogadores e o blog estão de parabéns.