terça-feira, 6 de outubro de 2009

COINCIDÊNCIAS


Rio de Janeiro - A vida é feita de coincidências, algumas boas e outras nem tanto. Venho ao Rio logo logo após a cidade maravilhosa ter sido escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016, e é claro que meu olhar se aguça para as particularidades. Outra coicidência ? Ao desembarcar hoje pela manhã dou de cara com a chegada dos jogadores da seleção brasileira de todas as partes do mundo (foto by Gothe Gol), para os dois últimos jogos das eliminatórias, contra Bolívia e Venezuela. Já desde 2007 respiro Copa do Mundo profissionalmente e cada vez mais meus caminhos vão se cruzando com esta grande paixão da minha vida.

Mas vamos ao Rio ! Sede da final da Copa 2014 e da Olimpíadas de 2016, há muito o que fazer por aqui. Quem chega pelo Galeão e vai ao centro desembocando na Feira de São Cristóvão, só vê lama, abutres, containers e favelas, para dizer o mínimo, a pior das impressões. A zona do portuária e do centro antigo está completamente degradada, o trânsito um caos, é algo em torno de uma hora e meia até se alcançar a zona sul.

Na esquina da Av. Brasil com a Mairink Veiga, um típico carioca encostado a uma van de serviço, sorve seu último gole de um milk shake, e com uma jogada de calcanhar característica de um craque brasileiro, joga o copo da guloseima para baixo do carro. Há muito o que fazer também, não só com a cidade do Rio, mas com o povo que a habita.

Os prédios históricos são uma atração a parte do Rio, mas o abandono e a sujeira sérios problemas. O mais simbólico, é o do Instituto que deve preservar o Patromônio Histórico (IPHAN), justamente, no número 46 da Brasil quase Presidente Vargas. Paradoxalmente parece abandonado e está todo pichado. Mas tudo bem, o Clube Naval está lindíssimo já recuperado e o Teatro Municipal... Bem, está em reforma a séculos, mas está em reformas.

Hoje tenho contatos na cidade com o pessoal envolvido na organização da Copa, e amanhã reunião no BNDES atrás de recursos para a modernização do Beira-Rio. Intenção de ir até as Larangeiras, na loja do Flu, meu time carioca apesar de sua situação, creio que vem aí um novo time, o Fluminense foi minha primeira equipe, nos tempos dos "panelhinhas", com o rosto dos jogadores. Será igualmente uma homenagem ao lugar onde pretendo viver minha aposentadoria um dia. Amanhã a noite antes de partir, Fluminense e Corínthians no Maracanã, de um lado a volta de Fred e ainda Conca que gostaria de ter no Grêmio, de outro Ronaldo e a chance de ver Defederico no time de Mano.

Amanhã é dia da coluna NA AVALANCHE de Rafa Tosh e Autuori que se cuide ! Na quinta mais novidades daqui do Rio.

Nenhum comentário: