A decisão na Paraíba segue repercutindo através de mensagens recebidas. A alteração estilo "Bangu" acontecida na categoria livre mereceu comentário de Luis Felipe Lobato do Grêmio Lourenciano, taxando de desconsideração com os botonistas o acontecido. Mudando da noite para o dia, fica difícil convencer entidades não filiadas como o Grêmio Lourenciano a ingressarem em algo que pode a qualquer brasileiro ter suas regras mudadas para atender determinados interesses.
Já através de torpedo, Silvio da Riograndina classificou de vergonhosa a decisão e acentuou a tristeza dos botonistas da sua entidade com o acontecido.
Azambuja do Grêmio também manifestou ser contrário via e-mail.
Glaiton do Rio de Janeiro no espaço de comentário de um de nossos posts, disse ser lamentável a decisão e que poucos são favoráveis a ela no Rio. Alguns já estariam pensando em abandonar o cavado e jogar apenas o liso.
Não teria sido esta a intenção de quem manobrou pela mudança ? Eliminar de vez o cavado do cenário do Futmesa brasileiro ? Começa talvez a surgir uma razão para o que aconteceu na Paraíba ? Fica o questionamento.
Volto a dizer que a crítica esta na forma, e não conteúdo da modificação "aprovada", pois alguns podem pensar que é negativa, outros entenderem ser positiva, todas as opiniões neste sentido são respeitáveis.
Quem advoga positivo a arrumação dos botões por considerar que o jogo ficará mais ofensivo, mostra no entanto que tem memória curta, pois na época o que se via eram jogadores empurrando a bola pela linha de fundo adversária, para montar a defesa que estava toda desarrumada.
Quanto ao posicionamento dos botões, fica evidente que tanto para posicioná-los no ataque em qualquer local, meio ou pontas, quanto para colocá-los marcando o ataque adversário, fica muito mais fácil fazê-lo com as mãos, do que ter que pensar o jogo e os movimentos. Uma pedra ou qualquer outro elemento do mundo mineral, sabe disso.
GRÊMIO LOURENCIANO TEM CAMPEÃO !
Claudio Colares recebendo o troféu de campeão das mãos do Presidente Antonio A.Soares
Na noite da última quinta-feira (08) aconteceu a grande final do XIX Campeonato Lourenciano de Futebol de Mesa 2009, com a presença de todos os participantes, e também do Presidente do clube Saulzinho. O Milan de Colares não deu chance para o Real Madrid do Prietsch e venceu por 3 a 0, conquistando de forma invicta a competição.
Com uma campanha jamais vista no botonismo Lourenciano, Claudio Colares em 33 jogos, conquistou 75 pontos, com 21 vitórias e 12 empates, e ainda teve o melhor ataque da competição com 61 gols marcados e 16 gols sofridos, uma conquista merecida, pois em 19 edições, ninguém havia conseguido tal façanha. Está de parabéns o Campeão e que também garantiu uma das vagas para representar o Departamento no Zona Sul/2009 em Pelotas nos dias 24 e 25 de Outubro. Após a partida final, houve o churrasco de Confraternização e elaboração das atividades do Departamento de Futebol de Mesa para o ano de 2010, além da entrega da premiação aos participantes.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Campeão: AC Milan (Claudio Colares)
Vice-Campeão: Real Madrid (Ronaldo Prietsch)
3º Colocado: Mocidade FM (Ênero Cabaldi)
4º Colocado: Perdidos na Noite (Eduardo Kern)
Melhor Ataque: Claudio Colares (61 Gols Marcados)
Melhor Defesa: Darcy Levien (15 Gols Sofridos)
A Grande Final do Lourenciano 2009
Os participantes do campeonato
COXA & BOCA
Pode parecer título de filme adulto, mas é na verdade o provável confronto de hoje do Futmesa do Grêmio pelas quartas da Copa Milton Ferreti Jung de cavados. O Coxa de Saul Martini (foto) joga em casa no Couto Pereira diante do Boca Juniors de Gothe. A série é de 2 jogos, valendo dobrado o gol fora de casa para efeito de desempate. É conferir quem largará na frente neste confronto no Alto da Glória entre o centenário Coxa e o time da Bombonera.
MENSAGEM
Clair Marques disse...
" Gothe,
Parabéns pela excelente cobertura do Brasileiro 2009 da Paraíba. Ótimo trabalho! Nos sites da CBFM Disco e Futebol de Mesa News, não consta nenhuma notícia do Brasileiro. O seu Blog tornou-se o melhor veículo de informação para os adeptos do futmesa-disco. Se possível, gostaria de informações também sobre os resultados da categoria liso ".
Grande abraço
Clair Marques
12 de Outubro de 2009 15:47
Meu agradecimento a mensagem do amigo e internauta Clair em um de nossos posts. Ainda ontem no feriado de segunda-feira, atendíamos o Clair e demais Web-leitores as 18:41 hs, publicando o post O BRASILEIRO NO GOTHE GOL - FINAL.
Na quarta é dia da coluna de sucesso de Rafa Tosh, NA AVALANCHE. Vamos ver o que diz o hermano Tosh sobre o desafio da Argentina no Centenário em Montevideo. Já estou com duas seleções classificadas para 2010, Brasil e Alemanha, sós falta a Celeste. E o Grêmio já está fora da Libertadores para o nosso colunista ?
4 comentários:
Parabéns ao amigo Rodalles pela brilhante conquista do Campeonato Brasileiro. Joga muito!
Permita compartilhar de sua felicidade, enviando-lhe um forte abraço.
O que este editor não consegue é respeitar a opinião dos outros. Se o vento não pende para o seu lado, procura distorcer os fatos e a verdade. Procure se informar melhor dos fatos e entederá que a mudança de regra é positiva.
Aprenda a respeitar os outros de uma vez todas. Não promova intrigas como sempre.
Agradeço as palavras de C. A. Kuhn, Gothe e demais amigos que de uma maneira ou de outra entraram em contato parabenizando-me pelo título.
Referente a regra, sou favorável ao retorno, pois,se fala em retrocesso, ditadura, negativo etc. Uma coisa posso afirmar, pois estava presente em 2004, em Florianópolis, quando em questão de minutos foi colhida as assinaturas dos representantes das federações para deixar a regra como está no momento, sem consulta, sem pensar, sem testar...
Portanto, entendo que um erro foi reparado, para no futuro termos a possibilidade de fazermos um panejamento antes de por em pratica qualquer mudança.
Vale lembrar que a intenção da CBFM é a unificação da regra para as duas modalidades(cavado e liso).
Sabemos que para uns essa mudança foi ótima assim como para outros foi terrível.
Espero que qualquer mudança que venha a acontecer seja sempre com o objetivo de dinamizar o jogo premiando a técnica.
Espero que qualquer mudança seja feita sempre consultando os filiados. O erro de Florianópolis não pode justificar o erro de João Pessoa. Em Florianópolis estava errado e agora esta errado. O que preocupa é que quem nos representa já prefere o liso e o mesmo aconteceu com os representantes do Rio e de Santa Catarina. Não importa se é bom ou se é ruim, não é isso que está em discussão, e sim os procedimentos que devem sempre preservar o respeito e critérios, em todas as situações.
Luis Martins
Postar um comentário