quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O LANCE NO BLOG


Uma rápida análise sobre o que vem acontecendo na África do Sul, nos faz perceber que sem maciços investimentos da União, não se faz Copa do Mundo. Este é um dos principais pontos em discussão entre as várias esferas de governo e também com o Comitê Organizador Brasileiro. Bem mais do que 60% dos recursos para obras em infraestrutura terão de ser feitos desta forma, mesmo com a participação de estados e municípios, e a iniciativa privada através das PPP's.

Nada mais justo que a qualificação das cidades seja desta forma obtida, pois a maior parte do bolo tributário fica com o Governo Federal e deve retornar em benefício dos cidadãos. O anúncio por parte do Governo Lula de um primeiro recurso da ordem de 3 bilhões de reais para a Copa 2014, é mais um jogo de retranca pré-eleitoral, só Porto Alegre precisará em torno de 6 bilhões.

Sou favorável que o BNDES tenha limites para o financiamento de arenas e dentro dos parâmetros como costuma financiar parceiros privados. Mas transporte, mobilidade urbana, energia, telefonia, segurança, etc, deverão merecer o tratamento de quem em suma, tem a responsabilidade em contratos internacionais, de realizar o evento, ou seja, a União.

Levamos este "recado" esta semana aos reponsáveis no planalto central. A ponte aérea com Brasília (foto), está aberta.

GRÊMIO

Um "scout" rápido de 2008, mostra que o meio-campo do time foi o responsável por 95% dos erros que tiraram o Tricolor do título brasileiro para o São Paulo em 2008. Rafael Carioca "brilha" na reserva do Spartak de Moscou, pois os russos já se deram rapidamente conta disso, e William Magrão (recuperando-se de lesão), todos nós torcemos para que possa reintegrar-se ao trabalho da atual temporada brevemente, seria um bom reforço de grupo, pois é taticamente bem mais comprometido do que o Rafa 3 dedos.

Não é preciso entender de futebol para perceber que os problemas defensivos do Grêmio passavam no 3-5-2 pela fragilidade dos "alas". O problema, é que a fragilidade é de tal ordem, que ainda hoje no 4-4-2, a falta de qualidade pela lateral esquerda e as improvisações inevitáveis na direita, seguem vitimando o time e sobrecarregando quem tem que marcar. Autori já detectou o problema, mas segue sem opções.

FUTMESA TRICOLOR

Com a Copa Grêmio de cavados definida para o dia 15 de agosto, a 2ª etapa do Troféu Arena de lisos com começo dois dias antes e a Copa Milton Ferreti Jung de cavados estruturada, nos próximos dias será divulgada a tabela do Troféu Tricolor Gaúcho de cavados, competição longa deste segundo semestre. Agenda lotada.

Nosso abraço aos amigos de João Pessoa na Paraíba.

4 comentários:

Rafa Tosh disse...

Camarada Gothe, esses dados de "scout" do ano passado só tu tens. E se o problema são os alas, quais eram os do ano passado? Eram muito piores do que deste ano. O time deste ano no geral é melhor do que do ano passado, mas os volantes não marcam ninguem. O Grêmio tinha boa consistencia em jogos fora, graças a qualidade de marcação dos volantes no ano passado. Vou te matricular em um curso para aprender "noções básicas de volante". hehehe
Um grande abraço

GOTHE disse...

Camarada Colunista,

Esperava sua argumentação que qualifica o espaço, mas os dados são fáceis de buscar. Aliás seu comentário corrobora com a tese, até porque os laterais do passado não saíam tanto, graças à Deus ! O problema é que os atuais saem, sem ter condições para isso. E tenta na ESPN ver o Rafael Carioca de titular no Spartak, eles agora estão transmitindo os jogos ao vivo, mas acho que vai ser difícil, rsrsrs. Aliás vou dar a dica para hoje diante do Palmeiras. Não permitam que subam, deixe que eventualmente o Tcheco e o Souza caiam pelas laterais, e que o Adilson se some vindo de trás quando da posse de bola, ficando os demais "na guarda", Túlio e Cia. Ganharemos do Palmeiras. Lembra da derrota para o Avaí com um a mais ? "Scout".

Abraços.

Rafa Tosh disse...

Como que os laterais sobem? O Fabio Santos eu admito que é falho na marcação, mas o da direita até zagueiro é.
O fato do Rafael Carioca estar no banco na Russia não quer dizer nada. Existem centenas de craques que foram para a europa, e voltaram sem conseguir se adaptar. Ainda mais na Russia que é totalmente diferente do Brasil em tudo.
Tomara que eu queime a lingua e que consigamos a primeira vitoria fora hoje. Espero que este sujeito que inventaram para treinador, de um time historicamente "pegador" reflita um pouco e não coloque sua filosia "carioquista" no Parque Antarctica. Dou este desconto para os volantes que não marcam, pois certamente isso passa pela cabeça do treinador que está treinando o time errado. Que saudade dos tempos que ganhavamos partidas dando chutões, peleando e chegando junto. Hoje deixamos o adversario desfilar sem dar uma chegada. E tem ainda gente que acha bonito o absurdo de ficar um tempo inteiro contra o bom time do SP sem fazer falta!!! Eu era feliz com o Roth e não sabia!!

GOTHE disse...

Camarada,

Penso que Avaí e São Paulo foram nossos piores jogos, e concordo com você que é preciso mais pegada, mas estou debatendo a questão do posicionamento e da qualidade para alguns executarem determinada tarefa. Dissestes bem, temos gente improvisado do lado direito apoiando, não pode ! Estamos na verdade concordando. Agora, o fator Eduardo Costa, a quem sempre critiquei não pode retornar ao Olímpico, e na época, todos o achavam excelente, e eu era voz contrária, e... Tá lá no São Paulo o "fantástico" volante.
Com alguma inteligência tática, com quem subir num setor não entregando a bola ao adversário no penúltimo lance e favorecendo a saída rápida do contra-ataque, acredito na vitória.

Um abraço.