quinta-feira, 25 de junho de 2009

O LANCE NO BLOG

O Estadual de Equipes começa amanhã no Grêmio e a expectativa é por uma das mais acirradas competições de todos os tempos. Chegar a decisão é resultado de uma equação que soma qualidade, determinação, união, mas também estrela no sorteio das chaves, no adversário que cair para a estréia (sempre tensa), cruzamentos posteriores, e a velha história de os jogadores estarem num bom dia, porque na realidade é um torneio de dois dias,e não um campeonato que sugira regularidade. Vamos a uma avaliação rápida das forças que estarão no Olímpico Monumental lutando pelo título.

O time da casa joga reforçado de dois Campeões Brasileiros que vieram para o clube nesta temporada, Victor e Gilvani, e isso faz crescer a possibilidade do título inédito para os Tricolores. O Grêmio luta para quebrar o favoritismo de outras entidades e fazer a festa em casa.

A AFUMEPA é dona de muita tradição e camisa, jamais podendo ser desconsiderada para uma eventual disputa de título, mesmo que neste 2009 não figure entre as favoritas.

Já o Círculo Militar vem muito forte, a nominata do time com Paulo Schemes, Nilmar e Leandrinho diz tudo, e tem ainda Junior fazendo uma temporada diferenciada. O CM é candidato a derrubar favoritos.

A Franzen com Careca e Pufal já seria favorita ao título ao natural, repetindo o que fez em 2007, mas agora sem ser uma surpresa, pois naquele ano tinha foco de fragilidade em sua composição. Com o fechamento da Riocell, herdando os talentos de Mallet e Diogo, fica difícil imaginar a Franzen fora do G4. Favoritíssima.

O União vem aos pouco integrando-se as competições da FGFM e sua participação até mesmo por isso é muito importante. Vai ganhando experiência e com certeza melhorando seu desempenho a cada torneio.

Do interior do Estado, Encruzinhada do Sul é outra entidade que se soma as competiões. Vai faltar experiência, sem dúvida, mas assim como o União, vai trabalhando para crescer.

A Riograndina chega com sério desfalque, sem Alex Degani que estará se formando em medicina justamente na data do Estadual, mas quem tem Silvio e Duda pode ser classificado como favorito mesmo assim. A Riograndina vem para vencer.

A AFUMERG de Rio Grande já foi potência do Futmesa Gaúcho, mas as saídas de Cristian Baptista, Degani e outros, deixou a entidade de fora do grupo dos melhores. Se aparecer no G4 será uma surpresa.

O COP de Pelotas está no grupo dos favoritos e só uma surpresa poderia deixar Rodalles, Moraes, Jeferson & Cia de fora de uma semifinal.

A Academia de Pelotas pode não ser uma das favoritas, mas tem no time jogadores experientes e um fora de série, Marcelo Vinhas. Um time que não costuma fazer alarde e propaganda, mas que sabe chegar muito bem. Cuidado !

A outra entidade de Pelotas, a Pelotense, já não tem a mesma força de outros tempos, mas tem tradição e muita história, e a camisa pode pesar favoravelmente.

No resumo, Franzen, Riograndina e COP são as favoritas ao título, Academia, Círculo, Grêmio e AFUMEPA vão lutar para derrubá-las, já Pelotense e AFUMERG correm atrás de recuperação, e Encruzilhada e União desejam ser as surpresas.

Uma saudação especialíssima aos novos amigos de Franca em São Paulo e o nosso abraço aos amigos de Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul e Blumenau em Santa Catarina.

Nenhum comentário: