segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

FUTMESA TEMPORADA 2009


Desde que o botonista que entrevisto na foto, se colocou de fato empenhado na divulgação do Futebol de Mesa, procurei sempre colaborar com os seus sites e blogs, e aí outras idéias também foram surgindo. Em algo combinamos, ou seja, tinha que ter um perfil leve, sem aquele engessamento que assistimos na maioria das páginas sobre o tema. Primeiro escrevi no Gothe Gol, depois fiquei enviando imagens, e agora até torneio fazemos. A Copa Gerd Wenzel que fizemos este ano foi um marco não como competição, mas como forma de divulgar o esporte, de estabelecer parcerias que tirem o Futmesa do fundo das garagens. Em 2009, a IIª Copa Gerd Wenzel será a afirmação de um estilo, que começa na brincadeira das entrevistas por ocasião do Estadual de lisos, acho que em 2006, e passa por este estilo descompromissado de ter todo o compromisso de levar o Futebol de Mesa a todos os cantos da rede. O Gothe nessa conversa de fim de ano comigo, não vai falar de Blog, vai falar desta sua nova função de Diretor-Geral do esporte no Grêmio para 2009, mas eu já vou adiantar, vem mais por aí. Gothe Gol no Verão 2009 vai estar diariamente com o internauta, pois tem estado diariamente com todos já a bastante tempo. Na seqüência, o bate-papo deste articulista blogueiro, com o Diretor-Geral do Grêmio empossado na última sexta-feira, Ricardo Gothe.

Marcelo Silva - Por que este retorno ao comando do Grêmio em 2009 ?

Gothe - Já estive na posição em 2005, mas era outro momento, de alta, até então tudo ia tranqüilo para o Futmesa do Grêmio, e o esporte como um todo. Creio que a partir da metade de 2006 em diante, iniciou um declínio, que teve fatores internos a influenciar, mas sobretudo questões externas que refletem sobre todos, trabalho, família, finanças, estudos. É mais difícil e oneroso qualquer hobby em Porto Alegre, do que em relação a outros lugares. Então quero aproveitar a convivência que tenho hoje com os dirigentes do clube, em função de atividades profissionais, para dar um impulso para a recuperação do Futmesa Gremista. Na minha posição hoje, além de um desejo, é uma obrigação que tenho para com os meu parceiros de esporte.

MS - Nunca uma Direção teve uma composição tão grande, são 13 integrantes, por que ?

Gothe - Nos momentos mais difíceis, é importante que um conjunto maior de pessoas decidam as transformações necessárias. Tudo será decidido coletivamente.

MS - O que é possível esperar da temporada de 2009 ?

Gothe - Uma reação, pois o declínio a que me referi do final de 2006, acentuou-se muito nos 2 anos seguintes. Alterar a estrutura do Departamento é só o começo.

MS - A nova Arena do Grêmio não vai ter espaço para outros esportes além do futebol profissional. Como fica o Futmesa ?

Gothe - Aí é que entra o meu papel, e a razão de ter assumido em 2009. Minha relação com o grupo de dirigentes Gremistas, me propicía alguns acordos, que já estou levando a efeito. Na última sexta, momentos antes de assumir, fechamos com o Presidente eleito Duda Kroeff a permanência do Futmesa do Grêmio no atual espaço, e o apoio do clube para a realização de uma parceria com outro clube de Porto Alegre, além da cedência da marca Grêmio para o Futmesa. Ele aceitou prontamente.

MS - Quais os grandes desafios para 2009 ?

Gothe - O primeiro deles é a transição de nossa saída do espaço físico do Grêmio, e temos 12 meses garantidos para fazer isso. Temos também o Estadual de Equipes, e queremos dar a esta competição da FGFM, o brilho que merece, que o Futmesa Gaúcho merece. Espaço em mídia, cartaz promocional, parcerias, premiações, que não seja apenas mais um evento do calendário, e sim uma oportunidade para destacar o esporte. Está na hora de termos o compromisso com o Futmesa, além de cumprirmos com o dever de casa.

MS - E internamente ?

Gothe - Além da reestruturação, da atualização do Regimento Interno, penso que uma organização que possibilite melhores resultados é o grande desafio. É ano para conquistar nosso primeiro título Estadual. Vamos atrás deste objetivo e já temos jogadores em condições de alcançá-lo. A maioria das competições em 2009 é em Porto Alegre, isso aumenta nossas chances, pois por dificuldades de viagem, alguns jogadores nossos sempre vinham ficando de fora.

MS - O Grêmio poderá ter novos jogadores em 2009 ?

Gothe - Vamos sobretudo recuperar alguns, mas há chance de reforçarmos o grupo. A partir da terça-feira começamos a conversar com 3 botonistas que poderão jogar pelo Grêmio em 2009, 3 técnicos de ponta, vamos ver no que isso pode dar de resultados. Espero que pelo menos 2 deles venham de fato.

MS - Fala-se até em Alex Degani, é possível ?

Gothe - Se vier o sonho do título estará mais perto, rsrs, quem não gostaria de tê-lo ? As portas estão abertas, mesmo sendo um colorado doente, rsrs, afinal temos vários colorados no grupo, só na Direção tem o Jeferson Lucas e o Roberto Bopp, e tem ainda o Lauro Moretto, Regis Castilhos e por aí vai. Creio que um jogador quando veste a camisa do adversário sabendo que está vestindo a camisa do Futmesa e não a do futebol profissional, não tem nenhum problema. Joguei basquete nos anos 70 pelo Inter e venci GREnal, são coisas completamente diferentes.

MS - Algum recado final ?

Gothe - Venham jogar no Grêmio, pois se ainda estamos longe da tradição de um COP, Riograndina ou AFUMEPA, entidades com extraordinária história no esporte, temos sem dúvida a marca mais importante do Futmesa hoje no Rio Grande do Sul, a única que pode se bem planejada, dar a visibilidade que todos desejamos para o esporte. Quem tem essa marca tem este compromisso. Vamos trabalhar para associá-la ao que todos desejamos.

Postado por Marcelo Silva.

Nenhum comentário: