segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

IMORTAL


Quem acredita que o sentido da Imortalidade está em vencer o impossível, certamente não consegue ter o alcance do verdadeiro valor que a palavra carrega, pois não se trata apenas disso. Se ela hoje está associada ao Grêmio no futebol, e em todo o Brasil, é porque o clube ajudou a cunhá-la na memória dos amantes do esporte de forma indelével.

Isto aconteceu desde os inesquecíves tempos de um 3 a 3 com o Estudiantes, fantástico clube argentino, grande e peleador, dos tempos onde era preciso ter mais do que um time para conquistar uma Libertadores, tempos em que que não se admitiam, Once Caldas, Maracaibos e Pachucas entre seus participantes, entre outros até mais próximos e conhecidos nossos.

Isto aconteceu na derrubada de um Maracanã com mais de 100 mil adversários em final de Copa do Brasil, algo que só o Uruguay de Gigghia e o Grêmio de Carlos Miguel já conseguiram.

Isto aconteceu quando a mais inacreditável página da história do futebol, a Batalha dos Aflitos, foi assistida, algo que só o Milagre de Berna na final da Copa do Mundo da Suiça, quando a Alemanha bateu os favoritíssimos húngaros, assemelhou-se. Aliás, se lembrarmos da final da Copa da Alemanha de 74, quando a laranja-mecânica de Johann Cruyff e Rinus Michels, viu-se derrotada por uma Alemanha de virada, após estar na frente com um gol de penalte, no primeiro minuto da decisão, e vamos perceber uma agradável sintonia, muito interessante, entre o Grêmio e os seus fundadores.

Mas sobretudo a Imortalidade é também, entre tantos outros divertimentos, impingir o maior fracasso a uma legião de secadores, como a que aconteceu com aqueles que diante da TV, não acreditavam no emblemático 26 de novembro de 2005, quando Anderson marcava para o Grêmio contra o Náutico, e fazia ligações telefônicas, torpedos, emails e toda a sorte de cornetas, esvaírem-se, como se nunca tivessem sido emitidas. Nenhuma "flauta" no mundo foi tão grande, e tão frágil como pó, na história das rivalidades. Não existe no mundo, registro idêntico de frustração e pulverização como esta.

A Imortalidade, diferente do que pensam alguns está nos detalhes, nos pequenos gestos que marcam a alma dos adversários para sempre, e não essencialmente nas vitórias e conquistas. Está expressa no rosto do técnico do São Paulo, Muricy (foto), Campeão sem festa, pelo menos a festa que milhares estavam prontos para fazer no domingo no Morumbi. Afinal de contas, ainda farão ?

Confessemos que o São Paulo é o favorito, afinal Flamengo, Hungria, Náutico, Holanda, todos já foram um dia grandes favoritos. O adversário, Goiás, foi tirado da sua casa, não joga mais interesses no campeonato, basta o empate, todos os indicativos demonstram que o São Paulo será o Campeão.

O traço de Imortalidade do mais sensacional Campeonato Brasileiro de todos os tempos já foi escrito ontem, quando um grupo limitado de jogadores garantiu vaga a Libertadores e chegou a derradeira rodada, em condições de brincar uma vez mais com os destinos deste esporte que é fascinante.

Vale a afirmativa, de que o Grêmio não tem o compromisso apenas de jogar futebol, como alguns que fazem do desespêro dos resultados, sua única fonte de vida. Cabe aos Imortais mais do que isso, cabe, mesmo sem vencer, ajudar a escrever as mais importantes páginas, do mais apaixonante esporte que o mundo já conheceu.

COPA 2014

Amanhã no Palácio Piratini, Porto Alegre estará lançando sua logo para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, e também seu site de cidade-candidata. Quem acompanha o Gothe Gol terá o privilégio de minutos antes, conhecer a logo com exclusividade. Em seguida o site estará linkado aqui no Blog.

CTG

Semana da Copa Tricolor Gaúcho livre no Grêmio. O Gothe Gol já segue acompanhando os detalhes da competição que acontecerá no sábado.

COPA GW

Leandro Brandão solicitou a inclusão se possível, de seu Colônia, na Copa Gerd Wenzel 2009. É a 4ª equipe, além das 14 já admitidas, que aguarda inscrição para o torneio promocional. Com duas vagas disponíveis ainda, os organizadores não decidiram como resolver a questão.

ACADEMIA

Hoje à tarde, depois das 15:30 hs, o Gothe Gol publica post, com notícias da decisão do Futmesa da Academia de Pelotas/RS. Confira.

Nosso abraço aos amigos de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Bagé no Rio Grande do Sul, Blumenau em Santa Catarina, São Paulo e Campinas em São Paulo, Brasília no DF, Recife em Pernambuco, Lisboa em Portugal, Santa Clara na Califórnia (EUA) e Ankara na Turquia.

9 comentários:

LUIS RODALLES disse...

O Amor é cego; O pior cego é aquele que NÃO quer ver. Certamente são ditados populares que se aplicam ao texto imortal, postado hoje, onde o Estudiantes quando joga com o "iMORTAL" é chamado de Fantático Clube Argentino, mas quando essa mesma equipe joga com o timeco do INTERNACIONAL aí é considerado time da segunda divisão da América. A falta de capacidade técnica em avaliar se um time é bom ou não é fabulosa chega ser cômico, pois a maneira que fala de seus adversários quem não conhece pode acreditar ou constatar o óbvio, considerar que o Naútico foi grande favorito é a mesma coisa que afirmar que ele é grande, sendo assim podemos mensurar o tamanho da iMORTALIDADE.
Prá não perder o amigo, acreditemos que só o iMORTAL jogou partidas fantásticas com adversários de altíssima expressão equipes do naipe do Náutico, Hamburgo e etc e o INTERNACIONAL só jogou com perebas, nem vou citar as equipes, pois, todo mundo sabe quais foram até a FIFA ficou sabendo.

Anônimo disse...

O Hamburgo foi Campeão da mesma Copa Dubai que o grande Inter este ano. É só consultar o site do xeique. O texto começa falando da falta de alcance. Qual a surpresa ? Confirmada a dificuldade Rodalles. Esperar o que...

LUIS RODALLES disse...

???

Anônimo disse...

Seria mais elegante elogiar o texto que tá excelente e deixar de ser um pouco amargo. Aprende Rod.

LUIS RODALLES disse...

Rafael, realmente nesse campo (amargura) eu não tenho a mínima corrida para discutir contigo. Se minhas opniões tanto te ferem quanto aos demais, sugiro ao Gothe que bloqueie minhas postagens, pois, tenho opnião própria e reconheço não ser o dono da verdade, sou passivo de falhas igual a qualquer mortal. Quanto ao tema INTER x GRÊMIO, como já falei a alguns anos e eventualmente toco no assunto, eu respeito muito esta entidade e volto a dizer que ela (Futmesa-Grêmio) só não é maior porquê a vaidade de alguns botonistas são postas em primeiro lugar, o quê devería vir em primeiro é o clube. Sou colorado, mas não sou fanático, gosto das alfinetadas e brincadeiras, só que por vezes leio absurdos e reconheço que pego pesado as vezes, mas o Inter não é e nunca será a minha vida, pois, aconteça o que acontecer na quarta-feira com ele e no domingo na final do campeonato brasileiro no dia seguinte a vida continua e terei que trabalhar normalmente, pois, das glorias de um e do fracasso do outro eu não ganho nada com isso.
abraço,

Anônimo disse...

O sono tá confundindo o amargo. Como na argumentação Grenal dançou feio, veio puxar o futmesa. Futmesa é com a Riograndina que dá de laço por aí. E não adianta ficar chorando resultado que isso e aquilo. Tchau.

LUIS RODALLES disse...

Você não só avalisou o que eu disse como demonstrou que no quesito mal educado você possui doutorado.

Anônimo disse...

Falou o Brelisão da Zona Sul. Rei da confusão. O blog tava bom demais pra ser verdade.

Michelle Vitola disse...

Rapazes,
Vamos parar!!!
Chega de gladiações...
Uma espetadinha aqui ou ali...faz parte da função Grêmio X Inter...mas tem limite.

Abraços,