sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


Para quem curte carnaval não é necessário nenhuma dica, afinal ele estará espalhado por todo Brasil, seja nas festas do litoral, seja nas avenidas com os desfiles oficiais, hoje temos o primeiro dia do Grupo Especial das escolas de samba de Porto Alegre, seja na TV, onde o filé mignon inicia no domingo com o primeiro grupo de escolas do Rio de Janeiro.

O difícil mesmo é para quem não gosta da folia, e quer a todo custo se esconder da "unanimidade" nacional. Resta pouca coisa além de descansar, pois as principais atrações não concorrem com a festa oficial do país. Alguns pouquíssimos filmes nos cinemas, uma ida a Gramado, embora a cidade não combine com o calor, os restaurantes vazios da capital, pouca coisa.

Para quem gosta de futebol e quiser colocar a leitura em dia, a Trivela (foto), deste mês de fevereiro, traz um caderno especial sobre a Copa Libertadores, com um panorama completo sobre seus participantes e suas possibilidades. Tem uma matéria igualmente interessante sobre a cidade de Barcelona e seus clubes, Barcelona e Espanyol, e outra sobre jogadores que foram únicos na história do futebol de seus países, como Litmanen na Finlândia e Ryan Giggs no País de Gales, e por isso mesmo não jogaram uma Copa do Mundo. Está sulamericana demais esta edição, mas está de muito boa qualidade.

FUTEBOL NO CAMPO

Sem dúvida a atração maior é o Grêmio no sábado diante do Juventude pelo Gauchão às 16 horas. Do time escalado falta apenas Adilson no lugar do novo Nunes, o volante Diogo que veio do Figueirense, para que o Tricolor fique bem escalado.

FUTEBOL NA TV

Schalke 04 de Kuranyi e Borússia Dortmund de Tinga fazem clássico nesta sexta pela Bundesliga com transmissão da ESPN Brasil a partir das 16:30 hs. É só o ponta pé incial de vários jogos que rolarão na TV, tais como Bologna x Inter e Palermo x Juventus pelo calcio e ainda United x Blackburns pela Premier League já no sábado, também na ESPN Brasil. No domingo Groningen e PSV pelo holandês, Liverpool e City na Premier, Valladolid x Málaga no espanhol, e ainda Napoli x Genoa no calcio.

Na ESPN Internacional tem Arsenal x Sunderland, Roma x Siena e Real Madrid x Betis no sábado, e no domingo Milan x Cagliari, Bayer Leverkusen x Hamburgo e ainda La Coruña x Valência.

O destaque no carnaval para o futebol na TV, fica para a Champions League na terça com Lyon x Barcelona e Inter x United, e na quarta de cinzas com Real Madrid x Liverpool e Chelsea x Juventus nos canais ESPN.

FUTMESA

De recesso, sem dúvida. No sábado o Grêmio estará fechado com a realização do jogo pelo Gauchão entre o Tricolor e o Juventude, mas a 5ª Etapa que encerrará o Circuito Grêmio Futmesa Verão 2009 deve mesmo acontecer no outro sábado, dia 28 de fevereiro, já que agora parece que o clube não mais pedirá transferência de uma possível semifinal no Olímpico do dia 27 para o dia 28. Na segunda de carnaval não é impossível a abertura do departamento para amistosos.

ÚLTIMAS

A venda do meia Alex do time "lacustre" como diria nosso colunista Rafa Tosh, é uma notícia importante. Melhor jogador em solo brasileiro em 2008, além de qualidade técnica e poder de finalização, é a peça fundamental do ponto de vista tático de funcionamento do grupo. O time sem Alex não tem organização e nunca se encontrou (vide Rondonópolis e outros), algo que nem o esforço de Guiñazu, nem o talento inconstante de Nilmar, nem as novidades de Taisson e Giuliano, nem mesmo o temperamental D'Alessandro, emprestam aos vermelhos da Beira Rio. Alex se negociado irá jogar ao lado de Rafael Carioca, Mozar (ex-Flamengo) e Wellington (ex-Goiás), no Spartak de Moscou, time dirigido pelo craque Michael Laudrup da "Dinamáquina", da Copa de 86 no México, que mostrou todo o seu futebol em times como Lazio, Juve, Barça e Real Madrid.

Kléber, ex-Palmeiras, é mesmo um ótimo atacante. Estreiou ontem marcando 2 gols no Estudiantes de Verón pela Libertadores, quando o Cruzeiro venceu os argentinos por 3 gols. Mas segue sendo cabeça quente, pois após foi expulso. Ficou nítido que o vice campeão da sulamericana é mesmo um time fraco, um time de segunda linha do futebol do continente.

Devem formar no time da AFUMEPA para o Estadual de Equipes de lisos de Caxias do Sul, o talentoso Felipe, o competitivo Ricardo Bodur, além do experiente André Marques. O 4º jogador deverá ser Leandro, embora Cesar Keunecke não esteja completamente afastado da competição.

Excelente o encontro para jogos treino do Grêmio que recebeu os botonistas da Franzen. Uma interrupção de energia elétrica favoreceu umas cervejas no bar Preliminar, que seguiram no bauru após o término das atividades. O apronto nos lisos para o Estadual contou com os Gremistas Azambuja, Macedo, Moretto, Kuhn, Tosh, J.Lucas e Pirênio, e ainda os amigos da Franzen Breno, Careca, Rogério, Mário e Vinicius Bueno. Os observadores contaram a reportagem do Gothe Gol que Kuhn anda voando baixo e foi o melhor do bate bola noturno, e que não é de se surpreender se Vini aparecer na formação da Franzen. No folclore da noite (sempre aparece um), jogador visitante perdia quando a luz se foi. Na volta da energia, ansioso pela recuperação no placar, não encontrou mais o jogador Tricolor. Ele havia sumido "vitorioso", no escuro.

Um comentário:

Rafa Tosh disse...

Os jogos amistosos de ontem foram bem legais mesmo. Clima de total camaradagem com o pessoal da Franzen. A preparação segue forte para o estadual de liso na quinta, ainda com a ressaca de carnaval.
A boa notícia e que merece agradecimento e elogios, foram os bons tratos que o "professor" Lauro e o Pirênio deram nas mesas. Estavam todas muito boas. Excelente para o melhor treino visando o estadual.