quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O LANCE NO BLOG


A imagem de Souza do Grêmio, com o goleiro Miguel Pinto da Universidad do Chile ao fundo, é a que melhor traduz o sentimento de estupefação dos milhares de Gremistas que estiveram ontem à noite no Olímpico, e dos milhões que acompanharam o confronto entre brasileiros e chilenos que estreiaram na Libertadores 2009, pelo rádio ou TV.

Em um jogo com 13 incríveis gols desperdiçados, onde sem dúvida faltou competência para marcar, mas onde, mais do que nunca os detalhes não estiveram ao lado do time (duas bolas na trave, uma no travessão, pelo menos três defesas incríveis do goleiro, e uma bola tirada da linha do gol de cabeça por um zagueiro, entre outros fantásticos lances), o Tricolor , mais uma vez protagonizou um dos melhores espetáculos da temporada. Quem não lembra da guerra de La Plata ? Da final da Copa do Brasil diante do Fla, num Maracanã lotado com mais de 100 mil pessoas, no segundo Maracanazo da história ? Quem não recorda da Batalha dos Aflitos, o episódio mais extraordinário das páginas do futebol mundial ?

Mesmo que o São Paulo seja o clube brasileiro com mais conquistas de Libertadores, são 3 contra duas de Santos, Grêmio e Cruzeiro, é impressionante como alguns clubes guardam características para disputar um tipo de competição, enquanto outros são mais sintonizados com outros tipos de campeonatos.

Quem pensa Libertadores, pensa em Grêmio e Cruzeiro no Brasil, Peñarol e Nacional no Uruguay, Boca e River na Argentina. Times que dão espetáculo, times que fazem da emoção e do imprevisto o estilo de uma competição, onde matar ou morrer em breves atos, é a essência de sua disputa. As estreias de Cruzeiro e Grêmio diante de Estudiantes e Universidad demonstram isso, e quem lembra das finais com o Peñarol de Morena em 83 diante do Grêmio, ou do jogo extra entre o River Plate de Passarela e Merlo com o Cruzeiro de Palhinha, Jairzinho e Joãozinho em 76, tem esta exata sensação.

Há times que combinam com aqueles campeonatos longos de turno e returno que se repetem todos os anos iguais, onde no final quem foi mais regular levanta a taça, outros que fazem do espetáculo, da vibração, da emoção, da garra, do coração na mão, a alma das Copas. E não por acaso no mercado doméstico, Grêmio e Cruzeiro são os maiores vencedores da Copa do Brasil, com 4 títulos cada, torneio que tem justamente este perfil.

São Paulo, Flamengo, Corínthians, Inter e Palmeiras, são clubes com essa cara de pontos corridos, poderiam muito bem jogar a Premier League inglesa, e depois de dezenas de rodadas diante de Chelsea, Hull City, Portsmouth, etc, fazer a festa, até porque se não ganhar, há a certeza de que na próxima temporada tudo se repetirá, sem maiores problemas.

O torcedor Gremista com certeza saiu fustrado com o empate na estreia, mas assim que a adrenalina baixar, vai se dar conta que foi testemunha de mais um daqueles episódios do futebol, que só o Grêmio e outros poucos times no mundo podem oferecer. Um jogo sem gols que merece os mesmos comentários de uma goleada, o mesmo debate acalorado de uma decisão, a sua imortalização na memória.

Do ponto de vista técnico, um time quase irreparável, mas sobrou ansiedade nas finalizações, algo que não pode acontecer num grupo de muitos jogadores experientes, como Souza, Tcheco, Alex Mineiro, Jadilson, esta é a principal crítica. Criticaria também a demora de Roth em abrir mais o time depois da expulsão no Universidad, mas como criticá-lo, se o Grêmio teve 13 incríveis gols desperdiçados ? Não resta dúvida que o Grêmio pode classificar com folga no grupo, mas o jogo de ontem é só a confirmação de que esta é a Libertadores da América, e como tal, tudo pode acontecer.

Quem estava abaixo de seu rendimento nos últimos jogos foi Jonas, Ruy seguiu sendo eficiência com transpiração, Mineiro segue sem achar o melhor lugar, Tcheco foi muito bem no segundo tempo, Adilson foi coberto de elogios pela equipe de esportes da rádio Gaúcha após o jogo, e é preciso dizer que na partida, cometeu a única falha do time, quando tentou um chute em rebote com muitos jogadores a frente, e propiciou um contra-ataque chileno, erro fatal que Souza cometeu no GREnal em uma bola parada.

Vai ser uma temporada muito interessante para os Gremistas, Herrera e Maxi López logo estarão em melhores condições de aproveitamento. O ingresso dos Tricolores seguirá valendo cada centavo, como sempre.

ATACANTE

É incrível a performance do atacante Keirrison do Palmeiras, ex-Coritiba, revelação dos brasileiros nos 2 últimos anos. É hoje o melhor atacante brasileiro, incluindo os que jogam no exterior, leia-se Pato, Luis Fabiano, Adriano e outros. Merece sua convocação para a seleção brasileira, e creio que poderá ser o legítimo sucessor de Romário e Ronaldo Nazário, com seu próprio estilo. Não estará mais no Brasil em 2010, não há dúvidas.

CHAMPIONS LEAGUE

O Bayern de Munique não fez uma grande partida diante do Sporting de Portugal em Lisboa, mas o francês Ribéry deu espetáculo e os Bávaros na prática carimbaram o passaporte para a próxima fase da Champions, e já estão entre os 8 melhores do principal campeonato do mundo. Ribéry fez o 1º dos 5 gols em obra solo desde o meio do campo, bateu o penalte do terceiro gol, e serviu para os 2 gols de Toni, um por cima e outro por baixo. Esteve perfeito ! Klose marcou o segundo gol da partida.

Destaque para as vitórias do Liverpool no Santiago Bernabeau diante do Real Madrid, do Chelsea sem Felipão contra a Juve de Amauri, e do empate entre a Inter de Mourinho e o United de Cristiano Ronaldo, outro 0 a 0 espetacular da semana, onde o grande nome foi o do golerio brasileiro da Inter, Julio Cesar, está jogando demais.

PREFERÊNCIAS

No futebol de hoje, é difícil imaginar um menino, tomando gosto por cada clube em cada estado brasileiro, e até mesmo em cada país, como acontecia em nosso tempo de guris. Lembro que afora o Grêmio, uma paixão de nascimento, e o Bayern, que na formação alemã igualmente me apaixonei fortemente, fui simpatizando pelo mundo todo com vários clubes, pelo amor de assisitir futebol.

No Uruguay o Nacional de Saralegui, De Leon, Victorino, De la Peña, mais recentemente El Loco Abreu, na Argentina o River Plate de Passarela, Gallego, Ubaldo Fillol, Merlo, Kempes e Luque, na Itália a Juventus de Zoff, Scirea, Tardelli e Michel Platini, na Inglaterra o Newcastle de Paul Gascoigne e Kevin Keegan, na Espanha o Real Madrid de Butragueño e do mexicano Hugo Sanchez, além do alemão Bernd Schuster. No Brasil o primeiro foi o Fluminense de Samarone, Denilson, Galhardo, Edinho, Manfrini, Rivelino, Caju e Pintinho, o Palmeiras de Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu, Leivinha e Ademir da Guia; Edu, Cesar e Nei, com os eternos reservas titulares Fedato e Ronaldo. Como não gostar do Cruzeiro de Raul, Nelinho, Morais, Vanderlei, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Eduardo, Roberto Batata, Joãozinho, Jairzinho e Palhinha ? Como a gurizada vai simpatizar ou torcer hoje por times onde os jogadores permanecem uma única temporada, ou 6 meses às vezes ? Como identificar Ronaldo Nazário com um clube, se ele passou por Cruzeiro, PSV, Real Madrid, Inter e Milan ? Esquecei de algum ? Ele mora no coração de que torcida ?

Depois de 40 anos de Futmesa, tomei a decisão de produzir alguns times mais para colecionar do que para jogar, pois vencer já está longe de ser a prioridade no hobby, embora isto sempre seja bom. A transição será feita ao longo do tempo, e o projeto para 2009 é o Fluminense e para 2010 o Palmeiras. Neste meio tempo um novo Bayern "definitivo", tanto quanto possa ser, e uma Juventus com os atuais jogadores (botões) que servem o Bayern, estão nos planos.

O Flu já está sendo pensado, com jogadores de 1968 à 1979 ou 80. Os goleiros Félix e Jorge Vitório, os zagueiros Galhardo, Assis e Edinho, os volantes Denilson, Zé Mário e Delei, os laterais Carlos Alberto Torres, Oliveira, Rodrigues Neto, Marco Antônio e Toninho, os meias Mário Sérgio, Rivelino, Manfrini, Cleber e Pintinho, e os atacantes Gil, Cafuringa, Lula, Flávio, Samarone, Doval, Gilson Nunes e Dirceu, estão entre os nomes a serem escohidos para a formação do time das Laranjeiras, que foi o meu primeiro no esporte, os "panelinhas" com o rosto do jogador.

No horizonte também uma celeste, com Rodolfo Rodriguez, Mazurckiewski, Ruben Paz, Pablo Forlan, Pedro Rocha, Saralegui, Morena, Victorino, Diego Forlan, Venâncio Ramos, Morales, De Leon, El Loco, Morena e muito mais, talvez substituindo o City. O Fluminense é desejado para estreiar até o final deste ano, tudo sem nenhuma pressa.

ESTADUAL DE LISOS

Na prática segue a confirmação de notícia publicada aqui no Gothe Gol. A Riograndina, melhor entidade do Futmesa Gaúcho em 2008, fica de fora do Estadual de lisos de Caxias do Sul. O mesmo se aplica ao COP Pelotense, que dominou o ano de 2007.

No Grêmio dia de amistosos nos lisos nesta quinta-feira que certamente contará com Fosca, Kuhn, Macedo, Moretto, e talvez com Pirênio, Azambuja, Moreira e Rafa Tosh. Quem quiser vestir a camisa Tricolor no estadual, tem que estar treinando. O Diretor Geral do Futmesa Gremista pensa em antecipar para hoje a reunião prevista para o dia 05 de março, para acertar o time visando o Estadual, a partir das 18:30 hs.

FLAUTA

Recebo elegante flauta do amigo e craque botonista Silvio Silveira de Rio Grande, quanto ao "mísero" empate do Grêmio diante do Universidad. Mas Silvio confessa que o jogo foi inusitado e espetacular. Apenas a confirmação de nosso post de ontem, de que a Libertadores é o mais importante campeonato de 2009 para Gremistas e colorados, não importando que o centenário clube da Beira Rio, esteja somente com a tarefa de assitir a festa do cinquentenário da competição continental. Um abração a este grande amigo e jogador que é o Silvio.

Uma saudação muito especial aos novos amigos de Bialystok na Polônia, e abraços aos internautas de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, Blumenau em Santa Catarina, Cascavel no Paraná, São Paulo e Guarulhos em São Paulo, Goiânia em Goiás, Brasília no DF e Belém no Pará.

* Foto by Diego Vara - http://www.clicrbs.com.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Hoje o camarada Gothe estava inspirado. O Grêmio é isso mesmo. Parabéns pelos comentários!
Aproveito para convocar hoje no deptº a presença dos "lisistas" e também dos "cavadores" hehehehe.
Ah!Um abraço também para o amigo Sílvio (grande figura).

Rafa Tosh disse...

É verdade. Excelente o lance de hoje.

Almeida disse...

Gostaria de louvar as belas contratações da Franzen para 2009. André, Diogo e Mallet oriundos da Riocell com o acréscimo do Breno formam agora a mais poderosa entidade de Porto Alegre.
Teve diretor que garganteou contratação mas ninguém os viu ainda aparecer no seu clube. Seria um capricho delirante deste diretor?

Anônimo disse...

Que sacanagem fizeram com o Breno. Se foi do Grêmio pra Franzen porque não ganhava nada e agora a Franzen traz estes três baitas jogadores que eram da Riocell.O Breno não merecia isso.Pra onde será que ele vai daqui uns poucos meses de mais jejum ? Putz.