terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

OS ÚLTIMOS 365 DIAS


O Editor do Gothe Gol em foto de 2007

A decisão por cadastrar o Gothe Gol no programa de monitoramento do Google, tinha um objetivo muito claro, saber em detalhes, após mais de 4 anos na rede (agosto de 2007), se o espaço era de fato bastante lido, como apresentavam os números do tradicional contador de acessos de nossas páginas, e as inúmeras mensagens recebidas. Afinal, o Futmesa é um segmento um tanto "fechado", e os acessos poderiam apenas significar meia dúzia de interessados acessando com frequencia, afora os dois ou três ferrenhos críticos de plantão.

O Google Analytics colocava a disposição, dezenas de ferramentas que permitiriam analisar dados confiáveis, como visitantes, número de visitas de cada um deles, vezes em que as páginas eram mostradas, matérias preferidas, cidades e países de origem dos acessos, sistemas operacionais utilizados, se os acessos eram diretos, oriundos de links em outros sites ou blogs, ou de páginas de pesquisas, e outros tantos. Tínhamos mesmo uma gama muito grande de Web-leitores, ou escrevíamos para nós mesmos ?

Mas outra idéia tivemos naquele momento, 17 de fevereiro de 2008, a de enfrentar o desafio de manter o Blog atualizado todos os dias, de forma ininterrupta, caso é claro, os números mostrassem que isto valeria a pena para a promoção do esporte. E para nossa "surpresa", os relatórios diários foram demonstrando que aquilo que os tradicionais marcadores de acessos apontavam nos anos anteriores, era mais do que meia dúzia de loucos por Futmesa navegando em nossas páginas, era na realidade o resultado de um Gothe Gol que atendia a demanda por informação no esporte.

Um espaço com notícia, interatividade, onde foram ganhando formas a qualidade de apresentação visual, a criação de expressões, "Web-leitores" é uma delas, a utilização de logos especiais, o destaque para nichos como "Histórias do Futmesa", "ZOOM...", dicas de final de semana, IMAGEM DO DIA, etc, a clássica utilização de colunistas, o tratamento especial as imagens, e tudo aquilo que o volume de acessos vinha nos mostrando que se justificativa, e que hoje vimos também repetidos em outros endereços na rede.

Mas os desafios não foram poucos para alcançar no dia de hoje os 365 dias de atualizações ininterruptas, pois elas aconteceram em saguões de aeroportos no lap top em Porto Alegre, São Paulo, Rio e Brasília, no celular de dentro de um táxi no trajeto entre o Galeão e a Barra no Rio, na beira da praia em Copacabana também no celular, em lan house no Uruguay, onde o teclado sem as acentuações do português, fizeram a edição do dia parecer um tanto diferente, em "post" pré programados usando o timer do Blog.

Mais do que isso, exigiram um Editor auxiliar por 5 meses e 12 dias, durante um quase afastamento nosso, e sobretudo contou com muitos colaboradores, interessados na promoção do Futmesa. O nosso agradecimento especial ao Giuliano Thaddeu, editor auxiliar e designer do Gothe Gol, ao pioneiro colunista Marcelo Silva, que segue hoje dando idéias e colaborando incessantemente, o pai da Copa GW, outra grande sacada aqui promovida e divulgada.

Idênticos agradecimentos ao nosso atual colunista de muito sucesso, Rafa Tosh, e a quem sempre abasteceu o Gothe Gol com infinitas informações. Carlos Kuhn, quase um correspondente oficial das conversas de muitas manhãs por telefone de "General Severiano", assim como o Rodalles de Pelotas e o Silvio Silveira de Rio Grande, Roberto Bopp, Roberto Azambuja, Gerson Azevedo, Lauro Moretto, J.Lucas, Saul Martini, Roberto Moreira, Victor Mecking e Marcelo Vinhas de Pelotas, Paulo Fernando, Régis Castilhos, Junior do Círculo Militar, Lauro Moretto, C R Foschiera, Ricardo Acunha de Belo Horizonte, a Ju e o Dani de Peschiera del Garda na Itália e suas andanças pela Europa, enfim, tanta gente, certamente algumas que devo ter esquecido e peço desculpas.

Quando recebemos um email de um argentino de Córdoba perguntando sobre a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, outro do Mato Grosso do Sul questionando onde podem ser comprados times para um filho de 7 anos, o pedido de um conselho (que nem podemos dar) de uma paulista quanto a uma cidade americana onde pretende se hospedar em convênio de estudos (porque o nome da cidade aparece em nossos agradecimentos diários), quando posssibilitamos o reencontro de amigos de diferentes cidades através do Gothe Gol, então sabemos que tem valido muito a pena todo este trabalho.

Confira os números deste 1 ano de atualizações ininterruptas

11.506 diferentes visitantes
40.550 visitas
63.887 exibições do Gothe Gol

798 cidades de 77 países acessaram o Blog

42,88% de acessos diretos
43,88% de acessos através de páginas de referência
13,23% de acessos por páginas de pesquisas

Mas isto tudo já passou, na tarde de hoje mais uma edição estará a disposição falando de Futmesa e futebol, além de outras curiosidades. Amanhã é dia de O ZOOM do GOTHE GOL, onde o protagonismo é das imagens, com mais notícias a tarde, e na quinta-feira teremos novidades da Riograndina, a entidade super campeã do esporte Gaúcho em 2008. A Riograndina estará presente no Estadual de Equipes dos lisos em Caxias do Sul ? O Gothe Gol vai responder.

Hoje um abraço a todos, que fazem do Gothe Gol o espaço do Futmesa, todos os dias.

Um comentário:

Edu Caxias disse...

Gothe,

Parabéns por este trabalho diário e incansável, onde o maior prazer é levar informações sobre futebol de mesa, futebol, e demais assuntos, que no meu ponto de vista são extraordinários.
Por essas questões é que eu não deixo de acessar o blog todos os dias.
Um abraço