quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O LANCE NO BLOG


O time do mais mal educado jogador que já vestiu a camisa de um clube Gaúcho, na história de nosso futebol (D'Alessandro na foto), deu vexame na noite de quarta feira ao perder para o União Rondonópolis pela Copa do Brasil. Mesmo que estejamos apenas no mês de fevereiro, dificilmente haverá fiasco maior no futebol brasileiro em 2009.

Chegando ao Mato Grosso em voo charter de 145 mil reais, suficiente para pagar a folha do União com sobras, com o cuidado de adaptação de um dia a um gramado que é melhor do que o do Beira Rio, ainda foi possível ouvir o vice de futebol vermelho Fernando Carvalho, dizer que o cansaço pode ter sido uma das causas da derrota.

O União é o atual 6º colocado entre 8 clubes que disputam o campeonato regional local, e em 5 partidas na Copa do Brasil, nunca havia vencido. Foi o único time chamado "grande" que não fez 3 pontos na estréia da competição, e para completar o quadro da dor, repórter da Rádio Gaúcha revelou que no voo para Rondonópolis, Carvalho confidenciou que caso o Grêmio vença o 1º turno do Gauchão que leva o seu nome, não fará a entrega da taça ao co-irmão. É justamente nestes detalhes, que reside as grandes diferenças entre a dupla GREnal, na conduta, no berço. Enquanto o Grêmio tem o lutador Herrera e o educadíssimo Maxi López, e o Presidente Fábio Koff, que fará a entrega da taça que leva o seu nome no 2º turno, não importa quem o vença, o time da Beira Rio tem D'Alessandro e Fernando Carvalho.

A 9 anos atrás também pela Copa do Brasil na inauguração do mesmo excelente estádio, o Grêmio bateu o União por 4 a 0 com 2 gols de Ronaldinho e ainda Nenê e Zinho.

FUTMESA NA ESTRADA

O Estadual de Equipes nos lisos vai chegando, e as entidades vão se movimentando, preprando o início de suas temporadas. Confira as novidades aqui no Gothe Gol.

GRÊMIO - Com o time quase definido, as dúvidas ficam por conta da participação ou não de Roberto Azambuja e a definição de um capitão. O grupo tem feito alguns amistosos internos nos lisos e promoveu um Integração com o Círculo Militar de Porto Alegre, onde a modalidade esteve presente. Nesta quinta recebe a Franzen para jogos treino.

RIOGRANDINA - Reúne hoje para definir o calendário da temporada e entre os itens da pauta está o Estadual de Equipes dos lisos, mas não deverá mandar time a Caxias do Sul. A Direção da entidade super campeã de 2008, não consegue perceber um interesse maior de seus associados na modalidade, mas não afasta a hipótese de praticá-la no futuro, se este quadro mudar. As competições de 2009 deverão iniciar-se no dia 26 de fevereiro, serão oito etapas ao longo do ano na qual o Campeão sairá do somatório de pontos pelo ranking das 8 etapas, sendo que o Campeão de cada etapa marcará 12 pontos, o vice 8 pontos, o terceiro 6, sucessivamente até o oitavo colocado que marcará 1 ponto.
A Riograndina conta atualmente com 28 técnicos.

ACADEMIA - Enviará a Caxias do Sul um time sem o 5º jogador, o curinga. O quarteto deverá ter Vinhas, Augusto, Zilber e Figueira. Se este último não confirmar a presença, Pedrinho poderá ser escalado. O início da temporada oficial da Academia está previsto para a primeira semana de março.

AFM CAXIAS - A anfitriã do campeonato e única entidade que se dedica exclusivamente a modalidade, preparou-se realizando competição interna nos mesmos moldes do Estadual. Daniel Maciel, Luiz Pizzamiglio, Alexandre Gomes e Luciano Carraro formaram o time vencedor.

FRANZEN - Breno, Careca, Mário e Rogério fazem jogos treino no Grêmio esta noite, em prepração para a competição na serra Gaúcha. O time não deve ser muito diferente deste que treinará, e que terá no dia 10 um Integração com a AFUMEPA.

CÍRCULO MILITAR - Com muita vontade de estar presente, poderá ficar de fora. Junior e Paulo Schemes que integrariam a Equipe da entidade portoalegrense, estão com problemas de agenda. Brandão, o mais experiente da modalídade no CM, assim será uma ausência provável.

AFUMEPA - Apenas no campo das especulações, poderá contar com Cesar Keunecke e André Marques no seu time. Cesar é um dos mais competitivos jogadores da modalidade no Estado.

COP - Não mandará representação a Caxias do Sul. Por volta do dia 20 de março terá o início de sua temporada oficial. No momento disputa torneio de verão que deverá ter duração de 3 semanas.

A competição oficial da FGFM nos lisos em Caxias do Sul deverá contar com 5 entidades, que tem sido a média de participação das competições da modalidade. Exceção feita a Vinhas da Academia, e a Paulo Schemes do CM que dá os seus primeiros passos, mas deverá estar ausente, os lisos que tiveram sua competição experimental em 2006 e fazem parte do calendário da Federação desde 2007, ainda não parece ter seduzido os melhores e mais importantes jogadores do Futmesa Gaúcho. Rodalles já se ensaiou em alguns jogos, mas Alex Degani, Silvio Silveira, Victor Mecking, Duda, Gilvani, Cristian Baptista (atualmente em São Paulo), entre outros, não parecem cogitar tão cedo de incorporar os lisos aos seus calendários.

Pela extraordinária força no Brasil, principalmente no nordeste e boa parte do Rio de Janeiro, e no sul no Estado de Santa Catarina, a modalidade terá o necessário impulso entre os Gaúchos na medida em que a maioria dos seus principais nomes adotarem a sua prática. Fica a expectativa para que isso possa acontecer nas próximas temporadas. O Gothe Gol seguirá cobrindo os lisos, e fará a cobertura do Estadual de Equipes de Caxias do Sul.

15 comentários:

Rafa Tosh disse...

Aoende estão?? Ninguém os vê...

Rafa Tosh disse...

O mais engraçado foi a entrevista do velho Odvan antes do jogo: "vamos tentar dar uma goleada para irmos mais tranquilos para Porto Alegre".
hehehehehe. Ninguém respeita este clubeco lacustre!

Rafa Tosh disse...

Que açucar UNIÃO mais amargo!!! 100 ANOS QUE TOMARAM 10x0 EM UM GREnada / 30 ANOS SEM GANHAR TÍTULO NACIONAL

Edu Caxias disse...

Que se cuide o Tom Cavalcanti, pois as piadas que estão nestes comentários são de PRIMEIRA!!!!
ops....esqueci que o pessoalzinho da azenha é de segunda.
hahaha

Rafa Tosh disse...

De segunda? E o glorioso e temível Rondonópolis é de quarta ou de quinta divisão? Quem andou festejando título de segunda divisão da américa há poucos meses?

Edu Caxias disse...

Imortal???
Batalhas dos Aflitos???
Veranópolis seria do mesmo patamar do União???
E quanto ao grenal de Erechim???
E o QUATRILHO do ano passado no brasileirão?
Lembranças ruins que a torcida do time que comemora se "encochando não lembra.

Saudações Rubras.

Edu Caxias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa Tosh disse...

Começou a queda do nível. A cabeça inchou mesmo. Que estrago fez o grandioso Rondonópolis...

Edu Caxias disse...

hahaha
Eu estou tranquilo, assim como toda a torcida do verdadeiro campeão do mundo.
No próximo jogo aposto que o Inter faz mais de 3 gols nesse time, haja vista que eles vêem para cá tirar fotos, conseguir camisetas e pegar autógrafos dos jogadores.
Essa é a vida de time pequeno...
Lembramos que no ano passado a grandioso Atlético Goianiense tirou o Grêmio da CB, sem esquecer da derrota para o Juventude nas quartas de final do saudoso gauchão.

Rafa Tosh disse...

Não te preocupa. Não tenho dúvida que com muita preparação, concentração, e talvez colocando mais uma vez ingressos a R$ 1,00 para conseguir lotar o aterro, voces irão patrolar este time de quinta categoria. A classificação colorada é uma certeza, agora o papelão já está feito. Não adianta. É o fiasco do ano.
Para ti ver como tu se perde até quando quer tocar flauta: fala no Veranópolis que foi quem eliminou o time lacustre em uma decisão de vaga anos atrás, e deixaram voces no vexatório sétimo lugar do ruralito. Nós perdemos um jogo de fase classificatória, jogando com todo time reserva. O resultado saiu na urina.
E falar em Juventude é piada. É nossa filial e pai de voces. Inclusive já tocou 4 em pleno aterro e até taça já levantou lá. Deve ser por esse trauma que tu adotou o Caxias.
Esse complexo de inferioridade de voces vai completar 100 anos.

Edu Caxias disse...

Olha meu velho, eu jogo com o Caxias desde 1999, eu simplesmente gosto de Caxias do Sul, pois morei 1 ano na cidade na minha infância.
Já a tua Jamaica seria influencia do quê?
Pode ser pela música, pela cultura rasta, mas pelo futebol eu te garanto que não!!
O Juventude é uma equipe que sempre dificultou os confrontos contra o Inter, mas da última vez que jogamos o resultados todos já sabem!
Ah...só para lembrar este mesmo Juventude que perdeu a final para o Inter, eliminou o co-irmão do riacho azenha.
Digo riacho, porque na década de 30as mulher que moravam no morro santa teresa utilizavam este córrego para lavar suas roupas, panelas e tomar banho, mas como o morro tinha a predominância de chácaras, os criadores de animais levavam os mesmo para banhar-se na águas, principalmente os porcos, daí a origem de CHIQUEIRO Monumental!!!

Saudações

Edu Caxias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa Tosh disse...

Com certeza a minha Jamaica não vem do futebol. Sou aficionado por reggae, e tenho uma coleção de quase 700 títulos de CDs jamaicanos. Estudo bastante sobre rastafarianismo, apesar de não ser adepto da religião.
Também gosto muito de Caxias. Minha esposa é de lá, e se não fosse pelo meu trabalho gostaria de morar lá.
Um abraço ao historiador colorado

Edu Caxias disse...

Apesar das discussões, e do pouco contato (botonístico), percebi que temos algumas coisas em comum, tipo: futebol, botão e reggae.
Não tenho todo esse conhecimento sobre a cultura, mas curto bastante The Wailers, Peter Tosh, Israel Vibration, Lee Perry, e por aí vai.
Já Caxias é uma cidade onde a missigenação de povos (italiano e alemão) se mistura, trazendo um aspecto acolhedor, assim como em toda a serra gaúcha.

Um abraço ao representate da hinchada porteña em Poa

GOTHE disse...

Quem não conhece a rivalidade GREnal talvez se assuste com os vários "rounds" que se viu neste post, mas é por isso mesmo que o clássico foi considerado numa pesquisa com vários jornalistas, o mais acirrado e espetacular de todo o Brasil. Um exagêro aqui, outro ali, "ofensas" até ao estádio do adversário, certamente desnecessárias, mas nada que mude o curso da história, quando o assunto é o mais importante jogo do pais, que este ano comemora o mais importante centenário da temporada. No dia 18 de julho de 1909, inciava toda esta "tumultuada" convivência, com a vitória do Grêmio por 10 a 0 diante do seu tradicional adversário. Vamos todos, azuis e vermelhos, comemorar o primeiro derby.

Um abraço do Editor,
Gothe.