domingo, 15 de fevereiro de 2009

LANCE DE DOMINGO


João Saldanha e o narrador Geraldo José de Almeida

Se perguntado, o botonista Gremista Cristian Costa confirmaria de forma incontestável que o grande João Saldanha nasceu em sua terra, no Alegrete. Mas as primeiras páginas de sua biografia escita por André Iki Siqueira diz apenas que a probabilidade é grande de que isto seja verdade. Mas também levanta outras hipóteses, como a de um lugarejo próximo, Ibirocaí, como confidenciado pelo João ao amigo Marcelo Rezende. Uma das suas filhas, Sônia, apresenta outra versão, que na verdade Saldanha nasceu mesmo em Porto Alegre, mas como passou a maior parte da infância no Alegrete, adotou esta origem, principalmente porque era mais macho se dizer do Alegrete, já que no Rio de Janeiro alguns colegas de jornalismo gostavam de dizer para irritá-lo, que havia nascido em Pelotas.

De real, é que até mesmo uruguayo João Saldanha pode ter sido, pois seu primeiro registro de nascimento é de Tacuarembó, na banda oriental dos pampas. O segundo registro, João tinha dois, é mesmo de Porto Alegre. João Saldanha de qualquer forma era Gaúcho, nascido a 3 de julho de 1917, Gremista no Rio Grande do Sul e botafoguense no Rio, bem, mas isso já é outra história, que vamos homeopaticamente contando aqui no Gothe Gol. Apenas fechando essa e corrigindo, Saldanha dirigiu a Seleção Brasileira em todos os jogos das eliminatórias para a Copa de 70 no México, e não parte como escrevemos no sábado. Foram 6 vitórias em 6 jogos, o que reafirma que as razões de sua demissão, não foram as do campo de jogo.

A biografia escrita por André Iki Siqueira é muito fácil de ser digerida, recheada de fotos, daquelas difíceis de parar de ler. Aliás difícil são as autobiografias, geralmente é complexo escrever sobre si mesmo, mais fácil relatar a vida dos outros. Até que Danusa Leão conseguiu fazer fluir bem a sua em " Quase Tudo ", mas a do extraordinário Eric Clapton é um porre total. Deveria continuar nos seus acordes que são únicos, e deixar que outro contasse suas experiências de vida.

CIRCUITO

Para surpresa de todos, inclusive do Editor do Blog e Diretor-Geral do Futmesa, pelo visto, e sem nenhuma comunicação, o Grêmio não realizou a dedetização programada para o sábado. Três desavisados botonistas compareceram ao Departamento, e terminaram realizando a 4ª Etapa do Circuito Grêmio Futmesa Verão 2009, dentro do espírito da competição, de que quem se faz presente, organiza e joga o torneio. Diante da comunicação dos jogadores, de que o realizaram, o Diretor-Geral deferiu pela homologação do resultado, mesmo que as informações do Blog e de email expedido a associados e amigos, noticiasse o fechamento do Futmesa no sábado. Confira como foi a 4ª Etapa.

Azambuja 1x0 Bopp
Bopp 2x1 Leon
Leon 2x1 Azambuja

Nos penais Bopp marcou primeiro, seguido de Azambuja.

Classificação da 4ª Etapa

1º Bopp - 5 pontos
2º Azambuja - 3 pontos
3º Leon - 1 ponto

Classificação Geral do Circuito após 4 Etapas

1º Moreira - 7 pontos
2º Leon - 6 pontos e um 1º lugar
3º Azambuja - 6 pontos
4º Rodalles e Bopp - 5 pontos
6º Azevedo e Pirênio - 3 pontos
8º Gothe - 1 ponto

Outra surpresa fica por conta do afastamento de Leon Amaral, que passa a trabalhar na cidade de Canela, já a partir da próxima semana. O torneio deste sábado foi o último de Leon na temporada provavelmente, em função da mudança. Nosso desejo de sucesso ao amigo e botonista Gremista, que fará muita falta no clube.

BUNDESLIGA

Um Bayern burocrático e sem talento foi batido por 2 a 1 pelo retrancado Hertha Berlin ontem, caindo para a 3ª colocação da Bundesliga. O Hertha é o novo líder e o Hoffenheim ficou com a vice-liderança.

Nenhum comentário: