quinta-feira, 2 de setembro de 2010

COLUNISTAS

Bom dia pessoal da bolinha ! A preocupação é tanta como futuro do Tricolor, que o nosso colunista Rafa Tosh enviou a redação sua coluna antes do jogo de ontem do Grêmio com o Guarani, versando só sobre o que sua já havia escrito a época da eleição do Presidente Duda no clube. Muito interesante este apanhado de outras colunas sobre o tema, já que no dia 11 deste mês, há a renovação de metade do Conselho Deliberativo, que irá eleger novo Presidente. Já Buralde em plena campanha eleitoral, principalmente pelo interior do Estado, tem passado poucas e boas para fazer com que seu texto chegue até nós, mas não tem medido esforços. Aí estão os nosso dois colunistas excepcionalmente nesta quinta-feira para você conferir.

NA AVALANCHE por Rafa Tosh

















A foto que enterrou o tricolor

Eu avisei. E muito antes...

NA AVALANCHE 09 – 14/10/2008

* Antônio Vicente Martins é o melhor nome para presidir o GRÊMIO. Sempre que chamado, exerceu bons trabalhos para o clube. É jovem, advogado conceituado, bem articulado, e tem a “malandragem” exigida para o futebol. Malandragem esta no sentido de percepção, do melhor caminho a seguir frente à diversas situações.

* Será assessorado por vencedores e renomados e competentes gremistas. O futebol ao que tudo indica deverá ser composto por Paulo Pelaipe e Maineri.

* Obino e seus amigos, são os principais articuladores da campanha de Duda, o que por si só já basta. Além disso, sobrenome não ganha eleição e não é atestado de competência.

NA AVALANCHE 10 – 21/10/2008

* Eleição do GRÊMIO trouxe novamente a velha turma de Obino. Fábio Koff que só aparece em dia de eleição, conseguiu influenciar os sócios que votaram em Duda Kroeff. Daqui a uns dois anos, o velho Koff talvez apareça no Olímpico de novo para ditar mais um presidente.

* Equipe de Duda tem Marcos Hermann, que conseguiu as proezas de contratar Sebastião Lazaroni e Danlaba Mendi, entre tantas outras trapalhadas quando trabalhou no futebol.

* Grande apoiador da chapa de Duda, é Adalberto Preis, o homem que praticamente deu de graça nosso maior ídolo Renato ao Flamengo. Foi o grande mentor intelectual da gestão Obino, com seu planejamento estratégico, que indicava que a maneira certa de gerir um time de futebol, é a de contratar mais de 70 jogadores a custo baixo, mesmo que estes não tenham a mínima serventia técnica.

NA AVALANCHE 12 – 04/11/2008

* André Krieger com sua falta de comando e competência, está conseguindo colocar fora, o campeonato brasileiro mais ganho que tivemos. E o pior é que alguns iludidos caíram no seu discurso vazio e pacato, e ajudaram a eleger Duda.

* Pode ser pura coincidência, mas foi só a turma do Obino ser eleita, que tudo começou a dar errado pelos lados do Olímpico.

NA AVALANCHE 19 – 10/03/2009

* Uma das maiores razões para o fraco desempenho da equipe está no preparo físico. Esta direção que me faz relembrar o obinismo, trouxe um fisicultor que não mais exercia esta função há um bom tempo. A rainha da Inglaterra brinca de dirigir o GRÊMIO.

NA AVALANCHE 23 – 06/04/2009

* Dirigentes tricolores assistiram passivamente o presidente da FGF, e sobretudo conselheiro colorado, passar a semana fazendo comentários jocosos à respeito dos adversários gremistas na Libertadores. Não foi dada nenhuma resposta à altura. Duda, Krieger e Meira, não esboçaram um mínimo protesto depois de ter sido prejudicado decisivamente pela arbitragem em todos os três grenais do ano. O clube parece estar acéfalo pois ninguém defende os seus interesses.

* Outra característica Obínica desta direção é o azar. O GRÊMIO se especializou em ser o recordista de gols perdidos de forma incrível em todas as partidas. No GREnal teve duas bolas na trave que não entraram, gol que o adversário tirou em cima da linha, pênalti que o Victor só não defendeu por detalhe... É muita urucubaca !

NA AVALANCHE 24 – 14/04/2009

* A direção obínica conseguiu perder grandes profissionais. Primeiro foi o competente Rodrigo Caetano, que preferiu o rebaixado Vasco da Gama. Agora, o excelente revelador de talentos, Julinho Camargo, foi para o Vitória para ser auxiliar de Carpegiani.

NA AVALANCHE 25 – 21/04/2009

* Ao que parece, terminou a novela e Autuori deverá chegar com as oitavas de final da Libertadores jogada, e com o Brasileirão já inicado. Porém com essa direção atrapalhada, nada mais me surpreende até mesmo a volta de Roth não se pode descartar.

* Paulo Autuori é um treinador de reconhecida capacidade, porém tenho receio que seu estilo não seja compatível com o modo de força e pesado que o GRÊMIO pratica historicamente.

NA AVALANCHE 36 – 07/07/2009

* Enquanto o GRÊMIO permanecia invicto na Libertadores, comentava a amigos que mesmo que estivessem no time, Messi, Eto´o, Kaka e outros craques, não me entrava na cabeça a idéia de Duda Kroeff ser o presidente campeão da América. Torci muito, mas é preciso ser consciente. Com essa direção é impossível ganhar um título importante.

* Em meio a uma Libertadores, ficamos quase dois meses sem técnico e preparador físico. Isso é inconcebível. É muito amadorismo. O problema é que falta ainda um ano e meio com a turma do Obino mandando e afundando o GRÊMIO.

* Qual o jogador indiscutível contratado por esta direção para a disputa desta Libertadores? Nenhum. Todos os melhores jogadores foram trazidos pela direção passada.

* É muita trapalhada, incoerência e incompetência. A imensa torcida tricolor não merece isso. Até mesmo os sócios desavisados, que por influencia de Koff, votaram no fantoche do Obino, também não merecem.

* Fomos roubados no jogo contra o Cruzeiro. A direção omissa nem se manifestou a respeito. Aceita passivamente todos passarem por cima do tricolor.

* Autuori não deu a mínima contribuição à equipe. Veio somente para filosofar nas entrevistas e demonstrar uma grande arrogância nunca antes vista. Amigos meus da imprensa esportiva, relatam que o treinador voltou sendo outra pessoa, mais difícil de lidar até mesmo do que Celso Roth.

* Fui um dos milhares de torcedores que ficou de fora do jogo contra o Cruzeiro, pela confusão aprontada pela Brigada e direção do GRÊMIO. Sou sócio há mais de 19 anos, e sempre quito todas mensalidades do ano adiantadas já em janeiro, apenas para colaborar com o clube de meu coração. Na hora do jogo do ano mais importante do ano, me deixam de fora.

* Sou locatário de cadeira, com assento numerado e com meu nome gravado no mesmo. Não há desculpa neste caso. Em lugares não numerados é mais difícil controlar a quantidades dos lugares, mas em um espaço nobre com mensalidade de R$ 110,00 não se pode crer em qualquer erro de mensuração de espaço.

NA AVALANCHE 52 – 27/10/2009

* Já enchi o saco de reclamar de Autuori e dessa direção incompetente. Acabo me tornando repetitivo, mas tudo já foi devidamente alertado ao longo de minhas colunas. Para mim, o mais triste dia do ano passado como gremista, foi naquela tarde em que o aventureiro Duda, catapultado por Koff, foi guindado a posição de presidente do nosso amado GRÊMIO. Voltava a comandar o clube mais vitorioso do sul do Brasil, a turma de Obino. A patota que afundou o clube, nos momentos mais vergonhosos e vexatórios de nossa história, estava de volta para um novo mandato.

* Pelo nosso gremismo, nunca deixamos de alentar. A Imortalidade não irá acabar, mas analisando friamente, é impossível imaginar Duda como um presidente campeão de um título de expressão. É um cidadão honesto e educado, mas está no lugar errado.

* Quanto ao Autuori, a grande maioria da torcida tricolor, já rejeita seus métodos e gostaria de vê-lo longe do Monumental. O pior é que com a multa milionária da rescisão, teremos que aguentar este enganador até o final do contrato no final de 2010. A solução seria forçar este infeliz a pedir demissão. Uma boa estratégia seria a direção orientá-lo a entregar os jogos para São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo. O “filósofo” com seu discurso de fair play de um verdadeiro gentleman, em nome de seu profissionalismo poderia se sentir “ofendido” e para o bem da imensa nação tricolor, poderia ele mesmo pedir demissão.

* Só falta torcer para isso para terminar o ano com dignidade. Que Autuori peça demissão, e que a direção tenha vergonha na cara e finalmente ouça seu torcedor, e mande o time entregar os jogos para São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo.

NA AVALANCHE 53 – 17/11/2009

* A direção que errou em tudo neste ano no planejamento de futebol, que já desrespeitou o associado e locatário de cadeira, não permitindo o acesso ao Olímpico no jogo mais importante da Libertadores, agora sublimou: passou a fazer caridade para o maior rival.

* É claro que nenhum profissional entra em campo para perder, mas faltou habilidade à direção que conhece a rivalidade GREnada, e sabe muito bem o sofrimento que um passa, no ano em que o outro disputa a grande competição continental.

* O jogo contra o Cruzeiro não valia absolutamente nada para efeitos de tabela para o GRÊMIO. Alguns jogadores “chave” poderiam ser poupados. Poderia se alegar desgaste, desconforto muscular ou lesão. A viagem poderia ser melhor planejada, chegando em Belo Horizonte no dia do jogo, e sem a necessidade de concentração. Não precisava entregar de forma escancarada. Que hora que Autuori foi sair!!! Justa na hora certa de perder, o infeliz comandante do “expresso carioca” já tinha se mandado.

* O discurso de escoteiro de jogar pela honra de nada adianta. Honra de verdade é colocar taça armário, e ver seu clube do coração na frente do rival. Ressuscitaram o time do aterro que estava morto. Agora o torcedor gremista que agüente ver o time lacustre na próxima Libertadores. Edição em que nem o Boca Juniors se fará presente, assim como em 2006.

NA AVALANCHE 56 – 10/12/2009

* Não acreditei que a direção gremista teve a competência de repatriar o excelente Paulo Paixão. Só depois fiquei sabendo que Paixão dará instruções apenas por telefone e email, e quem executará o trabalho de rotina e de campo será seu filho Anderson. Agora está explicado.

COLORADO INTERNACIONAL por Diego Buralde

Personagem da semana

Destaco a excelente fase vivida por D'Alessandro no INTERNACIONAL. Depois de comandar o GLORIOSO na conquista do Bicampeonato da Libertadores ele foi justamente convocado para a Seleção Argentina para o amistoso com a Espanha, dia 7 de setemebro, em Buenos Aires.

INTER deixa dois pontos em Salvador

INTER e Vitória ficaram no 0 a 0. Resultado profundamente injusto. O COLORADO estava muito a vontade e parecia jogar no Beira-Rio. O começo foi arrasador: aos 7 min, Tinga de frente para o gol, desperdiçou chance incrível. Logo depois, aos 9 min, chutou da entrada da área e forçou o goleiro baiano a realizar grande defesa. Aos 10 min, depois de grande assistência de Sóbis, Leandro Damião conclui para nova defesa de Viáfara.

Restava ao Vitória investir em contra-ataques, todos sem perigos o gol de Renan. Entretanto, os COLORADOS se mostravam decididos a abrir o placar antes do intervalo, mas deixavam a desejar nas finalizações. Aos 27 min, Kleber fez o levantamento na área, e Damião cabeceou para fora. Aos 33, o camisa 9 do Inter se beneficiou da trapalhada do lateral Eduardo, do Vitória, na frente da área, mas retribuiu o favor e isolou. Sem que as tentativas de invadir a área rendessem, Sobis resolveu arriscar de longe e, aos 37, chutou forte e deu um susto em Viáfara, que desviou para escanteio.

O Vitória voltou melhor do vestiário, mas o nível técnico da partida só fez cair, e o que se viu foi um festival de chutões para frente e poucas chances de gol. O Vitória levava a melhor, com o goleiro Renan sendo mais acionado que Viáfara, que voltou a aparecer bem em chute de Andrezinho, aos 34.

Aos 40, Leandro Damião teve a bola do jogo nos pés, depois de receber passe de Marquinhos, dentro da área. Mas, na hora de concluir, o jovem atacante do Inter pegou muito mal na bola e confirmou o placar em branco na capital baiana.

O COLORADO volta a jogar no domingo, às 18h30min, no Gigante da Beira-Rio, contra o Grêmio Prudente.

Pijamistas dormem aliviados

Teve foguetório em Porto Alegre. Foi o jogo de um tempo para cada lado. Os azuis foram melhores no primeiro e o Bugre na segunda etapa. O resultado tira os bananas da zona da degola. Até quando? Veremos.

Na sexta tem o Revista, com as Dicas para o final de semana, finais da Copa Mimo, Brasileiro de Clubes e muito mais.

4 comentários:

Daniel disse...

RAFA GRANDE RETROSPECTIVA,TU É O CARA, ESTAMOS VIVENDO UM GRANDE DESASTRE EM NOSSO CLUBE, QUE VÃO COMPLETAR 10 ANOS SEM TITULO EXPRESSIVO.
ESTAMOS NUM MOMENTO CRITICO NÃO TEMOS TITULO, TIME, MORAL, DINHEIRO, CLUBE.
A INCOPETENCIAS DESTAS PANELAS FORMADAS NO GRÊMIO É QUE ESTAM NOS LEVANDO A ESTE DESASTRE, POIS TUDO É RESOLVIDO EM QUATRO PAREDES, COMO O FAMOSO GRANDE CONDOMINIO, AS DIVIDAS COM ANTIGOS JOGADORES ATÉ QUANDO VAI ESTA SITUAÇÃO.
ATÉ O NOSSO MAIOR IDOLO ESTÁ A MERCE DO FRACASSO, POIS ESTAMOS TRAZENDO JOGADORES DE BAIXO NIVEL TÉCNICO, E TENDO DE TORCER POR CRIAS DA CASA COMO ADILSON QUE NÃO SABE DAR UM PASSE DE DOIS METROS, ELE NÃO É CULPA, CULPADO É QUEM AVALIA.
MAS SER GREMISTA É ISTO AÍ MESMO TEMOS QUE CONTINUAR ACREDITANDO E ASSISTINTO OS GRANDES CLUBES DO BRASIL GANHAREM TITULOS E FORMAREM TIMES E INGRANDECER SEUS CLUBE NA HISTÓRIA E VIVER NOSSA PEQUINES, POIS NOSSOS DIRIGENTES SÓ PENSAM NELES MESMO , DINHEIRO NO BOLSO, EMPREGOS NA MIDIA E VOTOS EM ELEIÇÕES.
DANI JUNQUEIRA

GOTHE disse...

Camarada Dani,

Mesmo a essa hora, chegando do lançamento da minha chapa ao Conselho Deliberativo, a chapa de oposição Renova Tricolor, chapa 1, que vai eleger Paulo Odone a Presidência do Grêmio, venho protestar contra essa agressão ao Editor quando o único citado no seu comentário é o excelente volante Adilson, que se não tivesse os índices de desarme que teve contra o Goiás, e o Grêmio não teria mantido o 1 a 0 sobre os goianos. Douglas, Souza, Jonas e Borges jogando o que estão jogando são o que ? Adilson é a camisa do Grêmio, é Gremista. Repito, o Grêmio hoje é Victor, Mário Fernandes quando voltar e Adilson. Estamos esperando o resto para completar o time.

Um abraço,
Gothe.

Daniel disse...

Camarada Guilherme, longe de ser uma agressão.
Foi somente um desabafo.
E o Gothe gol é feito de opiniões.
Não leva para o lado pessoal.
E quando site o volante, tem muito mais gente na lista.
Não estou aqui para defender posições ou discutir, sou torcedor gremistas.
A história fala por si só, beleza, mas desculpa-me qualquer coisa, beleza.
Como diz camarada Gothe opinião é opinião.
Grande abraço
Dani Junqueira

GOTHE disse...

Pô Camarada Dani,

Primeiro atacou o Adilson e agora o nosso Editor Guilherme, rsrsrs. Fui eu quem fez a provocação na resposta ao teu comentário. Saudade da turma aí e vamos ver se te colocamos na Gerd Wenzel.

Um abraço,
Gothe.