quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COLUNISTAS

COLORADO INTERNACIONAL por Diego Buralde











Estádio Gigante da Beira-Rio: palco da Copa do Mundo 2014

Treino de luxo

No domingo passado o INTER enfrentou o Vasco (com 11 jogos invictos) e para variar ganhou novamente. É bem verdade que o COLORADO não jogou bem e passou por algumas dificuldades contra um time muito bem armado pelo treinador PC Gusmão. Seguimos na zona da Libertadores e prometemos abrir uma vaguinha para o co-irmão Portoalegrense. Entretanto, os azuis precisam melhorar o seu desempenho. Vamos honrar a torcida que o treinador Renato Carioca está fazendo.

Enquanto outros clubes tentam desesperadamente fugir do rebaixamento ou até mesmo obter uma vaga na sulamericana, o COLORADO segue treinando no Campeonato Brasileiro para a disputa do Mundial da FIFA em dezembro.

Treinador: ajuda ou atrapalha?

O curso do atual Campeonato Brasileiro confirma uma tese que venho defendendo há bastante tempo: treinador bom é o que não atrapalha. Luis Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo, os dois treinadores mais bem pagos do futebol brasileiro, amargam péssimas campanhas com Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente.

Felipão, que tem desculpa para tudo, têm sido muito infeliz em suas manifestações. Primeiro atacou publicamente o seu grupo de jogadores chamando-os de molengas e freiras. Depois afirmou que havia um esquema da arbitragem contra o seu trabalho, assim como fez anteriormente contra o Palmeiras que seria beneficiado pelo tal esquema Parmalat. Tempos depois virou treinador do alviverde paulista e nunca mais se falou sobre o referido esquema.

Felipão sempre foi assim. Quando ganha os méritos são dele, da família Scolari, do agregador, do disciplinador, do tático. Quando perde tem esquema, tem complô, a arbitragem está comprada. Tudo balela para justificar os insucessos.

Aliás, ele nunca se firmou no grandes times da Europa. Atuou somente em modestos times de países periféricos. Ganhou muito dinheiro é verdade. Felipão foi um grande treinador, e até acho que continua sendo, entretanto não é o Messias, como alguns tentam preconizar.

Como COLORADO fiquei muito feliz com a confirmação de que ele não seria nosso treinador. Ganharia um caminhão de dinheiro sem a certeza do sucesso que esperávamos. Atualmente os treinadores conhecem uns aos outros e sabem com clareza a forma como cada um gosta de encaminhar seus times. O treinador é apenas uma parte de uma engrenagem que precisa estar extremamente ajustada para o sucesso.
Não tenho dúvida que o bom treinador é aquele que não inventa e não atrapalha.

Arena Humaitá

Foi realmente marcante a mobilização da torcida azul pelos festejos do início de obra da sua Arena. Mas e a obra iniciou? Carreata, foguetório, cânticos e muita alegria marcaram o ato de fixação da primeira estaca no terreno do bairro Humaitá. Acho que vai sair um DVD.

O dia 20 de setembro marcou o lançamento da pedra fundamental da Arena Humaitá, a nova casa do Portoalegrense. O estádio que será contruído pela empresa OAS (não se assustem, não é ISL) servirá de campo de treino para a Copa do Mundo 2014, uma vez que o estádio da Copa será o Gigante da Beira-Rio.

A cidade de Porto Alegre está de parabéns, pois a partir de 2013 contará com dois grandes estádios. O Portoalegrense segue firme na busca de um nivelamento com o Campeão de Tudo. Aliás, não existia dia melhor para que o Portoalegrense pudesse comemorar sua nova Arena: uma SEGUNDA.

Saludos rojos!

NA AVALANCHE por Rafa Tosh
(faltam 10 colunas para a de nº 100 !)


















Guerra ao pastor!!!

* Jogo da honra hoje contra o Pastor que destruiu com as pretensões gremistas em 2010. Renato se encarregará de dar o troco.

* GRÊMIO se encaminha para uma nova era com a construção da Arena, a “Bombonera de luxo”, como bem se referiu Paulo Odone. O sonho é concreto, e a amargura e inveja do aviãozinho, mostra que acusaram o golpe lá do outro lado.

* Jonas, que sempre foi uma espécie de “patinho feio” no Olímpico, vai empilhando gols. Se no Brasileiro de 2008, onde quase saímos campeões, não fosse Jonas emprestado para Portuguesa, o título que escapou por pouco seria nosso.

* Zagueiro Vilson, uma aposta de Renato, cada vez mais se firma na zaga gremista.

* Que zica a lesão do Borges! Coisa de presidente pé frio e perdedor. Espero que não contratem ninguém. Não gastem mais dinheiro e invistam em Pessali.

* Falta o Souza agregar qualidade, para o GRÊMIO finalmente deslanchar.

* Campeonato Brasileiro dominado por argentinos. Pela ordem os três melhores jogadores da competição até aqui são Montillo, Conca e D`Alessandro.

* Querido Racing também brilhou, vencendo Lanús por 4x0. O colombiano Gio Moreno, grande contratação da La Academia, desencantou mostrando ser o novo Rivaldo do futebol mundial.

* San Lorenzo lidera, com Velez em segundo. River que perdeu para o N.O.B., voltou para a zona de rebaixamento.

* No futebol de mesa do Geraldo Santana, nenhuma movimentação devido ao recesso do feriadão Farroupilha.

3 comentários:

Daniel disse...

Deve ter sido marcante e sofrido para o Diego a sua juventude, a magoa não sai deste rapaz pois em seus comentarios, está sempre preocupado com o Grêmio em dar uma alfinetada. É isso aí Diego bota pra fora tudo que te encomoda esbraveja, ridiculariza o teu adversário, espressa que o teu time é melhor, que o adversario só vive em DVD, mas em algum momento vê se te curas.
Parabéns pelo Internacional........
Dani Junqueira

Rodrigo Bernardes disse...

Rafa, parabéns pela coluna. Não é à toa que a escreves a tanto tempo. Gosto de ler opiniões e adquirir informações sobre meu amado tricolor de uma forma menos formal, vindas de alguém que o ama como eu.

Pena que os meus amigos colorados, e tenho muitos, tenham que ler também sobre o Grêmio. De uma forma jocosa e fanfarril - é bem verdade - mas ainda assim é sobre o Grêmio.

O tempo de inferioridade colorada já passou. Hoje somos iguais, clubes de mesma grandeza, nos tornamos finalmente coirmãos. Acredito que após todos esses anos de batalhas e lutas coloradas em busca desse feito deve ser digno de belas narrativas e analises apaixonadas que enalteçam seus feitos.

Aos meus amigos colorados, quero dar minhas sinceras congratulações, afinal Campeão da América até o Once Caldas já foi: Ser Bicampeão é o verdadeiro atestado de Grandeza. No bi campeonato não há acasos nem coincidências. Parabéns meus amigos, o Internacional é grande e merece todo o reconhecimento, mesmo que seja por um apaixonado Gremista.

Abraço a Todos.

Saul Martini disse...

A semelhança entre o Inter e o Rubinho? O máximo que conseguem é emparelhar com o primeiro. Ultrapassar, nunca!