sábado, 4 de setembro de 2010

GOTHE CROMO GOL


















Por Ricardo Gothe - Talvez ninguém mais do que eu, tenha a condição de falar do botonista Breno Kreuzner. Fui durante bastante tempo um dos seus grande amigos, e rival na mesa sem dúvida. Nossa rivalidade infelizmente passou dos limites das 4 linhas, invadiu o ambiente de Direção do Futmesa do Grêmio a partir de 2005, e tomou conta das páginas do esporte na internet, e de fato inviabilizou uma relação que era mesmo fantástica. Esta é a parte complexa da história, e que creio nós dois lamentamos hoje em dia.

Mas como levar em conta diferenças, quando o GOTHE CROMO GOL quer retratar grandes personagens e grandes jogadores do Futmesa ? Breno se encaixa nos dois perfis, é um grande jogador e é um grande personagem do nosso esporte. Mesmo no auge de nossa rivalidade nas mesas e fora delas, sempre disse a quem quisesse ouvir, que o Breno tem uma técnica superior a minha na forma de jogar. Se equilibrava as disputas e mesmo por vezes eu vencia campeonatos, o fazia pela extrema disciplina com que jogava e um certo sangue de barata.

Mas o tempo se encarregou de provar que minha fala não se tratava de um discurso vazio, pois já em 2004 o Breno chegava a uma final de Estadual Especial, e depois todo mundo sabe, foi Campeão Estadual Sênior nas duas modalidades. Mas o grande título de Breno vai muito além disso, se entrelaça com uma paixão pelo Futmesa reconhecida por todos, e que sempre resultou na prática em muita colaboração para o botonismo, e que levou muitos a praticarem o jogo.

Aqui nesta série desde o princípio, temos sempre narrado a história destes personagens do Futmesa, mas vamos mudar um pouco hoje a lógica, vamos conhecer com as próprias palavras enviadas pelo Breno a nossa redação, um pouco da história de um dos maiores nomes do nosso Futmesa. Vamos conferir !

" Falando bem a verdade, não me lembro exatamente quando foi minha iniciação no futebol de mesa, sei que era um moleque e que ganhei aqueles antigos e tradicionais “panelões” do Inter e Grêmio, creio que únicos na época, lá pelos finais dos anos 60. Com eles eu passava a tarde jogando encima da mesa de jantar lá de casa. Minha mãe é que não gostava muito, inclusive lembro da fúria dela quando certo dia foi tirar a toalha da mesa e descobriu que a mesa tinha virado um campo de futebol, com marcação feita a caneta. Lembro que meu pai foi quem “acertou” as contas comigo naquela noite.

Tempos depois ganhei 4 times novos, Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians, os mais antigos ainda devem se lembrar desta equipes que tinham como características, serem botões baixos e com a figura do jogador embutida encima. Com eles, passava minhas tardes fazendo meus campeonatos.

Passado tempo e já com os botões puxadores e com minhas 12 equipes, fazia campeonatos onde comandava todas as equipes, jogando na regra do passe. Em 1978 após voltar de Ibirubá, onde assumi no Banco do Brasil aos meus 18 anos, fui jogar no Internacional a regra gaúcha, onde acabei conhecendo vários amigos que hoje ainda cultivo amizade. E, um ano depois, ao lado de amigos, participei como sócio fundador da AFUMEPA.

Nesta associação, tive minha primeira grande conquista a nível Estadual, foi em 1991 com o título de campeão Estadual por Equipes, competição realizada no COP em Pelotas. Ao meu lado estavam o Cláudio Luiz, o César e o Chico. Nesta competição, fiz o que considero o gol mais bonito de minha carreira botonística. Foi num chute de ficha, com meu botão tangenciando a linha lateral direita de defesa junto ao fundo de campo e a bola sobre a linha de lado, bem no meio da intermediária adversária, chute com perigo de falta e a bola caprichosamente saindo forte, alta, batendo nos dois postes antes de entrar. Que golaço. Ainda tenho a imagem do cumprimento do Guido com a seguinte declaração: “Foi o gol mais bonito que vi até hoje”.

Em 1994 sai da AFUMEPA e abri o departamento de futebol de mesa da AABB onde tive o prazer de conhecer o Ricardinho Acunha , e o Brandão, e, dois anos depois de clube, acabei reabrindo a Metropolitana onde jogamos por quase três anos. Na Metropolitana foi que começaram a jogar o Roberto Moreira e o Cristiano Carneiro.

Após, com a ajuda do amigaço Carlos Foschiera, implantei a regra brasileira no Grêmio, onde na época jogavam apenas a regra gaúcha. Minhas participações nas competições externas até 2003 foram medianas, quase imperceptíveis a nível de resultado, porém, grandiosas a título de amizades. Das decepções, me lembro da final perdida para o grande Victor na final do Estadual de 2004, onde fiz uma jogada arriscada e acabei praticamente dando o gol do título quando faltavam 9 minutos para o término da partida. O empate levaria aos pênaltis e minha mão naquele dia esta afiadíssima, pois foram nos pênaltis que passei nas quartas e semi-final. Esta creio eu foi a única e real grande oportunidade conquistar o título Estadual. Mas este dia também foi de alegria por ter chegado pela primeira vez numa final de campeonato patrocinado por nossa Federação.

Já em 2008 ingressei neste grande grupo de amigos no qual hoje me encontro, a Franzen, onde tive a grande alegria de já no primeiro Estadual Sênior, vestindo a amarelinha, ter tido a felicidade de levantar o troféu de campeão. Creio que apenas de uns anos para cá amadureci muito meu jogo e conseqüência disto foi mais um título a nível Estadual, desta feita, na modalidade “liso” neste ano de 2010.

Aproveito este espaço para agradecer ao editor deste blog pela oportunidade de relatar alguns fatos marcantes de minha vida mesafutibolistica e para também mandar um forte abraço a todos os botonistas do Estado, e dizer que fico muito feliz em ver o respeito e a grande amizade existente entre os competidores nas competições promovidas pela nossa Federação, coisa que há anos atrás pouco se via ".

* foto by Gothe Gol

COPA MIMO 30 ANOS TERÁ CAMPEÃO HOJE


















A competição que homenageia os 30 Anos do Bazar Mimo, começou na noite de ontem, e segue hoje até a sua decisão, capiteneada por seu idealizador, Dani Junqueira (foto acima). São 20 técnicos pré-selecionados nas estapas classificatórias da AFUMEPA, Franzen, União, CM e Porto Alegre. Os jogos decisivos estão sendo realizados no Círculo Militar e o internauta conhece o Campeão ainda hoje aqui no Gothe Gol em boletim especial. Na noite de ontem os jogadores do Porto Alegre enfrentaram os botonistas do União. Moreira empatou com Rogerinho e Cristiano com João Rodrigo, ambos sem gols. Leon Amaral derrotou por 2 a 1 para Kevin, enquanto Cristian Costa caiu por um gol para Medeiros.


















* fotos by Rodrigo Bernardes

LANCES RÁPIDOS

* No COP em Pelotas mais uma rodada do interno e o líder Ochoinha enfrenta Badia, que precisa de bons resultados.

* Fumaça branca. O Porto Alegre estará nos próximos dias filiando-se a FGFM e usará o nome de Geraldo Santana Porto Alegre. Os botonistas usarão as cores e o uniforme do Geraldo Santana, o logo do Porto Alegre seguirá firme nas competições internas do clube, pois o Geraldo Santana terá o Departamento de botonismo Porto Alegre Futmesa Clube.

* Rodada de quinta na Taça AABB em Canguçu não modificou a tábua de classificação. Fábio é líder com Eduardo na 2ª posição.

* Rola rodada do XXº Lourenciano em São Lourenço do Sul.

* Amanhã tem Brasileiro de Clubes. É acompanhar no Gothe Gol !

* Em sua estréia fora de casa, a Alemanha bateu pela Euro a Bélgica com um gol de Miroslave klose, passe de Thomas Müller. É a Alemanha by Bayern de Munique.

* Dia começa pesado para o nosso colunista Rafa Tosh. O Colón de Santa Fé no apertura argentino, conseguiu na noite de ontem sua primeira vitória no campeonato, e logo contra La Academia em Avellaneda. Que fase do amigo Rafa !

* Copa GW anuncia dois novos managers para sua 3ª edição. São Leonardo Saggiomo de Pelotas e Dani Junqueira de Porto Alegre. Breve os nomes e os times dos privilegiados a portarem um Wild Card, para o Torneio de black tie do Futmesa Brasil.

Nossos agradecimentos ao Dani e ao Rodrigo pela colaboração com esta edição. No LANCE DE DOMINGO futmesa, futebol e muito mais, até lá !

Nenhum comentário: