segunda-feira, 19 de julho de 2010

BREAKFAST NA REDAÇÃO


















O frio que chegou a beirar os 6 graus no começo da manhã em Encruzilhada do Sul (com sensação térmica provavelmente menor), não impediu que 15 botonistas, em sua maioria jovens, se reunissem para disputar o primeiro torneio de equipes da Associação Encruzilhadense de Futebol de Mesa neste final de semana. Joni, Guilherme e Luini levantaram o caneco no detalhe, no saldo de gols.


















O frio não espantou os jogadores de cavados de Encruzilhada

* fotos by blog do Encruzilhadense

LANCES RÁPIDOS

* No COP em Pelotas, Curi que venceu o 1º turno de 2010, já lidera o 2º turno.

* Semana abre com a expectativa da realização da Copa GERALDO SANTANA do PORTO ALEGRE FUTMESA CLUBE. Mesmo valendo para o ranking, competição é emblemática por trazer de volta importante grupo de botonistas que superaram o fechamento do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

* Pirênio trabalhando e Saul Martini por compromissos familiares deverão ser as ausências.

* Já confirmados para o torneio que acontece no domingo a partir das 9 hs, Marcelo Silva, Régis Castilhos, Roberto Bopp, Rafa Tosh, Gerson Azevedo, Roberto Moreira, Ricardo Gothe, Juliano Castilhos, Fosca, Cristian Costa e Leon Amaral.

* Restam as confirmações de Paulo Fernando, Maurício Cadore, Fábio Di Leone, Otávio Germano, Jeferson Lucas, Lucas Di Leone, entre outros.

* Segunda de amistosos e treinos no PORTO ALEGRE.

SERAFINA É SUCESSO DO FINAL DE SEMANA 


















O tempo não assustou a dupla Caco e Dani (na foto acima) e os dois botonistas prestigiaram o torneio de cavados que comemorou os 50 anos de Serafina Corrêa/RS. A competição terminou reunindo o mesmo número de jogadores que disputaram o Estadual senior de liso em Caxias do Sul, oficial da FGFM, mostrando a força da modalidade, mesmo numa cidade não acostumada a prática do Futmesa. De quebra, nosso amigo e correspondente sempre mais do que especial, Dani, enviou as imagens do campeonato organizado pela Prefeitura Municipal, sob a coordenação de Antonio Gilberto Schmitz, com o apoio da ABP de Passou Fundo. Confira !


















O Campeão Julinho é premiado por autoridade local e Gilberto


















Gilvani recebe a premiação de vice-campeão

























Gilberto premia Paim, o 3º colocado

























Caco foi o 4º colocado


















Os botonistas dos 50 anos de Serafina Corrêa

* fotos by Dani

























Pelo menos na beleza, invictos !

Uma saudação especial aos novos amigos de Urnieta na Espanha. Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Encruzilhada do Sul, Serafina Corrêa, São Lourenço do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Guaporé no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Sombrio, Camboriú, Itajaí, Joinville e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba e Cascavel no Paraná, São Paulo, Ribeirão Preto e Santos em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Belo Horizonte em Minas Gerais, Palmas no Tocantins, Brasília no DF, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Porto Velho em Rondônia, Belgrado na Sérvia, Moscou na Rússia, Londres e Teddington no Reino Unido e ainda Aveiro, Funchal, Setúbal, Vila do Conde e Felgueiras em Portugal.  

19 comentários:

Pedro C Hallal disse...

Prezado Gothe

Estou escrevendo para questionar o comentário de Marcos (não sei quem é) no blog ontem. Ele afirma que campeonatos com menos de 16 participantes não deveriam ser homologados pela FGFM. Ora, se 12 não é um bom número para a primeira edição de um campeonato, não sei qual o número mágico que o tal Marcos considera o mínimo aceitável. Parece claro que o comentário tem o objetivo de desvalorizar o título do campeão, o que é extremamente injusto, visto que, apesar de termos 12 botonistas "apenas" (como diz o tal Marcos), o nível técnico da competição era altíssimo. Se o comentário do tal Marcos é "puro", então deveríamos questionar também todos os títulos por equipes conquistados nos últimos anos, visto que nenhum torneio reuniu 16 associações (que eu lembre).

Aproveito o espaço também para lhe fazer uma crítica sobre a cobertura do final de semana. É claro que entendo que isso foi feito desde o começo, e considero injustas as críticas de que você deixou de dar atenção para o estadual de junior e veterano após conhecer o campeão. No entanto, acho que você, editor do principal meio de comunicação do esporte, não poderia ter dado ênfase tão restrita a um campeonato oficial, que representa um grande avanço para a consolidação do liso no RS. Como colaborador e leitor do seu blog, sinto-me a vontade para manifestar a minha opinião.

Um abraço,

Pedrinho (Academia de Futebol de Mesa, Pelotas, RS)

Unknown disse...

Leitura diária obrigatória de quem gosta de botão no Brasil meu irmão.Já começou o dadinho por aí no sul?Parabéns pelo trabalho.

Saudações do Mengão !
Lucio
Brasília

GOTHE disse...

Mestre Pedrinho,

A sua crítica é sempre bem vinda aqui no Gothe Gol. Nem sempre vou poder cobrir todas as competições online e felizmente a FGFM em mais um avanço fantástico do Presidente Vinhas, implantou o FGFM Online, que tem feito esta tarefa com competência e sucesso. Quando falo que o Vinhas fez em meio ano mais do que as duas últimas gestões que o antecederam, tem gente que ainda pensa que eu exagero.

Observei pelos nossos acessos, que nem mesmo essa nossa "falha" diminuiu o interesse dos internautas, que navegaram como tradicionalmente fazem no Blog.

Nossa linha editorial é coerente e por isso o destaque decidido desde a semana passada para Serafina. Aqui defino pautas com base em algumas avaliações, que o tempo de internet me ensinou. São 8 anos de rede, com excelente retorno.

Caxias é consolidada e joga liso faz tempo, o liso na FGFM já é oficial desde 2006, em 2005 teve campeonato experimental.

Fazer um campeonato em Serafina, no interior do Rio Grande do Sul, reunir 15 botonistas em dia de muito frio e chuva, merece todo o destaque. Isso sim É A NOTÍCIA ! Pergunte a qualquer jornalista do mundo o que ele decidiria como destaque na sua edição de final de semana. Para lembrar o internauta, não há Futmesa em Serafina, não existe uma entidade forte como a AFM Caxias e ainda com o apoio da FGFM.

O liso foi noticiado durante toda a semana que iria acontecer, teve matéria no sábado, os vencedores no domingo, enfim. Respeito, mas a crítica é um tanto "forte".

Quanto ao Marcos ou qualquer outro leitor "imaginário" ou não, como o Almeida, o Janio, o Luis e sei lá mais quem (Ah ! o Pet é o melhor deles, não tem ranço), são assim como você, livres para opinar, dentro das regras mínimas que estabeleci.

O Gothe Gol é só mais um espaço de Futmesa, como existem tantos outros, mas é um espaço que prioriza a opinião, que tem posição sobre os assuntos. E você sabe, como se diz aqui no sul, "Não se faz omelete sem quebrar os ovos". Quando não se fica em cima do muro querendo agradar a todos, se desagrada alguns.

O Gothe Gol as vezes está certo, as vezes errado, as vezes até no meio do caminho, mas não peca por não dar ao seu leitor uma visão clara do que pensa o seu Editor. Aliás é essa postura que nos dá esse enorme convívio diário com os internautas, faz tempo.

Sou seu leitor no blog da Academia, ganhou vigor com você no manche.

Um grande abraço,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Olá Gothe

Obrigado pelos esclarecimentos. Diferenças de opinião, como no caso de qual era o destaque jornalístico do final de semana no futmesa, são saudáveis e sempre bem vindas.

Sobre os anônimos, deixemos ele como anônimos. Quando quiserem se revelar, estaremos a disposição para trocar idéias com eles.

Um abraço, Pedrinho

PTC Futmesa disse...

Pedrinho;

Breno campeão, Yago campeão, Osmar chegando, nada disso é notícia.
NOTÍCIA mesmo é o Caco na quarta colocação.

Os familiares do Caco que garantiram os excelentes números do Gothegol neste final de semana.

GOTHE disse...

Pedrinho,

Dialogar com alguém da tua qualidade é sempre fácil. Para os parâmetros de tempo da humanidade, a internet é uma ferramenta recente, que mesmo como os seus defeitos é ainda a mais democrática que existe em matéria de comunicação. Alguns ainda não a compreenderam, e se debatem com a diversidade de opiniões.

O Gothe Gol pressupõe que um espaço democrático não existe sem a participação de seus Web-leitores e fez uma opção por uma solução de interetividade que não restringisse os acessos por um lado, e por outro não deixasse de exigir alguma identificação.

Sem inventar a roda, usou a prática comum aos grandes sites de aceitar "nick name", largamente utilizados em espaços como Terra, RBS e outros.

Isto permite no limite de algum conflito, a exigência judicial de revelação do responsável através do provedor que abriga estes endereços.

Alguns os utilizam para propósitos não tão nobres, outros para não serem patrulhados pelos censores de plantão, alguns para a saudável corneta mesmo, mas até que as regras se modifiquem na rede, este é o melhor instrumento.

Se ao longo do tempo tivermos que reavaliar, isto será feito. Lutei anos contra a censura em minha atividade política, não gostaria de fazer as mensagens passarem pelo filtro do Editor na condição de censor, antes de publicá-las, é uma questão de princípios.

Creio que bons argumentos na réplica, tréplica e outros, ainda são os melhores instrumentos em qualquer debate.

Um grande abraço,
Gothe.

Pedro C Hallal disse...

Olá Gothe

De maneira alguma estou sugerindo que você faça qualquer tipo de censura aos anônimos. Se eles preferem postar dessa forma, a opção é deles.

Apenas reservo-me ao direito de não discutir com alguém que não se identifica. Por isso, critiquei aqui o comentário do tal "Marcos", mas não estou disposto a debater o assunto com ele, pelo menos enquanto ele não se identificar.

Um abraço, Pedrinho

FUTMESA-TOTAL disse...

O editor tem toda razão em criticar um campeonato da federação que só tem 12 pessoas. E se olharem os nomes que jogaram o campeonato, vão ver que uns 4 ou 5 não tinham a mínima condição de ganhar o campeonato. Na verdade só tinham uns 4 ou 5 bons botonistas e os craques de verdade ficaram de fora. O liso não empolgou e não adianta quererem colocar goela abaixo.

Pedro C Hallal disse...

Prezado FUTMESA-TOTAL
Estou disposto a discutir o assunto com você caso eu saiba quem és. Discordo da sua opinião, mas a discussão sempre é bem vinda.
Att, Pedrinho

GOTHE disse...

Sr. "Futmesa Total",

Em nenhum momento criticamos o número de jogadores de qualquer competição em nossos posts. Nossos internautas por sua vez, tem a liberdade de emitirem suas opiniões sem qualquer tipo de censura com seus nomes próprios ou "nick name", conforme nossos critérios.

Um abraço,
Gothe.

Unknown disse...

Sr.Pedro,
Estou disposto ao debate de qualquer idéia desde que o senhor se identifique.Não é pelo fato de não fazer parte dos gaúchos que jogam futebol de mesa, que não existo.Acompanho como muitos acompanham o futebol de mesa por este blog.Um debate franco depende de nos desfazermos de preconceitos e rotulações e de nos imaginarmos com a razão ou importantes demais.São apenas opiniões sem soberba ou arrogância.

Saudações
Marcos

Unknown disse...

E para completar e ver como é fácil manobrar números Sr.Pedro, 12 equipes somam entre 48 e 60 jogadores dependendo se as equipes vão com 4 ou 5 jogadores.Enquanto isso 15 jogadores num torneio individual,serão sempre 15 jogadores.Seu raciocínio é simplista para defender esta posição.O liso está sendo jogado pelo que li há 5 anos e veio para ficar por aí não tenho dúvida,mas no patamar e no teto que o torneio de Caxias demonstrou.Os números não mentem.

Saudações
Marcos

lhroza disse...

LH.ROZA-JOINVILLE-SC.
Buenas Tchê---Após ler os pronciamentos em que todos tem o direito de expor seus atributos. Espero que os debatentes sejam bons "futimesistas" como o são no"teclado"...Já havia enviado essa maxima: O jogo de "botões" faz esquecer os problemas pessoais é como um desestressador natural.... Creio que o mais importante seja o reconhecimento da queles que carregam o "piano" fazem de tudo para que os "corneteiros" desçam do muro e ajudem suas ASSOCIAÇÕES

GOTHE disse...

Grande Roza !

Nada como a experiência. Obrigado pela participação. Um abraço também ao Lucio de Brasília que neste debate todo não lembrei de cumprimentar.

Gothe.

Daniel disse...

Bom tchê, depois de ler tudo isto, chego num determinado ponto, como é bom este Futebol de Mesa.
Fui a Serafina Corrêa para jogar e pricipalmente para ajudar nosso querido amigo Antonio, objetivo alcançado pois conseguimos também fazer com que, crianças e adultos da região jogassem como uma forma de clinica e demonstração de nosso esporte a competição também foi um sucesso, e tenho certeza que plantamos um semente de uma nova Associação. Creio que a discução no blog, deve ser sempre positiva e acrescetar e somar para aqueles que reamente fazem o futebol de
Mesa crescer. Pedro sei que és um defensor do nosso esporte continuas assim. Mas tivemos cobertura antes durante e depois do estadual, beleza um grande abraço.
Gothe acho que aculpa foi minha não deu para estar em dois lugares ao mesmo tempo. bricadeirinha pessoal................
Dani Junqueira

GOTHE disse...

Camarada Dani !

Um estadual, não importa a modalidade, é muito importante. Mas o "risco" de plantar o Futmesa em um novo lugar no Rio Grande é sem dúvida muito mais importante.

Traduz a possibilidade da preservação de nosso esporte. Não é por menos que o enfoque do Gothe Gol foi esse, mas não necessariamente percebido por alguns Web-leitores, as vezes envolvidos por climas e questões locais e pessoais, mas que debates como esse chamam a compreensão.

Noticiamos aqui os dois eventos, com o pesos que deveriam ter pelo potencial de alcance para o Futmesa.

Você Dani, é um dos personagens principais desta história, e um grande colaborador, não do Gothe Gol, do esporte. Precisamos tanto ou mais do que campeões, de gente com a tua disposição.

Obrigado e um grande abraço,
Gothe.

PTC Futmesa disse...

Gothe;
Após a tentativa desastrada de trocar o Caco pelo Pedrinho, agora volto minhas fichas para trocar o Dani pelo Rafa Tosh.
O que te parece??

GOTHE disse...

Camarada Junior,

Tenho alguns favoritos por preços convidativos, rsrsrs.

Um abraço,
Gothe.

Daniel disse...

O Junior, tu vais ver,vou te pegar,*#**###**&*.
Dani Junqueira