sábado, 3 de julho de 2010

MENORES GIGANTES













São só 3,3 milhões de pessoas em um país menor que o Rio Grande do Sul. Mas o que eles tem que os nossos mais de 192 milhões de brasileiros não possuem ? Como conseguem ter tanta garra, determinação, personalidade e coragem se são tão pequenos e tão poucos ? Em um jogo épico que lembrou um pouco a famosa Batalha dos Aflitos, o Uruguay nos penais eliminou a Gana e 40 anos depois volta a uma semifinal de Copa do Mundo.

Quem acompanha faz tempo o Gothe Gol, já se acostumou as matérias com o atacante uruguayo Loco Abreu. Já houve quem dissesse que Loco é o Editor por venerar Sebastián Abreu. Loco por dizer que era El Loco quem deveria estar no Olímpico no lugar de Maxi López no Grêmio, por acompanhar o jogador por sua passagem na segundona espanhola, sua ida para o futebol grego, sua chegada gloriosa ao Botafogo do Rio, seus jogos na celeste, seus gols decisivos.

Em dia fantástico de Suarez e Muslera, de Diego Forlán, El Loco cobra a penalidade decisiva do encontro de cavadinha (foto), com competência, com a magia que só um jogador como ele pode possuir, e que por isso já se tornou um dos grandes personagens do futebol mundial. Mas se amanhã tiver que chegar ao aeroporto do Galeão e ir direto para um treino do Bota, que enfrentará em amistoso o São Cristóvão ou o Olaria, lá estará El Loco, treinando e a disposição do clube, do técnico e da torcida. Diferente de boa parte dos craques brasileiros, a disposição do futebol. Não é difícil saber o que estes apenas 3,3 milhões de uruguayos possuem de diferente.

* foto by El País

LANCES RÁPIDOS

* Apontamos muito antes os holandeses como os favoritos para serem campeões na África. Há posts neste sentido publicados antes que o torneio começasse. Um time tão pragmático como o Brasil, com dois bons jogadores, diferenciados, Robben e Sneijder, não mais do que isso. Um pouco mais talvez, com os nervos no lugar.

* O dito para Holanda e Brasil, serve para Argentina e Alemanha, em clássico tudo pode acontecer. Os hermanos são talentosos do meio para frente, frágeis do meio para atrás. Os alemães surpreendendo pelo conjunto e a parte tática, estão com meio time reserva neste mundial. O talento diante da aplicação. Se a Argentina tiver paciência vence, se imaginar que é melhor e agredir demais, perderá.

* A Espanha deve passar pelo Paraguay.

* As mesas do PORTO ALEGRE só chegam ao Geraldo Santana na segunda-feira. Contra-tempo de Pirênio José mudou os planos, mas Pirênio já fez uma primeira revisão nas arenas. Na segunda-feira, nova data será marcada para uma reunião do grupo, podendo ser durante a próxima semana, ou no próximo sábado.

* Neste sábado o Grêmio enfrenta o Vasco às 19:30 hs pelo torneio de Santa. Estarão com vontade de jogar os atletas do Tricolor ?

2010 - A ÁFRICA DO SUL POR DENTRO

7ª edição

O Brasil já está fora, mas o internauta ainda segue na África do Sul com o Gothe Gol. Hoje vai conhecer o local onde a seleção brasileira fez a maioria de seus treinos em Randburg, Johanesburgo. No domingo, vai ser a vez da viagem para Durban e a FAN FEST, local onde assistimos a França e África do Sul. Na segunda tem Nigéria e Coréia do Sul no Moses Mabhida em Durban, e a série segue por Pretória e outras novidades.


















A entrada de Randburg


















O onibus dos observadores da FIFA


















Saudação local, colegial


















Um bom gramado


















Local tranquilo


















Boas instalações


















Amplos espaços

















O centro do gramado


















Local com a chancela da FIFA


















Os observadores da cidades brasileiras


















Material de Elano no vestiário


















Vestiário surpreendentemente acanhado


















Material da seleção


















As chuteiras de quem ?


















Os cascos de Felipe Melo























Propriedade de Juan

























O Editor em Randburg

* fotos by Gothe Gol

Nenhum comentário: