quarta-feira, 14 de julho de 2010

COLUNISTAS

NA AVALANCHE por Rafa Tosh


















Eterno Patrono

* Comemoro o PORTO ALEGRE FUTMESA CLUBE que saiu de projeto, se tornando em uma feliz realidade. De parabéns o grupo inteiro, que não mediu esforços para permanecer unido.

* A grande notícia é a ótima acolhida da direção do Geraldo Santana com nosso grupo. Nota-se claramente o entusiasmo de serem realmente parceiros conosco. O tratamento foi excelente. É duro dizer isto, mas já fomos melhor tratados em uma semana pelos diretivos do Geraldo Santana, do que quase em uma década pela direção do querido GRÊMIO. Em poucas horas no novo clube, já pude me sentir em casa.

* Estrutura excelente do Geraldo Santana. Clube muito simpático. O entusiasmo é tão grande com o futebol de mesa, que já se comenta pela própria diretoria, a possibilidade de sediar um campeonato brasileiro por lá. O clube oferece inclusive opção de hospedagem e alimentação para a competição.

* Mas o que mais me deixou contente, foi o entusiasmo do nosso eterno Patrono Foschiera. O maior responsável por todos os bons momentos que vivemos no Futebol de Mesa do GRÊMIO foi ele. O grande abnegado, que não mediu esforços para que tudo fosse possível. Nosso maior líder, que muitas vezes se sacrificou para o bem do grupo e de seu amado GRÊMIO. Fosca era incansável na solução dos problemas do antigo departamento. Fazia da nossa sala no Monumental a extensão de sua casa.

* Com os problemas de continuidade de nosso departamento no Olímpico, criados por esta direção obínica, senti o nosso mestre retraído e entristecido. O velho Fosca não era mais o mesmo. Nunca se ausentou das dificuldades que enfrentávamos, pelo contrário, apresentava sempre uma via alternativa para nossa sobrevivência. Porém, era nítido que lhe faltava a concentração e o prazer de jogar seu jogo, com a extinção de seu departamento eminente. Sim, “seu departamento” mesmo. O FMG foi como se fosse um filho para o Foschiera, onde lá passamos momentos inesquecíveis de amizade, graças a ele com sua insuperável perseverança.

* Nos últimos momentos na Azenha, Foschiera sentia certamente mais prazer ao lidar com seus pássaros, ou nas estadas em Torres com sua amada e querida inseparável Nadir, onde lá também batia sua bolinha com amigos pela regra gaúcha. Temi que o incansável Foschiera tinha desanimado.

* Ao me apresentar no Geraldo Santana esta semana, para minha felicidade encontrei um Foschiera remotivado. Um novo Fosca. Ou seria o velho Fosca de guerra? Enfim, o Foschiera entusiasmado pela nova condição do grupo que ele sempre soube comandar. Pude perceber o brilho em seus olhos frente a nova perspectiva que nos avizinha e que já é real e palpável. O nosso eterno Patrono parecia uma criança ganhando brinquedo novo. A felicidade era visível, fazendo projeções e planos para que tudo corresse da melhor forma.

* Me orgulho muito em fazer parte do grupo do PORTO ALEGRE, mas em especial em ser um colega desta pessoa ímpar chamada Carlos Roberto Foschiera, um dos maiores incentivadores do futebol de mesa do Brasil. Fosca, sei que tu não gostaria mais de ser chamado de Patrono, mas para mim este adjetivo para ti, meu amigo, é eterno.

COLORADO INTERNACIONAL por Diego Buralde




















Iniesta, o homem da Copa

COPA DO MUNDO, AINDA!

A Copa do Mundo chegou ao seu final. Na minha opinião, foi o torneio mais fraco tecnicamente que assisti. As grandes seleções fracassaram e sucumbiram  diante de equipes menos badaladas, mas com maior determinação e competência. Entretanto, acho que o campeão foi jubilado com justiça. A Espanha foi a
seleção que conseguiu conjugar um sistema defensivo sólido com um ataque com muita fome de gol, embora tenha feito poucos. Seu meio de campo, com certeza, está entre os melhores do mundo: Busquets, Xavi, Iniesta e Xabi Alonso; inclusive com Fábregas no banco de suplentes. Foi merecido.

Parabéns Espanha!

Que venha 2014!

MINHA SELEÇÃO

Casillas (Espanha)

Lahm (Alemanha)

Lúcio (Brasil)

Piqué (Espanha)

Gio Van Bronckhorst (Holanda)

Diego Pérez (Uruguai)

Sneijder (Holanda)

Iniesta (Espanha)

Thomas Müller (Alemanha)

Diego Forlán (Uruguai)

David Villa (Espanha)

AGORA TUDO É BRASILEIRO, PARA ALGUNS

Com o final da Copa do Mundo agora voltamos nossas atenções para o Campeonato Brasileiro. A exceção fica por conta de INTER e São Paulo, que se enfrentam pelas semifinais da Libertadores 2010. Esse confronto define qual o maior clube brasileiro da década.

Será um grande evento esportivo.

Fortes emoções nos aguardam, para torcedores e secadores.

INTER DEFINIDO PARA REESTRÉIA DO BRASILEIRO

Sem contar com Tinga, ainda não inscrito no Brasileirão, e com Guiñazu, que se recupera de lesão, o técnico Celso Roth confirma que o atacante Taison será titular na partida contra o Guarani. O Inter enfrenta o time da casa em Campinas, às 21h50min de quarta-feira, na retomada do Brasileirão 2010.

Roth escalou o Inter com Pato Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Wilson Matias, Giuliano, D'Alessandro; Taison e Alecsandro.

Essa nova formatação tática agrada a torcida, que clamava por um esquema com dois atacantes.

Agora vai!

GRÊMIO: MUITAS DÚVIDAS

O Grêmio passou por muitas turbulências nesse período de Copa do Mundo. Primeiro foi a péssima campanha no Torneio da Hora, com uma crise (repetida) com Mário Fernandes, além de brigas e discussões no vestiário tricolor, inclusive com trocas de sopapos. Agora, parece que o treinador da Azenha
vive uma crise de identidade. Não sabe quem é o titular da lateral esquerda e Leandro (contestado) aparece como salvador e titular incontestável. O que está acontecendo. Tem dirigente afirmando, que com os últimos resultados do tricolor, o time "oscilas" (sic)

Saludos rojos!

8 comentários:

Unknown disse...

O Foscheira é figura indipensável e histórica mas vamos fazer justiça ao editor.Não tivesse segurado a coisa brigando com meio mundo que tentou separar vocês e nem o Foscheira poderia voltar a ser feliz no futebol de mesa.Se o grupo tá junto deve isso ao editor. Arregaçou as mangas e foi chave,foi firme e decisivo.

Saudações Tricolores!
Luis

Rafa Tosh disse...

Não há dúvida que o camarada Gothe foi a grande figura da viabilidade do Porto Alegre. Até já escrevi em coluna sobre isso, e quem acompanha os passos de nossa implantação no Geraldo Santana pelo blog, sabe muito bem da sua importancia decisiva e direta em todo processo.
A coluna no entanto, tenta prestar um reconhecimento histórico a uma figura querida por todos no FM e que para minha alegria retomou a motivação que tanto ajudou a crescer o esporte. Motivação perdida, pela sacanagem que a direção do GRÊMIO fez com o departamento que o velho Fosca criou e zelou sempre com muito carinho.
Abraço,
RT

GOTHE disse...

Registro que para mim o Fosca foi, é e sempre será o nosso Patrono. Porque não é o patrono do Grêmio ou do Geraldo, é o Patrono do nosso Futmesa onde nós estivermos. A homenagem do Camarada colunista está perfeita e tem a minha assinatura também. Fiz a minha parte como os outros fizeram a sua. Ver nos olhos do Fosca o brilho de volta e que estava perdido, já pagou com sobras qualquer esforço que tenhamos feito para implantar o PORTO ALEGRE.

Um abraço,
Gothe.

Biz disse...

Ola Gothe,

Parabens pela liga e pelo blog...estao bem legais.

Gostei bastante do escudo de voces e gostaria de montar um kit para botão utilizando o mesmo....

Queria sua autorização para fazer isso.

Abraço

Biz

Biz disse...

Claro, se quiser dá uma passada lá no meu blog

http://escudosbiz.blogspot.com

Abraço

Biz

Almeida disse...

Se estão em fase de fazer homenagens ao vento, deveriam colocar também o nome do Breno que tocou o futebol de mesa do Grêmio com muito mérito. O Grêmio sempre foi forte com sua presença e começou a enfraquecer quando este buscou outro caminho. Sei de muitos do grupo do Porto Alegre que creditam a saída do Breno do Grêmio no início da falta de rumo e o fim daquele departamento, onde só se semeou a discórdia e intriga a partir dali.

FUTMESA-TOTAL disse...

Nunca imaginei que uma homenagem ou elogio fosse dar tanta ciumeira. Cruz credo!

GOTHE disse...

Grande Almeidinha, rsrsrs !

O Breno foi homenageado por ocasião do último campeonato que sediamos no Grêmio, do calendário da FGFM, em 2009, mesmo que alguns do grupo fossem contrários a esta homenagem. Recebeu merecidamente um troféu. Pelo visto com a saída do Breno, rsrsrs, seguindo este raciocínio, até o time na época com o Celso Roth creio, começou a declinar. Deve ter sido isto, rsrsrs. Um grande abraço e traz o Manchester para fazer uns amistosos no PORTO ALEGRE que você não acreditava que acontecesse. Será muito bem recebido, como sempre.

Um abraço.