segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

FUTEBOL ENGAJADO


No Brasil é algo impensável, um clube de torcida com linha ideológica. O próprio povo brasileiro é apolítico, e até por isso vive de todas as realidades que constrõem a sua história de absoluta falta de identidade. Mas no continente europeu, existem alguns bons exemplos de torcidas e clubes engajados em lutas políticas e temas sociais.

O maior deles talvez seja a do Skant Pauli de Hamburgo na Alemanha. A torcida (foto), de um bairro pobre da rica cidade germânica, acabou se tornando sinônimo de tolerância em solo alemão. Segundo turcos radicados no local a mais de 30 anos, os valores ideológicos tais como socialismo, defesa da liberdade de expressão e aceitação de minorias, são tão importantes no St.Pauli quanto os resultados em campo.

Na Itália o destaque fica por conta do Livorno na região da Toscana, onde Antonio Gramsci em 1921 fundou o Partido Comunista Italiano. No estádio Armando Picchi, os tifosi Livornesi estendem faixas vermelhas ao som de Bandiera Rossa, o hino comunista da Itália.

Já o Athletic Bilbao da Espanha, além da fama de possuir apenas jogadores do país Basco, combateu em suas fileiras o ditador Francisco Franco, incessantemente.

Também na Espanha, o Rayo Vallecano, 3º time de Madrid, sempre foi ligado ao operariado e suas lutas contra o monarquismo que representavam Real e Atlético. Migrações internas de trabalhadores da Andaluzia, Extremadura e Castilla renderam ao bairro de Vallecas, o título de " A Pequena Rússia ".

Até mesmo na Inglaterra o ideologismo no futebol teve vez, no londrino West Ham United, já que nasceu em 1885 como um time de funcionários de uma companhia chamada Thames Ironworks. Mas a 9 anos atrás, o clube mostrou que não está mais tão firme em suas convicções, quando fez do atacante italiano Paolo Di Canio, um fascista assumido, um ídolo.

* Fonte: Revista Trivela - edição de janeiro de 2009.

GAUCHÃO

Quando eram 11 contra 11, o São José de Porto Alegre foi bastante superior ao seu adversário na rodada deste final de semana. As lambanças do árbitro acabaram prejudicando a concentração do clube pequeno, e o grande acabou obtendo uma vitória não merecida. O São José parece ser o melhor grupo de jogadores entre os pequenos, com os veteranos Fabiano e Sandro Sotili. Se não for aplicado pelas arbitragens, fará um grande campeonato.

CARIOCA

Mas pior ainda aconteceu no Rio, onde o Friburguense no Maracanã teve um gol legítimo vergonhosamente anulado e perdeu com um gol irregular, para que o intragável Flamengo pudesse estrear com vitória. O Fla que fechou seu departamento de Ginástica Olímpica neste final de semana deixando na mão e com salários de um ano atrasados os atletas irmãos Hipólito e Jade, entre outros, deveria fechar também o seu departamento de futebol, pois a décadas é o campeão do calote no futebol brasileiro, sustentado inexplicavelmente por um patrocínio do Governo Federal. Na europa já teria sido extinto. Mas no Brasil...

COPA SÃO PAULO

O esforço foi grande para que houvesse uma final paulista na Copa São Paulo de Futebol junior, e já que não foi possível, a mãozinha foi para o Corítnhians diante do Atlético PR na decisão. A expulsão incial e sem justificativa de um jogador do furacão, mudou a história do jogo. O Campeonato Brasileiro deste ano promete.

FUTMESA

A semana inicia com a expectiva do Integração no próximo sábado entre Grêmio e Círculo Militar, nas modalidades cavados e lisos, igualmente integradas. Já o mercado da bolinha, parece longe de estar sossegado.

Dia de amistosos no Futmesa do Grêmio esta noite.

Nossa saudação especial vai para os internautas de Hertogenbosch na Holanda que se somam a comunidade de navegadores do Gothe Gol. Abraços aos amigos de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Bagé, Caxias do Sul e Santa Maria no Rio Grande do Sul, São Paulo em São Paulo, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Vitória no Espírito Santo, Montevideo no Uruguay, Coimbra em Portugal, Blue Bell nos Estados Unidos e Barcelona na Espanha.

Nenhum comentário: