domingo, 25 de janeiro de 2009

LANCE DE DOMINGO


Foi de bola parada (foto by Gothe Gol), o 2º gol do Grêmio na goleada diante do Esportivo de Bento Gonçalves por 5 gols. Souza marcou de falta, depois de Ruy abrir o marcador, e na sequência anotaram Jonas, Alex Mineiro e Tcheco. Tirando a fragilidade do adversário, o time fez uma boa partida, e o ganho em relação ao grupo do ano passado mais evidente neste começo de temporada, é um passe mais qualificado, uma melhor técnica individual.

Entre os estreantes, Ruy sem dúvida tem sido o destaque, não só pelos gols, mas pelo nível de participação nas principais jogadas. Thiago Marques e Fábio Santos mostraram eficiência, o toque refinado na bola é visível no caso de Alex Mineiro, e pouco foi possível observar dos minutos em que Diogo esteve em campo. Jadílson poderia ter jogado pelo menos um tempo, mas ficou de fora. Destaque também para Jonas que foi de muita movimentação na frente.

De quem já estava no grupo, Vítor não necessita apresentações, Leo segue não sendo quem sempre pareceu ser, e Réver joga muito mesmo. Souza cresceu em relação a 2008, William Magrão apresentou as limitações que já conhecemos, Orteman permance pisando na bola. Tcheco segue tendo momentos de desligado, embora dite o ritmo do jogo, e Reinaldo é um bom atacante sem a sequência necessária.

É claro que é muito cedo para qualquer avaliação do grupo, há ainda a possibilidade das chegadas de Herrera e Max López.

FUTMESA

Cedo também para qualquer avaliação da temporada de Futmesa no cenário Gaúcho. A Riograndina mantendo o grupo (Alex ainda é a dúvida e faz grande diferença), e o COP muito forte, apenas a princípio sem Victor Mecking, permanecem como as duas principais entidades do esporte no Rio Grande do Sul.

A Franzen que vem de dois bons anos, e que tem Careca, Thiago Leão, Robin e Pufal, e terminou agregando Vinicius Bueno, Christian Bor e ainda Breno nos lisos, tem boas chances de lutar para cutucar as favoritas.

O Grêmio somando Victor e Gilvani a um grupo que já tinha Moreira, Leon, Azambuja e Paulo Fernando, além de Carlos Kuhn nos lisos, se candidata a ter um outro papel em 2009.

Por sua vez a Academia de Pelotas que tem Vinhas, Pedrinho, Luiz Fernando e Zilber, entre outros, pode brigar com Riograndina e COP.

O Círculo Militar com os sempre fortíssimos Paulo Schemes e Nilmar, também com Brandão, e adicionados agora de Leandrinho, é um time de muito respeito.

A tradicional AFUMEPA com Rodrigo e Felipe, tem camisa, mas o maior potencial está no sênior, com Claudio Schemes, Miguel Oliveira, André, Bodur, Cesar, Alexandre e Sergio Oliveira.

A ABP e a Riocell surgem em 2009 com os desfalques de Gilvani e Leandrinho, e terão que se superar.

AFUMERG, Pelotense e DE'LEI são incógnitas e terão que ser melhor observadas.

Nos lisos, AFM Caxias com Pizzamiglio, a Academia com Vinhas e a AFUMEPA com Cesar Keunecke, são os maiores candidatos a fazerem a diferença em 2009. Kuhn no Grêmio, Breno na Franzen e talvez Brandão no Círculo, possam ser a pedra no sapato destes jogadores.

Nenhum comentário: