sábado, 24 de janeiro de 2009

MAROLA ?


Desde que o mundo se deparou com a maior crise econômica de sua história, impiedosa e globalizada no final de 2008, comparável ao crash de 1929, o Presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, vem em alto e bom tom dizendo que o país não sofreria os reflexos dos acontecimentos.

Afirmou até mesmo que no Brasil, a enorme crise não passaria de uma marola , apesar de ter combalido fortemente as economias americana, européia e japonesa, quebrado países como a Finlândia, bancos bi-centenários como o Lehman Brothers, e fulminado as grandes montadoras de automóveis. Aconselhou até mesmo os seus compatriotas a gastarem mais.

O que se tem observado na verdade, é a redução da atividade econômica na nação verde-amarela, as férias coletivas e as demissões no parque industrial, demissões que no mês de dezembro atingiram cifras que desde 2003 não apareciam no cenenário do país.

A diminuição do crédito e o consequente desaquecimento dos negócios, o aumento dos juros bancários, cada vez ficam mais perto das pessoas que conhecemos, dos vizinhos, dos amigos, dos parentes. O que antes era apenas um número nas estatísticas, passa a ser um drama próximo.

A pressão sobre os empregos, faz desaparecer oportunidades, mais, faz desaparecer benefícios e propicia que os empregadores reduzam salários, explorem os famosos bancos de horas e suprimam descansos e folgas.

A crise que acompanhamos de longe pelos telejornais nas análises dos comentaristas, chega também aos botonistas, ao parceiro de mesa e clube, aos que praticam o Futmesa, e já não é de hoje. Uma das principais contratações do Grêmio, passa a ficar ameaçada por este quadro, fazendo o que era verdadeira euforia pelo futuro que a projetava, transformar-se em uma séria preocupação. É ver o que o final de janeiro, o mês de fevereiro e o começo de março possam representar no desenrolar desta questão, embora o técnico tenha reafirmado a Direção Gremista que estará presente na abertura oficial da temporada no dia 07 de março, jogando a competição. O quadro não é otimista, e os Dirigentes sabem disso.

Mas mais do que torcer que confirme que jogará no Grêmio, a torcida da Direção do clube é para que ele mantenha seu espaço de trabalho, sua remuneração e a sua tranquilidade, diante de uma situação grave que afeta a tantos trabalhadores neste país. O melhor é sempre o possível, não importa o discurso do governante de plantão.

SUPERCLÁSSICO

Quem gosta de futebol não pode perder neste sábado as 22:10 no SPORT TV, River Plate e Boca Juniors pelo Torneio de Verão da Argentina. É daqueles jogos que contam a história do futebol mundial.

GAUCHÃO

Dia de estar no Olímpico para ver os novos jogadores do Grêmio diante do Esportivo de Bento pelo Estadual. Rafael Marques, Diogo, Fábio Santos, Jadílson, Alex Mineiro, Ruy, entre outros, poderão estar em campo.

SAGNOL

E o ala francês Willy Sagnol do Bayern de Munique anunciou o fim de sua carreira, vencido pelas constantes lesões. Um do grandes jogadores da França e do Bayern, seguirá nas mesas no time de Ricardo Gothe.

Nenhum comentário: