terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A PRAIA DO KAISER


Direto do balneário de Presidente/RS - O nosso colaborador Marcelo Silva, segue na praia com a família curtindo suas férias, mas nem por isso, deixa de atuar como correspondente exclusivo do Gothe Gol, ou de manter a velha disciplina alemã. Felipe, um de seus filhos, transita sempre com a camisa da Nationaleft (na foto Marcelo e Felipe), a Seleção da Alemanha, inclusive na beira do mar, e nos próprios mergulhos, sendo autorizado apenas a retira-lá para uma rápida secagem, isto quando o dia não está ensolarado. Leia agora reportagem que Marcelo nos envia sobre a praia que frequenta, e perceba que não há nenhuma surpresa na "coincidência" de sua escolha para a casa de verão. A praia chama-se Presidente no litoral norte dos Gaúchos, mas bem que poderia se chamar Imperador (Kaiser), pois estaria mais de acordo com seu público.

Alemão é idioma oficial na praia

Os anjos da guarda dos veranistas do balneário Presidente, na orla de Imbé (Atlântico Norte do RS), têm uma peculiaridade. Todos compreendem o deutsch (idioma alemão), um pré-requisito indispensável para trabalhar na praia que abriga, em sua maioria, descendentes de alemães.

Para eles, a distância da família é compensada pelo reencontro de amigos cultivados a cada veraneio. E é neste contexto que estão os salva-vidas Elton Arnoni da Silva e Adilson Willmes, que zelam pela segurança dos banhistas do alto da guarita 128 do Litoral Norte. O inusitado é que poucos falam português na beira da praia. Embora não domine o alemão, Silva aprendeu a compreender o idioma nos dez anos de convivência com veranistas tão peculiares. 'Mas tudo o que aprendo a cada veraneio é muito pouco perto do que ainda preciso aprender', admite.

A temporada recém começou e ele já tem planos para o próximo verão. 'Quero voltar para cá. Aqui todos se conhecem pelo nome. É uma praia familiar, de pessoas conscientes e que não arriscam a vida em vão', atestou. Lotado em Montenegro, Silva tem 12 anos de experiência como salva-vidas. Já atuou em Torres, Cidreira e Imbé, mas foi no balneário Presidente que ampliou o número de amigos e, por conta disso, sofre quando retornam aos municípios de origem, como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Estância Velha e Santa Cruz do Sul. 'Sempre que vão embora prometem retornar no próximo veraneio. Quando chegam, estão acompanhados de mais descendentes de alemães', ressaltou.

Willmes, por sua vez, contabiliza a quarta temporada em Presidente e, como Silva, deseja retornar à guarita 128 no verão 2009/2010. 'Aqui é o lugar perfeito para trabalhar', assegurou Willmes, que nos meses de outono, inverno e primavera zela pela segurança dos moradores de Estância Velha. Se eles estão satisfeitos em trabalhar no balneário, mais tranquilos ficam os veranistas. Afinal, se alguém precisar de ajuda na praia de Presidente, pode pedir socorro em alemão que serão atendidos.

Moradora de São Leopoldo, a técnica de segurança do trabalho Carine Von Mühlen veraneia pelo primeiro ano no balneário e ficou satisfeita ao saber que os salva-vidas têm conhecimento básico de alemão. 'Estou adorando esse recanto. A gente conversa com um e com outro e sempre descobre algum conhecido', disse. O contador Tiago Haupenthal, de Dois Irmãos, ficou empolgado ao descobrir que Silva e Willmes têm familiaridade com o idioma. 'Não falo alemão, mas como eles, entendo algumas palavras', comentou.


Praia de Presidente

* Texto e foto by www.brasilalemanha.com.br

Na quarta-feira, o internauta fica sabendo o destino final de um dos maiores botonistas do Estado que ameaçava trocar de clube. É o mercado da bolinha em plena ebulição nesta janela do verão 2009.

Nosso abraço especial vai para Passo Fundo no Rio Grande do Sul, Chapecó em Santa Catarina e Montevideo no Uruguay.

3 comentários:

Carlos Kuhn disse...

Prezado Gothe!

Parabéns!
Aguardamos também grandes contratações para o Liso.

Abraços!

GOTHE disse...

Prezado Carlos,

O liso foi a primeira modalidade a receber uma contratação forte, que foi a exclusividade do Kuhn para a temporada 2009. Este botonista está entre os melhores do Estado no liso, e nos trará muitas alegrias. Em nenhum momento no Grêmio, tivemos melhor atleta do que o técnico do Fluminense na modalidade, agora com a dedicação exclusiva, os reultados podem melhorar ainda mais.

Um abraço,
Gothe.

Saul Martini disse...

Muito boa a reportagem na praia do Kaiser....rsrsr...parabéns!