domingo, 29 de agosto de 2010

LANCE DE DOMINGO


















Por Ricardo Gothe - Pedi ao Guilherme que me permitisse editar o Gothe Gol neste domingo. Ele bem que gostou pois tem que dar conta dos gêmeos, o Rafael e o Gabriel.

Lembro perfeitamente quando nos anos 70 eu em parceria com amigos fazia os campeonatos de botão do bairro, o mais famoso deles disputado de 71 à 77, o Campeonato Vasco da Gama, nome de nossa rua. Hoje, já desde 2007, faço com tantos outros parceiros uma Copa do Mundo, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Jamais, mesmo que desde sempre apaixonado por futebol, poderia como guri imaginar que sairia dos campeonatos de botão que organizava para a organização do mais importante campeonato de futebol do mundo.

Falo isso para sublinhar a importância de sonhar, de empreender com responsabilidade e ainda sim jamais deixar de ser criança. Isso nos permite realizar nossas tarefas com um prazer absoluto, e os resultados são quase sempre fantásticos. Sigo sonhando com o meu Bayern novo que o Manoel sempre entrega belíssimo, sigo sonhando com participar mais da vida do meu clube, o Grêmio, primeiro como conselheiro, no futuro como dirigente. Sou dirigente de Futmesa e não creio impossível chegar a dirigente de futebol, quando se tem determinação, paixão e sonho.

Sempre sonhei com meus jogadores, os Luca Toni e os Loco Abreu da vida, do Bayern e do Leão da Fronteira, sempre os admirei nas mesas, nos gramados e nas telas de TV, e se hoje me obrigo a tratar o futebol como adulto, como um negócio, com suas arenas e seus cadernos de encargos, nunca deixei de tratar o futebol como um guri, absolutamente encantado com meus ídolos e meus intermináveis sonhos.

Os 25 graus que frequentam meus times de Futmesa são o resultado de quem entendeu a magia do futebol transportado para o botonismo, onde vencer e ser Campeão é ótimo, mas objetivos que não podem suplantar o essencial neste jogo, que é se divertir sobretudo. Expandi minha diversão com a criação do Gothe Gol, onde dialogo com o mundo sobre o esporte que me completa. Se temos algo a provar para alguém, que o façamos nos resultados da vida real, deixando para as mesas o produto de nossa fascinação.

Hoje quando pude bater um rápido papo com um dos meus ídolos, o uruguayo Loco Abreu, e possibilitar que meu filho Thiago fizesse o mesmo, tive a oportunidade de sentir uma daquelas sensações só possíveis quando se é criança, quando se é guri. Com quase 50 anos, uma barriga consolidada e barba e cabelos já tonalizados em branco, lá não estava o Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Porto Alegre, lá estava uma criança no seu estado mais puro, alguém comprometido com a realidade, mas que nunca perdeu a condição de sonhar.

Quero agradecer aos dirigentes Vitorio Piffero e Emídio Ferreira, ao assessor de imprensa da presidência Rogério Amaral, ao assessor de imprensa do Botafogo Carlo Carrion e a simplicidade e cortesia incomparáveis de Loco Abreu, Herrera, Lúcio Flávio, enfim. O esporte precisa de profissionais e ídolos como esses para não permitir jamais, que uma criança um dia possa se tornar apenas um secretário, apenas um adulto que gosta de futebol.

* foto by Gothe Gol

A VOLTA DE ALDYR NA PELOTENSE


















A foto de Aldyr com Bauer é do aniversário da Pelotense em 2009, mas o Gothe Gol não poderia deixar de dar com exclusividade os resultados do retorno de Aldyr as competições da tradicional entidade APFM.

Marcão, Ítalo e Charles estiveram ausentes da rodada do sábado, e perderam este momento antológico do retorno desta verdadeira lenda do Futmesa Gaúcho.

E Aldyr já voltou com tudo, batendo Edson "sapo", Campeão do 2º turno, e a Vinicius. Confira todos os resultados.

Aldyr 2x 0 Edson
Piruka 2x1 Matheus
Rui 2x2 Vitor
Julio 2x0 Fabio

Edson 6x1 Lacerda
Vinicius 0x1 Aldyr
Marcelo 0x2 Rui

* foto by Pelotense

LANCES RÁPIDOS

* Na Franzen Pufal, Mallet e Diogo seguem sendo a Trinca de Ouro e um dos grupos dos melhores botonistas de nosso Estado. Lideram o campeonato da entidade.

* Na Taça AABB em Canguçu, após a 10º rodada, Eduardo segue líder perseguido por Fábio, com Arlei em 3º e Benhur em 4º lugar.

* O frio e o mau tempo não foram obstáculos em Encruzilhada do Sul para que acontecesse o Torneio de Inverno. Guilherme ficou com o título batendo por 1 gol na decisão a Vladimir. O torneio reuniu 12 botonistas.

* Copa Almirante Tamandaré do CM tem Junior e o seu Bagé como líder. A parada forçada de Junior em função de lesão grave no tornozelo, parece que foram benéficas ao ex-técnico do Fluminense.

























Chambinho a bordo de seu Rio Grande, o vovô, aproveitou o mau tempo também em São Paulo e venceu em amistoso o Inter Gaúcho de Milhão. Pelo menos no Futmesa o Gremista Chambinho (que já foi Cromo Eletrônico do Gothe Gol), não está deixando os vermelhos criarem asa.

* Na sexta o Bayern de Munique caiu em dois contra-ataques para o Kaiserslautern na Bundesliga, dois belíssimos gols. Vale apena conferir o alemão, pois com arenas lotadas, grandes jogadores, a Bundesliga está E S P E T A C U L A R !!!

* Vi o time do Bota ontem e que perdeu no Beira-Rio num acidente. O time de Joel Santana com Joílson, Edno, Herrera, Caio e Loco Abreu, é um belo time.

* foto by Nacional/SP

BAYERN VENCE NA MESA


















Se na Bundesliga em Kaiserslautern o Bayern de Munique tropeçou, em sua estreia nas mesas do Porto Alegre Futmesa Clube começou vencendo.

Na primeira finalização do jogo diante do Wolfsburg de J.Lucas, Bastian Schweinsteiger com um chute rasteiro marcou o gol da vitória Bávara. Ainda no 1º tempo num dois lances os lobos perderam a chance do empate e na sequência Schweine mais uma vez e Ribéry quase marcaram o 2º gol do Bayern de Gothe.

Na etapa final o Bayern controlou o jogo e Zé Roberto e Thomas Müller ainda tentaram balançar as redes do time de J.Lucas. O Bayern teve Oliver Kahn, Auguenthaler, Schwarzenbeck, Beckenbauer (Van Buyten) e Lahm; Matthäus e Schweinsteiger (Zé Roberto); Ribéry, Klose, Robben (Thomas Müller) e Gerd Müller (Luca Toni).

* foto by Gothe Gol

No BREAKFAST NA REDAÇÃO desta segunda-feira, conheça a fase final da Copa Mimo 30 Anos, confira todas as imagens da etapa Porto Alegre da Copa Mimo, confira tudo de futebol, e mais do Futmesa com a rodada do TPOA do Porto Alegre outras informações do esporte.

6 comentários:

CACO disse...

Belo texto Gothe,escrito com o coração a razão apenas iluminou o caminho. a gente sente um grande prazer de poder dizer este"loco" é meu amigo.

Rodrigo Bernardes disse...

Parabéns pelo belíssimo texto Gothe.

Grande Abraço.

Maurício disse...

Gothe faço das palavras dos amigos Caco e Rodrigo as minhas... cada vez mais fico feliz em saber que temos alguém tão capacitado profissionalmente e emocionalmente para nos remeter as notícias do nosso futebol de mesa... Parabéns Gothe!!!
Gothe só para fazer uma correção... O time e que mata os macacos na mesa na verdade eh o RIO GRANDE... GRANDE VOVO!!!!
Abraço e desculpe pela ortografia, pois esta mensagem foi enviada do celular!!!

GOTHE disse...

Camaradas !

Quero agradecer os comentários. Caco, saiba que a recíproca é mais do que verdadeira. Obrigado Rodrigo. Chambinho, peço desculpas pela troca do nome do time, mas já corrigi na matéria.

Tenham a certeza que foi um daqueles momentos que nos fazem ainda mais apaixonados pelo futebol e tudo o que o cerca, por isso achei que merecia uma forma de dividí-lo com os amigos e internautas.

Fico feliz que possa ter passado um pouco daquela sensação que tive a felicidade de experimentar.

Um abraço,
Gothe.

lhroza disse...

LH.ROZA-Joinville-SC
Alo RICARDO...Ficou beleza os "botões",espero que o MANOEL,tenha lhe mandado junto com o"jogo"....brincadeirinha....hehehehe !!!! Até +

GOTHE disse...

Roza,

Foi o que pedi para o Manoel, mas pela estreia, apesar da vitória, parece que ficou faltando, rsrsrs...

Um abraço,
Gothe.