domingo, 1 de agosto de 2010

LANCE DE DOMINGO


















Clique sobre a imagem para ampliá-la

Foi com Cristian Baptista e o seu Dois Toques, que o Futmesa deu no sul do Brasil seus primeiros passos na internet. Na página oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Fosca uma vez por semana, publicava as informações mais importantes do Departamento do seu Tricolor. O botonista Breno na sequência, lançou um site com notícias do Futebol de Mesa do Grêmio e tinha Rafa Tosh como parceiro de publicação.

Em agosto de 2003, estreava na rede o Gothe Gol, então com um nome alemão (Knöpfefussball - futebol de botão) , que logo foi mudado. O site dividiu suas edições um tempo depois com o Blog do Gothe Gol, até que o Blog seguisse único o seu caminho.

Com o Gothe Gol, o Futmesa passava a estrapolar as notícias do clube de seu Editor, passava a falar de todas as entidades, mais, trazia para o esporte não só a informação, mas fazia da opinião seu principal mote, propunha o debate, e abria de forma absolutamente democrática a sua página para a participação do internauta. O leitor a partir de então, não era mais um personagem passivo da informação, era igualmente ator principal dos acontecimentos, questionando, opinando, afirmando, perguntando, criticando ou elogiando.

O Blog trouxe a figura dos caloboradores, e Marcelo Silva com textos especiais e imagens criativas, dava novo sabor a publicação. Os internautas passaram a conviver com termos como "Web-leitores" entre outros, e liam também sobre futebol, gastronomia, cinema, televisão, livros, bares e restaurantes, etc.

O futebol ganhou nicho especial, e Rafa Tosh voltava a rede como Colunista do Gothe Gol com NA AVALANCHE, todas as quartas-feiras, falando de botonismo ao trazer a modalidade liso em destaque, desvendando o futebol argentino e comentando as coisas do Grêmio. Hoje, os colorados também estão contemplados com Diego Buralde, que com COLORADO INTERNACIONAL fala das coisas de seu clube, e alfineta o tradicional adversário, também as quartas.

São agora 7 anos de internet, e neste tempo o Gothe Gol  também inovou com a implantação de atualizações diárias, que já somam 3 anos na rede, seguramente algo inédito nos espaços sobre Futmesa, provavelmente no Brasil. Além das ENQUETES e da zona de comentários, o internauta mereceu sempre a atenção especial da redação, e suas cidades de origem são  tradicionalmente saudadas e registradas na história do Blog. Já são mais de 1.270 cidades em 103 países navegando no Gothe Gol.

Com apurada diagramação, pauta selecionada, atenção especial com as imagens, o Blog agregou a informação do Futmesa, matérias especiais, entrevistas e variedades. Toda a sexta-feira, Gabi Verissimo vem com suas dicas de gastronomia, bares, restaurantes, noite e outra novidades.

O Gothe Gol cumpre ainda com o seu papel de promoção do esporte, trazendo em tempo quase real desde o Campeonato Brasileiro, ao Torneio Cinquentenário de Serafina Corrêa no interior do Rio Grande do Sul. Foi além, e em parceria com o botonista Marcelo Silva, a ESPN Brasil e o jornalista Gerd Wenzel, realiza todos os anos desde 2008, o maior torneio promocional do esporte no Estado, talvez além dele. A Copa GW, que reúne exclusivamente clubes alemães e comemora a imigração alemã no Rio Grande.

Quem navegou neste tempo todo no Gothe Gol (foto acima - clique para ampliá-la), acompanhou algumas das melhores imagens do Futmesa, do Grêmio ao Geraldo Santana passando por todos os clubes, viu o futebol em vários estádios do país e outros, curtiu dicas especiais, viu o Futmesa passar a ter transmissões "online" das principais competições Gaúchas e brasileiras, de torneios até mesmo não oficiais, andou pelo interior conhecendo as curiosidades das "capitais" do nosso Futmesa, além das mesas. Começa a curtir a novidade da Web Gothe Gol Cam para que o internauta possa falar com os botonistas em plena competição.

Foi a Budapeste na Hungria com Cristian Baptista conhecer o Sector-Ball, esteve na mochila do colunista Rafa Tosh na Bombonera em Buenos Aires, no estádio Nacional de Santiago do Chile, no Camp Nou em Barcelona, viu o esporte ser promovido com a Copa Gerd Wenzel, a Copa do Mundo na regra do dadinho em Brasília de Marcus Zamorim, o sucesso do Lagoão em São Lourenço do Sul/RS de Luis Felipe Lobato e os amigos do GEL.

Esteve no centro do futebol com o Footecon de Mano Menezes, Carlos Alberto Parreira, Carlos Queirós, Milton Leite e tantos outros profissionais na Barra da Tijuca, viu a final do brasileiro no Maracanã e andou também pelo João Martins em Livramento, Estrela D'Alva em Bagé, Colosso da Lagoa em Erechim, Passo D'Areia, Olímpico e Beira-Rio em Porto Alegre, Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, Soccer City em Johanesburgo, Moses Mabhida em Durban, Loftus Versfeld em Pretória, Engenhão no Rio, estádio da Ulbra em Canoas, Mineirão em Belo Horizonte, e o Atílio Paiva em Rivera no Uruguay.

Soube de tudo dos bastidores da Copa do Mundo 2010 na África do Sul, conhecendo um pouco mais dos sul-africanos, suas cidades, seus lugares, estádios, cultura, sua realidade, e também segue  acompanhando em todos os detalhes a preparação do Brasil para 2014.

Gothe Gol 7 anos ! São mais de 41 mil internautas, 97 mil visitas e 144 mil exibições do Blog na rede (ano). Gothe Gol, o Blog que fala de Futebol de Mesa para quem tem a necessidade de todos dias, excercer sua paixão.

* Montagem by Gothe Gol

LANCES RÁPIDOS


















* Dia pesado e de muita chuva, propício para a prática do Futebol de Mesa em Porto Alegre. Mas a chuva intensa e intermitente, acabou por afastar os botonistas dos amistosos no GERALDO SANTANA, última chance de ajuste, antes do começo agora na segunda-feira do TROFÉU PORTO ALEGRE FUTMESA CLUBE, com 22 jogadores.


















* Entre os que se arriscaram no tempo bastante molhado, Pirênio José e Roberto Bopp (foto), que fizeram seus últimos aprontos, assim como Paulo Fernando, Fosca e Gothe.

* Com a ausência de Cristiano Carneiro, que lesionou o tornozelo jogando futebol, o Editor acabou por fazer dois jogos amistosos, aprontos para a sua estreia no Troféu na segunda.

* Jogando bem com o seu Flutmesa, bateu o Nacional de Fosca com gols de Marco Antonio, Dirceu e Denilson. Errando inúmeras finalizações, superou com um gol de penalte a Roma de Bopp, convertido por Samarone.

* Na ENQUETE sobre o Campeão da temporada 2010 no GERALDO SANTANA, Cristiano segue absoluto na preferência dos internautas, já somados mais de 50 votos.

* Na nova ENQUETE sobre o Estadual 2010, equilíbrio, com Degani e Leandrinho começando a ensaiar algum destaque na opinião dos Web-leitores.

* Mudança de data do Estadual, antes em 27, 28 e 29 e agora em 20, 21 e 22 de agosto, trouxe problemas para alguns participantes. O campeonato que já não contará com os Campeões Vinhas (sem vaga) e Rodalles, ficará também sem o atual vice-campeão Badia do COP de Pelotas, devido a alteração.

* Consultado pela redação do Gothe Gol, Junior do Círculo Militar esclarece que a mudança atende a determinação da Direção do clube, e não a iniciativa do Departamento de Futmesa local, reponsável por sediar o campeonato. A FGFM, não coube determinação que não fosse a de homologar a mudança. Badia figura na ENQUETE do Gothe Gol.


















* Nossa homenagem na chuvosa tarde deste sábado foi ao Juventude, que através de sua Direção presenteou o Editor com uma camisa do clube (foto).

* fotos by Gothe Gol

Segunda é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO. A rodada de abertura do TROFÉU PORTO ALEGRE, o Futmesa na capital e pelo interior, o GREnal e o campeonato brasileiro, entre os temas da edição que abre a primeira semana de agosto.

5 comentários:

Rodrigo Bernardes disse...

O Porto Alegre não poderá participar do Estadual Especial de cavados? Já não transcorreu a carência necessária na federação?

Parabéns ao GotheGol pelo seu aniversário.

Abraço a todos.

GOTHE disse...

Prezado Rodrigo,

O PORTO ALEGRE ainda não foi filiado a FGFM e não poderá participar do Estadual. Neste ano a prioridade do grupo é a consolidação de seu novo espaço com competições internas e de integração e crescimento do quadro de jogadores. Mas não está afastada a hipótese de uma filiação a tempo de participarmos da Taça RS.

Um abraço,
Gothe.

Rodrigo Bernardes disse...

Obrigado pela atenção Gothe, a pergunta foi pela surpresa de não ter visto divulgação dos classificados para a disputa, uma vez que já ocorreu o primeiro campeonato interno. O Porto Alegre conta com um grupo forte e é um lamento a ausência de seus representantes no Estadual Especial. Torço pela presença de vocês na Taça RS.

Abraço a todos.

lhroza disse...

LH.ROZA-
Alo amigo RICARDO,e aí "cara" continuamos aguardando s/atenção quanto da possibilidade de podermos desfilar c/a camisa do PORTO ALEGRE aqui p/Joinville reforçando a força do Futmesa gaúcho.... Até +

GOTHE disse...

Amigo Roza,

Assim que a turma decidir pela confecção das camisas, mandarei uma. Vai demorar um pouco. A da foto que você viu é a do Campeão e hoje está com o Cristiano Carneiro.

Um grande abraço,
Gothe.