sábado, 2 de outubro de 2010

FUTEBOL & HISTÓRIAS

























Bom dia pessoal da bolinha ! A história do futebol além dos grandes acontecimentos comuns a todos os fans, é fruto de situações e experiências individuais, de profissionais do esporte, jornalistas e torcedores. Nada substitui a sensação de estar presente a um momento mágico do futebol, no estádio do seu próprio time em um jogo marcante, ou o acompanhando pelo mundo, ou ainda em eventos importantes em qualquer dos continentes.

Nosso Editor-Chefe trouxe este ano sua passagem pela Copa da África, assim como já retratou jogos vistos do 14 de Julho de Livramento pelo interior Gaúcho, as experiências no futebol transcendem o próprio tamanho dos times nos gramados.

O Gothe Gol traz neste sábado algumas destas sensações, no caso do jornalista Claudio Diestmann, um historiador do futebol, com livros publicados e uma enorme vivência.

Vamos conferir um pouco desta sua história, começando por este ticket de ingresso raríssimo que em qualquer casa de leilão na europa tem oferta de 700 libras, mas que Diestmann não negocia de jeito algum. Acima, o internauta está vendo um ingresso original do histórico jogo entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental, ganho em Hamburgo pelos orientais com um gol de Sparwasser no dia 22 de junho pela Copa da Alemanha de 74. Foi o jogo número 18 da competição, e a única vez que estas seleções se enfrentaram em Copas.

























Agora o ingresso acima, do dia 07 de julho de 1974 é o da final em Munique, no tempo em que o estádio principal era o Olímpico, antes da construção muitos anos depois da Allianz Arena. A Alemanha de virada bateu a Holanda, tirando o suco da famosa Laranja Mecânica e conquistando o Bi Mundial da FIFA, com gols de Breitner e Gerd Müller.























Claudio Diestmann esteve presente quando pela primeira vez um clube Gaúcho decidiu um Mundial de Clubes. Acima o passe de imprensa para a decisão de Grêmio e Hamburgo em Tóquio em 83, quando o atual técnico do Tricolor, Renato Portaluppi, fez a festa marcando os 2 gols e colocando Porto Alegre no mapa do mundo do futebol. O primeiro ninguém esquece.
















Claudio sempre conferiu cada detalhe, e quando pela primeira vez um clube Gaúcho voltou a decidir um Mundial de Clubes, ele estava lá até nos treinamentos. Conferiu os treinos oficiais de Ajax e Grêmio no Estádio Nacional de Tóquio.

























* reproduções by Gothe Gol

Para fechar este pequeno passeio pela história, aí está o acesso oficial de imprensa para a decisão do Mundial de Clubes de 1995 entre Ajax e Grêmio. Nesta época, alguns nem mesmo sonhavam que um dia conquistariam pelo menos a América.

FUTMESA URUGUAYO

Ontem na cidade de Salto, mais um torneio de nossos amigos uruguayos, que seguem aguardando suas novas arenas. Confira os resultados e a classificação.

Vivac (Jimmy Pagani) 1 x 0 Atlantes (José Avelino)
Belén (Carlos Arredondo) 4 x 0 Nacional (Marcos Arredondo)
Atlantes (José Avelino) 2 x 0 Nacional (Marcos Arredondo)
Vivac (Jimmy Pagani) 2 x 1 Belén (Carlos Arredondo)
Belén (Carlos Arredondo) 0 x 1 Atlantes (José Avelino)
Vivac (Jimmy Pagani) 2 x 0 Nacional (Marcos Arredondo)

Posiciones finales

1º Vivac (Pagani)
2º Atlantes (Avelino)
3º Belén (Carlos Arredondo)
4º Nacional (Marcos Arredondo)

LANCES RÁPIDOS

* A chapa de oposição as eleições do Grêmio, em 1º turno agora no dia 07 de outubro, foi inscrita. Paulo Odone para Presidente com o Conselho de Administração formado por Antônio Vicente Martins (futebol), Eduardo Antonini (Grêmio Empreendimentos), Ricardo Vontobel, Tadeu Vianna, Francisco Rocha dos Santos e Alfredo Oliveira.

* Jogo desta tarde do Grêmio em Salvador diante do Vitória, apesar dos desfalques, será interessante para ver alguns jogadores, como Saimon, o próprio Neuton, além é claro de um jogo completo de Diego Clemente, que estreou marcando contra o São Paulo. Jairo Viçosa estará no banco.

* Sábado onde Marcelo Vinhas pode sair Campeão do liso na Academia de Pelotas. Enfrenta a Zilber. Recomendo a leitura do blog da Academia (você encontra em nossa barra lateral), pelo belo e engraçado post do Pedrinho Hallal, como sempre.

* Domingo de resultados do TPOA aqui no Gothe Gol.

* Nosso Editor-Chefe preocupado com a cobertura do brasileiro em novembro aqui em Porto Alegre pelo Blog. Não poderá estar presente no dia decisivo da competição, pois embarca para Madrid e Barcelona. Promete a cobertura possível, nem que seja de aeroportos, taxis e hotéis, e é claro, promete matérias especiais direto de terras espanholas durante a semana em que estará lá.

Nenhum comentário: