quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O PRESIDENTE NO BLOG

“Bate bola” com os leitores

Sempre fui defensor das competições não oficiais e as considero de suma importância ao nosso futebol de mesa. Como já afirmei algumas vezes, inclusive no último Torneio Lagoão, ocorrido em Maio na cidade de São Lourenço do Sul, é nesses campeonatos que sai de foco a competitividade e entra em cena a integração.

A integração promovida por esses torneios mantém acesa a essência do esporte, o fato de poder jogar botão entre amigos. Além disso, as competições são uma oportunidade de todos poderem jogar, sejam eles jogadores “da casa”, iniciantes, oriundos de outras regras ou não filiados. O fato é que nessas competições sempre surgem novos botonistas.

Neste mês de outubro tivemos duas competições importantes no mesmo dia, e nenhuma delas sob organização da FGFM. Foram elas o Torneio Zona Sul em Pelotas e Copa Gerd Wenzel em Porto Alegre. Por motivo de viagem, não pude estar presente em nenhuma das duas, mas estive acompanhando ambas via GotheGol.

As duas juntas uniram mais de 50 botonistas, número próximo de um Estadual Especial. Ambas revelaram dois bicampeões. Na 3ª edição da Copa GW, Jéferson Ávila levou o Bi. No Zona Sul, que até o momento contava com 11 diferentes campeões ao longo da história, Ricardo Moraes foi o primeiro a vencer pela segunda vez. De forma inédita, a APFM neste ano disponibilizou também a categoria Sênior, na qual “Seu Adão” venceu Felipe Lobato na final. Estão todos de parabéns.

No final de semana seguinte, uma competição na qual pude estar presente. Tratava-se de um Campeonato Estadual da regra 12 toques. A organização era dos donos da casa, a Associação dos Empregados da Viação Férrea, de Rio Grande. Sagrou-se campeão o botonista João Paulo Gardelin, da Associação Hortenilense de Futebol de Mesa, de Tapejara. A AHFM e a AEVF, juntamente com o Grêmio Expedicionário Geraldo Santana, são as mais novas filiadas da FGFM, que hoje soma 20 entidades.

A partir de 2011 a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa também estará promovendo, de forma oficial, competições da regra 12 toques. Sendo assim, a FGFM terá representação garantida nos campeonatos nacionais dessa regra, que possui inúmeros adeptos no estado de São Paulo. Também não podemos descartar a possibilidade de que, num médio ou longo prazo, nossas novas filiadas também estejam praticando a tradicional regra 1 toque. Pela simplicidade do jogo, a regra 12 toques parece ter um forte poder de captação de botonistas juniores, conforme o que foi observado em Rio Grande.

O futmesa segue em frente, agora com duas competições mais do que oficiais no mês de novembro. Uma delas será a 37ª edição do Campeonato Brasileiro, que irá contar com uma delegação gaúcha composta por 78 botonistas!

Em seguida, na Taça Rio Grande do Sul, em Pelotas, ocorrerá uma assembléia que deverá dividir opiniões. Trata-se da proposta de separação da categoria Sênior, com a inclusão da categoria Master. Como ainda não sou Sênior nem Master, acho justo que, de forma democrática, as entidades se posicionem de acordo com os interesses dos praticantes dessas duas categorias.

O momento é de concentrar as forças para o Brasileiro. Representantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte estarão presentes. Desta vez o Hino Riograndense será a trilha sonora da abertura da competição.

Marcelo Vinhas

3 comentários:

Rodrigo Bernardes disse...

Campeonato Brasileiro em Porto Alegre com 78 botonistas do RS, somando-se os espectadores gaúchos que estarão presentes, significa que será mais de uma centena de vozes a entoar o Hino Rio-Grandense.

Não se fará necessário o registro digital deste momento, pois tenho certeza que será algo a não ser esquecido por nenhum de nós, tampouco por nossos visitantes.

Vamos amolar bem as réguas pra peleia gurizada!!

Daniel disse...

Meu caro Vinhas, é com imenso prazer que leio todo o dia este blog. Dedicado ao nosso futebol de mesa e com espaço para todas as pessoas e modalidades; mas é com grande satisfação que acompanho este bonito trabalho que vens realizando frente a Federação Gaúcha, jamais tivemos tão focados para o crescimento e união de nossa brincadeira séria, nosso lazer; e devemos sim continuarmos trazendo cada vez mais, novos botonistas, iniciantes, e de outras modalidades sim,pois isto só fortificará a nos mesmos e ao FUTMESA. E isto só está acontecendo, graças a deus, pois es um jovem de grande futuro e de grande visão, desprendido de qualquer preconceito e rivalidade.
Meus parabéns.
Dani Junqueira.

Pedro C Hallal disse...

Gostaria apenas de sugerir que, além do Hino Riograndense, seja também cantado o hino da AFM na abertura do brasileiro. Já posso imaginar mais de 200 vozes, com todos os sotaques do país, gritando:

"O Zilber vai sair campeão... o Zilber vai sair campeão".