sábado, 23 de outubro de 2010

GOTHE CROMO GOL


















Bom dia pessoal da bolinha ! O Futmesa tem destes caras que não podem faltar numa seleção, numa série que conta a história de jogadores de todos os tipos, dos tradicionais Campeões, a aqueles que puxam o esporte. É o caso de Lobato, que além de botonista inveterado, é reponsável por uma das maiores se não a maior competição regional do Estado do Rio Grande do Sul ao lado de seus parceiros de Grêmio Lourenciano, o Lagoão. Certamente é um daqueles jogadores que se misturam a própria história do esporte e que não pode ficar de fora do GOTHE CROMO GOL. Cristiano, Julinho, Jeferson, Cristian Babtista, Chambinho, Matheus Pierobom, Caco, Rafa, Breno, Victor, Pagani... Agora é a vez de Lobato, acompanhe !

Luís Felipe Teixeira Lobato nasceu em São Lourenço do Sul em 15 de Julho de 1974, tem hoje 36 anos e é casado com Taís de Almeida Lobato com quem tem duas filhas Rafaela Lobato (14 anos) e Gabriela Lobato (12 anos), suas paixões.

Começou a jogar na infância, quando tinha aproximadamente 6 anos e de uma maneira bastante curiosa. Vinha de viagem com seus pais de Pelotas para São Lourenço, onde ele e a irmã (Melissa), estavam hospitalizados. Quando chegaram em casa, seu avô Teixeira, os esperava com presentes. Lembra de ter ganho uma caçamba azul e de que seu irmão (Davson), havia ganho uma mesa de botão e dois times (Grêmio e Inter). Ao ver a mesa e os botões, não teve dúvidas, pediu imediatamente o presente para ele e ganhou, pois meu irmão não gostava muito de futebol. Como um bom gremista que é, como gosta de dizer, começou a jogar e com o passar dos anos chegou a ter 30 times (panelinhas) e realizava seus torneios internos, jogando sozinho na mesa da cozinha.

Em 1988 trocou de Escola, foi estudar na Escola Padre José Herbest e conheceu uns colegas que jogavam com botões puxadores, entre eles estavam o Marcelo Fonseca, Daniel Andrada, Luiz Carlos Junior, Marcelo Laude, Rafael Bueno e outros. Jogavam na garagem de sua casa e também na casa do Fonseca, e lá realizavam diariamente seus torneios, chegando a ter 14 colegas jogando, cada um com seu time predileto e com os botões das mais variadas cores. Na época seu time era o Cruzeiro E.C. e tinha na sua maioria botões de cor azul e branco.

O ano era 1989 e estava sendo realizada na Praça Central, a tradicional Feira do Livro e ao sairem da escola, foram a feira para encontrar o resto da turma, pois estavam organizando as tradicionais reuniões dançantes. Ao chegarem na praça, tiveram uma grande surpresa, pois lá estavam montadas duas mesas oficiais e alguns botonistas jogando. Rapidamente se aproximaram e foram imediatamente perguntando sobre regras e demais curiosidades. O Dr. Hammes prontamente começou a lhes explicar o funcionamento da regra, botões, etc... e ao final os convidou para conhecer a sede da Associação Lourenciana de Futebol de Mesa – ALFM. Ficou realmente impressionado e com vontade de poder jogar com aquelas feras, Dr. Hammes, Fernando Franz, Ênero Cabaldi e outros. No ano seguinte, mais precisamente no mês de abril, sua mãe que trabalhava na Prefeitura Municipal, chegou em casa e disse para ele e seus amigos, que haveria um campeonato de botão no Clube Comercial naquele final de semana.

No sábado pela manhã, lá estavam eles, curiosos para ver o tal campeonato. Lobato quando entrou no salão principal do Comercial, se deparou com 10 mesas montadas e diversos botonistas de vários municípios disputando a 1ª TAÇA LAGOA DOS PATOS DE FUTEBOL DE MESA, que seria conhecida e apelidada pelos botonistas de “LAGOÃO”, e lá ficou acompanhando os jogos até o encerramento no domingo pela manhã. Naquele momento não teve dúvidas, era o instante de acreditar e disputar as competições na Associação e assim o fez, juntamente com seu amigo Júnior. Está até hoje, agora jogando não mais com o Cruzeiro e sim com o seu segundo time do coração, o Esporte Clube São Lourenço, pois o primeiro é o imortal tricolor.

Conquistas para ele foram poucas, pois nunca foi, segundo diz, um jogador de ponta, apesar de em muitas competições locais ter chegado as finais. Mas conforme relata, decepcionava. Uma das conquistas marcantes foi no 2º Lagoão em 1991, quando conquistou o título do Lagoinha, para ele uma conquista inesquecível, pois era a primeira grande competição em que participava. Outra conquista marcante para Lobato foi o título de Campeão Lourenciano em 2007, título que buscava a anos, pois já havia conquistado três vice-campeonatos. No entanto sublinha, que a principal conquista foi as diversas amizades que fez nestes quase vinte anos de botonismo.

Lobato no bate-papo com nossa redação agradeceu a lembrança de seu nome, e afirma que o fato mais marcante para ele nos últimos tempos foi a realização de uma das maiores competições do futebol de mesa gaúcho que aconteceu este ano, o 12º Lagoão, pois teve a oportunidade de organizar e coordenar juntamente com os amigos Ênero Cabaldi, Ildo Nunes e outros. Realça que isto os fortalece a cada dia, o fato de poderem fazer o melhor pelo esporte que é tão apaixonante e que traz a alegria de poder passar horas e horas em volta de uma mesa. Terminou dizendo que a certeza é de que tudo aquilo que se faz com satisfação, tem um valor muito especial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, parabéns, parabéns etc etc etc .
Para quem conhece o Luis, para quem teve oportunidade de ser recebido por ele e, jogar com ele em sua terra, participar do torneio por ele organizado, sabe o que tentei dizer com a sequencia de parabéns!
Abração a todos

lhroza disse...

LH.ROZA-JOINVILLE-SC
É isso aí,pessoas como o LUÍS Felipe, abnegadas que o FUTMESA precisa, pois suas mairoes vitórias sem duvida foram as amizades conquistadas. Um forte abraço.