quarta-feira, 25 de junho de 2008

SEMESTRE


Idealizador do Gothe Gol a 5 anos, Ricardo Gothe contribuiu com o Blog FutFan que mantive por um certo tempo na condição de colunista semanal, falando sobre Futebol de Mesa. Foi presença também com o mesmo tema entre outros assuntos do Progama Grande Presença, apresentado semanalmente na Rádio FM da PUC/RS. A preocupação sendo sempre a mesma, não perder nenhuma oportunidade de divulgar o esporte. Estou hoje editando o Gothe Gol, porque ele insistiu que o espaço deveria permanecer, mesmo que a ele não pudesse se dedicar como antes, pelo menos por um determinado período. Segue evidentemente com constância pautando assuntos aqui, e solicitando que eu insira este ou aquele tema. Foi então que tive a idéia de trazê-lo de volta ao Blog, sem a necessidade de uma participação semanal, através de uma coluna, o que foi prontamente aceito. Por isso tomei a liberdade de usar o mesmo logo que anunciava sua participação no FutFan. O Futmesa por Ricardo Gothe estreando no Gothe Gol hoje, fala da passagem deste primeiro semestre no Futmesa.

" Boa a idéia do Giuliano de uma coluna aqui no Gothe Gol, mato a saudade de escrever, o que é muito diferente de apenas palpitar, que é o que faço com ele ao telefone. Peço isso e aquilo, digo que esqueceu de tal coisa, que precisa ser mais incisivo às vezes, etc. Outro dia deixou uma rodada dos rápidos de fora, troca um nome ou outro, mas não é do meio e na verdade está se saindo muito bem. Que o digam os relatórios do Google Analytics que monitoram o Blog, que revelam que os índices de acessos permanecem os mesmos, ou seja, o Gothe Gol é um espaço consolidado, e guardando-se as qualidades do Giulano Thaddeu, pode ser tocado por "qualquer" Editor.

Mas dentro de poucos dias encerra-se o 1º semestre de 2008 no calendário e no Futebol de Mesa também, e se passaram o Estadual de Sêniors e Juniores, o dos rápidos, e ainda agora a pouco o de Equipes, o Grêmio já tem dois Campeões no ano, e algumas observações são cabíveis.

No plano externo quase nada mudou, Pelotenses e Riograndinos seguem os melhores, seja no Centro-Sul Brasileiro que este ano foi em Vitória no Espírito Santo, seja no Estadual de Equipes em Passo Fundo onde ocuparam as duas primeiras posições. Não vejo honestamente onde o quadro possa sofrer alterações na projeção do próximo semestre quando teremos o Estadual Especial, Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro e Taça RS. No Sênior a predominância da AFUMEPA, e que não é de hoje, é a tradução inequívoca do envelhecimento de atletas que foram destaque nas décadas de 80 e parte de 90. Destaque também para o Grêmio que com Breno e Foschiera ficou entre os 4 melhores na edição deste ano dos veteranos. Breno é da mesma safra que fundou a AFUMEPA e Fosca chegou a regra brasileira já na condição de Sênior.

Nos juniores a questão deve ser tratada com excepcionalidade, quase não existem, e foi meritório o esforço do Círculo Militar de realizar a competição, mesmo apenas com seus jogadores. A FGFM apresentou um plano que procura reabilitar a categoria, vamos esperar que obtenha sucesso e a participação efetiva das filiadas.

No Grêmio a novidade tem nome e sobrenome e trata-se de Christian Bor, que no final de 2007 já surgia bem e que com o título do Troféu Grêmio 2008 confirma nossa expectativa de que será um dos grandes jogadores do clube, e por isso mesmo temos que lamentar a sua não ida a Passo Fundo. Os bons jogadores do clube devem fazer um esforço extra para vestir a camisa do Grêmio nas competições externas, o Grêmio precisa começar a ter bons resultados fora, e com alguma regularidade.

O penúltimo lugar do clube no Estadual de Equipes este ano com uma formação forte no papel exige uma reflexão. Em 2007 o constrangimento foi a quase ausência do Tricolor no campeonato, só impedida porque reunimos gente que estava fora, gente que não ia, e gente que normalmente não seria escalada para tal tarefa, sempre com o incansável Fosca fechando o time.

No Rio Grande do Sul a introdução dos rápidos no cenário do esporte não trouxe a modificação por muitos esperada. Depois de um entusiasmo inicial, o que se vê é uma estagnação da modalidade, muito rápida (sem trocadilhos), sem perspectiva de um crescimento que possa responder as expectativas de torná-lo tão intenso quanto os cavados nas mesas Gaúchas. Talvez a ampliação de seu calendário oficial seja uma boa saída, mas é preciso que exista um maior interesse das entidades, algo que até aqui não se cristalizou, não se percebe. No campo de jogo Caxias do Sul ficou com o título Gaúcho este ano, o que é bom para decentralizar as conquistas e motivar os demais, mas afinal também temos que considerar que a entidade da serra dedica-se exclusivamente aos rápidos, aqui portanto não reside nenhuma surpresa com o resultado.

Mas não podemos deixar de ter uma ponta de preocupação com a redução de praticantes do Futmesa igualmente nos cavados, situação que não é privilégio de nenhuma entidade, mas que muito provavelmente responda por um momento de baixa do esporte por situações externas que correspondem as dificuldades da vida cotidiana, e que talvez obrigue os dirigentes a reverem calendários, formatos de competições e outros detalhamentos que possam adaptar o esporte as novas realidades, e possibilitar o retorno de muitos ao dia-a-dia das mesas.

Antes de realizarmos quem sabe um grande debate sobre a situação atual e todas as suas variáveis e perspectivas, quem sabe em um inédito seminário que se traduza em fortes modificações no perfil do Futebol de Mesa tal como agora se encontra, creio que seja difícil esperarmos uma mudança de quadro, imaginar um 2º semestre diferente do primeiro, ou mesmo uma mudança deste estado de coisas para os próximos anos. Está na hora de sentarmos a mesa com a disposição de aceitarmos novas idéias, debater caminhos, sem preconceitos. Sem grandes e profundas mudanças, sejam elas quais forem, o futuro não nos parece o que todos gostaríamos que pudesse ser. "

5 comentários:

Anônimo disse...

No blog do Breliso a classificação está atualizadissima. Porque será? Ah, e só tem do módulo em que o Breliso joga. O egocentrismo não tem fim.

Anônimo disse...

Prezado Sílvio!

Agradecemos (eu e o Fosca)sensibilizados pelas gentis palavras a nosso respeito. Podes crer que também temos uma grande admiração pelo amigo.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Camarada Gothe!!
Estou enviando o blog da nova entidade filiada a FGFM:
http://uniaofutmesa.googlepages.com/
e também o beu blog:
http://ffdlfm.blig.ig.com.br
Abraço Fábio Di Leone

Unknown disse...

Caro Ricardo Gothe!!
É com satisfação que cumprimento o teu site que é um dos melhores sobre o futebol de mesa do Estado e também por ter sido um dos nossos "Campeões do Metropolitano de 2000.
Estaremos na reunião do 1 de julho na Franzem pois já enviaremos a nossa refiliação para FGFM.
Estou passando o nosso blog e gostaria que vocês publicassem o nosso blog no teu site.
http://gevifm.blig.ig.com.br/
Abraço Leandro Fernandes

GOTHE disse...

Prezado Leandro,

Como editor estou respondendo a mensagem em nome do Ricardo Gothe. Logo mais a noite estarei incluindo o blog do GEVI nas nossas DICAS DE LINKS.

Um abraço.