quinta-feira, 1 de abril de 2010

O LANCE NO BLOG


O Futmesa Gaúcho vive um momento mágico, experimenta uma nova gestão com novas idéias e novas motivações, que se traduz em abertura e crescimento. Num esporte que enfrenta a desleal concorrência de computadores e consoles de vídeo games que atrai mais a atenção dos jovens, e impede uma maior renovação, isso de fato é um momento emblemático.

A modalidade liso esteve diante de seu primeiro real sucesso com 7 entidades disputando o Estadual de Equipes em Pelotas a poucos dias, e o anúncio do retorno de algumas entidades ao convívio da Federação é uma novidade fantástica, que trará uma oxigenação enorme para a modalidade livre, principalmente.

Mas isso só está sendo possível por ter havido uma visão de futuro, quando o esporte passa a ser prioridade em termos de promoção e compromisso, isso só está sendo possível com o abandono de velhas práticas pequenas que não podem retornar em hipótese alguma e que por muito tempo restringiram o Futebol de Mesa a um quintal, composto de pessoas despreparadas para crescer.

Hoje vivemos um novo ambiente, onde situações já passadas não tem mais lugar (situações que colocam querelas inconfessáveis em primeiro plano em detrimento do esporte), situações que hoje certamente rotulariam negativamente seus autores em nosso meio como pessoas que não patrocinam o crescimento do Futmesa, mas unicamente como pessoas preocupadas exclusivamente com interesses menores, pessoas que não deveriam mais fazer parte de nosso universo botonístico. Essas pessoas atualmente estão em extinção e são pouquíssimas. Que bom que os tempos são outros.

* foto by arquivos do Gothe Gol

PILOTO AUTOMÁTICO


Tinha um tempo onde pilotar avião era uma arte, mesmo entre nuvens pesadas, ventos fortes e outras adversidades climáticas. Depois inventaram o piloto automático e mais gente passou a ficar habilitada a vôos pelo mundo. Vira e mexe quando se vê a notícia de um comandante que salvou uma aeronave em apuros, e a foto reveladora mostra um senhor de cabelos grisalhos, daqueles que aprenderam a pilotar num modelo onde ele tinha que ser o cara.

O Paulo Schemes é um daqueles caras que nunca precisou de piloto automático, as vezes até pega agora uma reguinha para um chute mais distante (afinal hoje em dia ficou tão desigual), mas segue sua arte de passar, lançar e construir jogadas com a velha ficha ou paleta como querem alguns, e faz uns gols que nenhum piloto automático consegue explicar. O Paulo pode até perder uma decisão aqui outra ali, aleatóriamente, mas se sabe da sua condição absolutamente diferenciada, e larga na frente de mais uma competição do Círculo Militar após 3 rodadas.

Mas para os preconceituosos ou críticos mais apressados é preciso dizer logo, que o piloto automático tem uma contribuição inestimável a aviação, permitiu não só que muitos pudessem voar, como em alguns casos, até mesmo numa altura impensável para seus talentos.

* foto by arquivos do Gothe Gol

PRIMEIRO ROUND


Não foi possível assistir, mas certamente o Editor do Gothe Gol teria dado um grande pulo quando Olic já nos acréscimos colocou justiça no placar e a virada do Bayern de Munique na Allianz Arena diante do United do fabuloso Rooney. Certamente alguma frase imprópria teria dito o Editor, mandando os "ingleses" para algum lugar inóspito.

Mas o futebol é maravilhoso por estas situações, afinal imaginar que contamos histórias que não poderão se repetir é muita ingenuidade, o futebol é apenas uma história impossível de ser contada sem improvisos. O Bayern jogou num 3-5-2 ofensivo, tendo até mesmo Altintop como ala pela direita, mas um limitadíssimo Pranjic pela esquerda, e sem Robben.

O gol de Rooney sem marcação e o empate de Ribéry de bola parada foram frutos de desvios, Olic teve a atenção que Evra deveria ter tido e fez o gol da vitória (foto). Não resta dúvida de que o Manchester tem condições de sobra para reverter a desvantagem momentânea no Old Traford, mas a ausência de Rooney que saiu machucado e fica um mês fora pode pesar. O Bayern tem a seu favor a estatística, mesmo com a tragédia de 1999 na Champions League, e os ingleses tem todo o direito de sonhar em eliminar os Bávaros e continuar a tentar alcançar o Bayern e o Ajax em número de conquistas na Copa dos Campeões do continente europeu, ainda este ano.

O maior torneio euroupeu tem um Penta-Campeão (títulos contínuos), o Real Madrid em 56, 57, 58 , 59 e 60, além de ter sido Campeão em 66 e 2000. Existem dois Tri-Campeões (títulos contínuos), o Ajax 71, 72 e 73 e que ainda foi Campeão em 95, e o Bayern de Munique em 74, 75 e 76 e que foi Campeão também em 2001.

O Real Madrid é o maior vencedor do continente com 8 conquistas, contra 6 do Milan. O time inglês mais vezes Campeão é o Liverpool com 5 canecos. O Barça assim como o United luta pelo Tetra-campeonato nesta temporada.

* foto by fc bayern.de

XXº CAMPEONATO LOURENCIANO

No próximo dia 08 de abril inicia a 20ª edição do Campeonato Lourenciano em São Lourenço do Sul/RS, terra do tradicional Lagoão. Os jogos acontecerão as quintas à noite e nos sábados à tarde. O Gothe Gol oferece um aperitivo para os internautas com imagens do Troféu Edilberto Hammes vencido por Claudio Colares no último sábado, matéria em post que publicamos aqui na segunda-feira no BREAKFAST NA REDAÇÃO. Claudio o atual Campeão é favorito, buscando o Tri-Campeonato.


Dr.Hammes (camisa da Alemanha) e os premiados


Lobato (de vermelho) enfrenta Franz

* fotos by Luis Felipe Lobato

LANCES RÁPIDOS

* O 14 de Julho deixou escapar depois dos 40 minutos em Bagé a classificação a 2ª fase da segundona Gaúcha. Vencia por 1 gol (Dudu), marcado no 1º tempo quando o Dudu do Guarany empatou depois de um escanteio, em jogo de muita adrenalina com bola no poste dos bageenses já nos acréscimos. O Leão não venceu por pouco e lutará pela classificação em casa na última rodada diante do Grêmio Bagé. Achei muito engraçado chamarem o Estádio do Guarany de Antônio Magalhães Rossell. É Estrela D'Alva e pronto.

* As 19:30 hs o Grêmio joga com o Votoraty pela Copa do Brasil no Olímpico. Vamos combinar que não precisava, pois era um adversário para já estar eliminado.

* Não há a menor dúvida de que o nosso Zequinha é melhor do que o Zequinha dos uruguayos. Para quem quer a permanência de Fossati, o Beira-Rio exibiu ontem um belo resultado.

* Dia da 2ª rodada da Copa Acanguaçu em Canguçu.

* O Real Madrid de Antonio Carlos venceu por um gol o Sporting de Lucas e é o primeiro semifinalista do Torneio Início da Light do Rio de Janeiro. Outro semifinalista já definido é o Benfica de Claudio que nos penais eliminou o Bayern de Meruzzi, após empate sem gols no tempo regular. Outros dois jogos das quartas estão atrasados e a tendência é de acontecerem na próxima terça após o feriadão de Páscoa.

* Fronteira é o destino do Editor neste feriado de Páscoa. Uma boa olhada nas camisas do 14 de Julho de Livramento, Nacional de Montevideo e da Celeste uruguaya está na programação.

* Cada vez melhor a página de Cristian Costa, leitura obrigatória para quem quer um texto inteligente, divertido e diferenciado. O blog do Cristian está linkado aqui no Gothe Gol nas DICAS em nossa barra lateral.

* O Grêmio estará presente no Estadual Sênior de Futmesa agora em abril, não há a menor dúvida, como esteve no Estadual de Equipes de liso em Pelotas e estará no Individual liso em maio igualmente. O Grêmio se desvincula da FGFM apenas no final de mês de maio, conforme acordado entre botonistas e a Direção do clube.

* Sexta no REVISTA tem a dica da Gabi, cinema com a Sassa Cravo, futebol no campo, na mesa e na TV, é só conferir.

Saudação especialíssima aos novos amigos de Baku, fazendo a estréia do Arzeibaijão no Gothe Gol, Emerainville na França e ainda São João da Madeira e Figueira da Foz em Portugal. Um abraço aos internautas de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Erechim, Canoas, Novo Hamburgo, e São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Blumenau e Rio do Sul em Santa Catarina, Curitiba, Londrina, Cascavel e Apucarana no Paraná, São Paulo, Americana, Presidente Prudente e Santos em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Cuiabá no Mato Grosso, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte e Juiz de Fora em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Londres no Reino Unido, Miami Beach na Flórida (EUA), Edmonton no Canadá, Huelva na Espanha e ainda Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia e Alverca em Portugal.

8 comentários:

Unknown disse...

Gothe, tu tem toda a razã: ainda bem que esse caras são cada vez menos...a gente tá respirando um ar bem mais puro!!

que pena que eles ainda insistem em azucrinar, mas a gente segue gostando de jogar futebol de mesa apesar deles e olha que graças a eles já acabou o metropolitano....

essa conta tá como a da minha mãe, mas é o cristian que tá escrevendo

abraço e dá-lhe Grêmio!!!!

Unknown disse...

O bobalhão de riso fácil,a hiena do botão nunca me enganou.Gente assim já ferrou o Breno em Bagé a muitos anos atrás,o Degani em Guaíba numa Taça e tem tantos exemplos dessa gente que não pensa em futebol de mesa.Sem essa balela de vídeo game e PC sei lá mais o que.O botão quase desapareceu por causa dessa gente mal intencionada.Mas o Vinhas tá arrumando a casa e eles tão mordidos.Parabéns ao pessoal do Grêmio que tá lutando pra jogar e é uma vergonha esse tipo de coisa.Grande páscoa a todos e vamos a luta.

Unknown disse...

Agora todos já conhecem o vilão do futebol de mesa no nosso estado. Enquanto que o pessoal do Porto Alegre escreve uma página muito bonita de superação, união e força de vontade unicamente para seguir jogando o esporte que amam, a certa hiena tenta estragar tudo apenas para satisfazer seu ego de proporcionar problemas para seus supostos desafetos e pela inveja de não conseguir admitir que hoje temos no comando na federação uma pessoa muito melhor esclarecida, preparada e que pensa de verdade do crescimento do esporte.
Temos que lamentar que ainda possa transitar em nosso meio idéias tão retrógradas e revestidas com total caráter maldoso. Ainda bem que são poucos. Uma boa páscoa para todos e principalmente para os simpáticos e famosos "sem tetos", que mesmo estando humildes procurando seu espaço, continuam incomodando muita gente mal intencionada.

Unknown disse...

O rapaz que foi presidente antes do Vinhas foi o melhor presidente que a federação já teve.

Ops ! Hoje é 1º de abril !!!

FUTMESA-TOTAL disse...

Ainda bem que a gestão do presidente passado foi curta e graças ao seu fracasso no comando ninguém permitiu a reeleição.
Com mais 3 ou 4 anos da figura na presidencia o nosso futuro seria voltar a jogar só nas garagens.

FUTMESA-TOTAL disse...

Que tiro no pé deu o ex-presidente da federação. Só mostrou para todo mundo do futebol de mesa quem sempre procurou atrapalhar o bom convívio e o crescimento do esporte. Ninguem precisa deste sujeito em nosso meio.
Parabéns a este editor que sempre tentou abrir os olhos de quem estava cego.

CACO disse...

Bela homenagem ao Paulo Schemes, para mim o mais bonito futebol de mesa do RS, agressivo, criativo e sobretudo competitivo sem jamais perder a lealdade, qualidade um pouco em falta em varias mesas. Assim como ele outros merecem nosso respeito,admiração e agradecimento por haverem trazido o FM até aqui, mesmo com as concorrências referidas. Vamos investir e dar voz a quem trabalha pelo FM, sem gastar tempo com quem nada ou pouco contribuiu para nosso esporte.
Chega de ranço quem passou passou, e devem apenas servir de exemplo do que queremos ou não para o futuro.

Unknown disse...

Pô meu irrrmão, vocêssss tem cada mala aí no sul que só vendo.Ciúmesss de homem é dose brother.O Vinhasss que se cuide.Me dizzzz,essa mala vem pro Rio quando?Nósss já temosss o Garotinho tentando voltarrr,era só o que faltava.Boa pássscoa.

Apertosssss do Pet