segunda-feira, 29 de março de 2010

BREAKFAST NA REDAÇÃO


Brasília - Amanheço na capital federal, e confesso que ao contrário de muitos que dizem odiar uma cidade em tese sem alma, gosto muito do invento de Juscelino Kubitschek. Considero Brasília mais bonita à noite, mas tem lugares agradáveis para todos os gostos. A ponte JK é de uma arquitetura sem igual, aprecio muito a Cataderal (foto by Gothe Gol acima), a feira de artesanato da torre da TV para todos os bolsos, e o Pontão do Lago Sul onde destaco o restaurante Bierfass, de frente para a lagoa, aí sim, o metro quadrado onde mais carros Ferrari vi na minha vida, embora o investimento sempre acabe valendo.

Mas será um bate-volta para reunião no Ministério do Esporte fora da esplanada dos Ministérios na asa norte, que já estou acostumado a fazer nestes 20 anos de viagens a cidade, desde quando vim a um seminário na sede da Caixa Federal em 1989. O único Shopping era o Nacional e havia mais terra vermelha do que qualquer outra coisa para olhar. Mas o Web-leitor tem hoje uma super-edição do BREAKFAST NA REDAÇÃO e terá muita coisa para olhar, boa leitura.

IMAGENS DO ESTADUAL

Numa gentileza do Presidente da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, Marcelo Vinhas, recebemos na redação do Gothe Gol algumas imagens do Estadual de Equipes liso, clicadas por Daniel Maciel e Juarez Fuão. Confira.


Presidente Vinhas na divulgação do campeonato


Os Campeões da Academia


Caxias foi vice-campeã


Pelotense e o bom 3º lugar


COP foi o 4º colocado


Zilber saiu Campeão

CLAUDIO COLARES CAMPEÃO NO LOURENCIANO


Claudio Colares (foto), foi o Campeão do Troféu Edilberto Hammes que abriu a temporada oficial do Grêmio Esportivo Lourenciano em São Lourenço do Sul/RS, acontecido no sábado e que contou com fundadores da entidade como Nélson Ferreira de Montenegro e Franz de Pelotas. Também participaram Jáder Morales, Ochôa e Edison Rodrigues. Na sequência a classificação final.

Campeão - Claudio Luiz Colares
Vice-Campeão - João Armando Ochôa
3º Colocado - Edison Rodrigues
4º Colocado - Eduardo Iepsen

* foto by Grêmio Lourenciano

GILVANI SEGUE LÍDER EM PASSO FUNDO

O Futmesa Gaúcho seguiu firme no final de semana além do Estadual de Equipes do liso em Pelotas. Assim com o GEL em São Lourenço, a ABP de Passo Fundo teve movimentação com mais uma rodada do Campeonato Municipal. Gilvani é líder isolado com um jogo mais que o vice-líder Antônio, já Pedroso caiu para a 3ª colocação. Veja os jogos e a classificação.

Gilvani 0 x 0 Pedroso
Porto 1 x 0 Hélio
Julinho 1 x 0 Antônio

Antônio 3 x 0 Paim
Hélio 1 x 0 Fontana

Gilvani 3 x 0 Gilberto

Paim 3x1 Gilberto

CLASSIFICAÇÃO dos 6 primeiros

1º Gilvani com 16 pontos em 8 jogos;
2º Antônio com 14 pontos em 7 jogos;
3º Pedroso com 13 pontos em 6 jogos;
4º Paim com 12 pontos em 6 jogos;
5º Hélio com 9 pontos em 8 jogos;
6º Julinho com 8 pontos em 5 jogos.

LOBÃO NA BRIGA PELAS QUARTAS


Enquanto os botonistas confraternizavam no Estadual de Equipes de liso, o Pelotas batia na Boca do Lobo ao Santa Cruz por 1 gol e ingressava na vaga as semifinais de sua chave no Gauchão. Se o Universidade bater hoje o São José, algo pouco provável, quem deixa a zona de classificação é o Inter.

Simpatizante do Lobão em Pelotas, venho travando uma guerra de cornetas com o Xavante comentarista Vinicius Sinott da Rádio Guaíba, morador do Laranjal e meu colega de trabalho, pois afirmo que o Pelotas é um bom time e poderá finalizar entre os 4 melhores o campeonato regional. Ele afirma o contrário, é claro.

A nota triste fica por conta que meus colegas botonistas do Grêmio não encontaram nem mesmo na loja do Lobão uma camisa amarela do Pelotas para a coleção do Editor. Não havia o famoso tamanho cerveja (GG). Não desisti.

* foto by clic RBS

GRANDE LUCA TONI


Luca Toni (a direita na foto com De Rossi) marcou o gol da vitória da Roma no sábado no clássico diante da Inter, que deixou o time da capital italiana a 1 ponto da própria Internazionale na briga pelo scudetto 2010. Mais um prêmio para o técnico holandês Van Gaal do Bayern que o mandou embora, como mandou Lúcio para a Inter e Zé Roberto para o Hamburgo. O Milan empatou em casa com a Lázio sem Ronaldinho suspenso, e perdeu a chance de igualar-se a Roma no calcio.

* foto by Terra

REFERÊNCIAS


Pela manhã do chuvoso domingo, dei uma espiada em Napoli e Catania para matar a saudade de Maxi López (foto), hoje no Catania. Gosto sem dúvida do chamado homem de referência e sem o qual o Grêmio não vive. Jogadores como Luca Toni, Loco Abreu, Maxi, Kuranyi e alguns outros. Quem tem William só pode mesmo viver de saudades.

O SCHALKE 04 DE KURANYI E BERNARDO


Essa vai em homenagem a Bernardo Gothe, pois o time de Gelsenkirchen fora de casa na BayArena bateu com 2 gols de Kuranyi (foto) ao Leverkusen. Meu pai, o falecido jornalista e fotógrafo Bernardo Gothe era torcedor do Schalke 04 que assumiu a liderança da Bundesliga com 2 pontos mais do que o Bayern München, que as vésperas do confronto diante do United pela Champions League, tropeçou em casa e tomou uma virada do Stuttgart, perdendo a liderança da competição.

O Schalke 04 tem 7 títulos alemães, mas o último em 1958 o que cria grande expectativa na Bundesliga, o mais sensacional campeonato nacional entre os europeus, e também o de melhor público já a duas temporadas. O Leverkusen perdeu para os azuis reais sua 1ª partida em casa este ano. Já o Bayern além de deixar a ponta da tabela não deve ter Robben e Ribéry lesionados no primeiro confronto da quartas da Champions, problemas para o complicado treinador Louis Van Gaal.

* imagem by kicker.de

CERRO DERROTÓ A NACIONAL 3 A 1 EN EL TRÓCCOLI


Cerro derrotó a Nacional 3 a 1 en el estadio Luis Tróccoli. El conjunto villero alcanzó la cuarta posición en el Clausura pero sigue lejos de los puestos de clasificación a los torneos internacionales.

As vésperas do encontro novamente fora de casa contra os colorados pela Libertadores, o Cerro chega com a moral de uma vitória diante de um dos grandes no Clausura uruguayo. O Zequinha de Montevideo pode complicar o time de Fossati. O Peñarol bateu o Defensor e é o lider, com Fênix em 2º e o Nacional na 3ª posição.

* texto em espanhol e foto by El País

LANCES RÁPIDOS

* Os colorados podem interromper a sangria depois de levarem mais um chocolate as vésperas da Páscoa diante do Caxias. Basta bater o Zequinha uruguayo na próxima semana, afinal o Cerro é inferior tecnicamente ao nosso Zequinha e ao Caxias, embora guerreiro. Volto a dizer, a arrumação do time da Beira-Rio passa pela saída de Guiñazu do time, que engana com sua correria e dedicação bem ao gosto do torcedor, mas passa mal, lança mal, não sabe finalizar, e pior, desarruma a marcação sendo voluntarioso e abrindo buracos no time. De quebra o visual do volante argentino é de doer, para não dizer ridículo.

* O Grêmio cumpriu tabela, manteve a invencibilidade no Olímpico, vai acertando o time e quebrando recordes (50 partidas invictas em casa). Se deu ao luxo de estrear o zagueiro Ozéia. Uma pena o Esportivo, já que se o Porto Alegre bater o Inter-SM em Santa Maria nesta segunda, o time de Bento Gonçalves junto com o Avenida de Santa Cruz estará rebaixado.

* No domingo à tarde que insistiu em ser molhado pela chuva fina, aproveitei para matar a saudade do Boca de Riquelme e Palermo, e ver pela primeira vez Luiz Alberto, zagueiro ex-Inter e Flu com a camisa dos bosteiros. Valeu também pela narração da TV Pública argentina com os "tiro de esquina" e "pelota quieta". Os funebreros do Tchaca (Chacarita Juniors) como chamava o narrador, golearam por 4 a 1 de virada jogando em casa no Villa Maipú en San Martin na grande Buenos Aires. Pobre Boca.

* De canto de olho como dizemos por aqui, olhei como foi o duelo entre Nilmar do Valladolid e Luis Fabiano do Sevilha pelo espanhol. No José Zorrilla em Valladolid, Nilmar brilhou com a assistência nos dois primeiros gols da virória por 3 tentos. A bola sempre chegou quadrada a Luis Fabiano, mas ele perdeu duas boas chances.

* Falando em ver futebol, vou perder os dois grandes jogos que esperam o Bayern de Munique nesta próxima semana. Amanhã na Allianz Arena em Munique diante do United pela Champions League, e no sábado na Veltins Arena quando fora de casa enfrenta o novo líder da Bundesliga, o Schalke 04, jogo que poderá encaminhar o Campeão. Compromissos profissionais e viagem, me tiram a oportunidade de vê-los.

* Mesmo se muita chance de preparo, o Editor vai levar o 14 de Julho de Livramento em sua nova versão para o Estadual Sênior e de Juniores que acontece de 16 à 18 de abril em Porto Alegre.

* E-mails vem chegando dos botonistas do PORTO ALEGRE confirmando que aguardarão o tempo acertado para jogar no Geraldo Santana, mesmo sacrificando na prática um semestre.

* Acontecerá contato a partir da terça com os amigos do Círculo Militar para realização de torneio de cavados na sede da Dona Inocência no dia 10 de abril. Também torneio com os amigos do CM no liso, está sendo ajustado.

* Gremistas com desejo de participar do estadual no Sênior devem se manifestar através do endereço gothe@terra.com.br uma vez que as incrições se encerram no dia 06 de abril.

* O Flu foi melhor na 1ª etapa, mas levou um gol em um escanteio, perdeu o volante Leandro Euzébio expulso, e levou 3 a 0 do Vasco comandado por Carlos Alberto de bom futebol. O resultado com o interino ex-zagueiro Gaúcho no comando técnico, segura a crise vascaína. Fred fez muito falta ao Fluminense.

* A Taça Rio termina de forma bem interesante sua fase classificatória no próximo final de semana, principalmente no grupo 2, onde o Bota está virtualmente classificado, e Vasco e América brigam pela segunda vaga nas semi. Destaque para a entregada do "craque" Rafael Carioca quase empatando para o Flu, quando o Vasco tinha a vantagem de um gol.

* Na segundona Gaúcha o Leão da Fronteira segue sua via-crusis em plena semana santa, e continua sem vitórias no returno da 1ª fase. Perdeu para o Rio Grande por 2 gols fora de casa, teve o goleiro Julio Cesar expulso em penalte marcado pela arbitragem, e agora na próxima quarta-feira recupera jogo atrasado em Bagé diante do Guarany no Estrêla D'Alva. No domingo jogará em casa diante do Grêmio Bagé no encerramento da fase. Com a péssima campanha no returno, a classifcação a 2ª fase está ameaçada para o 14 de Julho. O desesperado Brasil de Pelotas enfrenta hoja na chave o Guarany de Camaquã.

* Para quem gosta de futebol, nesta segunda tem Loco Abreu diante do Boa Vista pelo carioca às 19:30hs (PPV) completando a 7ª rodada e River Plate diante do Argentino Juniors pelo Clausura argentino (canal 146 da NET - TV Pública argentina). Segunda é um dia sem tradição de transmissão do futebol na TV no Brasil.

* Para fechar, a sopa do final de semana ficou por conta do goleiro Luis Carlos do Monte Azul diante do Santos com trapalhadas antológicas para a história do futebol. Luis foi cedido por empréstimo pelo Internacional Gaúcho ao time Paulista que se encaminha de volta para a segundona. Clemer, Lauro e agora Abbondanziere (o braço curto no 2º gol do Caxias é uma pérola), já montam uma bela escola.

Minha saudação especialíssima aos amigos Rafa Tosh, Marcelo Vinhas, Paim e Luis Felipe Lobato, sempre colaborando com o Gothe Gol e aos novos internautas de Floresta em Pernambuco, Viçosa no Rio Grande do Norte, e Berchem na Bélgica. Um abraço aos Web-leitores de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Bagé, Candiota, São Lourenço do Sul, Lajeado, Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Concórdia, Blumenau, Joinville, Sombrio, Chapecó e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba e Cornélio Procópio no Paraná, São Paulo, Ribeirão Preto e São José dos Campos em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, Goiânia em Goiás, Brasília no DF, Belo Horizonte em Minas Gerais, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Natal no Rio Grande do Norte, São Luis no Maranhão, Belém no Pará, Londres no Reino Unido, Osaka no Japão, e ainda Lisboa, Porto, Leiria, Viana do Castelo, Portimão, Beja e Braga em Portugal.

Nenhum comentário: