quarta-feira, 24 de março de 2010

GRANDES JOGOS DO MARACANÃ


Sempre fui um apaixonado pelo futebol. Se há um jogo para rolar, não importa onde eu esteja, lá vou eu atrás da bola, mesmo que apenas no olhar. Pode ser no bar da esquina numa velha TV de 14 polegadas, num pub com um telão, no Estrela D'Alva em Bagé ou no João Martins em Livramento, na Montanha dos Vinhedos em Bento Gonçalves ou no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no Colosso da Lagoa em Erechim, no Olímpico Monumental ou no Passo D'Areia em Porto Alegre, no Atílio Paiva em Rivera ou é claro, no incomparável Maracanã no Rio. O Maracanã que será palco da final da Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Pode ser numa revista ou jornal, numa mesa do nosso botão ou num livro recheado de imagens, letras ou ficção. Pode ser no site da Bundesliga, nos blogs dos amigos ou mesmo no Gothe Gol. Pode ser num bate-bola num campo de areião ou no trabalho com uma Copa do Mundo nas mãos. Futebol sempre.


Aqui no Gothe Gol já teve série especial sobre as histórias do Futmesa, entrevistas com botonistas, arquivos históricos sobre o esporte, a cada competição um show de imagens e no futebol os grandes times, o Grêmio de Felipão, o Palmeiras de Osvaldo Brandão, o Flu de Francisco Horta, eles do Rubens Minelli, o Galo de Telê Santana.

Nas andanças pelo Brasil, fomos conversando com muitos personagens ligados ao futebol, técnicos, jogadores, empresários, jornalistas, dirigentes, e acumulando dados, informações, literatura, registros e muito mais. Vamos dividir com os internautas numa nova série especial, mais uma destas obras, "GRANDES JOGOS DO MARACANÃ", de autoria dos jornalistas Roberto Assaf e Roger Garcia.


Vamos contar a história retratada por eles de partidas que mais do que grandes espetáculos, povoam a recordação de quem as viveu e viu, e a imaginação de quem só pode lê-las nas páginas que resgatam suas emoções.

Aqui estarão Brasil e Paraguai pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970 que reuniu o maior público da história do Maracanã, a vitória do Flamengo sobre o Honved da Hungria em 57 num amistoso, a conquista do mundial pelo Santos em 63 contra o Milan, os 6 a 0 do Botafogo contra o Fla em 72, o Flu com Assis carrasco do Mengão em 83 e 84, a vitória do Brasil sobre o Uruguay na Copa América de 89 e tantos outros jogos.

Claro que a publicação tem um forte sotaque carioca, não poderia ser diferente, jogos diante de Gaúchos aparece apenas um, com vitória do Fla sobre o Inter em 87 pelo brasileiro, afinal o Maraca é meio que a casa do Grêmio e os Tricolores só perdem quando fazem uma forcinha, por motivos bem definidos. Ficaram neste caso sem o que historiar numa visão um pouco mais tipo carioquês.

Mas assim mesmo não se vê perdido o valor histórico dos textos que contam com comentários de Tostão, de Gerson, Luiz Fernando Veríssimo, Zagallo, Armando Nogueira, Pelé, Jairzinho, Márcio Guedes, Fernando Calazans, Roberto Dinamite, Rivelino, Carlos Alberto Torres, Romário, Zico, Parreira, Juca Kfouri, Pet e até do Editor do Gothe Gol, que fechará a série com a vitória do Grêmio na decisão diante do Flamengo no Maracanã no Brasileiro de 2009, o do ano passado, jogo que não está na publicação, na realidade uma ajudinha aos autores. Ou o Web-leitor tem alguma dúvida de quem ganhou aquela partida ?

A estréia de "GRANDES JOGOS DO MARACANÃ" aqui no Gothe Gol, acontece em breve, acredito que no feriado de Páscoa, ou até antes disso. Os jogos não guardarão uma ordem cronológica e poderemos ir de 75 à 63 com a mesma naturalidade que a nossa imaginação e recordação nos permite ir de 94 à 2008, em altíssima velocidade. Até lá.



Hoje é dia de conferir NA AVALANCHE com Rafa Tosh no Gothe Gol. Estará publicado em mais esta rodada dupla do Blog às 13 hs.

4 comentários:

CACO disse...

Caro Gothe, como este blog se caracteriza pela liberdade de expressão, aí vai meu protesto e discordância. acho que já fizeste muito em divulgar esta "pérola" da lireratura nacional mencionada na matéria de hoje. Mas para quem se intitula grandes jogos e não falar das chinelada recebidas de Gremio (x Flamengo), Inter (x Fluminense), Santo André (Flamengo?), Paulista de Jundiaí (Flu)América Méx. (Fla), não merece tanto ibope.
Caco

Rafa Tosh disse...

E sem esquecer da maior delas, o maracanaço de 50 contra o Uruguay.

GOTHE disse...

Prezado Caco,

Aqui no Gothe Gol todas as boas idéias são incorporadas e os protestos e críticas aceitos. Como já anunciei que vou incorporar a obra a final de 2009 entre Fla e Grêmio, nada impede que outros jogos sejam agregados a série. Portanto, assim como Gerson, Tostão, Juca Kfouri e outros, você já está antecipadamente convidado a participar da postagem que falará da vitória do teu Inter diante da máquina Tricolor do Francisco Horta em 2005, seria uma honra para o Blog, espero que aceites. Mas o livro é realmente um documento histórico e apaixonante para quem gosta de futebol e por isso vamos publicar a série que tenho certeza os internautas vão gostar muito. Ao Rafa um aviso, o Marcanazo vai parte da publicação do livro, é que apenas citei alguns exemplos.

Um grande abraço,
Gothe.

CACO disse...

Ok. Desafio aceito.