terça-feira, 9 de março de 2010

OS VINHOS, AS SAFRAS E AS UVAS

Nos últimos anos a Franzen de Porto Alegre resgatou para a capital vitórias importantes no Futmesa Gaúcho, após algum tempo de amplo domínio da zona sul do Estado. Desde que a AFUMEPA deixou de ser protagonista das competições, talvez exceção feita aos torneios de sênior, Porto Alegre ficou sem um grande ator no cenário do esporte. O Círculo Militar já conquistou uma Taça RS e tem um grupo cada vez mais forte, o Grêmio importou os Campeões Brasileiros Victor e Gilvani sem maior sucesso, mas é a Franzen que desde 2006 figura entre as 4 melhores do equipes de cavados, com 2 títulos inclusive, que conquistou a Taça RS, e até mesmo no sênior foi campeã. Se lhe falta algo nos cavados é tão somente um melhor desempenho no estadual individual, mas potencial para isso não falta, pode ser na atual temporada mesmo. Em 2009 teve um ano espetacular.

Mas é incrível como o Futmesa Gaúcho de fato gravita em torno de Pelotas e Rio Grande, na tradição de suas entidades, num Futmesa de raíz, sem grandes absorções de jogadores de outras regiões ou clubes para consolidar sua força, quase um espaço "basco" do botonismo. A impressão em relação a zona sul do Estado, é de que o Futmesa brota da terra. Porto Alegre herda alguns de seus jogadores, assimila o qualificado espólio da Riocell/Aracruz de Guaíba, traz gente de Passo Fundo, mas desde o enfraquecimento da AFUMEPA, embora conserve a tradição de sua história, não tem um núcleo semelhante, nato.

O Polônia abre e fecha na regra brasileira, os Caixeiros traçam o mesmo caminho, Inter e Grêmio apresentam o fator "sanfona", e todos eles terminam em maior ou menor proporção tranformando-se no Inter que virou Franzen, que virou Círculo, no X que voltou para ser Franzen, no GEVI que virou Grêmio que virou Porto Alegre, enfim. Longe da construção de uma história, de uma identidade, é uma colagem, que amanhã ou depois poderá ser novamente outra.

Mesmo quem não estava na ativa na zona sul tem um tempêro que talvez os anos possam trazer a capital, falamos de Canguçu, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento. Há em algumas conquistas deles na zona sul, o diferencial como é o de abrir uma garrafa especial de um vinho nobre, e não um exemplar de boujulais, onde foi preciso no laboratório cruzar variedades para agradar um paladar mais apressado.

Todas as vitórias são justas e merecidas, mas o Grêmio Barueri que hoje é Grêmio Prudente, o J.Malucelli que hoje é Corínthians do Paraná, a Ulbra que é o Universidade, o Cruzeiro que decidiu um título mundial no Japão com Bebeto, Donizete, Gonçalves, enxertos de última hora, carecem de uma magia que só pode ter berço na origem, e que raramente troféus e medalhas conseguem alimentar.

Talvez alguém se surpreenda com repetidos espaços que falam do COP, Riograndina, Academia, Pelotense, enfim. Todos merecem espaços na divulgação do esporte e assim tem sido no Gothe Gol, mas percebo também por parte dos Web-leitores que os ventos que sopram do sul, além de vitórias e prêmios, trazem uma parte da história diferenciada, páginas de camisas que não somem ou reaparecem com outros personagens, e que por isso mesmo de fato, encantam.

VINHAS CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO DE LISO


Depois de alguns campeões nos cavados, a temporada de 2010 apresentou o seu primeiro Campeão nos lisos no Rio Grande do Sul. Nenhuma surpresa, pois foi Marcelo Vinhas batendo a Alexandre Gomes na decisão do Torneio Início da Academia de Pelotas.

Vinhas superou Juarez nas semifinais e Alexandre passou por Renato. Vinhas hoje ao lado de alguns jogadores da AFM Caxias, que se dedicam exclusivamente a modalidade, é um dos melhores botonistas de liso do Estado.

Em primeiríssima mão, o Gothe Gol informa o time de liso da Academia para o Estadual de equipes que jogará em casa de 26 à 28 deste mês. Vinhas, Augusto, Mateus e Zilber vestirão a camisa verde dos donos da casa. São favoritos ao lado dos caxienses.

COP APOSTA EM ZÉ MELLO COM A SAÍDA DE MORAES

Ninguém é insubstituível, e notícias chegam a redação do Gothe Gol, de que Zé Mello que foi destaque de 2008 e 5º colocado em 2009 deverá jogar o equipes de cavados pelo COP substituindo Moraes. Zé Mello igualmente é favorito para jogar o sênior este ano. Botonista pouco badalado, no entanto é conhecido como de técnica apurada, e que se usar de mais concentração, com certeza será um dos grandes destaques do Círculo Operário Pelotense nas competições externas.

LANCES RÁPIDOS

* O Leão da Fronteira do Editor seguiu para Rio Grande ontem, já que Manoel Gonçalves retornou de sua temporada na praia do Cassino.

* PORTO ALEGRE confirma Rafa Tosh e Moreira nos lisos, e Cristian Costa, Victor Mecking e Gothe nos cavados do Torneio Aberto Cidade de Porto Alegre que acontece no CM neste próximo dia 20. Segue aberta uma vaga nos lisos.

* A nova entidade confirma o empréstimo das mesas que o CM entender necessárias para a realização do torneio de aniversário de Porto Alegre.

* Junior do Círculo Militar que cumpre agenda profissional no Rio de Janeiro, onde visitará o futebol dos 4 grandes cariocas, Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo, ganhou "missão" especial, e gentilmente trará uma camisa do Bota de Loco Abreu para a coleção do Editor. Desde já cabe o agradecimento.

* Terça promete movimento no Futmesa Gaúcho com a sequência da Copa Senador Ávila de lisos no CM, o Torneio Abertura da Franzen e o Torneio Início de Canguçu.

* Jornalista Vinicius Sinott, morador do Laranjal em Pelotas, deu má notícia para o Editor nesta segunda. O Cruz de Malta, o mais tradicional, fecha as 16 horas do sábado em Pelotas, abrindo à noite na sexta-feira. Comissão técnica da equipe do Grêmio que disputará o estadual de lisos já havia definido o Cruz de Malta como sua concentração. Todo o trabalho pode estar comprometido. Quem conhece os copos sabe disso.

* Preocupa muito a redação do Gothe Gol a péssima campanha do Esportivo de Bento Gonçalves no Gauchão. Ontem levou 4 a 2 em casa do fraco Avenida de Santa Cruz e a ameaça de rebaixamento é total, pois ocupa a última posição na classificação geral, quando caem os dois últimos da tabela. Para quem tem a estrutura da Montanha dos Vinhedos, é um caos absoluto. Torcedor antigo do clube, desde os tempos de Neca, Carlão, José, Laírton, Reginaldo e do falecido goleiro Gasperin, o temor de um desastre é grande.

* O BREAKFAST NA REDAÇÃO de ontem estabeleceu novo recorde de acessos no Gothe Gol em baixa temporada, empatando com a última quarta-feira, dia de coluna de Rafa Tosh. Mais do que isso, igualou a 2ª melhor marca de uma alta temporada. A editoria já está curiosa com o números que virão no inverno, com a temporada regular, competições da FGFM e as novidades que começam a ser programadas para mais uma nova etapa do Blog.

INTERVIEW NO GOTHE GOL - PELOTENSE


A Pelotense em determinado momento das últimas temporadas, foi considerada acabada e extinta por muitos botonistas Gaúchos. Seu fechamento era inevitável. Com problemas internos de relacionamento perdeu jogadores, sofre com a falta de uma sede e viu os resultados de sua tradicional camisa e história minguar. O vice-campeonato de equipes nos cavados no ano passado mostrou que nem tudo estava perdido, e deu folêgo a um grupo necessitado de reação. A presença de Piruka entre os 4 melhores da última Taça RS teve o mesmo efeito sobre o time. Piruka também marcou presença nas semifinais de 2009 do estadual individual liso.

O Gothe Gol que sempre traz o Futmesa de todos os ângulos, e não só o dos resultados das competições, ou do peso dos botonistas que fazem o esporte, foi procurar entender um pouco da história recente da tradicional entidade da zona sul, e entrevistou Julio (foto) e Ítalo, que gentilmente conversam com os nossos internautas. Confira.

GG - A Pelotense é uma das mais tradicionais entidades do Futmesa do Estado. Por que sofreu um processo de diminuição nos seus quadros nos últimos tempos ?

Pelotense - A Pelotense completa 35 anos em 2010 e nunca parou suas atividades, com certeza é um entidade tradicional por sua historia e seus feitos, mas como toda familia, clube ou entidade tambem passou por momentos dificeis, até hoje não possui um sede própria e muitas vezes alguns sócios tiraram dinheiro dos seus bolsos para manter viva a APFM. Dentro desses aspectos citados houveram algumas divergências de opiniões que acabaram levando a alguns botonistas mudarem de entidade, outros pararam de jogar, alguns que saíram levaram outros e assim fomos diminuindo o nosso quadro. Mas hoje estamos recuperados dessa crise e com muita força para brilhar nas mesas do Estado e do País.

GG - Alguns valores estão hoje em outras entidades, é possível recuperá-los ?

Pelotense - Com certeza. A Pelotense é uma entidade muito amada por todos que já passaram por ela. Os botonistas que hoje não estão mais em nossa entidade tiveram seus motivos para saírem, sejam eles financeiros ou por afinidades, mas o clima nos últimos 3 anos na Pelotense tem sido uma maravilha e nós estamos de braços abertos para receber quem quizer compartilhar este esporte conosco.

GG - A partir do trabalho que está sendo realizado para a recuperação da entidade, o objetivo é recolocá-la de volta ao primeiro lugar do ranking ? E de que forma ?

Pelotense - Esse é só um dos objetivos, todos que praticam uma modalidade esportiva, desejam ser os melhores no que fazem e querem que seus clubes ou entidades estejam no topo, então é claro que queremos a cada competição estar na frente no ranking, principalmente agora que todos começam do zero na pontuação, e a melhor maneira que vemos de chegar a este nível é mantendo a parceria que temos entre nós, que nos deu nos últimos 3 anos um vice e um terceiro lugar no estadual por equipes, e investindo nos garotos que jogam o nosso campeonato interno, e nunca esquecendo das competiçoes individuais onde temos botonistas como Piruka, Júlio, Italo, Marquinho e Marcão e contando também com jogadores novos como Rui e o Leonardo que logo vão estar figurando no certame estadual. A forma é a mais simples, TREINANDO,TREINANDO E TREINANDO, com muita dedicação e claro respeitando todas as entidades, só assim conseguiremos estar no topo do ranking.

GG - Quais são os novos talentos da Pelotense, herdeiros de jogadores já consagrados ?

Pelotense - Olha, nós temos o Marcelo e o Matheus, são nossos dois técnicos que possuem idade de júnior e temos ainda o Rui e o Leonardo que citei anteriormente e ainda os que já de alguma forma são conhecidos no meio como o Italo, Marquinho e o Júlio.

GG - Quem é considerado por fator histórico o grande rival, o grande clássico da Pelotense ?

Pelotense - Não consigo enxergar uma grande rivalidade com outra entidade, mas nos últimos anos temos feitos grandes confrontos com a Franzen, COP e Riograndina, tanto no equipes quanto no individual.

GG - Qual o objetivo principal na temporada 2010 ?

Pelotense - O objetivo é unir cada vez mais o grupo, levar a gurizada no estadual e brasileiro, e claro fazer a Pelotense crescer cada vez mais no certame nacional.

GG - Qual a competição do calendário da FGFM que a Pelotense tem melhor características para vencer ?

Pelotense - Acredito que a Pelotense vá muito forte para o equipes livre, pois nós temos demonstrado muita união do grupo, acredito tambem no especial liso com o Piruka e nas demais competiçoes com certeza vamos entrar com espírito de luta e com muita vontade de vencer, para mais uma vez elevarmos o nome da APFM.

GG - Qual na sua opinião é hoje a entidade mais forte do Futmesa Gaúcho ?

Pelotense - Como entidade o grupo Franzen tem se mostrado muito forte.

GG - Quais os 3 melhores jogadores do momento de nosso Futmesa ?

Pelotense - Marcelo Vinhas, Luis Antonio Rodalles e Alex Degani.

GG - Como vê a expansão do esporte na internet ?

Pelotense - A internet chegou para facilitar as coisas para todo mundo e no nosso esporte não é diferente, a divulgação tem sido muito grande e com isso ajuda a fazer novos adeptos e traz alguns botonistas que haviam parado.

GG - Qual a expectativa da Pelotense quanto a gestão do Presidente Marcelo Vinhas a frente da FGFM ?

Pelotense - A expectativa é a melhor possível, sangue novo, cheio de vontade de trabalhar e querido por todos no nosso meio, não vejo pessoa melhor que o Vinhas para seguir e melhorar o trabalho que já vinha sendo feito.

PAULO PEDROSO ASSUME A PONTA DO MUNICIPAL 2010

O campeonato municipal de futmesa de Passo Fundo, promovido pela ABP, recém está em sua 4ª rodada do primeiro turno. Mesmo assim, a competição dá mostras de que será disputadíssima.

Na rodada realizada no último sábado, 06 de março, o destaque ficou com o atleta Paulo Pedroso, que com o seu Santos assumiu a liderança da competição com 9 pontos conquistados, em 12 disputados, ao vencer Edu (Palermo), pelo placar de 2 a zero.

Porém, Pedroso que se cuide, pois com a mesma pontuação, mas com um jogo a mais, aparece Gilvani Moreira (Guarani), que no sábado aplicou 3 a 1 em João Paulo (Grêmio).

Além destes dois jogos, o destaque também ficou por conta dos amigos de Tapejara, que neste ano, pela primeira vez estão praticando o futmesa na regra 1 toque. João Paulo, Edu e Juruna, jogaram três partidas cada. Foram essas as três primeiras partidas oficiais do trio, que já começou arrancando pontos dos passofundenses.

Juruna, que nem mesmo havia treinado nessa regra, arrancou um empate sem gols com Gilberto (Schalke 04). Edu por sua vez, aplicou 1 a zero em Kern (Juventus). Melhor ainda foi João Paulo, que venceu seu conterrâneo Juruna por 3 a 1, porém, seu maior destaque foi o empate sem gols com Antônio (Atlético de Madrid). Ao que tudo indica os tapejarenses, recém integrados a ABP, darão muito trabalho e em breve estarão disputando competições estaduais.

Após a rodada de sábado a classificação do campeonato para o Web-leitor

1º Pedroso (Santos) – 9 pontos

2º Gilvani (Guarani) – 9 pontos

3º Antônio (Atlético MD) – 8 pontos

4º Paim (Palmeiras) – 7 pontos

5º Gilberto (Shalke 04) – 7 pontos

6º Gilson (Inglaterra) – 7 pontos

7º Hélio (Internacional) – 6 pontos

8º Julinho (Grêmio) – 5 pontos

9º Porto (Porto) – 5 pontos

10º João Paulo (AHFM) – 4 pontos

11º Kern (Juventus) – 3 pontos

12º Edu (AHFM) – 3 pontos

13º Juruna (AHFM) – 1 ponto

14º Fontana (Internacional) – 0 ponto

Quarta é dia de NA AVALANCHE com Rafa Tosh, a expectativa do estadual lisos de equipes, o Grêmio de Silas e o clausura argentino estão na pauta.

A saudação especial desta terça fica com os novos amigos de La Coruña na Espanha, e ainda Julio e Ítalo do COP, Vinhas da Academia e Paim da ABP. Abraço aos internautas de Blumenau em Santa Catarina, São José dos Campos e Osasco em São Paulo, Nova Iguaçu e Niterói no Rio de Janeiro, Cuiabá no Mato Grosso, Colatina no Espírito Santo e Maceió nas Alagoas.

Um comentário:

Cristian Ferreira da Costa disse...

show de informações!!
muito legal!!