domingo, 28 de março de 2010

LANCE DE DOMINGO


A intenção de estrear o Leão da Fronteira do Editor no sábado, agora numa versão com as dimensões de Bayern e Flutmesa restou frustrada. Pior, perdemos com certeza o incomparável churrasco de entrecot dos amigos do Círculo Militar que nos convidaram.

Mas, uma equação complicada nos tirou da programação original e por muito pouco não evitou igualmente que fizéssemos, mesmo com dificuldades, a cobertura do Estadual de Equipes do liso de Pelotas.

Filha com virose, somado a um pontente vírus que se instalou no PC da redação do Gothe Gol, e ainda infindáveis contatos e articulações via telefone para acertos de nossa missão de amanhã a Brasília, tornaram o sábado uma segunda-feira de luxo.

A estréia do 14 de Julho a partir de agora fica sem data definida, já que a próxima semana está totalmente tomada. No horizonte ainda uma formatação do PC da redação, já que o problema de vírus foi apenas controlado, mas não resolvido. O entrecot está irremediavelmente perdido, mas pelo menos a Marina dá bons sinais de recuperação de sua virose, sem a necessidade de formatação. Isso é o mais importante.

LANCES RÁPIDOS PARA O ESTADUAL DE LISO

* Não fosse nosso colunista Rafa Tosh, e os internautas não teriam acompanhado o Estadual com a nossa tradicional cobertura completa. Já nos primeiros minutos deste domingo, passava seu último boletim, onde pela animada conversa de fundo, vários botonistas comemoravam mais uma integração. Obrigado Rafa ! Todos os Web-leitores agradecem.

* Falando em coberturas, elas ainda estão muito distantes de serem razoáveis para quem acompanha pela rede, embora o esforço. Não há até o momento desta publicação, uma única imagem dos campeões na rede. Não fossem as poucas linhas que publicamos, e teria sido um torneio "secreto". O Futmesa precisa mais para ser divulgado como merece e o Diretor de Relações Públicas da FGFM, Cristian Costa, já nos relatou planos para modificar esta realidade. Creio que o site da Federação, a comunicação da entidade com seus filiados e seu público, passa a ser prioridade. Este estadual aponta para isso.

* Já que desta vez o Zilber da Academia saiu Campeão, o bom humor dos botonistas que estavam em Pelotas disparou nova campanha, "O MOREIRA VAI SAIR CAMPEÃO". As informações que chegam é de que o lançamento da nova campanha com o botonista Gremista criou verdadeira comoção no jantar de encerramento do evento.

* Quanto a competição nas mesas, a Academia não frustrou os internautas do Gothe Gol na ENQUETE e confirmou seu favoristismo. Só não foi 100% porque empatou com o Grêmio em seu último jogo, e diga-se a bem da verdade, quando já tinha levantado o caneco com duas rodadas de antecedência. Venceu e venceu com sobras e na opinião do Editor, com a obstinação com que tradicionalmente trata os seus objetivos, poderá ser a número 1 da modalidade por um bom tempo.

* O que se espera de quem pratica já durante muito tempo uma única modalidade, é uma certa hegemonia pelo menos durante um longo período, enquanto os demais ajustam suas peças, é uma expectativa natural de quem vê de fora. Depois do título de Equipes em 2009 jogando em casa, a AFM Caxias foi vice também com sobras, porque exceção a Academia, se distancia muito em domínio da modalidade em relação as demais. Prova está que mesmo empatando com Círculo e Grêmio, ainda foi vice-campeã. Faltou Pizza, é verdade, mas seria a Campeã na conta inicial do Editor. Algo de positivo está acrescido a modalidade, pois agora já temos um clássico no liso Gaúcho, e por favor, não vamos confundir clássico com rivalidade.

* Grande campeonato da Pelotense, faltou apenas o resultado no confronto com a AFM Caxias para ter tido uma melhor sorte. Tem todas as condições de crescer muito na modalidade na próximas competições e fixar-se como uma das forças e mereceu a 3ª posição. Piruka, Ítalo, Marquinho, sem dúvida são grandes jogadores.

* O COP teve o mérito de chegar na zona de premiação, mas parece ser de Pelotas a entidade com menos vocação para a modalidade, visto a fortíssima tradição que possui no cavado. Não lhe falta craques, mas não acredito, tirando um ou outro jogador, que se dedicará de fato ao liso. Foi 4ª colocada no detalhe, superando nos critérios a AFUMEPA e o Grêmio.

* Talvez a entidade de Porto Alegre que tivesse mais condições de sair premiada da competição, fosse a AFUMEPA, vice-campeã em 2009, time de camisa e tradição. Com menos derrotas apenas do que o Círculo Militar que estreava na modalidade, ficou com um 5º lugar também nos critérios. A AFUMEPA talvez seja o Ronaldo Nazário deste momento, um pouco fora da forma que a consagrou, mas com muita experiência e merecedora do respeito de todos.

* A estréia desastrosa com a derrota para a AFUMEPA somada a empates que em torneios curtos em nada colaboram para uma boa campanha, impediram o Grêmio de repetir pelo menos o 4º lugar de 2009. O time mostrou irregularidade, na medida em que não sofreu derrota para nenhum dos times que terminaram premiados, mas caiu contra quem teria que ter vencido, caso desejasse melhor sorte. Mas é claro que não podemos desconhecer que com exceção a Roberto Borba, a última vez que os gloriosos Tricolores haviam visto uma mesa de liso, foi em 6 de dezembro do ano passado, na disputa da Copa Tricolor Gaúcho. E dos que estiveram em Pelotas, apenas Rafa e Moreira a disputaram. Faltaram Kuhn, Régis e Juliano com certeza, mas terminar na 4ª posição mesmo sem levar a premiação nestas condições, não pode exatamente ser objeto apenas de críticas.

* Os amigos do Círculo já merecem um prêmio de terem ido a Pelotas, pois estar lá me parece que é merecedor de premiação. Começando agora na modalidade, pois a pouco encerrou sua primeira competição no liso e com a capacidade de organização que a todos já demosntrou, sabemos que o Círculo se resolver de fato apostar na modalidade, não ficará apenas no discurso e em breve se tornará um time forte. Eu diria sem nenhum pudor que a 2ª edição do Estadual liso não teve um lanterna, teve fortes investidores. Estão de parabéns pela dedicação de sempre, e mais do que falar, por fazerem Futmesa todos os dias, nas mesas.

* Mais de 500 acessos no sábado falam tudo sobre o interesse dos internautas quanto ao Estadual que transmitimos, e que foi acessado também pelos amigos no local dos jogos e em mesas de bar da cidade anfitirã. Era o objetivo.

* Segunda é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO e direto de Brasília. Tema principal da viagem é a Casa Brasil que será erguida em Joahnesburgo para a Copa da África, onde ficarão representações das 12 cidades sedes da copa brasileira em 2014, e onde acontecerá no dia 11 de julho o lançamento oficial da logo do Brasil para 2014. Insenções fiscais, matriz de responsabilidades e PAC 2 também deverão estar na pauta das conversas, as de corredor principalmente. Aqui no Gothe Gol o nosso Futmesa, o futebol pelo país e pelo mundo e tudo o que é notícia que possa interessar ao meio botonístico estará na página desta segunda-feira. Até lá.

* foto by Gothe Gol

4 comentários:

Anônimo disse...

Vou discordar um pouco do Editor com respeito ao COP mas inicialmente gostaria de parabenizar a Academia pela organização e pelo Título! A equipe do COP foi montada no final de semana anterior ao campeonato, sem mesa de liso para treinar, visto que o fabricante ainda não entregou nossa mesa, apesar de termos a promessa de recebê-la antes do evento,conseguimos uma mesa com o Roberto, que não andava liso e na quarta-feira, vimos que nosso times não andavam pois adquirimos durante a semana do evento, passamos para fase da lixa, o meu que era 6,5mm de altura, deve estar com 5,5mm ficando mais ou menos liso rsrsrsrsrs.Este relato, estou colocando para pabenizar a Equipe do Cop, composta por Jeferson,L.Antônio,Fernando Ochoinha e eu.Conseguimos, mesmo que por critérios, chegar a premiação com todos os problemas e condições adversas.Então concluo que se treinarmos mais, também logo logo chegaremos a alcançar um título!
Parabéns ao Editor que apesar das dificuldades, mais uma vez não deixou mais este evento passar em branco!
Abraços a todos!

GOTHE disse...

Camarada Badia !

Obrigado pelo acesso e pelas palavras. Só quero deixar claro que quando falo no meu texto de vocação, o faço em função da fortíssima tradição no cavado, que forjou uma turma apaixonada pela tradicional modalidade Gaúcha no COP, e o que não acredito, é que o liso possa ter o mesmo espaço que o cavado no COP, e portanto não terá segundo a minha visão a mesma dedicação. Craques e talento com certeza não faltam para jogar qualquer regra. Minha análise foi de ambiente e espaço para potencializar a modalidade e não de qualidade e potencialidade de jogadores. Mas é claro que diante do teu relato, podemos chegar a conclusão que na verdade o COP fez chover neste estadual. Na realidade exceção feita a Caxias, talvez todos sejam aprendizes de feiticeiro, o que faz com que os parabéns tenham que ser reforçados a Campeã Academia.

Um abraço,
Gothe.

Fernando Tillmann disse...

Concordo com Badia, tivemos muitas dificuldades mas superamos com muito humor e força de vontade.
Acho que eramos a única sem tradição pois exemplo juntar Caxias, Academia, Grêmio entre outros... que jogam anualmente Campeonatos de Lisos fomos além do limite.
Um abraço ao Editor e a todos que curtem o bom futmesa, seja no liso ou cavado.

Pedro C Hallal disse...

Gostaria de desde já lançar a campanha: "O Zilber vai sair bicampeão"