domingo, 14 de fevereiro de 2010

INTERVIEW NO LANCE DE DOMINGO


Pedrinho na famosa Abbey Road

Pela única lei que se tem notícia, aprovada em São Paulo, hoje, 14 de fevereiro, é o dia do botonista. É o dia do nascimento de Geraldo Decourt, considerado o pioneiro do Futmesa no Brasil.

O Gothe Gol acredita que a melhor maneira de homenagear aos botonistas, Decourt e o esporte, continua sendo fazer o que fazemos todos os dias. A promoção do Futmesa onde estiver, e até mesmo onde as vezes não pode estar.

É o caso de Londres na Inglaterra, onde está um dos botonistas Gaúchos, sem mesa, sem adversários, sem jogos. Muito trabalho, muito frio, algum futebol, a saudade amenizada do Futmesa e de alguns amigos via Gothe Gol. "Fomos" onde está Pedrinho Hallal, da Academia de Pelotas/RS, perguntar um pouco sobre tudo isso, para que os internautas neste dia do botonista pudessem o encontrar, como ele muitas vezes faz navegando por aqui, encontrando um pouco pelo Gothe Gol à todos nós.

Gothe Gol - Há quanto tempo está fora do país e qual o motivo da viagem ?

Pedrinho - Cheguei a Londres no começo de setembro. Estou fazendo pós-doutorado no Instituto de Saúde da Criança. Estou numa “fellowship” da Royal Society, que é um órgão de financiamento de pesquisa do Reino Unido. Estou fazendo pesquisas na área de atividade física, composição corporal e saúde. Ficarei aqui até o mês de agosto de 2010, quando retorno ao Brasil e ao futebol de mesa (ufa). Tendo em vista as características da minha “fellowship”, continuarei fazendo trabalhos conjuntos com o Instituto de Saúde da Criança de Londres pelos próximos 12 anos, mas morando no Brasil e vindo para cá uma a duas vezes por ano.


Richmond bridge

Gothe Gol - Onde está residindo ?

Pedrinho - Estou morando no sudoeste de Londres. O nome da zona é Richmond. Daqui até o centro de Londres gasto cerca de 20 minutos no trem. É uma excelente região. Minha casa está a uma distância de 30 metros do Rio Tâmisa, sendo que a chegada da famosa regata anual Cambridge x Oxford é aqui bem perto da minha casa. Estou também bem perto de Twickenham, que é a casa do rugby em Londres.

Gothe Gol - Já deu tempo de sentir saudades ?

Pedrinho - Embora a vida aqui esteja sendo sensacional e talvez Londres seja a melhor cidade do mundo para morar, dá sim para sentir saudades, especialmente das pessoas. Parte da minha família e quase todos os meus amigos estão aí, então é claro que bate a saudade de vez em quando.


Pedrinho enfrenta Malhão

Gothe Gol - E de jogar Futmesa também ?

Pedrinho - E como... Se alguém puder me visitar e trazer o seu time, marcamos um jogo no chão da minha casa. Ou melhor, marcamos um campeonato com 36 times, todos contra todos, turno e returno. Sinto saudade de jogar, de falar bobagem com os colegas da Academia, de falar bobagem com os colegas das outras associações nos campeonatos externos, de gritar quando eu faço gols e quando eu erro gols, enfim, de tudo.

Gothe Gol - Encontrou algum jogo parecido por aí, ou não houve possibilidade e tempo de procurar ?

Pedrinho - Não tive tempo de procurar, mas tenho certeza de que deve existir algo por aqui. Afinal, o que não existe em Londres?

Gothe Gol - Fica muito tempo na internet navegando pelo Brasil e em que horário consegue navegar ?

Pedrinho - Fico uma grande parte dos dias na internet, mas a navegação por lazer varia muito. Em algumas semanas, praticamente não consigo fazer nada de lazer na internet, enquanto em outras, tenho mais tempo. Isso depende do ritmo de trabalho aqui. Sempre que possível, dou uma olhada no Gothe Gol e fico sabendo das novidades do futmesa. Fiquei chateado com o que ocorreu com o Grêmio, mas muito feliz com a agilidade com que os colegas contornaram o problema. Desejo boa sorte na nova empreitada.


O frio londrino

Gothe Gol - O que estranhou mais, clima, comida, cultura, ou as pessoas ?

Pedrinho - O clima está um horror. Acho que é o pior inverno dos últimos 30 anos. Literalmente, sou pé FRIO. O fato de escurecer cedo também é ruim. Por outro lado, a calefação em tudo que é lugar, inclusive em casa, faz com que o frio atinja as pessoas por pequenas partes do dia (durante os deslocamentos apenas), o que ajuda. Sobre a comida, essa é uma das principais surpresas agradáveis da viagem. Existe comida de todo o lugar do mundo aqui, com ótima qualidade e preço surpreendentemente baixo. A cultura e as pessoas são muito diferentes das nossas. Não vou classificar como melhor ou pior, simplesmente diferentes. O inglês é menos simpático do que o brasileiro, mas quando conhecemos eles, descobrimos que eles têm ótimo senso de humor e são capazes de fazer piadas sensacionais, principalmente sobre eles mesmos e sobre os problemas do país deles. Sempre simpatizei com pessoas que sabem rir de si mesmas, ao invés de simplesmente reclamarem de seus problemas.


O Emirates do Arsenal

Gothe Gol - E o futebol, já viu um grande jogo do futebol inglês ?

Pedrinho - Já fui a vários jogos aqui. Assisti ao Arsenal em três oportunidades, todas com vitória sobre times medianos. O nível do futebol do Arsenal é excelente, com um estilo de jogo que lembra o amigo Victor Meeking na mesa. É tão bonito ver o Arsenal jogar quanto ver o Victor. No entanto, o Victor ganha jogos decisivos e o Arsenal é “entregão”, como costumamos dizer na Academia. Fui também a um jogo do Chelsea (vitória por 3x0). O Chelsea é diferente; podemos compará-lo ao Luís Antônio Rodalles. É um estilo com capacidade para atacar, mas com cuidados defensivos maiores. O equilíbrio dá certo e o time está liderando o campeonato. O Manchester United é sempre forte e o Liverpool está em plena decadência. O assunto do momento é o caso do Terry com a ex-mulher do colega de seleção. Só se fala nisso aqui.

A piada do ano aqui é:

“ Qual o nome do canal de TV do Arsenal? Arsenal Channel.
Qual o nome do canal de TV do Manchester United? Red’s Channel.
Qual o nome do canal de TV do Chelsea? Blue's Channel.
Qual o nome do canal de TV do Liverpool? History Channel.”


Arsenal vs. Chelsea

Gothe Gol - Qual o time de sua simpatia na Inglaterra ?

Pedrinho - Eu resolvi torcer para o Arsenal, porque queria torcer para um time de Londres. Já que eu antipatizo com o Chelsea, escolhi o Arsenal. Mas agora, ao ver o Arsenal perder todos os jogos importantes, descobri que ou sou pé frio ou escolhi um time pipoqueiro.

Gothe Gol - Que expectativa tem da gestão do Vinhas a frente da FGFM ?

Pedrinho - O Marcelo recebeu a FGFM numa ótima situação sob vários aspectos. As finanças vão bem, “obrigado”, e a organização dos campeonatos da FGFM é um exemplo que deveria ser seguido por todas as federações do Brasil. Nossos campeonatos são um sucesso e contam com uma organização impecável e uma forte competitividade. Acredito que o Marcelo e toda a diretoria deverão priorizar duas coisas que estão muito interligadas, RENOVAÇÃO e DIVULGAÇÃO. O importante que todos devem entender é que essas duas coisas, (a) não acontecem de uma hora para outra, mas sim como consequência de um processo; (b) dependem da participação de todos, e não da figura isolada do presidente ou de sua diretoria. Em relação à renovação, as medidas recém anunciadas ajudarão no processo e surtirão efeito em curto prazo. O desafio do Marcelo e da diretoria será conseguir manter o sucesso no médio e longo prazo. Queremos cada vez mais filiados, mas também queremos que esse filiados consigam se manter na ativa no longo prazo. Aí já entra a importância da renovação. Mas felizmente tenho certeza de que o Marcelo e sua diretoria estão pensando nisso. Os estaduais de juniores e de veteranos devem ser MUITO VALORIZADOS e todas as estratégias que a diretoria puder pensar para valorizar essas competições serão bem vindas. No que se refere à divulgação, o site da FGFM deve ser repensado, de forma que não perca seu caráter institucional, mas que ganhe o dinamismo e a interatividade essenciais no mundo atual. Uma seção específica sobre a história do futmesa gaúcho deveria ser priorizada, com fotos, vídeos e depoimentos que gerem um verdadeiro museu eletrônico do futmesa de nosso estado. No mais, desejo boa sorte ao meu amigo e ídolo no comando da FGFM.


Pedrinho com os amigos Augusto, Zilber e Vinhas

* foto 1 by Pedrinho Hallal
** fotos 3 e 7 by Academia

Segunda-feira é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO, dia de Futmesa onde ele estiver, carnaval, futebol e de toda e qualquer novidade que passar pela nossa redação. Mas em pleno feriadão de festa, vamos passar nesta próxima semana pelo inverno italiano e ainda fazer uma parada muito rápida pelo carnaval, o carnaval de Veneza, com imagens enviadas pelos amigos de lá. Semana que ainda promete a Copa Rei Momo, a ABP com o municipal passo-fundense, a casa do PORTO ALEGRE, torneio em Tramandaí e até a divulgação dos logotipos que concorrem a escolha da marca da mais nova entidade do Futmesa do Rio Grande do Sul.

4 comentários:

Unknown disse...

Primeiro um abraço para o Pedrinho e parabéns ao Gothe sempre trazendo algo diferente pra gente.Quero apenas concordando com a avaliação feita da FGFM,dizer que devemos valorizar mais o trabalho do Marcos Steyer e do Mário do COP as vezes esquecidos e que pegaram o rojão da lambança do Fábio e arrumaram a FGFM.Com todo respeito,o Cláudio e o André tocaram a coisa bonitinho mas botaram 4 anos fora com a falta de ações.E nos dois anos do Cláudio ainda tiveram falhas técnicas de competição com o pessoal de Passo Fundo e o Rodrigo da AFUMEPA.Acho sinceramente que se o Vinhas não fizer mais é pelo atraso dos últimos 4 anos onde não avançamos nada onde devíamos avançar.O Vinhas tem a missão de correr atrás do tempo perdido.

Saudações coloradas !

Pedrinho Gmail disse...

Olá Marcos.
Respeito sua avaliação, embora não concorde com a mesma. Problemas como os que relatas (Rodrigo e Passo Fundo) são frequentes em campeonatos de outras federações e até de outros esportes (bem mais ricos do que o futmesa), mas raríssimos na FGFM. Talvez por isso você lembre tanto deles. Quando todas as rodadas atrasam, faltam árbitros, etc, os problemas são tantos que nem lembramos mais. Eu estive presente nos dois casos que mencionas, e deves lembrar que a regra da vantagem do empate havia sido instituída pouco tempo antes dos dois campeonatos. Como qualquer outra alteração, essa gerou alguns problemas no início, os quais foram devidamente resolvidos pela FGFM. Não sou advogado de ninguém, mas acredito que as últimas diretorias da FGFM trabalharam muito bem. É importante que seja dado valor a quem arrumou a casa, resolvendo os problemas financeiros e organizacionais da entidade, deixando a mesma pronta para pensar no futuro. E isso será o desafio do Marcelo e de seus colegas de diretoria. Sem ter que perder tempo arrumando a casa, eles poderão pensar bastante no futuro, o que nos dá ótimas perspectivas.
Um abraço, Pedrinho

Unknown disse...

Prezado Pedrinho,

Concordamos em praticamente tudo e é justamente isso que quero dizer. O Marcos Steyer e o Mário já tinham arrumado a casa e aos outros dois cabia não apenas mantê-la faxinada e fazer bons campeonatos mas avançar naquilo que só agora o Vinhas começa a fazer e que os outros depois da faxina deveriam já ter no mínimo começado.Estamos atrasados em resumo,bastante atrasados.Os erros podem ter sido poucos,que bom que seja assim,mas influenciaram de algum modo nas competições,e isso não é bom,é errado.E neste caso,que sirvam pelo menos para não se repetirem no futuro,já que falamos também de futuro.Penso que vamos amadurecer ainda mais quando no futebol de mesa além valorizar o que foi realizado,reconhecermos alguns erros e admitirmos alguma coisa que deixamos de fazer,sem maiores desculpas,assumindo cada um o seu papel.Mas acredito no Vinhas e fico na esperança que novos apareçam para dar seguimento no trabalho,que não tenhamos uma volta ao passado do Sr.Fábio,nem mesmo ao passado mais recente e acomodado.

Saudações coloradas !

Pedrinho Gmail disse...

Oi Marcos
Embora exista alguma concordância no que dizemos, é preciso deixar claro que existem também discordâncias. Eu acredito que o processo de arrumar a casa e organizar a FGFM foi longo, e não foi encerrado em duas gestões. Acho que o Claudinho e o André seguiram esse processo de forma muito competente. Além disso, é preciso lembrar que o assunto "renovação" foi colocado em pauta pela última diretoria, inclusive em assembléia. Enfim, um abraço e espero que as discussões continuem nesse nível. O futmesa só tem a ganhar com análises sérias e comprometidas.