sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ASSASSINATO DO SECRETÁRIO ELISEU CHOCA PORTO ALEGRE


Prefeito em exercício Eliseu Santos na solenidade de entrega do Projeto Urbanístico do Loteamento Jardim Cascata no Salão Nobre da Prefeitura. Na foto o Secretário da SPM, Ricardo Gothe, Coord. Projeto, Eng. José Luis Cogo, Prefeito em exercício, Eliseu Santos, Procurador-Geral do Município, João Batista Linck Figueira e o representante da comunidade, Lauro Adi Doval.

O Editor abre necessariamente uma exceção ao trabalho realizado no Gothe Gol, em função do brutal assassinato do ex-vice-prefeito e Secretário da Saúde Dr. Eliseu Santos. Quando ocupei o cargo de Secretário do Planejamento de Porto Alegre, pude conhecê-lo com maior proximidade, sempre com enorme disposição de solucionar grandes questões da capital. Priorizando ações voltadas as comunidades mais necessitadas, lembro de dois episódios marcantes. Como na imagem acima, quando entregou o projeto urbanístico de um loteamento popular, anseio de pessoas que ultrapassava meio século, e o extraordinário esforço para a definição do local onde será construído o hospital da Restinga, tarefa com 30 anos de tramitação.

Homem polêmico sem dúvida, sem receios de enfrentar dificuldades, realizador sobretudo e como médico, dedicado a uma camada de pessoas normalmente desconsideradas. A sensação neste momento, fazendo parte do Governo onde ele estava desde o princípio, é de estar profundamente impressionado com o ocorrido. Lamentar os fatos é banal demais diante dos acontecimentos e de sua morte.

Quero deixar aqui meu reconhecimento e minha homenagem a quem aprendi a admirar pela objetividade e determinação de cumprir sua tarefa de homem público dedicado a saúde, área sensível de qualquer cidade, ainda mais de grandes centros urbanos.

* foto by banco de dados da Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário: