quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O PRESIDENTE NO BLOG


O Presidente da FGFM, Marcelo Vinhas

A Internet e o Futmesa

Há alguns anos sou leitor do Gothe Gol, um blog opinativo que no decorrer do tempo se consolidou como o principal do nosso esporte no Rio Grande do Sul. Não seria exagero dizer que hoje esse blog pode ser considerado uma revista eletrônica do nosso esporte.

Por acreditar que não só o Gothe Gol (que hoje mostra ser um dos mais acessados) mas todos os demais sites com informações botonisticas disponibilizadas online contribuem de alguma forma para a divulgação do nosso esporte, aceitei o convite do editor Ricardo Gothe para aqui escrever.

Lembro da época em que eu pesquisava sobre futebol de mesa na Internet, através de um modem de discagem por pulso, conectado a uma velocidade de aproximadamente 33k (com muito esforço), e nada encontrava. Difícil acreditar que agora a minha conexão é quase duzentas vezes mais veloz e que existem diversas opções online onde encontro imagens e informações atualizadas sobre o esporte.

Também lembro que, pouco tempo depois, os botonistas Cristian Baptista e Sandro Azevedo criaram o site Dois Toques, que passou a ser o nosso principal informativo do esporte no estado. Aquilo foi uma revolução, embora a Internet ainda não estivesse tão popularizada quanto hoje.

Dados de 2009 informam que no Brasil há 65 milhões de internautas. A Internet está tão difundida que aproximar o futebol de mesa da rede se tornou uma necessidade. Como não poderia ser diferente, quase todas as entidades filiadas à FGFM tiveram essa visão, e hoje possuem um site ou um blog.

Além de informar o que acontece em cada canto onde se pratica futmesa, vejo como papel fundamental dos blogs a divulgação online da história do nosso esporte, sob diferentes pontos de vista. A cada campeonato, a cada amistoso, a cada chute à gol, vivenciamos uma nova história que merece ser escrita e divulgada, mas nunca podemos esquecer que um dia precisaremos de sucessores, os quais serão responsáveis pelo andamento a ser dado na escrita da história do nosso esporte.

Em virtude disso, o papel dos blogs se estende ao vínculo entre os jovens e o futmesa através da Internet. Se eu, há 15 anos, já sentia falta de conteúdos botonísticos na rede, atualmente a disponibilidade dessas informações é fundamental para os jovens botonistas.

É claro que o site da federação gaúcha (que está sendo reformulado) e os blogs, de forma solitária, não protagonizarão nenhum milagre. São necessários incentivos e, principalmente, a ajuda de todos. A FGFM, com suas medidas já anunciadas, possui o objetivo de que o próximo estadual de juniores seja o maior dos últimos 5 anos. No entanto nada será possível sem a ajuda das entidades.

Marcelo Iost Vinhas.

2 comentários:

FUTMESA-TOTAL disse...

Já entrando na onda do carnaval:

PIPORETO VEM AÍ, OLE, OLE, OLÁ!!!!

Com essa marchinha não vai ter folião parado.

Unknown disse...

Tanto riso oh ! Tanta alegria, mais de mil palhaços no salãão,

Muita gente segurando a rapadura,
E o Piporetto se escondendo no amarelão !

Viva o carnaval da pipocagem !!!

Apertossssssssss do Pet.