terça-feira, 10 de março de 2009

OLARIA RETORNA AO ANTIGO COMANDO


O Diretor Geral do Futmesa Gremista anunciou que jogará a temporada completa dos lisos no Tricolor, durante a sua gestão, na atual temporada. Inicialmente prevendo jogar apenas a competição de abertura, concluiu que na condição de dirigente, deve prestigiar todas as competições. Gothe fechou com Lauro Moretto negociação hoje pela manhã, readiquirindo o Olaria do Rio de Janeiro. Uma possível estreia será em amistoso nesta próxima quinta-feira, mas com certeza o time estará em campo para disputa da Copa Mimo da modalidade, além de estreiar no Troféu Arena no dia 19 de março. O último jogo do Olaria sob o comando de Gothe, foi no dia 05 de junho de 2007, quando empatou sem gols com o Flamengo de J.Lucas. Foram 2 vice campeonatos internos e 1 título de Integração na rápida passagem pela modalidade, de janeiro de 2006 com o Cosmos, ao início de junho de 2007 com o Olaria, passando pela Fiorentina.

JOÃO SEM MEDO


Uma das maiores características de João Saldanha, era a valentia, a de não levar desafôro para casa, e dizer o que pensava. Um dos episódios mais controvertidos de sua relação com o futebol, foi a briga com o lendário goleiro Manga. O Gothe Gol segue contando tópicos importantes da biografia de Saldanha, o maior cronista esportivo do Brasil, livro da autoria de André Iki Siqueira, JOÃO SALDANHA - Uma vida em jogo.

Foi em 59 que Saldanha trouxe Manga para o Botafogo, na época foi dirigente e treinador Campeão do time de General Severiano. Mas na decisão de 67 diante do poderoso Bangu de Castor de Andrade, João recebeu uma denúncia de fonte "segura", de que Manga e Gerson estavam na gaveta, corrompidos pelo bicheiro carioca, que ofertou 12 mil cruzeiros a cada jogador para afrouxar na final, eles que recebiam na época cerca de 2.500 mil cruzeiros.

João comentava o jogo para a rádio Nacional e ficou de olho nos dois jogadores. Gerson fez uma partida irrepreensível e marcou um dos gols do título, mas Manga soltou bolas fáceis, mesmo considerando-se que o jogo se deu sob chuva. Durante os seus comentários Saldanha foi insinuando a possibilidade de Manga ter levado um "toco" de Castor.

Não satisfeito com o título, à noite em mesa redonda na TV Rio, Saldanha seguiu vociferando contra Manga e Castor. Castor avisado invadiu os estúdios com seus capangas, porque queria direito de resposta, e João se atirou sobre ele, sendo segurado por outros jornalistas. Castor se retirou, mesmo armado.

Na festa que se seguiu para comemorar o título, no Mourisco (sede do complexo do Botafogo), Castor armou com Manga e alguns jornalistas, para que quando João Saldanha chegasse, que os seus capagangas o segurassem e Manga o acertasse na cara, com registro pela imprensa para que João resultasse desmoralizado. João chegou a festa devidamente avisado, e levou o "ferrinho", como era conhecido no Rio, o seu revólver calibre 22.

João chegou antes de Manga, mas por um outro portão, driblando o esquema montado para pegá-lo, e acompanhado do sobrinho Bebeto de Freitas, aquele mesmo, ex-Presidente do Bota, homem do volei. Ao ver Manga chegar, João foi em sua direção já o chamando de tudo, e quando Manga foi reagir, sacou a arma e disparou para o chão. As testemunhas contam que Manga correu e pulou um muro de quase 3 metros de altura, com rara habilidade.

O que se deu foi que João e Manga seguiram dias depois conversando como se nada tivesse acontecido, mas Manga nunca mais vestiu a camisa do Fogão. Foi vendido ao Nacional do Uruguay, onde ídolo, tempos depois foi negociado para o Inter, pois estava jurado de morte pelos donos de cassino da terra da celeste. Saldanha o trouxe, Saldanha o mandou embora.

Campeonato carioca de 1967 - final
Maracanã - público: 91.881 mil

Botafogo - Manga, Paulistinha, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gerson; Rogério, Roberto, Jairzinho e Caju.

Bangu - Ubirajara, Cabrita, Mario Tito, Luis Alberto e Ari Clemente; Jaime e Ocimar; Paulo Borges, Del Vecchio, Mário e Aladim.

Gols: Gerson e Roberto (Botafogo) e Mário (Bangu).

LANCES RÁPIDOS

* Copa Mimo de cavados do Grêmio bombou no Gothe Gol no final de semana, a ponto de o número de acessos se manter nos níveis dos dias de semana. O maior hábito dos Web-leitores do Blog, é o acesso diário no local de trabalho, o que reduz em 20 ou 30% os acessos aos sábados e domingos.

* Já ontem com o novo BREAKFAST e as imagens da competição, apresentou o primeiro recorde de acessos deste 2009.

* Com apenas 2 dias para votação e depois de 75 votos computados, torcida caxiense puxou a AFM para a 2ª posição isolada de nossa ENQUETE, que aponta o Grêmio, na visão dos internautas, como Equipe favorita a conquista do Estadual de lisos da categoria que acontecerá neste próximo final de semana na serra. É uma luta de torcidas.

* Caxias com Pizzamiglio e Maciel em sua equipe, Academia com Vinhas e Zilber, AFUMEPA com Felipe e Bodur, Franzen com Careca e Breno e Grêmio com Kuhn e Azambuja, são as atrações da primeira competição do ano da FGFM.

* Círculo Militar já confirmou a presença de 2 técnicos nos lisos e pelo menos 4 nos cavados, nos torneios que comemorarão o aniversário de Porto Alegre. Seguem abertas as inscrições, nas modalidades dos lisos (27 de março - sexta - a partir da 19:30 hs) e dos cavados (28 de março - sábado - a partir das 14 hs). Basta enviar e-mail para gothe@terra.com.br para participar do evento da Prefeitura em parceria com o Grêmio.

* Bopp liberou a tabela do Troféu Grêmio de cavados que começa na próxima segunda-feira.

* Amanhã é dia de NA AVALANCHE com Rafa Tosh, e dia também do ZOOM no Blog.

Uma saudação especial aos novos amigos de Rio do Sul em Santa Catariana, que integram-se a comunidade de navegadores do Gothe Gol.

4 comentários:

Almeida disse...

O Turrão no liso? Tem sacote na certa! rsrsrsrsrsrss

Saul Martini disse...

O Manguita com aquela cara não precisava andar armado!

Saul Martini disse...

sm = Saul Martini (não é fake)

Anônimo disse...

O alemão tá me decepcionando.Imita o Breliso que quando sacou que não ia ganhar nada no cavado foi se esconder no liso.Mais um mal exemplo do Breliso sendo seguido.Que pena.