terça-feira, 17 de março de 2009

RIVER DE PAULO FERNANDO LIDERA


Única equipe a fazer 3 partidas na rodada de abertura, o River Plate de Paulo Fernando (foto), saiu na liderança do Troféu Grêmio de cavados, vencendo 2 jogos e empatando um, enquanto que com duas vitórias cada em dois jogos, o Borússia Moechengladbach de Azevedo e o Real Madrid de Victor, arrancaram na vice-liderança da tábua de classificação. Os 15 jogos realizados, fizeram do clima dos comentários dos minutos iniciais da noite, sobre os acontecimentos de Caxias do Sul, uma série de brincadeiras à respeito na sequência dos jogos, com boas risadas, mostrando o bom humor do grupo Gremista. A concentração foi total nos confrontos, que o internauta confere agora junto com a classificação.

18:30hs

Pirênio 0x0 Paulo Fernando

19:30hs

Ney Raffin 0x0 Sacco
Saul 1x2 Paulo Fernando
J.Lucas 0x2 Azambuja
Gothe 1x0 Di Leone
Azevedo 3x1 Costa
Paulo Dias 0x1 Moreira
Otávio 0x1 Victor

20:30hs

Moreira 0x0 Saul
Costa 1x3 Di Leone
Azambuja 0x0 Otávio
Paulo Fernando 2x0 Sacco
J.Lucas 0x0 Ney Raffin
Gothe 0x1 Azevedo
Paulo Dias 0x5 Victor

Classificação

1º Paulo Fernando - 7 pontos em 3 jogos
2º Azevedo e Victor - 6 pontos em 2 jogos
5º Azambuja e Moreira - 4 pontos em 2 jogos
7º Gothe, Di Leone - 3 pontos em 2 jogos
9º Ney Raffin - 2 pontos em 2 jogos
10º Pirênio - 1 ponto em 1 jogo
11º Otávio, J.Lucas, Saul e Sacco - 1 ponto em 2 jogos
15º Paulo Dias e Cristian Costa - 0 pontos em 2 jogos

* Roberto Bopp, Gilvani Moreira e CR Foschiera ainda não estreiaram.


Devagar, com a barba por fazer, Saul começou 2009


Entusiasmado com o novo ambiente, Sacco está de volta


Dr. Ney Raffin iniciou sua temporada no Troféu Grêmio


Fábio retornou dirigindo o Almagro de Saul Martini

A próxima atração do Futmesa do Grêmio, é a abertura do Troféu Arena dos lisos, na quinta-feira, com cobertura do Gothe Gol.

LANCES RÁPIDOS

* Manager do Bayern de Munique, Gothe, saiu satisfeito com os resultados da estreia no Troféu Grêmio. No último lance da primeira partida, Zé Roberto deu a vitória para o Bayern diante do Almagro de Fábio, e na sequência caiu por um gol, de falta, para o Borússia Moenchengladbach de Azevedo. O Bayern na 2ª rodada enfrentará o Grêmio de Azambuja e o Napoli de Raffin.

* Falando em Raffin, era enorme o seu entusiamo neste retorno de temporada, jogando com muita satisfação e tirando fotos dos colegas.

* Outro que retornou muito satisfeito foi Rogério Sacco. Entende que o grupo está mais homogêneo, sem estrelas.

* Chama a atenção o excelente momento técnico de Gerson Azevedo, com forte sistema defensivo, e agora com uma agressividade maior na jogada de frente. Muito seguro, técnico e regular. Arrancou com 100% de aproveitamento.

* Bopp envolvido em acidente de trânsito não estreiou. O Diretor-Técnico dos cavados adiou seus jogos diante de Saul e Paulo Dias.

* Victor Mecking começou como se esperava, venceu seus dois jogos. Expectativa agora é para a estreia de Gilvani Moreira.

* Surgiu agora uma espécie de corregedor do esporte na rede. O tal "fiscal do futmesa", que atira para todos os lados. Na opinião deste Editor, é uma manobra inteligente de quem deseja folclorizar as críticas, e desviar a atenção para a seriedade dos fatos. Nos manifestamos pela última vez, se possível, sobre o caso Caxias, nesta edição.

OS CONFLITOS E SUAS LIÇÕES

Mesmo já a 6 anos numa linha editorial que procura aproximar o Futmesa da realidade, como mais um produto do extrato social, onde existem qualidades e defeitos, e que portanto, estão presentes em todas as suas expressões, me confesso ainda sim surpreso, de como um relato jornalístico acontecido no estadual de lisos em Caxias, causou tamanho tumulto, tempestades em copo d'água e a revolta virulenta dos reacionários de sempre.

Mas é preciso também dizer, que todas as grandes evoluções da humanidade aconteceram através de conflitos, e que os segmentos que se fecharam ao debate ao longo do tempo, ao diálogo e ao contraditório, desapareceram. Seria por isso que o nosso esporte caminha para a extinção ? Ou será uma mera coincidência ? Quem saberia dizer ? Cabe uma profunda reflexão. Particularmente acredito, que a prática do debate, da opinião e da crítica, tornará corriqueiro situações como esta, sem a onda e o teatro todo que assistimos ontem.

Na verdade o que assitimos, não é a crítica ao erro, criticado é quem revela o erro. Mas os conflitos tem o poder da didática e da terapêutica, tenho certeza que numa próxima oportunidade, possibilidades dessas não se repetirão. A sensação de que as coisas não acontecem mais num fundo de garagem no esporte, certamente inibirão iniciativas como as comentadas.

A internet é de fato o mais incrível instrumento democrático já inventado, anti-verdades absolutas, anti-totalitários, anti-patrulhas reacionárias. Quem quer utilizá-la, não o faz sem escorregar, se não entender que é uma via de duas mãos. O conflito desgasta, choca, cria diferenças e mágoas as vezes insolúveis para os que tem dificuldades de conviver com diferentes opiniões, aqueles que confundem posições com relações pessoais, mas como em toda a celeuma, acima de tudo, o conflito ensina. O Futmesa na segunda-feira cresceu, mesmo que alguns queiram mantê-lo no escuro, e sob suas hostes. Pode parecer paradoxal, mas o debate, o enfrentamento das diferenças, fortalece os grupos, jogando luz sobre o que é necessário avançar e corrigir.

Encerro dizendo, que é até mesmo bom para o esporte que alguns personagens se expressem com indisfarçável pretensão, falando de sua indignação como ídolo, como se fosse um Tiger Woods, um Roger Federer, o Fenômeno sendo pego num pequeno deslize na noite paulistana. Neste caso, a comoção que se deu a reportagem do Gothe Gol, seria perfeitamente aceitável. Seria muito bom que estivéssemos como esporte neste estágio, mas neste caso teríamos cobertura de todas as mídias, e seria necessário nos livrarmos de alguns modelos provincianos.

Um abraço aos amigos de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Parobé no Rio Grande do Sul, Florianópolis e Rio do Sul em Santa Catarina, Rio de Janeiro no Rio, São Paulo em São Paulo, Belo Horizonte em Minas, Aracajú no Sergipe e São Luis no Maranhão.

3 comentários:

Unknown disse...

O menino de pelotas arregou e desse jeito assina embaixo a palavra do fiscal que tá de olho nas lambanças do Pizza.Bloqueou o seu blog que só serve pra elogiar,porque não aguenta uma crítica.Mas é um moço bom,ingênuo,que tá comprando alma de quem não conhece.Vai amadurecer.E tu alemão,arregou também?Tá amaciando?Te cuida.

GOTHE disse...

"Prezado Fiscal"

As nossas considerações foram feitas e reafirmadas, não se trata de amaciar ou não amaciar. Elogiamos o que há de bom e criticamos os erros pois não consigo tratar o Futmesa como se fosse uma Ilha da Fantasia, mesmo que também tenha sido o meu esporte na infância. Quanto ao seu tipo de caricata intervenção, enquanto estiver nos criterios poderá ser mantida, caso contrário, deletarei.

Um abraço do Editor.

Unknown disse...

Acadêmicos e gringos fazem internet como o Médici,Geisel e João Figueiredo faziam imprensa.Se não me elogiar não entra.E me diz teu nome que vou te marcar.Pra eles Arena é partido político e não estádio de futebol.