sexta-feira, 7 de março de 2008

INTERVIEW : MARCELO SILVA - A ALEMANHA PODE SE SENTIR EM CASA


Sem dúvida alguma o mais alemão dos brasileiros, ninguém imagina porém, que a proximidade de Marcelo Silva com os germânicos seja tão grande biologicamente quanto Gremistas e colorados são irmãos. Mas quem convive com ele mais de perto, nota que possui características que deixariam em dívida muitos dos originais. Alemanha em campo ou Borússia Dortmund e lá está a frieza de quem só pode ser um alemão. Além de um futuro Schalke 04 de Gelsenkirchen, no horizonte de Marcelo Silva (na foto com uma "inexplicável" cervejinha e um bolinho de batata) a implantação do futebol de mesa no Paladino em Gravataí/RS, e é claro, um consulado da Bundesliga na cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Acompanhe agora uma das mais interessantes entrevistas do Gothe Gol.

Nome completo:

Marcelo Silva.

Idade:

37 anos.

Local de nascimento:

Porto Alegre.

Quando começou a jogar futmesa ?

Se vale “panelinha”, comecei lá por 1976, quando confeccionávamos a mesa de botão num compensado.

Qual o primeiro time ?

Vou considerar meu primeiro time um de puxador que se chamava “ Ajax ”, e que não tinha nada a ver com o time Holandês, mas com o detergente “ Ajax, a fúria branca ”.

E na regra brasileira, qual o primeiro contato ?

Em 2002.

Você é grande amigo do botonista Regis Castilhos, como nasceu essa amizade ?

O Regis é meu concunhado e em 1996 compramos uma mesa na antiga Mesbla, pois gostaríamos de voltar a jogar. Claro, o Regis já conhecia a regra , pois havia jogado em Livramento.

Não parece ter origem alemã, mas joga sempre com a seleção da Alemanha ou de Borússia Dortmund, e fala em ter um Schalke 04. Por que essa paixão pelo futebol alemão ?

Talvez nem eu mesmo saiba explicar, mas em 1982 quando todos se encantavam com a seleção Brasileira, eu já admirava Rummenigge, Littbarski, Ficher e Cia. Gosto do estilo de jogo competitivo e objetivo.

Como chegou no Grêmio ?

Bem, este é o meu time do coração e isso já facilitou bastante, mas a nossa turma foi fundamental, pois logo no primeiro contato que foi feito pelo Regis, com o Macedo e o Breno, fomos tratados como velhos amigos.

Que jogo considera marcante na sua passagem pelo clube ?

Um jogo contra o Juliano, onde o empate serviria para ele permanecer na série Ouro. Mas no último chute, com todo o departamento a minha volta em completo silêncio, como nunca antes houvera observado, consegui marcar o gol que me deu o direito de permanecer na série Ouro.

Qual o seu adversário clássico ?

Meu amigo Júnior do Círculo Militar, pois, mesmo quando é amistoso, ninguém quer perder. A corneta pega, e desta forma acredito que já empatamos umas noventa vezes.

Prefere jogar Copa ou campeonato ?

Copa, sem sombra de dúvidas.

O que vai sentir mais falta nessa saída do Grêmio ?

Não vou dizer os amigos, pois pretendo continuar freqüentando o departamento sempre que possível, mas vou sentir muita falta de não poder participar das copas de final de semana, acredito que este item do Estatuto tenha que ser revisto.

O que espera da implantação do esporte no Paladino de Gravataí ?

Nosso principal objetivo é proporcionar a pessoas de nossa cidade um espaço para a prática do esporte que hoje é inexistente.

Por que a preferência pelos rápidos (lisos) aos cavados ?

Acredito que no liso o jogo fica mais atrativo .

Cite 3 botonistas no clube que você considera competitivos.

Nosso grande campeão Kuhn, Foschieira que vem sempre chegando e o Juliano, que quando aprender a controlar a testosterona não vai deixar para ninguém.

Você sempre colaborou com imagens para o Blog Gothe Gol e sempre com imagens diferenciadas, de qualidade. De onde vem a afinidade com a fotografia ?

Essa pergunta me agrada muito responder, pois meu Pai que neste mês completa dez anos de saudades, costumava dizer que tão importante na foto quanto o personagem principal, é o cenário de fundo, a luminosidade do local, que tudo ajudaria para fazer a foto falar o que você queria expressar naquele momento.

Qual o passatempo preferido, sem considerar o futmesa ?

Essa eu não vou responder, pode ter crianças acessando o blog.

Como vê o futuro do esporte frente a tantas novidades que concorrem em preferência com o futmesa junto aos jovens ?

De forma preocupante e por esse motivo, não me preocupo em formar grandes campeões no Paladino, mas em ter muitas crianças entre 10 e 15 anos jogando, como forma de semear o esporte.

Que mensagem gostaria de deixar aos colegas de Grêmio na despedida ?

Que todos acessassem o blog no mínimo três vez no dia hoje, pois tenho que ganhar do Kuhn nem que seja por números de acesso.

VOLTAREMOS !..................... disse ao final.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe Mestre...

Anônimo disse...

Como passa - tempo... E as gurias!!!